O que é teste A/B no e-mail marketing e como adotar?
Teste A/B no e-mail marketing é uma técnica que cria duas variações de um e-mail (A e B), enviando cada uma delas para um grupo segmentado da lista de contatos e analisando os resultados para identificar qual versão gera melhores resultados.
Se você já criou sua loja online ou alguma campanha de e-mail marketing, certamente já ouviu falar sobre teste A/B no e-mail marketing.
O teste A/B, também conhecido como “A/B split campaign”, pode te ajudar a entender melhor o comportamento dos usuários e, consequentemente, a criar campanhas mais eficientes e lucrativas.
Neste artigo, vamos mostrar por que usar o teste A/B no e-mail marketing e como fazer isso para aumentar suas taxas de abertura, cliques e vendas. Vamos lá?
O que é teste A/B?
Teste A/B é um experimento usado para comparar duas versões de um mesmo elemento de um site, campanha ou e-mail e, assim, determinar qual delas gera melhores resultados.
Com este método, é possível compreender os elementos que contribuem com a performance e como alterações neles podem melhorá-la.
O teste A/B é muito utilizado por times de marketing e de produto para testar o impacto de pequenos ajustes de layout, arquitetura de informação e copywriting sobre métricas.
💡 Saiba mais: O que é marketing de performance e como aplicar?
O que avaliar em um teste A/B de e-mail marketing?
Para uma campanha de e-mail marketing, é possível testar a taxa de abertura e de cliques de um e-mail a partir das seguintes variáveis:
- Assunto (subject lines): teste pequenas ou grandes variáveis no assunto, desde um tom mais pessoal a algo mais tradicional. Varie também as chamadas promocionais, como, por exemplo, “15% de desconto” ou “frete grátis”;
- De quem (from names): é bom testar se os seus clientes encontram maior afinidade com um e-mail de empresa ou com o nome de uma pessoa;
- Data e horário de entrega (delivery date/time): descubra o melhor dia e horário para enviar seus e-mails;
- Conteúdo (content): teste imagens, calls-to-action, layouts ou estilo da mensagem.
Ao realizar um teste A/B no e-mail marketing, é interessante analisar o desempenho de cada variável individualmente e aos poucos.
Sendo assim, em vez de mudar todas as figuras do e-mail junto com o texto, é recomendado testar pequenas mudanças. Isso possibilitará que você descubra exatamente o que causou as diferenças entre a mensagem A e a mensagem B.
É possível definir um vencedor a partir da taxa de abertura (open rate), do número de cliques (click rate) e também manualmente, o que permite que você escolha o ganhador a partir do relatório apresentado.
Existem alguns pequenos truques que você deve saber. Por exemplo: ao testar o conteúdo de um e-mail, opte pela mensagem que obteve um maior número de cliques em detrimento do e-mail que ganhou na taxa de abertura.
Isso porque a pessoa que abriu nem sempre está interessada no conteúdo que você está oferecendo, ao contrário do usuário que clicou.
É recomendado também esperar algumas horas ou até mais de um dia para definir o vencedor, assim você terá uma análise mais “real” dos resultados.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?
Como fazer um teste A/B no e-mail marketing?
Fazer um teste A/B no e-mail marketing é uma maneira inteligente de melhorar os resultados das suas campanhas.
Esse teste te ajuda a descobrir qual versão de um e-mail funciona melhor, comparando duas versões (A e B) para ver qual delas gera mais engajamento, seja com aberturas ou cliques. Vamos passo a passo!
1. Escolha o que você vai testar
No teste A/B, você precisa escolher uma única variável para testar. Por exemplo:
- O assunto do e-mail: um título chamativo pode fazer mais pessoas abrirem o email?
- O horário de envio: será que mandar de manhã dá mais resultados do que à tarde?
- O botão de call-to-action (chamada para ação): será que um botão com a frase “Compre agora” vai gerar mais cliques do que “Confira os detalhes”?
É importante testar uma coisa de cada vez, senão você não saberá qual mudança fez a diferença.
2. Crie duas versões do e-mail
Agora que você sabe o que vai testar, crie duas versões do e-mail:
- Versão A (a original);
- Versão B (com a alteração que você quer testar).
Se você decidiu testar o assunto, a única diferença entre A e B será o título. Todo o resto, como o conteúdo do e-mail e o remetente, permanece igual.
3. Defina sua amostra
Você não precisa enviar as duas versões para todos os contatos da sua lista. O ideal é testar com uma porcentagem da sua lista. Por exemplo:
- Envie a versão A para 15% da sua lista;
- Envie a versão B para outros 15%;
- Depois, com base nos resultados, você envia a versão que se saiu melhor para os 70% restantes.
4. Determine um período para o teste
Decida por quanto tempo vai rodar o teste. Por exemplo, você pode deixar o teste rodar por 24 horas. Isso permite que seus contatos tenham tempo suficiente para abrir o e-mail e interagir com ele.
5. Monitore a métrica escolhida
Agora é a hora de medir os resultados! Se você estava testando o assunto do e-mail, a métrica que você vai acompanhar é a taxa de abertura. Se estava testando o botão de call-to-action, o que importa é a taxa de cliques.
Foque apenas na métrica relacionada àquilo que você escolheu testar.
6. Escolha o vencedor
Depois de terminar o período do teste, veja qual versão se saiu melhor com base na métrica que você definiu. Se o assunto do e-mail “Desconto imperdível!” teve uma taxa de abertura maior do que “Última chance!”, então essa é a versão vencedora.
Agora você pode enviar a versão vencedora para o restante da sua lista.
7. Aprenda e repita
Testes A/B não são feitos só uma vez! A ideia é continuar testando e aprendendo o que funciona melhor para o seu público.
Com o tempo, você vai descobrir padrões e melhorar cada vez mais seus resultados.
8. Use as melhores ferramentas para te ajudar
Existem várias ferramentas que facilitam esse processo, como:
- Nuvem Marketing;
- RD Station;
- Mailchimp;
- Leadlovers.
Essas plataformas automatizam boa parte do processo, como a divisão da lista e a medição dos resultados.
Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para fazer os melhores testes A/B no e-mail marketing e conseguir mais aberturas, cliques e vendas!
💡 Saiba mais: Como o Nuvem Marketing (ex Perfit) pode aumentar a conversão de e-mail marketing?
Aprendeu como fazer teste A/B no e-mail marketing?
Com a ferramenta certa é possível realizar um teste A/B em suas campanhas de e-mail marketing sem se embaralhar no caminho.
Se empolgou e agora quer ter uma loja online só para enviar e-mails marketing? Crie sua loja virtual grátis com a plataforma da Nuvemshop, é simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙