Como criar um site: tudo o que você precisa saber para começar
- Para criar um site do zero, em primeiro lugar, defina seu objetivo e entenda quem é o seu público-alvo. Então, escolha uma boa plataforma de construção de sites, registre seu domínio e contrate um serviço de hospedagem para colocar suas páginas no ar;
- Se você pretende criar um blog, pode investir em um CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo). Mas, caso queira fazer um site de vendas, o ideal é escolher uma plataforma de e-commerce confiável;
- Nesse sentido, na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual gratuita e colocar o seu site de vendas no ar de forma simples e prática, sem precisar de conhecimentos técnicos para começar a vender.
Quem trabalha na internet já sabe qual é a importância de uma página online para um negócio. Porém, se você está começando a explorar o mercado digital agora e precisa descobrir passo a passo como criar um site, chegou ao lugar certo.
Neste post, trouxemos um guia completo com tudo o que você precisa saber para criar um site de vendas do zero, além de dicas de ferramentas e boas práticas para fazer o seu negócio online crescer e alcançar bons resultados. Então, separe o bloco de notas e vamos começar a leitura! 🧐
Antes de começar, crie seu site de vendas grátis na Nuvemshop em poucos minutos:
O que é preciso para criar um site?
Para criar um site do zero, você precisa, basicamente, de quatro elementos: plataforma de criação de site, hospedagem, domínio e conteúdo. Veja detalhes sobre cada um deles antes de começar a montar o seu endereço online.
Plataforma de criação de site
A plataforma de criação é um sistema que possibilita a configuração do seu site passo a passo. Com ela, você consegue personalizar o layout, criar e publicar páginas, adicionar imagens, vídeos e textos, organizar conteúdos e muito mais.
Hoje, você encontra diversas soluções no mercado para quem não tem conhecimentos em desenvolvimento e codificação. A Nuvemshop, por exemplo, é a maior plataforma da América Latina voltada à criação de lojas virtuais, com um sistema simplificado que não requer habilidades técnicas. O melhor de tudo é que você pode começar o seu negócio de forma totalmente grátis.
Para sites em geral, uma das mais conhecidas é o WordPress, um CMS (Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo, em português). Outros nomes famosos do mercado são Wix, Criador de Sites do Hostinger e Criador de Sites da Locaweb.
💡 Saiba mais: Nuvemshop, Wix ou WordPress: qual é melhor? Guia comparativo
Hospedagem
Algumas plataformas, como a Nuvemshop, já incluem a hospedagem do seu site (hosting), enquanto outras requerem a contratação de um serviço à parte. Basicamente, a hospedagem é um serviço de cloud computing (computação em nuvem) que disponibiliza um espaço virtual para colocar seu site no ar.
É como se fosse o aluguel de um local para abrir seu site, só que na internet (ou seja, na nuvem). A hospedagem é muito importante porque determina a estabilidade, disponibilidade e velocidade do seu site. Algumas empresas de hospedagem famosas no mercado são Locaweb, Hostinger e HostGator.
Domínio
O domínio, também conhecido como nome de domínio, é o endereço único que as pessoas digitam em seus navegadores da web para acessar seu site na internet. Ou seja, é o nome que aparece após o www. nos endereços web e após o símbolo @ nos endereços de e-mail.
Para colocar seu site no ar com o endereço certo, você precisará comprar um domínio em uma plataforma de registro, como o Registro.br ou GoDaddy, por exemplo. Então, é só conectar o domínio ao seu site por meio da plataforma de gestão.
💡 Saiba mais: Quanto custa um domínio de site: tudo o que você precisa saber
Conteúdo
Por fim, depois de providenciar uma plataforma de criação de site, uma hospedagem e um domínio, é só entrar com o conteúdo! Se você for criar uma loja virtual, por exemplo, deverá fazer o cadastro de produtos, incluir descrições e imagens, produzir sua página “Quem Somos”, adicionar banners promocionais, etc.
Como criar um site do zero: passo a passo
Para começar, listamos, logo abaixo, os sete passos para criar um site. Veja:
- Defina o objetivo do site;
- Contrate um serviço de hospedagem;
- Registre um domínio;
- Escolha uma plataforma de sites;
- Crie páginas e seções;
- Adicione um layout atraente;
- Crie conteúdos para o site.
Se você quer se aprofundar em alguma dessas dicas, confira em detalhes de como fazer um site:
1. Defina o objetivo do site
Antes de qualquer coisa, tenha em mente o motivo pelo qual você está criando um site. Isso vai ajudar a direcionar se a sua página deve ser um e-commerce, uma landing page ou um blog. Mas, não se preocupe, veremos todos os tipos de site mais adiante.
Esse é um ponto essencial porque se a ideia é divulgar um serviço por meio do marketing de conteúdo, por exemplo, os passos serão diferentes em relação ao tutorial para criar um site de vendas. Por isso, é preciso ser muito claro quanto ao objetivo da página para escolher as melhores estratégias para começar.
💡 Saiba mais: Como montar um negócio do zero?
2. Contrate um serviço de hospedagem
Um serviço de hospedagem de sites permite que donos de sites armazenem os dados e informações importantes da página em um grande servidor. Assim, todo o conteúdo do site fica salvo nesse espaço e disponível para que as pessoas acessem sua página online 24 horas por dia e sete dias por semana.
Como vimos, contar com um bom serviço de hospedagem não é opcional, mas um requisito básico para colocar um site no ar. Então, antes de criar um site, pesquise os serviços disponíveis e escolha aquele que for mais adequado de acordo com o tipo de página que você está criando.
Ao decidir qual serviço irá usar, leve em consideração o custo-benefício e, principalmente, o uptime do servidor — ou seja, o tempo em que ele permanece online sem instabilidades.
💡 Saiba mais: Quais as 5 melhores hospedagens para lojas virtuais e como escolher?
3. Registre um domínio
Como vimos anteriormente, o domínio do site é o endereço pelo qual o seu site será localizado e acessado pelos usuários. Ele é composto pelo nome que você escolheu para a página, a categoria e o código do país, por exemplo: www.nuvemshop.com.br
- nuvemshop: nome do domínio
- com: categoria
- br: código do país
Para que um site seja identificado pelos usuários, ele precisa ter um domínio. Além disso, se a ideia é criar um site para o seu negócio, é imprescindível que ele leve o nome da sua marca. Dessa forma, quando seus clientes pesquisarem pelo nome da sua empresa, o seu site será um dos resultados.
A maioria dos serviços de hospedagem oferecem a criação de um domínio, assim, é possível contratar um servidor e definir o endereço do seu site de uma vez só. Empresas como a GoDaddy e RegistroBR são umas das mais populares no mercado, vale analisar qual delas pode te atender melhor.
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💡 Saiba mais: 5 passos para comprar um domínio de site com segurança
4. Escolha uma plataforma para criar o site
Se você não tem conhecimentos técnicos em programação, a forma mais simples de como fazer um site é escolher uma plataforma de criação de sites. Na prática, elas servem para facilitar a criação, gerenciamento e publicação de conteúdos na sua página.
Se você pretende criar um blog, por exemplo, pode investir em um CMS como o WordPress. Ele vai permitir que você crie, organize, publique e apague conteúdos da sua página com muito mais facilidade.
Mas, caso sua ideia seja criar uma loja virtual, outra possibilidade é escolher uma plataforma de e-commerce. Nesse caso, o sistema oferece toda a estrutura necessária para que você crie o seu site, publique produtos, processe pagamentos e faça a gestão das vendas online sem complicações.
A Nuvemshop, por exemplo, é a plataforma de e-commerce escolhida por mais de 130 mil empreendedores na América Latina e oferece todo o aparato necessário para que você possa vender com praticidade e segurança. Com a opção, você é capaz de criar uma loja virtual grátis e começar a vender na internet de forma imediata.
💡 Saiba mais: 10 sites que usam a Nuvemshop para inspirar o seu negócio
5. Crie páginas e seções
Depois de aprender como criar um site, defina quais serão as páginas que irão o compor, por exemplo:
- Home;
- Página de contato;
- Termos de uso;
- Política de privacidade;
- Política de troca e devolução;
- Institucional;
- Quem somos;
- Entre outros.
Nesse momento, você deve estudar quais páginas são necessárias para ajudá-lo a atingir os resultados esperados com a criação do site. Se a ideia for criar um site de vendas, páginas de produtos e categorias, por exemplo, serão indispensáveis.
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6. Escolha um layout atraente
A escolha do layout do site deve ser feita com muita calma e atenção, já que ele será responsável por oferecer toda a experiência visual dos usuários com a sua página. Por isso, escolha um design que represente a sua marca e que seja chamativo e sucinto ao mesmo tempo.
Além disso, lembre-se também de usar a identidade do seu negócio e sua paleta de cores na hora de personalizar o site. Esses são pontos importantes para dar um toque mais profissional à sua página e ajudar os consumidores a reconhecerem a sua marca.
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Outro fator que não deve ser ignorado é o design responsivo. Isso porque alguns layouts podem não se adaptar bem a telas menores, por exemplo. Um layout responsivo garante que seu site possa ser acessado com a mesma qualidade de navegação em todos os dispositivos (desktop, smartphones, tablets etc).
Lojas criadas na Nuvemshop, por exemplo, têm mais de 60 layouts responsivos pré-configurados de forma gratuita. Dessa forma, os clientes podem acessar as lojas virtuais de qualquer aparelho a qualquer hora.
7. Crie conteúdos para o site
Com o seu site configurado, é a hora de criar conteúdos para ele. Isso irá variar de acordo com a proposta da sua página, mas, de qualquer forma, você precisará separar um tempo específico para criar esses materiais.
Se você criou uma loja virtual, garanta que todos os produtos publicados tenham boas fotos e descrições completas. Oferecer uma página com resenhas e depoimentos de clientes também é uma ótima ideia de conteúdo para um e-commerce, pois pode ajudar o consumidor a tomar a decisão de compra.
Unir um blog ao seu site de vendas é outra estratégia inteligente para aumentar suas vendas. Criando conteúdos focados em seu nicho de mercado e otimizando-os para os mecanismos de busca, você pode conquistar cada vez mais visibilidade online.
Quais são os tipos de site?
Agora que você já sabe como criar um site grátis, vamos conhecer os tipos de site mais comuns. Confira-os na sequência:
E-commerce
Um e-commerce — também chamado de loja virtual (ou comércio eletrônico) — é um site dedicado exclusivamente para negócios que querem vender online. Essas páginas reúnem tudo o que é necessário para que o consumidor visualize os produtos, faça a compra, efetue o pagamento e acompanhe o envio de forma automatizada.
📹 Veja também: Como montar uma loja virtual?
Landing Page
Uma landing page é uma página mais objetiva, ou seja, criada para atingir resultados específicos. É comum as empresas usarem este recurso para divulgar novos produtos ou vender diretamente algum serviço, por exemplo.
Nesses sites, normalmente constam apenas as informações importantes sobre o que está sendo promovido (produto ou serviço) e CTAs (Calls to Action, ou, Chamadas para Ação, no português) para incentivar os visitantes a realizarem determinadas ações, como comprar um item, por exemplo.
💡 Saiba mais: 10 dicas para criar uma landing page que converte
Blogs
Os blogs são sites criados com foco em conteúdo. Eles são compostos por artigos, resenhas, notícias e qualquer formato de texto que faça sentido para o público-alvo da página.
Além disso, eles também são grandes aliados de estratégias de marketing de conteúdo. Com práticas de Inbound Marketing — ou marketing de atração — é possível conquistar clientes na internet de forma orgânica por meio dos materiais publicados no blog.
💡 Saiba mais: Como criar um blog no WordPress em 20 minutos?
Site institucional
Já um site institucional tem um teor mais informativo, como apresentar uma empresa, explicar um projeto etc. Esses sites não costumam ser focados em vendas e não possuem conteúdos educativos.
Os sites institucionais são criados com um objetivo único e costumam ser bem diretos. Por carregarem o nome da marca, essas páginas devem reunir tudo o que o usuário precisa saber sobre a empresa, além de informações de contato para caso ele queira procurá-lo.
💡 Saiba mais: O que é marketing institucional e como usá-lo na sua empresa?
One Page
Por fim, os sites one page (uma página) são sites que concentram todas as informações em uma só página, como já diz o nome. Um pouco parecido com as landing pages, essas páginas costumam ser usadas para divulgar um produto, criar um catálogo online, uma página de vendas etc.
5 dicas para fazer o seu site crescer
Não poderíamos elaborar um guia completo sobre como montar um site sem trazer dicas para te ajudar a fazê-lo crescer, não é mesmo? Então, veja os melhores conselhos para tornar o seu site um sucesso:
1. Estude o seu segmento
Antes de mais nada, é importante que você conheça o mercado em que você está atuando. Isso porque, as pessoas se comportam de diversas maneiras na internet, e entender como encontrar seus potenciais clientes irá garantir que suas estratégias sejam mais assertivas.
Então, separe um tempo para fazer um estudo de mercado e uma análise de concorrência. Outra tarefa importante nessa etapa é definir o seu público-alvo e a sua persona, que é a representação do seu cliente ideal. Isso irá te ajudar a identificar oportunidades e a conter possíveis riscos.
2. Garanta que seu site seja seguro
Segurança deve ser uma de suas prioridades ao colocar um site no ar. Já que, não apenas suas informações precisam estar asseguradas, como também, seus visitantes precisam se sentir seguros ao navegar em sua página.
Se você tiver uma loja virtual, todo cuidado é pouco. Pense que os consumidores confiam dados pessoais e bancários a essas páginas e cabe a você garantir que todas as informações estejam protegidas.
Dessa forma, além de procurar por um serviço de hospedagem ou plataforma de e-commerce confiável, invista em certificados SSL e selos de segurança. Esses recursos garantem que os dados enviados ao seu site sejam criptografados, evitando que invasores possam acessá-los.
📹 Veja também: O que são selos de segurança e por que tê-los em minha loja?
3. Acompanhe as métricas
Não importa o quanto você invista em estratégias de marketing e técnicas de vendas, sem análise de dados você dificilmente conseguirá crescer. Acompanhar as métricas do seu site é o que irá mostrar se você está no caminho certo e o que pode ser melhorado.
Pensando nisso, defina KPIs — Key Performance Indicators, no português, Indicadores-chave de performance — para o seu negócio e acompanhe como eles avançam durante toda a estratégia. Assim, você terá uma visão muito mais clara sobre o que está funcionando ou não em seu site.
4. Invista em SEO
O SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) será um dos seus melhores amigos durante sua estratégia online. Por meio dessas técnicas, você poderá otimizar toda a sua página e seus conteúdos para que eles apareçam nos resultados de pesquisa de sites como o Google, por exemplo.
Usando palavras-chave e acompanhando os parâmetros dos sistemas de pesquisa, você poderá aprimorar o seu site para que ele conquiste as melhores posições nos resultados de busca. Quanto mais próximo da primeira colocação, maior será a visibilidade do seu site, logo, o número de visitantes e de vendas também aumentará.
💡 Saiba mais: Como aparecer no topo do Google em 2024
Essa é, sem dúvidas, uma estratégia que você deve considerar para o seu site. Os resultados, além de superpositivos, são orgânicos e não demandam grandes investimentos em valores.
5. Integre suas redes sociais
As redes sociais oferecem um enorme potencial para ajudar na visibilidade da sua marca, portanto, você deve saber como explorá-los. Procure entender quais redes sociais a sua audiência costuma acessar e crie contas comerciais para a sua marca.
Feito isso, monte um calendário editorial para organizar as postagens em cada rede. Assim, você poderá divulgar o seu negócio em diversos canais sem saturar a imagem da sua empresa.
Se você tem um e-commerce, levar o seu catálogo de produtos para redes como o Facebook e Instagram é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Esses canais dispõem de recursos específicos para quem vende online, permitindo a integração entre lojas virtuais e as redes sociais.
Assim, além de poder compartilhar conteúdos sobre a sua marca, você pode usar essas redes sociais como uma vitrine virtual para os seus produtos. Quer saber mais? Confira os conteúdos abaixo:
💡 Saiba mais:
Tudo certo sobre como fazer um site?
Esperamos que, com este guia completo, tenha ficado mais claro os passos sobre como criar um site. Sem dúvidas, levar sua marca para a internet irá te trazer muitas vantagens, além de maximizar suas oportunidades de crescimento.
E, se você ainda não vende online, o que acha de montar um site de vendas com a Nuvemshop? Crie sua loja virtual grátis e conte com uma plataforma completa e segura para vender na internet. 💙