Como criar filtro no Instagram em 5 passos

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Para criar filtros no Instagram, é preciso instalar o Spark AR Studio, fornecido pela Meta e disponível para Windows e Mac. Mas, a partir do dia 14 de janeiro de 2025, os efeitos e filtros personalizados criados por terceiros não estarão mais disponíveis na rede social.


Com certeza você já deve ter aberto o seu Instagram e visto os Stories de um amigo utilizando algum tipo de filtro personalizado, não é mesmo? Essa é uma prática cada vez mais comum entre os usuários, mas você sabe como criar filtros no Instagram?

Seja um cabelo colorido, memes humorísticos, focinhos de animais, textos escritos ou, até mesmo, máscaras que simulam uma maquiagem perfeita. A criatividade vai longe para explorar esse tipo de recurso e criar efeitos no Instagram — inclusive para quem utiliza a rede social para fins comerciais.

Se você  usa a plataforma para vender, por exemplo, que tal criar um filtro para divulgar a sua marca e aumentar o engajamento na ferramenta? Ficou interessado? Então, continue neste conteúdo e saiba como criar filtro no Instagram. Vamos lá?

Passo a passo como criar filtros no Instagram

De forma resumida, para criar um filtro no Instagram, é preciso usar o software Spark AR Studio, disponibilizado pela Meta. Em seguida, teste seu filtro, envie para revisão na ferramenta e aguarde aprovação para publicar e compartilhar com outros usuários.

Agora, veja o passo a passo completo:

1. Baixe e instale o Spark AR Studio

O primeiro passo para começar a criar efeitos no Instagram é fazer o download do aplicativo Spark AR Studio. Ele é gratuito, está disponível para Windows e Mac. Depois disso, é preciso instalar o programa e fazer o login com a sua conta do Facebook.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

2. Crie um novo projeto

Depois de logar com a sua conta do Facebook, você já pode começar a criar filtros para Instagram. Para começar, basta clicar no botão azul Create Project” (Criar Projeto), no canto inferior direito da página.

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Depois disso, você vai até o canto superior esquerdo na opçãoScene”, é ela que você usará para fazer os filtros. Após confirmar que ela está selecionada, clique em Add Object, que está do lado esquerdo da sua tela.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

Em seguida, ao abrir uma segunda janela, selecione a ferramenta Face Tracker e, então, insira em seu projeto clicando em Insert. Após inserir essa função, você vai observar que o “Face Traker” aparecerá nas opções do “Scene”, no canto esquerdo da sua página.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

O próximo passo é ir até essa ferramenta e clicar com o botão direito nela. Ao ver as opções clique em Add. Logo depois disso, você vai escolher a opção Plane.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

Na parte inferior da tela, no lado esquerdo, você vai clicar na opçãoAdd Asset e selecionar Material.

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Chegou o momento de você inserir o que deseja para criar o filtro no Instagram. Pode ser uma frase, um símbolo ou um desenho. Porém, antes disso é preciso importar a arte do seu computador. Clique novamente em Add Asset e vá até Import From Computer.

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Após importar a imagem, selecione Material, depois Texture, que está no canto direito da tela, e logo em seguida em Choose File. Você verá a arte que já foi adicionada e deve escolher ela.

Encontre a aba Scene” e vá atéPlane”, depois, em Material” e vincule o material adicionado à arte.

Para manter a arte na posição que deseja, vá até a opçãoPosition” e altere os números, deixando a arte onde você gostaria. Para mudar o tamanho da imagem, você pode verificar o atributo Scale” e substituir os números para que a arte fique maior ou menor.

Dica: caso você não tenha a imagem pronta como deseja que fique no efeito do filtro no Instagram, uma dica é utilizar ferramentas de imagem como o PhotoShop ou Ligthroom.

💡 Saiba mais:

3. Exporte o filtro criado para o Instagram

Para exportar o seu filtro para o Instagram, você deve ir no canto inferior esquerdo da sua página e clicar no ícone de uma seta para cima.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

Após isso, vai aparecer uma nova tela com as informações de exportação em verde. Espere o carregamento finalizar e clique no botão azul Export.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

Depois que a exportação for concluída, aparecerá a opção “Open Spark AR Hub”, que é a plataforma do Facebook que permite você adicionar os novos filtros no Instagram.

Para abrir o filtro na ferramenta, clique no botão azul e você logo será redirecionado, automaticamente, para a sua página no aplicativo.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

4. Faça a configuração do filtro

Para configurar o seu filtro no Instagram é só esperar carregar a página da plataforma Spark AR Hub, e clicar em “Carregar efeito” e, depois, em “Começar”.

Imagem mostrando passo a passo de como criar filtro no Instagram.

Nesse momento, você precisa escolher em qual rede social você gostaria de disponibilizar o seu filtro. Se você quer criar um filtro para Instagram, escolha essa opção, mas também é possível adicionar efeitos ao Facebook.

Em seguida, é o momento de renomear o filtro, marcar se o filtro está sendo promovido por alguma marca e então clicar em “Avançar”.

Feito isso, é só adicionar uma miniatura para o filtro criado e carregar o arquivo. Vale salientar que a miniatura não pode conter o rosto de outras pessoas, frases longas e palavras iguais ao nome do efeito.

Leia com atenção os critérios de aceitação e, para finalizar o envio, clique em “Carregar e continuar”. Após concluir esse processo, o filtro é criado e enviado para análise da plataforma. Enquanto o seu filtro não é aprovado, você pode conferir uma prévia do seu efeito ao clicar em “Mostrar no Instagram” e depois em “Próximas etapas”.

5. Publique o filtro nos Stories

Deu tudo certo na hora de criar o filtro no Instagram? Então, chegou a hora mais esperada: publicar seu efeito e começar a usá-lo. Assim que a análise for concluída pela plataforma, você receberá um e-mail informando que o novo filtro já está disponível.

Para acessá-lo, basta ir até a área de filtros do Instagram e fazer o seu primeiro Story divulgando o recurso. Veja algumas ideias para começar:

💡 Saiba mais: O que é algoritmo do Instagram e como usar?

Por que usar e criar filtros do Instagram?

Os filtros do Instagram são uma ótima maneira de você se aproximar e interagir com o seu público. Além de aumentar o engajamento do seu perfil, criar seu efeito no Instagram mostra que você está atento às tendências digitais.

Além disso, quando um filtro é bem feito e criativo, ele tem o potencial de se tornar viral. Isso pode aumentar seu alcance na redes social de forma orgânica, já que os usuários compartilham o filtro com seus seguidores.

E não para por aí! Veja mais algumas vantagens de criar seu filtro no Instagram:

  • Aumenta as chances de compartilhamento e interação com a sua marca;
  • Proporciona uma experiência diferenciada para o seus clientes;
  • Fortalece o branding, pois seus seguidores vão compartilhar Stories usando seu filtro e te marcar;
  • Ajuda a ganhar mais seguidores, já que quando um filtro é utilizado o nome do criador é divulgado junto;
  • Funciona como marketing indireto, pois quem gostou do seu filtro vai querer acompanhar seu perfil para receber novidades e lançamentos de novos efeitos.

💡 Saiba mais: Como criar um Instagram comercial?

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

Pronto para criar seu filtro próprio no Instagram?

Esperamos que o nosso passo a passo te ajude a criar filtros no Instagram para divulgar o seu negócio e conquistar novos seguidores. Mas lembre-se de usar o recurso o quanto antes, já que, a partir de 14 de janeiro de 2025, efeitos e filtros criados por usuários não estarão mais disponíveis na rede social.

E, se você usa a rede social para vender, saiba que os lojistas Nuvemshop podem fazer a integração com o Instagram Shopping, criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras) de forma simples e prática.

Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como criar filtros no Instagram

O filtro do Instagram é um efeito visual que altera a imagem exibida nos Stories, com o intuito de tornar a foto ou o vídeo divertidos ou mais bonitos.

Para criar filtros no Instagram, instale o Spark AR Studio. Em seguida, crie um novo projeto e exporte o filtro criado para a rede social. Por último, faça a configuração do efeito e publique o filtro nos Stories.

Sim. A partir de 14 de janeiro de 2025, efeitos e filtros personalizados criados pelos usuários não estarão mais disponíveis na plataforma.

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