Guia completo para criar um catálogo no Instagram

Empreendedor tira foto de tênis para mostrar o passo a passo de como criar catálogo no Instagram.
Pontos principais do artigo:
  • Catálogo do Instagram é uma lista de produtos à venda que você pode cadastrar para exibir em uma loja dentro da rede social;
  • Para criar um catálogo no Instagram, escolha a opção “Criar um catálogo” no Gerenciador de Comércio da Meta e carregue seus produtos. Então, ative o recurso de Compras no Instagram;
  • Se você ainda não tem uma loja virtual para divulgar no Instagram, aproveite e crie seu e-commerce grátis na Nuvemshop.

Que tal promover seus produtos em uma das maiores redes sociais do mundo e alavancar suas vendas? É só aprender como criar um catálogo no Instagram e aproveitar todo o potencial dessa plataforma!

A vantagem é que você cria um único catálogo e pode usá-lo para vender na loja do Facebook e no Instagram Shopping (Compras no Instagram). Assim, seus produtos estão sempre atualizados e disponíveis para a compra em uma loja virtual.

Então, vamos ao passo a passo de como criar um catálogo no Instagram grátis? Leia até o final e siga todas as etapas, porque vale muito a pena usar esse canal para decolar seu negócio. Tudo pronto para começar? 🚀

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O que é o catálogo do Instagram?

Catálogo do Instagram é uma lista de produtos à venda que você pode cadastrar para exibir em uma loja dentro da rede social. Na realidade, o catálogo é criado dentro da plataforma da Meta — empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram — e pode ser usado tanto na loja do Facebook quanto no Instagram Shopping (Compras no Instagram).

Dessa forma, as descrições, preços e imagens dos produtos ficam sempre atualizadas nas duas redes sociais. Ao criar um catálogo no Instagram gratuitamente, você consegue utilizar a plataforma como uma vitrine de divulgação para os seus produtos.

Lembrando que a compra é finalizada na sua loja virtual, já que a Meta ainda não disponibiliza meios de pagamentos próprios dentro de suas redes no Brasil. Assim, seu catálogo de produtos deve direcionar os usuários para a página do produto no seu e-commerce.

Vale ressaltar que ter um e-commerce integrado ao Instagram traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.

💡 Saiba mais: Como integrar a sua loja virtual ao Facebook para vender mais?

Por que criar um catálogo no Instagram?

Criar um catálogo no Instagram é uma forma eficiente de divulgar seus itens à venda em uma das maiores redes sociais do mundo, que hoje tem mais de dois bilhões de usuários. Dentro da plataforma, você tem inúmeros recursos para promover seus produtos, como publicações de imagem e vídeo, Stories, Reels, entre outros formatos.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários do Instagram seguem alguma empresa ou marca. Além disso, 64% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social, enquanto 46% compraram diretamente de um anúncio.

Os números falam por si só: o Instagram é um excelente canal para alcançar um público mais amplo, promover seus produtos e aumentar suas vendas online.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro no Instagram: 11 estratégias comprovadas

📹 Veja também: Instagram Shopping: Como criar sua loja no Instagram?

Quais são os requisitos para vender no Instagram?

Para criar um catálogo no Instagram e começar a vender produtos, você precisa atender a alguns requisitos para que a função Compras (Instagram Shopping) seja aprovada em sua conta. Veja quais são essas exigências:

  • Cumprir os Termos de Serviço e outras políticas da Meta;
  • Estar localizado em um dos mercados disponíveis (o Brasil é um deles);
  • Carregar no Instagram e no Facebook apenas produtos que estejam disponíveis para a compra em uma loja virtual;
  • Utilizar um domínio de e-commerce que seja representado pela sua loja no Facebook e no Instagram;
  • Demonstrar confiabilidade para os seguidores;
  • Fornecer informações precisas sobre os produtos, os preços e a política de troca e devolução;
  • Ter uma página no Facebook (fanpage);
  • Ter um perfil configurado como Instagram Business (perfil comercial do Instagram).

💡 Saiba mais:

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Como criar um catálogo no Instagram em 4 passos?

Vamos ao que interessa: aprender como criar um catálogo no Instagram em poucos passos. São várias configurações, veja um breve resumo sobre elas:

  1. Conecte sua conta do Instagram ao Facebook no Gerenciador de Negócios da Meta;
  2. Crie um catálogo de produtos e adicione ao Gerenciador de Comércio;
  3. Crie a sua loja na rede social;
  4. Ative o Instagram Shopping.

Se você quer saber mais detalhes de como criar um catálogo no Instagram, veja o guia completo abaixo:

1. Conecte sua conta do Instagram ao Facebook

Para aprender como criar um catálogo no Instagram, você precisa, primeiramente, ativar o Instagram Shopping ou Compras no Instagram. Para isso, crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Depois, vincule sua página no Facebook à sua conta do Instagram com o Gerenciador de Negócios, seguindo os passos abaixo:

  • Clique na opção “Configurações > Mais configurações do negócio” para acessar o painel de Configurações do Negócio;
  • Então, vá até “Contas > Contas do Instagram” e escolha “Adicionar” e em “Conectar sua conta do Instagram”;
  • Siga as instruções e clique em “Concluir” para finalizar o vínculo entre Instagram e Facebook.

Tela de conexão entre Instagram e Facebook, necessária para entender como marcar produtos no Instagram.

Caso não tenha nenhuma das duas contas ainda, será possível criá-las na hora.

2. Crie seu catálogo de produtos

Com a sua conta no Gerenciador de Negócios pronta, o próximo passo é, enfim, criar seu catálogo online. Dessa forma, você poderá subir os itens em massa rapidamente.

Para isso, acesse o Gerenciador de Comércio e clique em “Começar”, se ainda não tiver configurado nada. Então, siga os passos abaixo:

1. Escolha a opção “Criar um catálogo” e clique em “Começar”;

Captura de tela de como criar um catálogo no Instagram. A opção correta diz: Criar um catálogo: adicione produtos, veículos, locações e muito mais e escolha diferentes formas de promovê-los.

2. Selecione o tipo de catálogo (nesse caso, “Comércio Eletrônico”)

3. Então, escolha “Carregar informações de produto” para subir os itens manualmente ou importar um arquivo pronto. Se sua plataforma de e-commerce tiver integração com a Meta, você pode escolher “Conectar uma plataforma de parceiro”.

Para carregar os produtos automaticamente, você precisa ter o catálogo em um arquivo .xml. Todavia, esse passo vai variar de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar em seu site.

Outras opções são inserir os produtos manualmente ou utilizar o Pixel do Facebook (código que pode ser conectado à sua loja virtual para rastrear interações dos usuários na rede social).

Captura de tela de como criar catálogo no Instagram com opções de "Carregar informações de produto" e "Conectar plataforma de parceiro".

Se sua loja for Nuvemshop

Se você tem uma loja Nuvemshop, siga o passo a passo abaixo para subir seu catálogo de produtos:

1. Vá ao seu painel de administração e clique em “Canais de venda > Facebook Shop”;

2. Clique no botão “Gerar catálogo” para criar um arquivo automaticamente com todas as informações dos produtos;

3. Guarde o link do catálogo em .xml para inserir no Gerenciador de Negócios;

4. No Gerenciador de Negócios, clique em “Data feed” para criar o catálogo da sua página e depois em “Avançar” (se já tiver criado seu catálogo, é só acessar “Adicionar produtos” para chegar a esta mesma página);

Captura de tela de como criar catálogo no Instagram com as seguintes opções para adicionar produtos: Data feed, Manual, Plataforma do parceiro e Pixel.

5. Clique em “Sim” para criar um novo feed de dados;

6. Escolha a opção “Usar uma URL” e cole o link do catálogo que você gerou na Nuvemshop. Então, clique em “Avançar”;

7. Na aba “Definir programação”, selecione a opção “A cada hora”. Certifique-se de que o botão “Adicione atualizações automáticas” esteja ativado e clique em “Avançar”;

8. Escolha um nome para sua fonte de dados, como “Meus produtos Nuvemshop”, selecione a moeda padrão Real Brasileiro e clique em “Carregar” para finalizar.

Depois de feito todo esse processo, ainda pode levar um tempo para que o Facebook — que detém o Instagram — processe essas configurações e você possa criar uma loja no Instagram. O prazo de análise da plataforma é de até 4 semanas.

Se você já anuncia nessas redes sociais, provavelmente, o Instagram Shopping será ativado para sua conta mais rapidamente.

👉 Confira: Como copiar o catálogo de produtos para o Instagram Shopping?

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3. Crie sua loja e ative o Instagram Shopping (Compras no Instagram)

Agora que você já conectou sua conta do Facebook e carregou seu catálogo, é o momento de ativar seu Instagram Shopping e criar sua loja, caso ainda não tenha uma. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Clique em “Lojas” no Gerenciador de Comércio para selecionar uma loja ou criar uma nova;

Captura de tela de como criar catálogo do Instagram com opções de criação de loja e finalização de compra.

2. Selecione a opção da loja do Instagram e clique em “Avançar”;

3. Selecione o método de finalização de compra que você deseja usar. Aqui, é indicado escolher “Finalização de compra em outro site” para direcionar os usuários ao seu e-commerce;

4. Defina os países para os quais você quer enviar seus produtos e finalize o processo para enviar sua loja para aprovação;

5. Pronto! Agora é só esperar pela habilitação do recurso de Compras no Instagram para começar a vender os produtos do seu catálogo.

💡 Saiba mais: 11 dicas para aproveitar o Instagram para e-commerce

4. Marque produtos no seu Instagram

Agora que você sabe como criar um catálogo, o próximo passo é começar a marcar seus produtos no Instagram. Isso significa adicionar uma etiqueta de compras a uma foto, vídeo ou Story — a famosa “sacolinha” do Instagram, que aparece para indicar que se trata de um item à venda na loja do Instagram Shopping.

Captura de tela da loja Duhellen mostra como marcar produtos no Instagram.

Exemplo de produto marcado no Instagram da loja Duhellen.

É possível marcar até cinco produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”. Veja como fazer isso para cada tipo de publicação:

Como marcar produtos em uma nova publicação

1. No aplicativo do Instagram, toque em “+” para criar uma nova publicação e selecione “Publicar”;

2. Selecione a foto do produto desejado e clique em “Avançar”;

3. Nas opções de marcação, escolha “Marcar produtos”;

Opção de como marcar produtos no Instagram.

4. Toque no lugar da foto onde você quer que apareça a marcação;

5. Escreva o nome do seu produto e selecione quando ele aparecer na lista do catálogo;

Catálogo onde você deve escolher seu produto.

6. Repita a operação para todos os produtos que quiser, respeitando o limite de até cinco produtos por foto ou vídeo e até 20 produtos para publicações no formato “Carrossel”;

7. Por último, toque em “Compartilhar” para publicar a foto no seu feed.

👉 Confira: Como marcar os produtos da Nuvemshop no Instagram Shopping?

Como marcar produtos em uma publicação existente

Se você quer marcar produtos em uma publicação que já está no ar, siga os passos abaixo:

  1. Abra a publicação do feed onde você quer marcar os produtos e toque em “Editar” no menu dos três pontinhos;
  2. Nas opções de edição, escolha “Marcar produtos”;
  3. Agora é só seguir os mesmos passos do tópico anterior, selecionando produtos no seu catálogo para marcar na foto.
  4. Por fim, toque em “Concluir” para salvar as alterações.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram?

Como marcar produtos em Stories

Agora vamos aprender como marcar produtos no Instagram utilizando os Stories. Veja como é fácil:

1. Toque em “+” e escolha “Story” para criar uma nova história no Instagram;

2. Selecione a mídia desejada e depois toque no botão de adesivos ou stickers. Então, escolha o adesivo de “Compras”;

Seleção do sticker de Compras dentro do Story do Instagram.

3. Escreva o nome do produto para buscá-lo no seu catálogo, da mesma forma que você fez nas publicações do feed;

4. Então, é só mover a marcação para o local desejado no seu Story. Você ainda pode tocar na etiqueta para editar o texto e o formato do nome do produto;

5. Por fim, publique o Story com o produto marcado e aproveite os resultados.

Como ter sucesso no Instagram Shopping?

Criar o catálogo no Instagram e exibir os produtos na sua loja é apenas o começo, pois você precisa colocar estratégias de vendas em prática para ter resultados. Confira algumas dicas para lucrar muito nessa rede social:

Tire fotos de qualidade

Para aumentar suas vendas no Instagram Shopping, é fundamental ter fotos em alta qualidade dos seus produtos no catálogo. Então, capriche nas fotografias e monte cenários criativos para valorizar seus itens à venda.

Essas fotos são inseridas diretamente no seu catálogo e devem ser pensadas para o formato do Instagram. Veja o exemplo da loja Cian Candle, que faz belíssimas composições em suas fotografias para vender velas aromáticas e objetos de decoração:

Captura de tela do Instagram da loja Cian Candle com uma bela composição de velas e flores à mesa.

Crie ofertas no seu catálogo

Você pode criar ofertas diretamente no seu catálogo do Instagram para exibir descontos, frete grátis e outras promoções exclusivas. Veja o passo a passo para fazer tráfego pago no Instagram:

  • Acesse o Gerenciador de Comércio e selecione a sua loja.
  • Clique em “Promoções” e escolha “Ofertas”;
  • Clique em “Criar ofertas” e escolha entre opções com o desconto, frete grátis ou “Compre X, ganhe Y”;
  • Crie um nome interno exclusivo para a oferta, que não poderá ser visto pelos seus clientes. Se preferir, crie códigos promocionais secretos ou públicos;
  • Preencha o valor do desconto, requisitos do frete grátis ou outras informações solicitadas de acordo com a oferta;
  • Insira o tempo de duração da oferta e finalize clicando em “Criar oferta”.

💡 Saiba mais: Como anunciar uma promoção no Instagram? Veja 12 dicas

Insira vídeos no catálogo

O catálogo de produtos permite que você insira imagens e vídeos para divulgar sua loja no Instagram. Então, aproveite esse recurso e utilize as produções audiovisuais para encantar seus visitantes e seguidores.

💡 Saiba mais: O que é vídeo marketing e como utilizá-lo a favor do seu negócio?

Capriche nas descrições

Uma boa descrição de produto na loja do Instagram faz toda a diferença nos resultados. Por isso, não economize em caracteres e utilize uma linguagem mais próxima do seu público, aplicando técnicas de copywriting e storytelling.

Veja o exemplo da loja Aff the Hype, que faz descrições criativas de seus produtos de papelaria:

Captura de tela da loja do Instagram da marca Aff the Hype que serve como exemplo de descrição ao criar catálogo do Instagram. A imagem é de uma caderneta com uma estampa que traz a frase "Dai-me paciência" e a descrição diz: Dentro dessa caixa tem tudo para quem está com a paciência por um fio. Caderneta-plannet 2.0 preta, sua aliada para organizar o caos da rotina.

💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?

Confira os links

Lembre-se também de conferir todos os links do seu catálogo para ter a certeza de que estão apontando para a página do produto na sua loja virtual. Afinal, um link quebrado é uma venda perdida quando se trata do Instagram.

💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?

Entendeu como criar um catálogo no Instagram?

Pode parecer um pouco trabalhoso no início, mas criar um catálogo no Instagram vai fazer toda a diferença nos seus resultados de vendas. Por isso, siga os passos que ensinamos neste artigo e aproveite todo o potencial das redes sociais para decolar seus lucros!

Ainda não tem uma loja virtual para conectar ao seu Instagram? Então, chegou a hora de criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop!

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como criar catálogo no Instagram

Para criar um catálogo no Instagram, você deve, primeiramente, conectar sua conta do Instagram ao Facebook no Gerenciador de Negócios da Meta. Depois, você precisa criar um catálogo de produtos e adicioná-lo ao Gerenciador de Comércio da Meta. Isso pode ser feito de forma manual, subindo um por um, ou importando um arquivo .xml de forma automática da sua loja virtual. Depois, é só criar sua loja no Instagram na opção "Lojas" e ativar seu Instagram Shopping "Compras no Instagram".

Para divulgar seu catálogo no Instagram, você precisa estar com o recurso “Compras no Instagram” ativado. Então, é só marcar produtos nas suas publicações e Stories.

Para montar uma loja virtual no Instagram, escolha a opção “Lojas” no Gerenciador de Comércio da Meta, escolha a plataforma Instagram, selecione um método de finalização de compra e complete com as outras configurações.

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