Qual a importância e como criar um QR Code para usar na loja?
- QR Code é uma etiqueta de código bidiomensional que permite o acesso a conteúdos e páginas por meio de sua leitura com uma câmera de smartphone;
- Para criar um QR Code, você só precisa acessar o Gerador de QR Code da Nuvemshop, decidir qual conteúdo você deseja incluir no seu código e preencher as informações solicitadas;
- Por fim, é só começar a divulgar sua estratégia nas redes sociais e demais canais de venda.
Você já parou para pensar em como criar um QR Code e melhorar a experiência do usuário no e-commerce? Se a resposta for sim, chegou a hora de tirar essa ideia do papel! Oferecer alternativas que tornem o processo de compra mais atrativo é uma boa estratégia para se manter competitivo no mercado.
O QR Code tem sido um recurso utilizado por muitas empresas como uma opção de pagamento prática e segura para o cliente. E esse é apenas um exemplo do uso do código.
Por isso, se você tem pesquisado sobre o que é, as principais vantagens e como criar um QR Code, chegou ao lugar certo. Ao longo deste artigo, você entenderá melhor como essa ferramenta pode transformar a experiência dos seus clientes. Então, vamos lá?
O que é QR Code?
QR Code é a sigla utilizada para Quick Response Code ou, em português, Código de Resposta Rápida. Ele é uma etiqueta de código bidimensional que permite acesso a conteúdos e páginas por meio de sua leitura. A tecnologia funciona como um código de barras, com a vantagem de poder ser escaneada rapidamente com a câmera de um dispositivo móvel.
De forma instantânea e automática, o smartphone direciona o usuário para uma página de destino, que pode ser o endereço de um website, uma nova conversa no WhatsApp, por exemplo, ou um texto personalizado.
Algumas empresas já incluíram QR Code em suas campanhas de marketing. É o caso da Natura, que utiliza o código nos rótulos das embalagens para oferecer mais informações sobre determinado produto. Ao escanear a etiqueta, o cliente conhece todo o processo de produção da mercadoria.
O McDonald’s é outra marca que faz uso do QR Code. É comum encontrar o código em embalagens dos produtos da empresa, direcionando para promoções em toda a rede.
Viu só? O céu é o limite para utilizar a ferramenta como técnica de venda do seu negócio online. O iFood, por exemplo, com o objetivo de ampliar parcerias com restaurantes, zera a taxa cobrada por máquinas de cartão e não cobra mensalidade dos estabelecimentos que incluem a opção de pagamento via QR Code no app.
Como criar um QR Code?
Para criar uma QR Code é simples: basta uma ferramenta gratuita para fazer isso em alguns segundos.
Então, se você tem um e-commerce, pode gerar diferentes códigos para utilizá-los como quiser: promover ações de marketing e até mesmo melhorar o atendimento ao cliente.
Para ajudá-lo, disponibilizamos o Gerador de QR Code da Nuvemshop, feito em parceria com a Resultados Digitais, inteiramente gratuito.
Quer saber como criar o seu código? Siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: Acesse a página da ferramenta;
Passo 2: Selecione o tipo de dado que deseja transformar em código QR entre as opções URL do site, mensagem de Whatsapp ou texto personalizado;
Passo 3: Preencha os campos com as informações solicitadas de acordo com o tipo do QR Code que você está criando e, então, clique no botão para gerar seu código;
Passo 4: Faça o download do código e aplique nas suas estratégias de marketing para simplificar a navegação dos usuários.
5 vantagens de usar QR Codes na sua loja virtual
Em uma loja virtual, o QR Code pode ser utilizado para aumentar o engajamento do cliente por conta do processo simplificado de usar a câmera do smartphone.
Além disso, a utilização do código em seu e-commerce pode trazer as seguintes vantagens:
1. Garantir segurança no pagamento
O QR Code como opção de pagamento para e-commerce torna as transações financeiras mais seguras e rápidas na etapa de checkout da compra. Para pagar, basta apontar a câmera do celular para a tela.
Isso porque o recurso conta com um sistema de criptografia. Além disso, o código é atualizado com frequência para garantir maior segurança de dados durante o pagamento.
Por fim, o uso do QR Code com esta finalidade agiliza o processo de pagamento entre um cliente e uma empresa. Ao optar por escanear o código, o consumidor não precisa compartilhar informações pessoais, como o CPF e dados do cartão. A transação financeira é feita automaticamente.
2. Oferecer cupons de desconto
Outra vantagem de utilizar o QR Code no e-commerce é a possibilidade de direcionar o código para um cupom de desconto.
Por exemplo, vamos supor que a sua loja virtual está preparando uma ação para vender na Black Friday. Nesse caso, é possível aplicar um QR Code com descontos para a data nas embalagens dos produtos vendidos no e-commerce durante o mês da campanha.
Com essa estratégia, você estimula o consumo recorrente, o que pode ajudar na fidelização de clientes.
3. Disponibilizar mais informações sobre um produto
Ampliar a experiência de compra é uma etapa importante para aumentar as suas vendas no e-commerce.
Vamos a um exemplo na prática: um consumidor compra pela primeira vez uma camiseta em sua loja virtual de roupas. Na embalagem do produto, é possível colocar um QR Code que direcione a uma página com informações sobre a produção, tipo de tecido, vídeos exclusivos com dicas de moda para utilizar a roupa comprada e outros dados importantes.
Assim, o cliente se sente mais integrado ao processo, o que pode incentivá-lo a voltar ao seu site para fazer outras compras.
4. Melhorar o atendimento ao cliente
Um bom atendimento ao cliente é importante para garantir o sucesso de um negócio. Diante disso, um QR Code também pode ser utilizado no e-commerce para agilizar um possível contato que o seu consumidor precise fazer.
Neste caso, ao escanear o código, o usuário pode ser levado para algum canal de atendimento do seu negócio, seja um e-mail, WhatsApp Business ou um SMS, por exemplo.
O QR Code com esse objetivo pode ser incluído na página inicial do site ou até mesmo na embalagem de um produto.
5. Utilizar a estratégia de cross-selling
O cross-selling, também chamado de venda cruzada, acontece quando você oferece um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu.
Nesse sentido, é possível oferecer ao consumidor um QR Code com uma promoção exclusiva para um produto que pode ser utilizado junto ao que ele comprou.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de artigos esportivos e o cliente fez a compra de uma bola de futebol, você pode ofertar um código com descontos para chuteiras por meio do código QR na embalagem do produto.
Mais do que uma forma de estimular vendas, o cross-selling pode ser uma estratégia para proporcionar experiências melhores aos seus clientes.
Como usar o QR Code no e-commerce?
Ao considerar que o QR Code em uma loja virtual pode ajudar a aumentar as vendas, é importante, agora, saber como criar uma estratégia para utilizá-lo. Confira alguns passos:
1. Conheça o seu público-alvo
O sucesso de qualquer campanha de marketing está diretamente ligado ao nível de familiaridade que o público-alvo terá com a linguagem escolhida para transmitir uma mensagem. Com o QR Code, não será diferente.
Ainda que o código seja de simples utilização, para funcionar, o recurso exige o uso de um smartphone, algo comum entre adultos e adolescentes, mas que pode não ser tão usual para um público mais velho.
Neste cenário, é importante entender quem é o público-alvo do seu negócio, ou seja, qual é o perfil de cliente que consome (ou vai consumir) os seus produtos.
Conhecendo o seu consumidor (comportamento, idade e hábitos, por exemplo), você consegue trabalhar melhor suas promoções e definir se o QR Code pode ser uma estratégia eficiente para as suas campanhas.
2. Teste o código antes de utilizá-lo
É muito importante testar e conferir se o QR Code está funcionando corretamente antes de publicá-lo.
Aqui, é importante checar se a ferramenta está direcionando para a página de destino da ação. Já imaginou se você mandasse imprimir um código errado em centenas de embalagens?
Ademais, lembre-se de que o tempo do seu público é escasso e que é preciso realmente oferecer algo significativo e valioso que justifique a presença do QR Code.
3. Seja criativo
Essa, sem dúvida, é uma das dicas mais importantes sobre o uso do QR Code.
É preciso que o recurso tenha um objetivo relevante para o seu cliente, como a chance de participar de uma promoção, um lançamento exclusivo, brindes, um vídeo explicativo, entre outros.
4. Metrifique os resultados
Utilize os dados a seu favor! Acompanhe constantemente como está sendo o acesso da página de destino, analise quais páginas foram visitadas, o tempo médio dessas visitas e se o QR Code interferiu na taxa de conversão de determinada campanha.
Para isso, você pode configurar tags na URL do QR Code e acompanhar o fluxo de acessos no Google Analytics, importante ferramenta para monitorar sua atuação online e traçar estratégias para o seu negócio.
Analisar estas informações pode ajudar a empresa a crescer, atingir os objetivos futuros e criar outras campanhas com QR Codes.
Tudo certo sobre o que é QR Code?
O QR Code é, acima de tudo, uma ferramenta segura, que pode ser utilizada para estratégias de marketing.
É possível utilizar o recurso para estimular aumento de vendas da sua empresa, gerando interações e maior grau de conhecimento sobre o produto oferecido.
Esperamos que essas dicas te ajudem a criar QR Code para seu e-commerce. E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja grátis com a Nuvemshop? Estamos esperando por você. 💙