Como escolher um fornecedor? 9 dicas para fazer uma boa pesquisa
Para escolher bons fornecedores, você deve levar em conta diversos critérios, tais como: catálogo, qualidade dos produtos, preço, prazos de entrega, alinhamento de princípios, flexibilidade, qualidade do pós-venda, confiança, e referências no mercado. Assim, você consegue fechar parcerias promissoras e ter um negócio de sucesso.
Uma das principais etapas na hora de montar uma loja virtual ou física é selecionar parceiros que ajudarão o seu negócio a crescer e prosperar. Mas como escolher um fornecedor? Quais critérios você precisa levar em consideração no momento de tomar essa decisão?
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que existem dois modelos principais de vendas envolvendo fornecedores de produtos: o tradicional, no qual você compra mercadorias e as armazena em seu estoque; e o dropshipping, em que o fornecedor envia o produto diretamente para o comprador após a venda ser realizada.
Se você trabalha com qualquer uma dessas opções e quer aprender a fazer uma pesquisa de fornecedores, este artigo é para você! Tendo em vista o funcionamento ideal do seu negócio, é possível procurar empresas que se adequem a ele e atendam bem às suas demandas. Papel e caneta na mão? Então, vamos nessa! 📝
Como escolher bons fornecedores?
De forma geral, os 9 pontos-chave para considerar na hora de fazer uma pesquisa de fornecedores para o seu negócio. São eles:
- Produtos oferecidos;
- Qualidade;
- Preço;
- Prazos de entrega;
- Alinhamento de princípios;
- Flexibilidade;
- Pós-venda;
- Confiança;
- Referências.
📹 Veja também: Como encontrar os melhores fornecedores de dropshipping ou loja virtual?
Agora, veja os detalhamentos de cada tópico:
1. Produtos oferecidos
O primeiro ponto para escolher um fornecedor é começar buscando pelo tipo de produto que você pretende oferecer no seu e-commerce. Assim, será muito mais fácil chegar até os parceiros ideais.
Se você trabalha com a venda de roupas, por exemplo, com certeza irá encontrar boas opções em lugares como o Braz ou a rua José Paulino, na cidade de São Paulo. Portanto, comece estudando seu nicho de mercado e criando uma lista de possíveis opções.
💡 Saiba mais: O que vender em uma loja online?
2. Qualidade
Este é um critério indiscutível e inegociável. Escolher fornecedores de boa qualidade é essencial não apenas para as vendas, mas também para a fidelização dos seus clientes. Consumidores insatisfeitos dificilmente repetem a experiência de compra, certo?
Além disso, um produto de qualidade duvidosa é extremamente prejudicial para a reputação da sua marca. Então, antes de qualquer outra coisa, tenha certeza de que o fornecedor escolhido se encaixa neste quesito, ok?
💡 Saiba mais: O que é relacionamento com fornecedores e qual a sua importância?
3. Preço
Já com relação ao preço, é importante voltar ao planejamento financeiro da sua empresa e avaliá-lo. Na pesquisa de fornecedores, é importante encontrar um parceiro com serviço viável, por valores que estejam dentro do seu orçamento e não comprometam o preço final do seu produto.
Lembre-se de que, para vender, será preciso cobrir o custo de produção e acrescentar uma margem de lucro.
💡 Saiba mais: Guia sobre precificação de produtos
4. Prazos de entrega
De nada adianta um fornecedor com um bom produto e um preço razoável, mas que não entrega as encomendas no tempo certo — isso poderá atrasar suas vendas e fazer o seu negócio cair em descrédito diante do público-alvo.
Por isso, questione o fornecedor sobre os prazos com os quais ele trabalha e, se possível, solicite verificações que os comprovem. Além de ter mais segurança, isso te ajudará a se organizar melhor.
5. Alinhamento de princípios
Outro ponto fundamental sobre como escolher um fornecedor é nunca perder de vista o diferencial estabelecido para a sua marca. Seus ideais devem sempre ser considerados, até mesmo na hora de escolher um fornecedor.
Portanto, trabalhe apenas com empresas cujos princípios estejam alinhados aos seus como negócio. Dessa forma, você enriquece o seu produto final e não cai em contradição entre o que se anuncia e o que, de fato, entrega.
💡 Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja?
6. Flexibilidade
A flexibilidade é outro fator a ser considerado na hora de saber como escolher um fornecedor. Isso porque, no mundo dos negócios, muitas coisas são incertas. Suas vendas podem disparar de uma hora para outra, da mesma maneira que podem sofrer com o impacto de crises econômicas, por exemplo.
O fornecedor é um parceiro da sua empresa e, portanto, deve oferecer contratos que permitam que o volume de pedidos acompanhe tais oscilações.
💡 Saiba mais: O que é e como calcular o estoque de segurança?
7. Pós-venda
Sabemos que a venda não termina com a entrega das mercadorias. Como falamos no tópico anterior, podem acontecer imprevistos em qualquer negócio, como trocas e devoluções dos produtos, aumento ou diminuição da demanda e por aí vai.
Então, garantir um pós-venda atencioso e de qualidade, com o suporte necessário e um atendimento eficaz, é um critério essencial na hora de escolher um fornecedor.
💡 Saiba mais: Etapas do processo de vendas do e-commerce
8. Confiança
Trabalhar com pessoas e empresas nas quais você confia contribui diretamente para os bons resultados do seu negócio. A fim de diminuir os riscos e problemas no fluxo de pedidos, esse relacionamento com seu fornecedor deve ser de parceria, transparência e segurança.
💡 Saiba mais: Fornecedores de produtos para revenda online
9. Referências
Por fim, ter uma rede de networking e buscar referências pode ajudar na decisão final. Pesquise sobre outras empresas que também são atendidas pelo fornecedor em questão, solicite depoimentos e analise sua reputação frente ao mercado no qual atua. Isso pode trazer informações mais valiosas do que você imagina!
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Quais as vantagens de escolher bem os seus fornecedores?
Agora que você já sabe como fazer uma boa pesquisa na hora de escolher um fornecedor, confira as principais vantagens de selecionar bem os parceiros do seu negócio:
Maior poder de negociação
Ao optar por um fornecedor, criar um relacionamento de confiança com ele e fazer pedidos recorrentes, seu poder de negociação pode ser aprimorado. Assim, será possível conseguir melhores preços e ter uma flexibilidade maior com relação aos pagamentos.
💡Saiba mais: O que é e como fazer um recibo de compra e venda?
Melhor controle do estoque
Outra vantagem ao escolher bons fornecedores é ter mais controle sobre o fluxo do seu estoque. Lembre-se de que esse planejamento precisa levar em conta o volume do pedido e o prazo de entrega prometido pela empresa.
Fazer esse gerenciamento evita que seu estoque fique vazio, gerando frustrações na experiência do cliente.
💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e como fazê-lo?
Relacionamento de parceria
Criar um sentimento de parceria e pertencimento é importante tanto para o seu negócio quanto para o fornecedor. Afinal, o ideal é que esse relacionamento seja no modelo “ganha-ganha”, no qual os dois lados serão favorecidos na mesma proporção.
Como fazer uma gestão de fornecedores eficiente?
Após fazer suas escolhas, é preciso cuidar da gestão desses fornecedores. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira-as abaixo:
Evite firmar contratos de exclusividade com um fornecedor
Alguns fornecedores podem te oferecer benefícios ao fechar contratos exclusivamente com eles, mas essa não é uma boa ideia. Como citamos, muitas coisas podem acontecer no meio do caminho, e isso impediria a sua liberdade de negociar com novos parceiros.
Outro ponto importante é que, ao depender somente de um fornecedor, sua empresa fica totalmente à mercê da disponibilidade e qualidade dos produtos oferecidos por esse único negócio.
Divida a demanda entre vários fornecedores
Pegando o gancho da dica anterior, o mais indicado é que você separe suas demandas de pedidos e divida-as entre diferentes fornecedores. Isso garante que o seu estoque e seus clientes não sejam prejudicados, caso um dos parceiros deixe de cumprir com os compromissos assumidos.
Assim, quando o assunto é gestão de fornecedores, tenha sempre os planos B, C e D em mente.
Faça o planejamento interno antes de repassá-lo ao fornecedor
Antes de realizar um pedido, é essencial que o planejamento interno da sua empresa esteja redondinho e organizado.
Além de evitar retrabalhos e confusões na hora de fazer a compra das mercadorias, isso também mantém a reputação da sua empresa positiva frente aos fornecedores. Lembre-se de que o bom relacionamento entre as duas partes também é uma responsabilidade sua.
💡 Saiba mais: Plano de negócios: o que é e como fazer o seu?
Acompanhe as tendência do mercado
Por fim, esteja sempre ligado às tendências de mercado. Um novo produto que pode entrar no seu catálogo? Uma empresa que oferece meios de pagamento mais facilitados? Ou, então, uma maneira diferente de se relacionar com os fornecedores?
No mundo dos negócios, as novidades surgem a todo momento e você precisa acompanhá-las. Uma dica é utilizar ferramentas como o Google Trends, além de se atualizar sempre por meio de portais e newsletters do seu segmento.
Por exemplo, a modalidade de venda do dropshipping nacional vem ganhando cada vez mais espaço entre as vendas online. Isso porque facilita todo o processo de conexão entre fornecedores, loja virtual e cliente.
📹Veja também: Fornecedores de dropshipping nacional: dicas para escolher os melhores
Bônus: Sites para achar fornecedores
Existem vários sites que você pode acessar para fazer uma pesquisa de fornecedores. Veja alguns exemplos:
- Lista de fornecedores da Nuvemshop;
- O melhor do Brás para encontrar fornecedores de roupas no atacado;
- Feira da Madrugada para encontrar fornecedores de moda, acessórios e utilidades domésticas;
- Portal da Santa Ifigênia para encontrar fornecedores de eletrônicos.
Pronto para escolher bons fornecedores?
Na hora de escolher bons fornecedores, opiniões externas são sempre bem-vindas: busque referências, converse com pessoas que já trabalharam com empresas que você cogita contratar, pesquise o histórico das opções para avaliar se são negócios estáveis e tome sua decisão mais tranquilamente.
E, se você quer investir no e-commerce para fazer dropshipping ou revenda normal de produtos, é importante escolher uma plataforma completa e segura para isso. Por isso, crie uma loja grátis na Nuvemshop e aproveite as inúmeras vantagens!