Blogger: o que é e como criar um blog grátis para aparecer no Google?
- Blogger é uma plataforma que permite criar um blog gratuito no Google mesmo sem conhecimentos técnicos;
- O serviço também é conhecido como “Blogspot” e foi um dos pioneiros entre as plataformas de criação de blogs;
- Para quem vende pela internet, ter um blog pode ser uma maneira de atrair público interessado e transformá-lo em clientes.
O Blogger é um dos primeiros serviços de criação de blogs da internet e o maior concorrente do WordPress. Por isso, se você está pensando em criar um blog, essa é uma das primeiras opções que deve considerar.
Isso porque o grande diferencial da plataforma é a simplicidade das ferramentas, que oferecem todas as funções de que você precisa em um painel intuitivo e dinâmico, além da qualidade de hospedagem do Google.
Se você já teve dificuldades com outra plataforma ou não tem conhecimento sobre o assunto, vai ver como é fácil começar a publicar seus posts em poucos minutos.
E, para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto: o que é, como usar o Blogger, para que ele serve e um passo a passo completo de como criar um blog de sucesso para sua empresa. Vamos lá?
O que é Blogger?
Blogger é um serviço que permite criar um blog gratuito Google em poucos passos. Ele também é conhecido popularmente como “Blogspot” e foi um dos pioneiros entre as plataformas de criação de blogs.
O site fica hospedado nos próprios servidores do Google, com o subdomínio blogspot.com — basicamente, uma ramificação do domínio principal google.com —, mas também permite o uso de um domínio próprio.
Tecnicamente, chamamos esse tipo de sistema de CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo, em português). Isso porque sua função é facilitar a criação, organização e publicação de conteúdo em um site de forma prática, mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos.
Quando o Blogger surgiu?
O Blogger foi criado em 1999 pela empresa Pyra Labs e comprado pelo Google em 2003, quando pouco se ouvia falar nesse tipo de mídia.
Para você ter uma ideia, na época, os blogs ainda eram chamados de “diários online” e considerados “pessoais demais” para terem alguma relevância dentro de uma estratégia de marketing.
Felizmente, o Blogger evoluiu muito ao longo dos anos e, hoje, é uma das plataformas mais usadas para criar blogs na internet — principalmente por usuários iniciantes que buscam um serviço mais intuitivo.
Para que serve o Blogger?
O Blogger serve para criar e compartilhar conteúdo na internet sobre qualquer assunto de forma descomplicada. Se você tem uma conta do Google, pode criar até 100 páginas de blog dentro da plataforma gratuitamente.
Para empresas, essa também pode ser uma importante ferramenta de marketing digital, ajudando a aumentar a presença online, atrair tráfego para o site, fortalecer a marca e aumentar as vendas.
Isso porque o blog é uma das melhores maneiras de trabalhar o marketing de conteúdo. Ou seja, quando você cria conteúdo relevante sobre os seus produtos ou nicho de mercado para atrair pessoas interessadas no assunto e transformá-las em clientes.
💡 Saiba mais: Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce?
Como usar o Blogger?
Um dos grandes diferenciais do Blogger é a facilidade de uso, já que o sistema é pensado para simplificar a construção do site e garantir que as principais funcionalidades sejam acessíveis para todos os usuários.
Isso quer dizer que você pode esquecer aquele monte de ferramentas complexas, códigos e “mistérios” das plataformas tradicionais que só atrapalham sua vida.
Para começar a publicar no Blogger, você só precisa fazer login com a sua conta do Google, definir o título e endereço do blog, escolher um tema e criar uma postagem. As funções avançadas também estão disponíveis, como painel de estatísticas e layout da página, mas você pode configurá-las apenas quando e se quiser.
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Como criar um blog com o Blogger em 7 passos
Depois de analisar as principais plataformas e entender o que é Blogger, você decidiu seguir com essa plataforma? Então, veja o passo a passo para criar o seu blog gratuito no Google:
1. Faça login no Blogger
O primeiro passo é acessar o site Blogger.com e clicar em “Criar seu blog” e selecionar a sua conta do Google ou Gmail para fazer login.
Antes de começar a criar seu blog, você terá que digitar novamente sua senha para confirmar sua identidade.
2. Escolha o nome e endereço do seu blog
Na próxima tela, você terá que escolher o nome do seu blog, que será exibido no topo do seu site. Evite nomes muito longos ou com caracteres especiais, que são difíceis de serem memorizados.
Além disso, lembre-se de considerar o seu nicho de mercado e persona, além de selecionar palavras-chave que expressem de maneira clara e atrativa o seu negócio.
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Em seguida, você terá que preencher o endereço do seu blog (URL), que será hospedado inicialmente com a extensão “blogspot.com” (Ex: www.suaempresa.blogspot.com).
Mais tarde, você também terá a opção de usar seu próprio domínio para transmitir uma imagem mais profissional e melhorar sua autoridade.
Para finalizar essa parte, você deverá confirmar o nome de exibição que irá aparecer para os seus leitores.
Então, clique em “Concluir” para acessar o painel inicial do Blogger.
3. Acesse o painel inicial
A tela seguinte é o painel inicial do Blogger. Como você acabou de criar seu primeiro blog, é normal que a página esteja vazia, mas é nesse espaço onde você poderá gerenciar todos os seus blogs, adicionar novas postagens, analisar estatísticas e muito mais.
4. Defina a aparência do blog
Antes de fazer sua primeira postagem no Blogger, você precisa definir como será a aparência da sua página. Para isso, basta escolher um dos templates disponíveis no menu “Temas”, à esquerda da sua tela.
Você pode personalizar itens como imagem de plano de fundo e paleta de cores, e ainda conta com configurações avançadas para ajustar a fonte. Mas, na hora de fazer qualquer mudança, pense sempre na experiência do usuário e na distribuição dos elementos.
Aqui, também vale lembrar que todos os temas básicos do Blogger oferecem design responsivo, que facilita o acesso ao seu blog para quem navega na internet com dispositivos móveis. Ou seja, menos uma questão para você se preocupar!
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5. Configure seu layout
No menu “Layout”, você poderá personalizar elementos do seu blog como o menu, cabeçalho e barra de pesquisa.
Além disso, o Blogger também oferece vários Widgets — pequenos aplicativos de interação que facilitam o uso do site — para agilizar seu trabalho, como listas de links, páginas avulsas, postagens mais visitadas, logotipo etc.
Basta adicionar o elemento escolhido ao seu layout para incrementar seu blog.
Dica: clique no ícone de olho na barra inferior do painel para visualizar seu blog enquanto faz as alterações. Assim, você consegue ver se algo está fora do lugar antes de publicar as mudanças. 👀
6. Crie sua primeira postagem
Com o layout do seu blog pronto, você já pode clicar em “Nova Postagem” e começar a produzir conteúdo. Aqui, você vai ver que o publicador é bem simples e muito parecido com os editores de texto que você já utiliza no dia a dia.
Lembre-se também de criar marcadores — categorias que ajudam a organizar as publicações — para classificar seus posts e facilitar a navegação no seu blog.
7. Explore outras funcionalidades
No menu lateral, você também encontra a opção “Estatísticas” para acompanhar de perto a evolução dos seus seguidores, postagens e comentários.
Já nas configurações, é possível alterar o título do seu blog, descrição, idioma, entre outras opções.
Você também pode adicionar seu código de propriedade do Google Analytics para acompanhar dados como visitas, usuários, páginas mais vistas, duração das sessões etc.
Para isso, basta ter uma conta no serviço e inserir sua ID de acompanhamento (formato UA-XXXXX-XX) nas configurações do Blogger.
Vale dar uma olhada também na “Lista de Leitura”, que permite criar um feed com outros blogs que você queira acompanhar na plataforma.
💡 Saiba mais: O que é e como usar o Google para PMEs?
Como ter sucesso no Blogger?
Agora que você sabe como usar o Blogger, o próximo passo é adotar as melhores práticas de produção de conteúdo para promover seu negócio. Confira algumas dicas para começar do jeito certo:
Crie conteúdo relevante
Não adianta ter vários textos no seu blog se o conteúdo não for, de fato, relevante para o seu público-alvo. Então, antes de começar a escrever, é importante estudar o perfil dos seus clientes em potencial e pensar em temas que sejam realmente úteis para eles.
Imagine, por exemplo, que você tem uma loja virtual de roupas. Nesse caso, ter um blog que fale sobre moda faz todo o sentido, já que você pode explorar temas que são de interesse de possíveis consumidores e relacioná-los com produtos da sua loja.
Divulgue os posts nas redes sociais
As redes sociais são ótimos canais para divulgar os links do seu blog e aumentar seu tráfego. Não à toa, frequentemente, as empresas usam o Facebook, o Instagram, o Twitter e outras plataformas para promover seus posts e atrair mais visitantes.
Você pode se inspirar nessa iniciativa e usar os seus canais nas redes sociais para compartilhar sempre que lançar algum conteúdo novo. Dessa forma, existem ainda mais chances de atrair pessoas que podem se tornar clientes.
Publique com frequência
A frequência de publicação também é um dos pontos-chave para o sucesso de um blog. Por isso, oo meu ideal é ter um calendário de posts semanais com temas pré-selecionados, de acordo com a sua capacidade de produção.
Não existe um número mínimo de publicações, mas é importante manter um ritmo contínuo — é melhor postar pouco toda semana do que postar muito e depois reduzir do nada, por exemplo — e priorizar sempre a qualidade sobre a quantidade de conteúdos.
Invista em SEO e otimize seus conteúdos
Por fim, uma das melhores formas de atrair mais visitas e aumentar a visibilidade do seu blog na internet é investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português).
Essa estratégia consiste em otimizar seu conteúdo para alcançar as melhores posições no Google para as palavras-chave escolhidas. Assim, seus clientes em potencial vão encontrar o blog da sua empresa facilmente quando buscarem por termos relacionados ao seu negócio.
💡 Saiba mais: O que é SEO e como funciona a otimização para motores de busca?
Vale a pena usar o Blogger?
Ter um blog vale a pena para qualquer negócio e o Blogger oferece tudo o que você precisa para começar. Por isso, sim, vale a pena usar o Blogger.
E, se você quer ter certeza dessa decisão, veja algumas estatísticas bem convincentes da Hubspot sobre o uso de blogs em empresas:
- Negócios que têm um blog conseguem gerar 67% mais leads (potenciais clientes que cedem algum tipo de contato) do que as que não possuem;
- Empresas que mantêm seus blogs atualizados conquistam 55% mais visitantes do que as que não escrevem com frequência;
- Profissionais de marketing que priorizam blogs têm um ROI (Retorno Sobre o Investimento) 13x maior.
Tudo entendido sobre o Blogger?
Ficou claro o que é o Blogger e como você pode criar um blog gratuito no Google usando a plataforma? Como vimos, esse é um dos sistemas mais simples e práticos que você vai encontrar online, se a ideia é começar um blog para sua marca.
E, se você quer atrair ainda mais clientes e construir a sua marca na internet, aproveite para criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop. É simples, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙