O que são e como criar coleções de produtos no Instagram?
Para criar coleções no Instagram, é preciso ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e fazer a integração do catálogo de produtos da sua loja com a plataforma. Em seguida, basta acessar o Gerenciador de Comércio e selecionar os itens que deseja exibir na coleção.
Que o Instagram é uma das principais tendências no e-commerce para 2024, não é novidade. Mas será que você utiliza todas as funcionalidades da plataforma para aumentar as vendas?
Muitos empreendedores não sabem, por exemplo, como criar coleções no Instagram. No entanto, esse recurso pode ser um grande diferencial na hora de chamar a atenção dos usuários para o seu catálogo de produtos no Instagram Shopping.
Então, se você não sabe o que são coleções no Instagram ou como ativá-las na sua loja, continue a leitura! Neste artigo, preparamos um guia completo com o passo a passo para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá?
O que são as coleções do Instagram?
Coleções do Instagram são uma funcionalidade da plataforma para criar grupos de produtos na sua loja do Instagram Shopping.
Ou seja, é um recurso que permite dividir o seu catálogo de produtos no Instagram em seções. Assim, é possível ter uma lista completa com todos os itens disponíveis e coleções específicas para novos lançamentos ou peças em promoção, por exemplo.
Para quem usa a plataforma como um canal de vendas, essa é uma ótima alternativa, já que chama a atenção dos clientes para itens específicos e facilita a descoberta de produtos que você deseja destacar.
💡 Saiba mais:
- Estratégias de ouro de como vender pelo Instagram
- Como atrair clientes no Instagram?
Onde ficam as coleções da sua loja no Instagram?
As coleções no Instagram ficam disponíveis na aba “Loja” do seu perfil comercial. Para acessá-las, basta clicar no botão “Comprar”, ao lado das opções para seguir e enviar mensagem para o perfil.
As coleções selecionadas pelo lojista aparecem em destaque antes do catálogo geral de produtos. Mas também é possível navegar entre todas as outras opções usando o menu de “Categorias”, que fica na parte superior da loja.
Qualquer publicação que tenha, pelo menos, um produto marcado, também exibe a opção “Ver loja” logo abaixo da imagem. Assim, usuários que veem a publicação no feed também podem acessar as coleções diretamente pelo post.
💡 Saiba mais: Como marcar produtos no Instagram?
Como fazer uma coleção no Instagram Shopping?
Agora, vamos entender passo a passo como criar coleções no Instagram.
Mas, antes de começarmos, vale lembrar que, para usar o recurso de coleções, você precisa ter uma conta do Gerenciador de Negócios do Facebook e já ter vinculado o catálogo da sua loja online à plataforma.
Então, se você ainda não seguiu essas etapas, confira o tutorial abaixo antes de continuar:
💡 Saiba mais: Guia de como criar um catálogo no Instagram
Mas, se o seu catálogo já está vinculado ao Gerenciador de Negócios, veja passo a passo como criar coleções no Instagram:
1. Acesse o Gerenciador de Negócios
A primeira coisa a se fazer para criar coleções no Instagram é acessar o Gerenciador de Negócios, o lugar em que são feitas as configurações do Instagram Shopping. Em seguida, clique em “Acessar o Gerenciador de Comércio”.
Você será direcionado para a página de criação de loja nas redes sociais. Nessa etapa, selecione a opção “Criar loja” e clique em “Começar”.
2. Defina onde finalizar a compra
Se você está criando a sua loja no Instagram do zero, também precisa definir onde o cliente vai finalizar a compra, já que a plataforma do Instagram ainda não oferece suporte para pagamento.
Nessa hora, ter um e-commerce próprio faz toda a diferença. Isso porque o usuário poderá navegar pelas suas coleções no Instagram e, quando decidir fechar o pedido, será direcionado para realizar o pagamento no site de forma totalmente automatizada — ou seja, você não precisa estar online para concluir a venda.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual grátis e fazer a integração direta com o seu perfil comercial no Instagram. Assim, seus clientes poderão finalizar a compra em uma plataforma segura, que transmite profissionalismo e, o melhor: sem cobrança de tarifa por venda ao receber pagamentos usando o Nuvem Pago.
3. Clique em “Loja” e “Criar coleção”
Depois de definir onde deve acontecer o checkout, você será encaminhado para a página inicial do Gerenciador de Comércios. Se você já tem uma conta ativa no Instagram Shopping, pode começar a partir deste ponto.
Aqui, no menu lateral direito, clique na opção “Lojas” e, em seguida, “Criar coleção”.
4. Personalize a sua coleção
Nesta etapa, você verá uma tela para personalizar a sua coleção no Instagram, adicionando nome, descrição e imagem de capa.
Feito isso, basta clicar em “Avançar”. Os produtos do seu catálogo serão exibidos em uma lista e você poderá selecionar aqueles que devem fazer parte da coleção.
Se não tiver nenhum produto na lista, significa que existe algum problema na integração do catálogo da sua loja com o Facebook. Nesse caso, confira o tutorial abaixo e tente repetir o processo.
👉 Confira: Como criar e enviar o catálogo de produtos para o Facebook?
5. Clique em “Confirmar”
Com tudo pronto, basta clicar em “Confirmar” para enviar a coleção para análise.
Vale lembrar que essa análise pode demorar alguns dias. Mas, depois de aprovada, as novas coleções serão exibidas automaticamente na sua loja do Instagram.
Caso tenha ficado alguma dúvida, confira também o passo a passo de como criar coleções no Instagram no vídeo abaixo:
Como usar as coleções do Instagram?
Depois de entender como criar coleções no Instagram, vem a dúvida: como o recurso pode ajudar a aumentar as vendas na prática?
Se você ainda não sabe por onde começar, separamos três ideias de como usar as coleções para vender mais. Veja a seguir:
Separar tipos de produtos
A forma mais comum de usar as coleções no Instagram é para dividir os produtos em categorias. Se você tem uma loja de calçados, por exemplo, pode criar coleções diferentes para calçados femininos, masculinos e infantis.
Dessa forma, os usuários podem encontrar o que procuram sem precisar vasculhar todo o catálogo. Isso torna a experiência de navegação mais fácil, o que se reflete diretamente na rapidez com que o consumidor toma a decisão de compra.
💡 Saiba mais: Como criar e organizar categorias de produtos no e-commerce?
Divulgar lançamentos
Outra maneira de usar a funcionalidade a favor das vendas é criar coleções para o lançamento de produtos. Afinal, como são itens novos, é normal que os clientes não busquem diretamente por eles no catálogo.
Assim, destacar esses itens em uma coleção é uma forma de chamar a atenção do consumidor para as novas mercadorias, despertando seu interesse para um produto que, talvez, ele ainda não estivesse buscando.
💡 Saiba mais: O que é pré-lançamento e como fazer para ter sucesso?
Destacar ofertas específicas
Por último, as coleções no Instagram também podem ser uma forma de destacar ofertas específicas, principalmente em períodos sazonais ou datas comemorativas.
Durante a Black Friday, por exemplo, produtos de várias categorias podem entrar em promoção, o que dificulta para o consumidor visualizar todas as ofertas. Com uma coleção específica para a data, é possível agrupar todos os itens em oferta e facilitar a compra.
💡 Saiba mais: Como anunciar uma promoção no Instagram?
Aprendeu como criar coleções no Instagram?
Aprender como criar coleções no Instagram é algo simples e que pode ter um impacto significativo na hora de chamar a atenção dos usuários e aumentar o número de vendas vindas da rede social.
No entanto, se você quer realmente viver da internet, lembre-se de que é importante ter um e-commerce próprio para profissionalizar e, principalmente, escalar o seu negócio.
Então, aproveite para criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop ainda hoje! É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos para começar a vender e lucrar! 💙