Missão, visão e valores: como definir o de uma empresa? [guia]
Missão, visão e valores são elementos fundamentais que constituem a base da identidade organizacional de uma empresa. A missão delineia o propósito imediato da organização. Em contraste, a visão projeta a direção futura, definindo metas aspiracionais e o destino almejado. Já os valores estabelecem os princípios éticos e culturais que orientam o comportamento e as decisões dentro da organização.
Geralmente, antes mesmo de começar um negócio, a missão, a visão e os valores de uma empresa já estão definidos. Afinal, são essas as diretrizes que conferem o propósito de uma organização, estabelecendo limites e minimizando os conflitos entre todas as partes que farão parte da operação.
Pensando nisso, para ajudar aqueles que ainda não construíram a identidade estratégica de um negócio, preparamos este guia especial. Aqui, você conhecerá o que são missão, visão e valores, exemplos de cada um e como defini-los. Então, vamos lá?
O que são missão, visão e valores de uma empresa?
Missão, visão e valores são as diretrizes estratégicas que norteiam não só a forma como uma empresa gerencia as suas equipes, mas também o modo como o negócio se posicionará no mercado para atingir os objetivos estabelecidos no planejamento de vendas.
Para isso, cada um desses termos tem uma série de características, que servem como base para orientar o gestor de uma organização.
Importância da missão, visão e valoes
A missão, visão e valores de uma empresa são elementos essenciais para o sucesso a longo prazo, uma vez que definem a sua identidade, o seu propósito e o seu rumo. São como bússolas que guiam a organização em todas as suas decisões e ações.
Ao ter esses elementos claros e bem definidos, a empresa pode:
- Ter um direcionamento estratégico claro;
- Motivar e engajar os colaboradores em torno de um propósito comum;
- Tomar decisões melhores, alinhadas com os valores e a visão da empresa;
- Construir uma cultura organizacional forte, baseada em valores compartilhados;
- Aumentar a competitividade, se destacando no mercado e conquistando a fidelidade dos clientes.
O que é missão?
A missão tem a ver com a proposta de valor de um negócio. Em outras palavras, ela define qual é a finalidade de existência da empresa e o que a diferencia das demais.
O principal papel dessa diretriz é inspirar e engajar a equipe, conectando todos os stakeholders (ou as partes interessadas em uma empresa) e guiando-os em direção ao sucesso do negócio.
💡 Saiba mais: Como aumentar o valor percebido pelo cliente? Veja 10 dicas
Como definir a missão de uma empresa?
O conceito da missão de uma empresa está relacionado ao presente, à situação atual do mercado e à concorrência. Por isso, é aconselhável se perguntar algumas coisas:
- Como você vai jogar para se diferenciar da concorrência?
- Quais são as necessidades atuais que você precisa atender?
- Quais os problemas do seu mercado e como atacá-los sendo eficiente?
- Quais são os atores sociais à sua volta que podem exercer algum tipo de influência nos resultados do seu trabalho?
Outra dica que vale mencionar é que a missão da empresas seja escrita de forma clara, limpa e simples, traduzindo em poucas palavras o propósito do negócio.
Para isso, evite usar adjetivos vagos, como alta qualidade e excelência. Procure utilizar termos que o seu cliente e sua equipe realmente entendam e valorizem.
Exemplos de missão
A seguir, listamos alguns exemplos de missão para te inspirar na construção do conceito para a sua empresa. Mas lembre-se de que cada propósito de valor de uma empresa é único e eles, em nenhuma circunstância, devem ser copiados. Confira a seguir:
Nuvemshop
A Nuvemshop, plataforma líder de e-commerce na América Latina, definiu a sua missão como:
Acreditamos no trabalho movido pela paixão, pelo esforço e pela disciplina para gerar impacto positivo. Queremos inspirar pessoas para que acreditem em si mesmas. E, mais do que isso, acreditamos em transformar sonhos em realidades rentáveis.
A gigante de buscas Google, que também oferece serviços online e softwares para download, tem como missão:
Organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.
Nestlé
Já a missão da Nestlé, empresa multinacional do setor de alimentos e bebidas, é essa:
Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.
Cobasi
Por fim, a Cobasi, uma pet shop do Brasil, definiu como missão:
Sermos o provedor dominante de alimentos, acessórios e serviços, para animais de estimação, em cada um dos mercados aos quais servimos.
O que é visão?
A visão pode ser definida como o destino final em que um negócio quer chegar. Por isso, ela estabelece os parâmetros para a tomada de decisões de uma empresa, investimentos necessários e como definir as estratégias.
Assim como a missão, a visão é essencial para atingir os objetivos de uma empresa, já que ela determina qual é o melhor caminho a curto, médio e longo prazo para alcançar as metas.
Como definir a visão?
Para que todas as ações que você realiza no dia a dia façam sentido, é fundamental ter bem claro como você quer que a sua marca seja reconhecida a longo prazo.
Por isso, manter uma visão e antecipar os acontecimentos é um dos pontos fortes mais reconhecidos de um bom empreendedor. Para defini-la, é importante que você tenha em mente os seguintes pontos:
- O alcance pretendido para a sua marca nos próximos cinco anos: você quer que ela seja reconhecida a nível local, nacional, regional, internacional?
- A essência do seu negócio: você quer ser líder por meio de qual diferencial? O design? Os preços? A inovação?
- O motivo pelo qual escolhem a sua marca e não outra.
Embora seja uma meta difícil de alcançar, ela deve ter lógica e estar dentro do orçamento destinado ao projeto.
Exemplos de visão
Para seguir a lógica de raciocínio do tópico anterior, vamos exemplificar as visões das mesmas empresas já citadas ao longo deste artigo. Veja:
Nuvemshop
A visão da plataforma de e-commerce Nuvemshop é:
Acreditamos que juntos, com muito trabalho em equipe e dedicação, podemos transformar a realidade da América Latina em um campo ainda mais fértil para o empreendedorismo, para que as barreiras sejam cada vez menores e os sonhos cada vez maiores. Temos o compromisso com a evolução dos nossos parceiros, clientes, funcionários e com a sociedade, pois acreditamos que somos parte de um ecossistema que vai evoluir e transcender. Trabalhamos com transparência, para poder sempre gerar um impacto positivo na vida daqueles que sonham e realizam.
Já a visão da Google é:
Tornar as informações mundialmente acessíveis e úteis.
Nestlé
Agora, a visão da Nestlé é resumida em:
Ser o parceiro que ajuda você a crescer através de soluções criativas em alimentos e bebidas, respaldadas por marcas reconhecidas, que permitam inovar e satisfazer seus clientes.
Cobasi
Terminando, a visão da Cobasi é a seguinte:
Deseja ser também uma empresa que respeite a vida animal e vegetal, e que consiga promover consciência, felicidade e harmonia.
O que são os valores?
Os valores são os princípios de um negócio, ou seja, ideais de atitude, comportamento e busca de metas comuns aos colaboradores, gestores, investidores, fornecedores e parceiros de uma organização.
Em outras palavras, são as regras de comportamento a serem seguidas pela empresa no cumprimento de um objetivo.
Como definir os valores?
Para definir os valores de um negócio, o gestor deve ter em mente os princípios que gerem uma ligação com os objetivos da empresa e que sejam relevantes para o público-alvo.
Para isso, é importante:
- Ser objetivo: valores devem ser curtos, de cinco a oito palavras, para facilitar o processo de entendê-los;
- Definir princípios que diferenciam a sua empresa: crie valores que valorizem a sua empresa frente à concorrência.
Ao ter todos os princípios criados, lembre-se de utilizá-los em todos os processos da sua empresa: desde contratações de colaboradores até definições de estratégias ou ética.
Exemplos de valores
Para terminar com os exemplos de missão, visão e valores, confira os princípios das empresas já citadas neste artigo:
Nuvemshop
A Nuvemshop tem como valores:
- Comprometa-se a fundo;
- Diga o que você pensa;
- Execute com excelência;
- Pense grande;
- Cliente no centro das decisões.
O Google definiu como valores da empresa o seguinte:
- Concentre-se no usuário e tudo mais virá;
- É melhor escolher uma coisa e fazê-la muito bem;
- Rápido é melhor que devagar;
- A democracia funciona na Web;
- Você não precisa estar em sua escrivaninha para precisar de uma resposta;
- É possível fazer dinheiro sem fazer o mal.
Nestlé
Quase terminando a nossa lista de exemplos, os valores da Nestlé são:
- Nossa gente é o que nos faz voar;
- Existimos para servir nossos clientes;
- Buscamos a excelência empresarial;
- Ousadia e inovação são a nossa marca;
- Atuação global é a nossa fronteira;
- Construímos um futuro sustentável.
Cobasi
Por fim, os valores da Cobasi são:
- Nossa gente é o que nos faz voar;
- Existimos para servir nossos clientes;
- Buscamos a excelência empresarial;
- Ousadia e inovação são a nossa marca;
- Atuação global é a nossa fronteira;
- Construímos um futuro sustentável.
💡Saiba mais: Como criar uma descrição de loja?
Pronto para definir a missão da sua empresa?
Ao longo deste artigo, vimos a importância de criar a missão, visão e valores da sua empresa desde cedo. Por mais simples que possa parecer, ter esses conceitos definidos é extremamente importante para o funcionamento de um negócio.
Esperamos que estas dicas te ajudem a identificar a missão, visão e valores do seu negócio. E, se você está pensando em abrir uma empresa para vender pela internet, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? Estamos esperando você! 💙