Como editar fotos de produtos para loja virtual? [+editores gratuitos]

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Pontos principais do artigo:
  • Para editar fotos para loja virtual algumas dicas são escolher um bom programa de edição, destacar detalhes importantes da imagem e usar o tipo de arquivo certo;
  • Além disso, é importante ter um local específico para tirar fotos de qualidade. Por isso, tenha atenção na iluminação do ambiente para garantir que a imagem não fique escura;
  • Os principais apps para editar fotos gratuito são: Adobe Photoshop Express, Pixlr, Canva, Polarr, Fotor, Sumo Paint, BeFunky e PhotoScape.

Para ter sucesso com um e-commerce, aquela máxima de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” deve ser levada a sério. Mas por que saber editar fotos para uma loja virtual é importante?

A imagem é a primeira coisa que o seu cliente vê enquanto navega pela internet e faz toda a diferença no momento da compra, já que fotos de baixa qualidade e desatualizadas afetam a experiência do usuário em um site.

Então, se você quer saber como contornar esse problema e fazer uma boa edição de imagens para lucrar com vendas online, está no conteúdo certo. Neste guia, você vai descobrir dicas essenciais e conferir os melhores apps para editar fotos de produtos grátis. Vamos lá?

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8 apps para editar fotos de produtos grátis

Antes de ver as principais dicas para editar fotos para loja virtual, separamos nove aplicativos gratuitos para editar fotos de produtos para loja virtual. Alguns deles também podem ser baixados para Android e iOS.

Assim, você pode testar e escolher quais dessas ferramentas podem atender às suas necessidades de imediato.

1. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express permite que você faça retoques em imagens com qualidade profissional.

O aplicativo ainda disponibiliza recursos avançados para retocar as fotos, nivelando brilho, contraste e permitindo ao usuário uma manipulação desses ajustes de uma maneira intuitiva.

Você também pode fazer o download do Photoshop Express em sistemas Android e iOS.

2. Pixlr

O Pixlr, uma alternativa eficiente para o Photoshop, oferece boas ferramentas para edição de fotos.

O seu principal diferencial é o suporte à chamada edição em camadas. Com esse recurso, você pode criar máscaras, que são formas de aplicar efeitos só na imagem em primeiro plano na foto, deixando o fundo com um aspecto (cor, outra imagem) diferente.

A ferramenta é ideal para usuários que precisam de um serviço avançado, mas que não têm acesso aos recursos pagos.

O Pixlr está disponível também para download em sistemas Android e iOS.

3. Canva

O Canva é um editor que permite criar peças gráficas para diversas mídias.

Com o recurso, você pode produzir imagens personalizadas para sites, banners para divulgar promoções em sua loja virtual, entre várias opções.

A facilidade no uso também é um atrativo, já que o serviço dispõe de modelos prontos personalizáveis e oferece instrumentos de edição de layouts próprios.

Você também pode utilizar a versão do aplicativo para Android e iOS.

4. Polarr

O grande diferencial do Polarr é que você consegue corrigir cor e iluminação das suas imagens.

Além disso, a ferramenta também oferece diferentes tipos de filtros pré-definidos. Assim, você pode aplicá-los em suas imagens e depois ajustar os detalhes, já que é possível editá-los em camadas.

Uma dessas opções permite que você destaque o objeto em primeiro plano e desfoque o fundo, por exemplo.

O Polarr, além da sua versão para desktop, também pode ser utilizado em aparelhos Android.

5. Fotor

O Fotor, indicado principalmente para iniciantes em edição de imagens, permite que você corrija cores, saturação e brilho das suas imagens, além de criar ilustrações.

O aplicativo também oferece ferramentas extras, como inclusão de texto, corte e redimensionamento.

O Fotor não é apenas um aplicativo da web. Você pode baixá-lo para Android ou iPhone.

6. Sumo Paint

Com a ferramenta Sumo Paint, você pode editar imagens usando recursos para recortar, retocar, adicionar efeitos, corrigir cores etc. A plataforma é indicada para edição de imagens de resolução alta (PNG) — mais adiante, vamos conhecer diferentes formatos que podem ser utilizados em seu e-commerce.

Com a tecnologia, também é possível criar imagens do zero, como se fosse um editor como o famoso Paint, por exemplo.

O Sumo Paint só tem versão disponível para desktop.

7. BeFunky

Com recursos semelhantes ao Canva, o BeFunky permite que você crie mosaicos de imagens: ideal para oferecer kits de produtos com desconto em sua loja virtual.

Uma das vantagens da ferramenta é poder visualizar os filtros antes mesmo da aplicação, fazendo com que você gaste ainda menos tempo na edição da foto.

A ferramenta também pode ser utilizada nas versões Android ou iOS.

8. PhotoScape

O PhotoScape apresenta um diferencial da maioria dos programas gratuitos. Com ele, você pode fazer as chamadas edições em lote, nome dado à funcionalidade que permite edições em várias imagens de uma só vez. Essa é uma boa opção para corrigir muitas fotos que ficaram escuras, por exemplo.

O programa também permite criação ou edição de GIFs animados e está disponível apenas para versão desktop.

💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa para vender fotos na internet

9. PhotoJam

O PhotoJam é um aplicativo de Inteligência Artificial (IA) generativa que ajuda você a criar imagens profissionais para os produtos da sua loja virtual. É só instalar o app na Nuvemshop para remover o fundo da imagem, aplicar fundos coloridos ou criar imagens ambientadas como quiser.

Captura de tela do aplicativo de IA generativa PhotoJam.

Além de poder usar sua imaginação, você também tem a opção de escolher um template para aplicar o seu produto em um fundo pré-definido. O aplicativo é grátis por 20 créditos mensais (lojistas Nuvemshop recebem 20 créditos mensalmente para testar a solução) ou tem planos pagos a partir de R$ 49 ao mês.

Como tirar fotos do seu produto?

Com o editor de fotos para loja virtual em mãos, o primeiro requisito para ter boas imagens em seu e-commerce é saber como tirá-las. Quanto melhor for o clique, menos ajustes você precisará fazer na próxima etapa, que é a da edição.

Aqui, é importante ter em mente que, por mais que você domine as técnicas de edição, fotos mal tiradas ou de baixa qualidade dificilmente podem ser recuperadas.

Existem três dicas essenciais para fazer excelentes cliques e promover o seu produto:

1. Aproveite os dispositivos que você tem

Para tirar boas fotos para e-commerce, você não precisa ter uma câmera profissional ou trocar de smartphone: o importante é se atentar às técnicas de fotografia.

Por isso, de início, utilize os dispositivos que você tem à sua disposição. Pode ser o seu celular ou uma câmera de fotos antiga, por exemplo.

Em seguida, avalie os pontos fracos e fortes do seu equipamento. Para descobrir essas informações, você pode procurar canais de avaliação de produtos no YouTube, como o Canaltech.

Assim, se você descobriu que o seu acessório deixa as imagens escuras, por exemplo, você já sabe que deverá ficar atento a esse detalhe na hora de editar uma imagem.

💡 Saiba mais: Guia para fazer fotografia de produtos com celular

2. Prepare o ambiente de fotografia

Se você está começando agora, é importante ter um local específico para tirar fotos de qualidade. Aqui, preste atenção na iluminação do ambiente, ponto fundamental para garantir que a imagem não fique escura.

Sendo assim, programe-se para ter equipamentos como uma ring light, um acessório circular, geralmente todo em luz branca, que elimina possíveis sombras e valoriza a imagem.

Outra opção é a caixa de luz (lightbox), um equipamento útil para fazer fotografias de pequenos objetos e produtos. Ela permite a criação de um efeito de fundo infinito com destaque de detalhes importantes.

Além disso, é importante ter um tripé para garantir a estabilidade da fonte de luz e da câmera na hora de fazer o clique.

💡 Saiba mais: Ideias para criar o melhor cenário para fotos de produtos

3. Explore todos os ângulos

Por fim, a última dica deste tópico é: aproveite para registrar todos os ângulos do seu produto.

Faça imagens de diferentes posições, explore a decoração do ambiente, faça fotos de mercadorias que possam ser vendidas juntas etc. No caso de registros de roupas, é interessante variar e tirar fotos só da peça e, se possível, fotografá-las em modelos para mostrar o caimento.

A partir daí, você pode escolher quais fotos são as melhores para promover o produto em sua loja virtual.

💡 Saiba mais: Dicas de como tirar fotos de produtos para vender Instagram

Como editar fotos para uma loja virtual?

Agora que você já selecionou as melhores fotos para divulgar o produto no e-commerce, chegou a hora de colocar a mão na massa e partir para a edição.

Uma dica para editar fotos para a sua loja virtual é evitar exageros: faça apenas os ajustes necessários de que a imagem do seu produto precisa para ganhar destaque em sua vitrine virtual.

Com isso em mente, veja um passo a passo para garantir que as suas expectativas sejam atendidas:

1. Escolha um programa de edição

Com os avanços da internet, você não precisa mais investir em uma ferramenta de edição para deixar as imagens do seu e-commerce profissionais.

Como vimos, é possível encontrar diferentes tipos de editores de fotos para loja virtual gratuitos. Um dos mais famosos é o Adobe Photoshop Express.

Com o recurso, você consegue fazer ajustes da luz e da cor para aprimorar fotos, além de remover manchas e imperfeições.

2. Destaque detalhes importantes da imagem

Depois de escolher uma ferramenta de edição, é importante selecionar os recursos disponíveis no editor que façam reparos rápidos e permitam que você destaque as qualidades do item que pretende promover.

No caso de fotografias de produtos, é possível:

Remover o fundo

Independentemente do aplicativo que escolher, remover o fundo das imagens pode ser uma boa estratégia para destacar as fotos no seu e-commerce.

Esse tipo de recurso é um dos mais utilizados na hora de editar fotos, já que retrata de forma fiel os produtos a serem comercializados.

Ao trocar o fundo original pela cor branca, por exemplo, você consegue passar para o seu cliente uma noção completa de como é o item, seja a textura, o material ou até mesmo o formato. É importante garantir que o corte seja feito de maneira uniforme, certificando maior qualidade das imagens.

Ajuste de cores

Outra dica importante é fazer o ajuste de cores para tornar a imagem do produto mais próxima da realidade.

Nesta etapa, é importante que você faça a regulagem das tonalidades aos poucos para chegar ao resultado esperado.

A maioria das ferramentas oferece o ajuste de cores automático, permitindo que o balanço da cor branca seja feito de forma adequada.

Controle de brilho, contraste e saturação

Controle de brilho, contraste e saturação são detalhes importantes para a edição de fotos da sua loja virtual ser bem-sucedida.

O contraste é o recurso que permite o ajuste da intensidade das tonalidades entre cores claras e escuras, podendo ressaltar a quantidade de detalhes de um produto, por exemplo, ou realçar o contorno e as formas.

Já o brilho tem como finalidade tornar a foto mais brilhante ou opaca. Assim como o contraste, o nível de brilho realça os detalhes de uma imagem em certas partes.

Por fim, a saturação também merece a sua atenção. Este recurso consegue deixar a imagem com tonalidades mais fortes e vibrantes, caso você o utilize no nível máximo.

Lembre-se de que, ao fazer o controle de brilho, contraste e saturação, é importante identificar o que é preciso editar na imagem e testar diferentes combinações de ajustes para atingir os resultados da melhor maneira.

3. Escolha o tipo de arquivo certo

Essa última dica não é específica para editar fotos para loja virtual, mas influencia diretamente nesse processo, já que modifica a qualidade das imagens.

Os formatos de arquivo PNG e JPEG são os mais utilizados para fazer o upload de fotos em sites.

Formatos PNG costumam ter mais qualidade, já que reúnem mais cores e dados de imagem. Em contrapartida, para imagens de produtos mais simples, costumam deixar o site mais lento.

Já as imagens JPEG, geralmente, apresentam qualidade mais baixa, uma vez que contam com menos cores.

Em caso de grandes edições, por exemplo, a foto poderá ficar com aspecto borrado ou Pixelado, ou seja, um preenchimento quadriculado, bordas serrilhadas e baixa nitidez.

Isso tudo significa que, se você precisar de imagens detalhadas ou que precisem passar por grandes edições, como cortes, o ideal é optar pelo formato e edição de fotos em PNG.

Agora, se você prioriza a velocidade do seu site, e precisa fazer ajustes mais simples, o JPEG pode cumprir bem essa função.

Viu como é fácil editar fotos para a sua loja virtual? 📸

💡 Saiba mais: Vender fotos online: melhores práticas e bancos de imagens

Tudo certo sobre a edição de fotos?

Ao longo deste artigo, você viu algumas técnicas para criar e editar fotos de produtos para a sua loja virtual. Como vimos, o segredo para ter sucesso com as imagens é fazer acontecer!

Lembre-se de que o primeiro contato do cliente com o seu e-commerce será por meio da foto de um produto para venda, o que pode ser determinante para a decisão de compra. Por isso, garantir fotos de boa qualidade e que podem ser vistas de maneira detalhada é imprescindível para o seu negócio.

E, se você ainda não vende pela internet, que tal criar a sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar. Descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar!💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre editar fotos para loja virtual

  1. Adobe Photoshop Express;
  2. Pixlr;
  3. Canva;
  4. Polarr;
  5. Fotor;
  6. Sumo Paint;
  7. BeFunky;
  8. PhotoScape.

Aproveite os dispositivos que você tem, prepare o ambiente de fotografia e explore todos os ângulos.

Escolha um programa de edição, destaque detalhes importantes da imagem e escolha o tipo de arquivo certo.

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