8 dicas de como criar um anúncio que vende
- Anúncios são materiais publicitários usados em campanhas de marketing para divulgar um produto ou marca;
- Para criar um anúncio algumas dicas são: defina seus objetivos, tenha uma identidade visual e um slogan, escolha as plataformas que deseja usar e defina um orçamento para a estratégia;
- Quer fazer banners personalizados para o seu site em poucos passos? Utilize a nossa ferramenta gratuita Criador de banner grátis!
Vender online envolve alguns desafios, principalmente quando falamos sobre alcance e visibilidade no mercado virtual. Fazer com que seus produtos ou serviços se destaquem em meio à concorrência nem sempre é uma tarefa fácil e é por essa razão que é importante saber como criar um anúncio.
Usar o marketing digital a favor da sua marca é fundamental para o seu sucesso. E, se você pensa que para trabalhar com anúncios é preciso ser profissional da área, está enganado.
Hoje, empreendedores digitais podem criar um anúncio de forma prática e sem gastar muito dinheiro. Quer saber como? Siga com a leitura deste guia completo e aprenda como criar anúncios que vendem. Vamos lá?
Como criar um anúncio?
O passo a passo para criar um anúncio que vende é:
- Defina os seus objetivos;
- Tenha uma identidade visual e um slogan;
- Escolha as plataformas que deseja usar;
- Defina um orçamento para a estratégia;
- Crie materiais criativos;
- Use CTAs;
- Seja direto;
- Acompanhe métricas.
Se você se interessou por alguma dessas dicas, veja os detalhes mais aprofundados de como criar um anúncio:
1. Defina seus objetivos
Para obter sucesso com uma estratégia — independentemente de qual seja — é preciso ter objetivos claros. Afinal, são eles que irão ajudar a guiar todas as iniciativas que você criar para o seu negócio.
Por isso, antes de começar a criar um anúncio, defina o que você deseja alcançar com ele. A ideia é anunciar um lançamento? Divulgar o nome da marca? Incentivar o download de algum aplicativo?
Seja qual for o seu objetivo, é importante que você tenha clareza sobre como você deseja alcançá-lo e os resultados esperados. Assim, fica mais fácil investir em estratégias mais certeiras, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.
💡 Saiba mais: O que é e para o que serve a biblioteca de anúncios?
2. Tenha uma identidade visual e um slogan
Já ouviu aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”? Bom, nada define melhor a premissa do marketing do que essa frase. Para que o público note e se familiarize com a sua marca, ela precisa chamar atenção.
Nesse sentido, para que a audiência se lembre do seu negócio, a sua marca precisa ter uma identidade visual. Isto é, uma paleta de cores que converse com o objetivo da marca, imagens e formas que harmonizem entre si, um logotipo e outros elementos visuais.
Caso precise de ajuda com isso, acesse a ferramenta gratuita:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de Paleta de Cores
Além disso, para que sua comunicação seja direta e eficaz, contar com um slogan faz toda a diferença. É preciso dar personalidade à sua marca para fazer com que o público se identifique e se aproxime dela.
👉 Ferramenta grátis: Gerador de slogan
3. Escolha as plataformas que deseja usar
Como mencionamos anteriormente, hoje, existem diversos canais para a publicação de anúncios. Por isso, dependendo de onde você desejar exibir suas campanhas, será necessário usar uma ferramenta específica.
Por exemplo, se você pretende divulgar seus produtos por meio de mídia paga no Instagram, deverá usar o Instagram Ads para criar e publicar os anúncios. Agora, se deseja anunciar no Facebook, precisará acessar o Facebook Ads.
No entanto, boa parte das estratégias de anúncios pagos se concentram em uma ferramenta: o Google Ads, a plataforma específica de mídia paga do Google que permite a criação de diversos tipos de anúncios.
Você pode optar por uma ou todas elas, o importante é focar nos canais que possuem potencial de conversão, considerando o engajamento do seu público-alvo em cada um deles.
💡 Saiba mais: Como vender no Google Ads?
4. Defina um orçamento para a estratégia
Um dos pontos que podem gerar inseguranças em empreendedores de primeira viagem é o custo de uma estratégia de anúncios. Pois bem, antes de qualquer coisa é importante saber que é possível trabalhar com mídia paga sem gastar muito dinheiro.
Isso porque, boa parte das plataformas de anúncios — como as que mencionamos acima — permitem que você defina um teto de gastos para cada campanha. Ou seja, antes mesmo de publicar os anúncios, você define um orçamento limite que será gasto com a distribuição dele e, quando o valor for atingido, a campanha é pausada.
Desse modo, você tem mais controle sobre os gastos com mídia paga e evita o risco de comprometer o capital do seu negócio. Então, quando for planejar a sua campanha, faça um cálculo da quantia que você pode investir de forma segura nos anúncios.
💡 Saiba mais: O que é ROAS e como calcular o custo dos anúncios?
5. Crie materiais chamativos
Lembra que comentamos no começo do artigo sobre a importância de ser visto? Pois bem, aqui é o momento de aplicar esse conceito na prática.
Ao criar os materiais dos anúncios — que podem ser vídeos, GIFs, banners e outras mídias — você deve incorporar a identidade visual da sua marca e usar elementos que chamem a atenção do usuário. Pense que, em canais como o Instagram, que é uma rede social focada em fotos, para se destacar é preciso ser certeiro nas cores, imagens e linguagens adotadas.
Uma das práticas mais comuns e eficazes é usar banners promocionais em anúncios. Além de ser um formato que pode ser reaproveitado em diversos canais, é possível encontrar modelos para ajudar na hora de criar sua estratégia.
Confira o nosso Catálogo de Banners e encontre modelos prontos para os mais diversos tipos de campanhas.
6. Use as CTAs
A CTA (Call To Action ou chamada para a ação, no português) é uma técnica usada para chamar a atenção de um usuário e indicar uma ação específica. No e-commerce, as CTAs mais comuns são: “Compre agora”, “Cadastre-se”, “Assine grátis” etc.
O uso dessa técnica em anúncios é fundamental para aumentar as chances de clique. Portanto, não deixe de usá-la em suas campanhas, quanto mais imperativa for a sua mensagem maior será a probabilidade de gerar conversão.
7. Seja direto
Outro ponto importante é a objetividade da sua mensagem. Lembre-se de que o anúncio visa gerar impacto de forma rápida, portanto, você precisa ser direto.
Foque na proposta de valor daquilo que você está tentando vender. Isto é, aproveite o espaço do anúncio para evidenciar informações que irão mexer com o usuário de alguma forma, seja um benefício do produto ou serviço ou uma boa promoção, por exemplo.
Em poucas palavras e com tempo curto você precisa fazer com que o usuário note o seu anúncio e se sinta atraído pela sua mensagem. Leve isso em consideração na hora de criar suas campanhas.
8. Acompanhe as métricas
Por fim, mas não menos importante, nunca deixe de acompanhar as métricas de suas campanhas. Entender os resultados obtidos por seus anúncios é necessário para garantir que você esteja no caminho certo.
Se você anuncia no Google, por exemplo, entender quais são as métricas do Google Ads será crucial para o sucesso das suas campanhas. O mesmo se aplica às demais plataformas e canais de divulgação.
Apenas sabendo o que funciona e o que não traz resultados é que você poderá fazer investimentos mais assertivos em suas campanhas de marketing.
Tudo certo sobre como criar um anúncio?
Agora que você já sabe como fazer um anúncio de um produto, aproveite as dicas deste conteúdo e comece a trabalhar em suas campanhas. Estratégias de mídia paga podem ser uma ótima jogada para divulgar a sua loja virtual.
Talvez você não saiba, mas com a Nuvemshop, o lojista pode integrar sua loja com diversas ferramentas de remarketing em redes sociais, como o Pixel do Facebook, que rastreia as interações dos usuários na loja e permite impactá-los posteriormente com anúncios específicos.
Além disso, a Nuvemshop facilita a sincronização do catálogo da loja com plataformas de anúncios, como Google Shopping, Meta Ads e TikTok Ads, possibilitando a criação de campanhas publicitárias direcionadas que levam diretamente à loja, aumentando as chances de conversão e vendas.
E, se você ainda não vende por um e-commerce, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e comece a ganhar dinheiro pela internet. Conte com a tecnologia da maior plataforma da América Latina. 💙