O que é teste A/B no e-mail marketing e como adotar?

Foto de maçãs verdes, com apenas uma vermelha no meio, representando o teste A/B no e-mail marketing

Teste A/B no e-mail marketing é uma técnica que cria duas variações de um e-mail (A e B), enviando cada uma delas para um grupo segmentado da lista de contatos e analisando os resultados para identificar qual versão gera melhores resultados.


Se você já criou sua loja online ou alguma campanha de e-mail marketing, certamente já ouviu falar sobre teste A/B no e-mail marketing.

O teste A/B, também conhecido como “A/B split campaign”, pode te ajudar a entender melhor o comportamento dos usuários e, consequentemente, a criar campanhas mais eficientes e lucrativas.

Neste artigo, vamos mostrar por que usar o teste A/B no e-mail marketing e como fazer isso para aumentar suas taxas de abertura, cliques e vendas. Vamos lá?

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O que é teste A/B?

Teste A/B é um experimento usado para comparar duas versões de um mesmo elemento de um site, campanha ou e-mail e, assim, determinar qual delas gera melhores resultados.

Com este método, é possível compreender os elementos que contribuem com a performance e como alterações neles podem melhorá-la.

O teste A/B é muito utilizado por times de marketing e de produto para testar o impacto de pequenos ajustes de layout, arquitetura de informação e copywriting sobre métricas.

💡 Saiba mais: O que é marketing de performance e como aplicar?

O que avaliar em um teste A/B de e-mail marketing?

Para uma campanha de e-mail marketing, é possível testar a taxa de abertura e de cliques de um e-mail a partir das seguintes variáveis:

  • Assunto (subject lines): teste pequenas ou grandes variáveis no assunto, desde um tom mais pessoal a algo mais tradicional. Varie também as chamadas promocionais, como, por exemplo, “15% de desconto” ou “frete grátis”;
  • De quem (from names): é bom testar se os seus clientes encontram maior afinidade com um e-mail de empresa ou com o nome de uma pessoa;
  • Data e horário de entrega (delivery date/time): descubra o melhor dia e horário para enviar seus e-mails;
  • Conteúdo (content): teste imagens, calls-to-action, layouts ou estilo da mensagem.

Ao realizar um teste A/B no e-mail marketing, é interessante analisar o desempenho de cada variável individualmente e aos poucos.

Sendo assim, em vez de mudar todas as figuras do e-mail junto com o texto, é recomendado testar pequenas mudanças. Isso possibilitará que você descubra exatamente o que causou as diferenças entre a mensagem A e a mensagem B.

É possível definir um vencedor a partir da taxa de abertura (open rate), do número de cliques (click rate) e também manualmente, o que permite que você escolha o ganhador a partir do relatório apresentado.

Existem alguns pequenos truques que você deve saber. Por exemplo: ao testar o conteúdo de um e-mail, opte pela mensagem que obteve um maior número de cliques em detrimento do e-mail que ganhou na taxa de abertura.

Isso porque a pessoa que abriu nem sempre está interessada no conteúdo que você está oferecendo, ao contrário do usuário que clicou.

É recomendado também esperar algumas horas ou até mais de um dia para definir o vencedor, assim você terá uma análise mais “real” dos resultados.

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?

Como fazer um teste A/B no e-mail marketing?

Fazer um teste A/B no e-mail marketing é uma maneira inteligente de melhorar os resultados das suas campanhas.

Esse teste te ajuda a descobrir qual versão de um e-mail funciona melhor, comparando duas versões (A e B) para ver qual delas gera mais engajamento, seja com aberturas ou cliques. Vamos passo a passo!

1. Escolha o que você vai testar

No teste A/B, você precisa escolher uma única variável para testar. Por exemplo:

  • O assunto do e-mail: um título chamativo pode fazer mais pessoas abrirem o email?
  • O horário de envio: será que mandar de manhã dá mais resultados do que à tarde?
  • O botão de call-to-action (chamada para ação): será que um botão com a frase “Compre agora” vai gerar mais cliques do que “Confira os detalhes”?

É importante testar uma coisa de cada vez, senão você não saberá qual mudança fez a diferença.

2. Crie duas versões do e-mail

Agora que você sabe o que vai testar, crie duas versões do e-mail:

  • Versão A (a original);
  • Versão B (com a alteração que você quer testar).

Se você decidiu testar o assunto, a única diferença entre A e B será o título. Todo o resto, como o conteúdo do e-mail e o remetente, permanece igual.

3. Defina sua amostra

Você não precisa enviar as duas versões para todos os contatos da sua lista. O ideal é testar com uma porcentagem da sua lista. Por exemplo:

  • Envie a versão A para 15% da sua lista;
  • Envie a versão B para outros 15%;
  • Depois, com base nos resultados, você envia a versão que se saiu melhor para os 70% restantes.

4. Determine um período para o teste

Decida por quanto tempo vai rodar o teste. Por exemplo, você pode deixar o teste rodar por 24 horas. Isso permite que seus contatos tenham tempo suficiente para abrir o e-mail e interagir com ele.

5. Monitore a métrica escolhida

Agora é a hora de medir os resultados! Se você estava testando o assunto do e-mail, a métrica que você vai acompanhar é a taxa de abertura. Se estava testando o botão de call-to-action, o que importa é a taxa de cliques.

Foque apenas na métrica relacionada àquilo que você escolheu testar.

6. Escolha o vencedor

Depois de terminar o período do teste, veja qual versão se saiu melhor com base na métrica que você definiu. Se o assunto do e-mail “Desconto imperdível!” teve uma taxa de abertura maior do que “Última chance!”, então essa é a versão vencedora.

Agora você pode enviar a versão vencedora para o restante da sua lista.

7. Aprenda e repita

Testes A/B não são feitos só uma vez! A ideia é continuar testando e aprendendo o que funciona melhor para o seu público.

Com o tempo, você vai descobrir padrões e melhorar cada vez mais seus resultados.

8. Use as melhores ferramentas para te ajudar

Existem várias ferramentas que facilitam esse processo, como:

Essas plataformas automatizam boa parte do processo, como a divisão da lista e a medição dos resultados.

Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para fazer os melhores testes A/B no e-mail marketing e conseguir mais aberturas, cliques e vendas!

💡 Saiba mais: Como o Nuvem Marketing (ex Perfit) pode aumentar a conversão de e-mail marketing?

Aprendeu como fazer teste A/B no e-mail marketing?

Com a ferramenta certa é possível realizar um teste A/B em suas campanhas de e-mail marketing sem se embaralhar no caminho.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre teste A/B no e-mail marketing

Teste A/B é um experimento usado para comparar duas versões de um mesmo elemento de um site, campanha ou e-mail e, assim, determinar qual delas gera melhores resultados. Com este método, é possível compreender os elementos que contribuem com a performance e como alterações neles podem melhorá-la.

Teste sempre uma variável de cada vez para entender o que está dando resultado, use uma amostra grande o suficiente para garantir resultados confiáveis e não tenha pressa: dê tempo para os leads abrirem e interagirem com o e-mail.

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