Como fazer descrição de produto perfeita para seu e-commerce?
Descrição de produtos é um texto que traz todas as informações necessárias para que o consumidor decida comprar um item. Alguns dados que não podem faltar são nome do produto, funcionalidades, variações como cores, tamanhos e voltagem, entre outros.
Você já parou para pensar na importância da descrição de produtos no e-commerce? Apesar de, muitas vezes, essa parecer apenas uma etapa burocrática, são as descrições que vão convencer os clientes da compra e possibilitar que as páginas de produtos sejam encontradas em buscas no Google.
Já deu para ter uma ideia de como essa etapa é importante para uma loja virtual, não é mesmo? Mas não se preocupe se você não sabe muito bem o que deve constar nesse texto. Ao longo deste artigo, você confere dicas sobre como criar a descrição de produtos ideal ao vender pela internet. Então, vamos começar?
Qual a importância da descrição de produto no e-commerce?
A descrição de produtos influencia diretamente a taxa de conversão do e-commerce, já que é por meio dela que o cliente potencial irá conhecer o que você oferece.
Um bom texto, além de apresentar o seu produto, deve gerar confiança e aguçar o desejo de compra. Para isso, você deve ressaltar as informações que resolvam os problemas de seus consumidores.
Além disso, a descrição afeta diretamente no ranqueamento da sua loja virtual nos mecanismos de busca.
Textos informativos de produtos, escritos com palavras-chave relevantes na descrição, permitem que o Google mostre resultados que atendam à necessidade de quem faz a consulta. Isso tudo resulta em mais tráfego para o seu e-commerce.
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Dito isso, para elaborar uma boa descrição de produtos, é necessário entender como fazê-la. Para isso, listamos algumas orientações. Confira:
Como fazer uma descrição de produto irresistível?
Se você quer convencer os consumidores a comprarem de você, comece com uma descrição de vendas irresistível. Veja como descrever um produto passo a passo:
- Escreva para sua persona;
- Use o tom de voz da sua marca;
- Otimize a descrição para SEO;
- Não copie as descrições de produtos;
- Crie um título relevante;
- Informe todos os dados importantes;
- Use inteligência artificial (IA);
- Mostre os benefícios de uso do produto;
- Utilize palavras sensoriais;
- Fique atento às necessidades específicas do seu segmento;
- Facilite a leitura das descrições;
- Use fotos e vídeos;
- Use a prova social.
Confira cada etapa em detalhes:
1. Escreva para sua persona
O primeiro ponto crucial para escrever suas descrições para produtos é ter sempre sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Isso é importante porque vai definir a linguagem, os termos e o formato que você vai usar.
Se seu público-alvo é de jovens, é melhor ser mais informal e você pode até mesmo usar gírias ou memes populares. Já se seu foco são homens com mais de 60 anos, é melhor ser um pouco mais formal. Desse modo, você garante que está falando a mesma linguagem que as pessoas que você espera que comprem em sua loja.
Caso ainda não a tenha definida, confira o artigo para saber como definir sua buyer persona:
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Use o tom de voz da sua marca
Outro aspecto importante para as descrições de produtos na sua loja virtual é que a linguagem utilizada no texto precisa ser condizente com o tom de voz da sua marca.
O tom de voz é o padrão utilizado na loja via comunicação da sua empresa, que deve ser seguido nas mais diversas situações. Se você ainda não criou um guia estabelecendo essas regras, é uma boa ideia fazê-lo. Neste documento, é necessário definir aspectos como:
- A linguagem utilizada será formal ou informal?
- Quando for feita alusão à própria marca, falaremos em “nós” ou em “a gente”?
- É permitido usar gírias, abreviações e emojis? 🤔
Quando tiver essas diretrizes prontas, use-as em todas as situações que for escrever em nome da empresa, inclusive nas descrições dos produtos.
3. Otimize a descrição para SEO
Lembra-se de quando falamos que as descrições de produtos também servem para que as pessoas encontrem suas páginas no Google? Isso acontece quando há um bom planejamento do SEO por trás desse texto.
Para que esse seja o caso do seu e-commerce, confira um passo a passo de como fazer uma descrição para SEO.
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Planeje as palavras-chave
Em primeiro lugar, você precisa definir qual será a palavra-chave principal para cada página de produto. Para descobrir como as pessoas estão pesquisando por aquele item, existem algumas ferramentas de SEO para te ajudar com esse planejamento.
Uma boa opção pertence ao próprio Google e é de uso gratuito: o Planejador de palavras-chave do buscador. Com ele, você poderá ver sugestões de termos usados pelo público, bem como o volume de buscas por cada um deles. Desse modo, você garante que usará as palavras-chave que o público realmente está pesquisando.
Quando falamos de páginas de produtos, é uma boa ideia usar long tail keywords, ou seja, palavras-chave mais longas e, portanto, específicas. Por exemplo, em vez de usar a palavra-chave “tênis de corrida”, você poderia ser mais específico com “tênis de corrida feminino adidas ultraboost”.
Desse modo, você garante que vai conseguir usar um termo que corresponda exatamente ao produto. Até porque cada palavra-chave deve ser usada em apenas uma página de produto, para evitar a competição entre páginas do seu próprio site.
Use-as no texto
Definida a palavra-chave, você deve empregá-la no título e no texto da descrição. Não é necessário ficar repetindo diversas vezes. Use-as de forma natural no contexto e utilize sinônimos também. Os robôs do Google são capazes de compreender o sentido geral do texto para definir sobre o que aquela página trata.
Além disso, apesar de o SEO ser fundamental para qualquer negócio digital, o mais importante é escrever para as pessoas. Afinal, não adianta nada agradar aos robôs do Google e seu potencial cliente não entender nada do que está escrito ali.
Faça as meta tags da página do produto
Por fim, além do título e da descrição, certifique-se de empregar a palavra-chave nas meta tags da página. Esse nome esquisito serve para designar o meta title, ou título SEO, e a meta description, ou descrição SEO.
Esses campos são os que aparecem nos resultados do Google, como na imagem abaixo:
O ideal é que esses campos sigam os seguintes parâmetros:
- Meta título: até 55 caracteres, com a palavra-chave logo no início;
- Meta descrição: até 145 caracteres, com a palavra-chave em qualquer posicionamento, buscando levar um resumo informativo sobre a página do produto.
Um ótimo exemplo é o da loja Me.Mo Velas Aromáticas e Artesanais que utilizou o termo “vela coco e menta” bem específico sobre o seu produto:
Ao pesquisar “vela coco e menta” no Google a primeira página que aparece é a da loja Me.Mo. Legal, né?
Essas foram algumas dicas voltadas especificamente à descrição de produtos otimizadas para os mecanismos de buscas. Para saber tudo sobre o universo do SEO para e-commerce, confira o nosso e-book sobre o assunto:
4. Não copie as descrições de produtos
Conteúdos duplicados nunca são uma boa ideia. Em primeiro lugar, o Google identifica cópias e pode penalizar com um mau ranqueamento sites que usam o mesmo texto que outros.
Além disso, ao copiar descrições de fornecedores, por exemplo, você não poderá aplicar as dicas que vimos até aqui — da persona, do tom de voz e da otimização para SEO —, nem as que ainda vamos conhecer.
Portanto, sempre escreva suas próprias descrições de produtos.
5. Crie um título relevante
O título é o primeiro contato do cliente com o produto oferecido, seja na página do e-commerce ou no Google. Por isso, ele deve ser atrativo e despertar a curiosidade do consumidor.
Um título de produto precisa conter as informações básicas desse item, como nome, marca, cor e tamanho. Ao mesmo tempo, precisa ser claro e curto.
A loja Arte de Maria criou um título extremamente relevante para seu produto, por meio dele conseguimos saber do que se trata, o material que é feito e ainda quais são os desenhos encontrados nas páginas.
O ideal é escolher palavras-chave ou expressões que expliquem com exatidão o que é a mercadoria, sem utilizar termos muito genéricos.
6. Informe todos os dados importantes
Ao escrever a descrição de um produto, você deve ter em mente que ela vai ser muito importante para ajudar o visitante a conhecer o artigo que você está vendendo. Como não pode tocar nem ver o item pessoalmente, a pessoa estará em busca da maior quantidade possível de informações sobre ele. Então, é fundamental fornecer todo o necessário.
Descreva dimensões, cores, texturas, modos de uso, prazo de validade, se for o caso. Inclua todos os dados relevantes para alguém que está considerando comprar aquela peça.
Informe do que o produto é feito também. Quem pensa em comprar um casaco de couro gostaria de saber se ele é com material autêntico ou sintético, por exemplo.
Por último, não se esqueça de incluir se o produto é fabricado localmente, se utiliza materiais orgânicos ou sustentáveis, entre outros. A importância dessas informações em produtos alimentícios é enorme. Então, separamos o exemplo da loja Mermeleia que monta descrições completas para seus produtos:
Se precisar de ajuda para controlar a validade dos produtos no seu estoque, baixe nossa planilha gratuita para essa finalidade:
7. Use inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) é uma grande aliada para criar descrições atrativas em segundos, principalmente quando você tem um grande volume de produtos e não tem tempo para descrever cada um deles. Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas contam com uma ferramenta de IA exclusiva que permite gerar descrições atrativas e de qualidade durante o cadastro dos produtos.
Disponível a partir do plano Essencial, essa funcionalidade automatiza sua criação de descrições, economizando um tempo precioso. Você só precisa inserir as informações básicas dos produtos para receber textos exclusivos, consistentes e até mesmo otimizados para SEO. Revolucionário, não é mesmo?
Se você ainda não tem uma loja virtual na Nuvemshop, também pode utilizar nosso Gerador de descrição de produtos. É muito simples: selecione o segmento adequado, insira as informações e receba um modelo de descrição efetivo para simplificar o seu dia a dia. Experimente agora e escolha entre as categorias Artesanato e Decoração, Beleza e Cosméticos e Roupas:
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8. Mostre os benefícios de uso do produto
A descrição de um produto deve mostrar os benefícios do produto, ou seja, a sua utilidade e as vantagens que oferece para o cliente.
Isso significa que a sua loja virtual deve acompanhar a tendência do mercado para oferecer, por meio do produto, um conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que melhorem a vida do cliente.
Lembre-se de que, na internet, as pessoas compram soluções.
A loja Maya Lingerie, por exemplo, montou uma descrição direta e que ressalta os benefícios do produto, olha só:
9. Utilize palavras sensoriais
Uma descrição que utiliza adjetivos sensoriais trabalha com os sentimentos do leitor e o estimula a imaginar o produto enquanto está lendo o texto.
O vinho Concha y Toro é um excelente exemplo de como usar gatilhos emocionais. Quando a empresa descreve os vinhos, utiliza palavras descritivas como “refrescante”, “encorpado”, “suave” e “sedoso” para o cliente imaginar o gosto e o cheiro do vinho.
É importante combinar o seu produto com palavras que promovam sensações dos atributos do produto.
10. Fique atento às necessidades específicas do seu segmento
Esteja ligado aos cuidados que os produtos do seu segmento exigem para serem vendidos pela internet. Pense sempre no que o cliente gostaria de saber antes de comprar determinado item.
Por exemplo, se você vende roupas online, precisa ter uma tabela de medidas para guiar o consumidor e pode oferecer também um provador virtual para completar a experiência. Já se o e-commerce é de comida, descreva os ingredientes de cada receita e o prazo de validade do alimento. No caso do comércio de eletrônicos, inclua todas as informações técnicas.
11. Facilite a leitura das descrições
Outro aspecto muito importante quando falamos sobre textos na internet é o da legibilidade. Tornar a leitura mais agradável vai deixar a experiência do cliente melhor em seu e-commerce.
Para isso, confira algumas recomendações:
- Não use orações longas, atenha-se a 20 palavras por frase;
- Limite o tamanho dos parágrafos a 4 linhas no máximo;
- Elenque informações em tópicos quando couber (como aqui nestas dicas de legibilidade);
- Destaque palavras importantes em negrito para facilitar a leitura.
Caso queira conferir como está a legibilidade do seu texto, recomendamos uma ferramenta muito legal: Hemingway Editor. Basta colar o texto no editor e observar as dicas. O único ponto negativo é que essas observações são feitas em inglês, mas a ferramenta reconhece textos em português.
12. Use fotos e vídeos
Os elementos visuais ajudam muito a complementar a descrição de produtos e a chamar a atenção dos visitantes. Com esses recursos, as pessoas podem conferir mais detalhes sobre os itens.
Tanto para as fotos do e-commerce quanto para os vídeos, é importante que as imagens tenham boa qualidade e retratem cores e dimensões com fidelidade. Uma boa ideia é incluir imagens apenas do produto em fundo branco (conhecidas como fotos em still) e também de modelos usando as peças.
Um exemplo de loja que utiliza vídeos nas descrições dos produtos é a Jingas, olha só:
13. Use a prova social
De modo resumido, a prova social é um fenômeno psicológico que leva as pessoas a valorizarem aquilo que as outras estão fazendo e consumindo. Desse modo, é possível criar um estímulo, já que, ao ver outros consumidores, é passada a ideia de que o produto é bom.
Nas descrições de produtos, é possível aproveitar esse aspecto do comportamento humano. Além de incluir avaliações e comentários de consumidores na página do artigo, você pode observar o que as pessoas dizem sobre ele para acrescentar as informações em sua descrição.
Por exemplo, se alguém comenta que estava preocupada que o material de um tênis fosse muito frágil, mas que, na realidade, ele é de ótima qualidade, diga isso no texto descritivo. Você poderia usar algo como: “E o melhor de tudo é que, além de estiloso, o couro do tênis tem ótima durabilidade”.
Como escrever um anúncio de venda?
Agora que você sabe como escrever uma descrição de produto, também precisa entender como funciona a escrita para anúncios.
Afinal, promover um produto é diferente de anunciá-lo, já que você terá menos espaço para detalhes técnicos e poucos segundos para chamar a atenção do cliente que está vendo a mensagem. Você até pode usar as dicas que demos acima, mas o estilo será completamente diferente de uma descrição de vendas.
Para escrever um anúncio de venda, você deve, primeiramente, entender o formato dessa divulgação. Se for um anúncio de texto no Google Ads, por exemplo, você só tem 30 caracteres de espaço para criar uma frase que chame a atenção.
Já um anúncio de imagem do Facebook permite que você escreva até 125 caracteres no texto principal, um título de 27 caracteres e uma descrição de 27 caracteres.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook: passo a passo simples e completo!
Logo, ao escrever um anúncio de venda, você deve:
- Respeitar o limite de caracteres do texto;
- Evitar palavras muito grandes e complicadas;
- Utilizar uma linguagem mais sucinta, objetiva e persuasiva, com técnicas de copywriting;
- Utilizar gatilhos mentais para influenciar a decisão de compra dos consumidores. Um dos mais famosos é o gatilho da escassez, que convence a pessoa a comprar informando sobre a baixa disponibilidade do produto em estoque.
Tudo certo sobre a descrição de produtos para e-commerce?
Esperamos que este guia para criar a descrição de produtos em sua loja virtual tenha sido útil. Como você pôde observar, descrever os artigos à venda é uma etapa que deve ser feita a partir de um planejamento e com atenção. Esse é um fator crucial para a atração e conversão de clientes. Então, capriche! 😉
Se você ainda está pesquisando, mas ainda não começou a vender na internet, crie sua loja virtual gratuita com a Nuvemshop! É simples, rápido e não requer nenhum tipo de conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙