Como fazer promoção de vendas no e-commerce em 9 passos?
- Saber como fazer promoção pode ser uma alternativa para atrair clientes para a sua loja virtual e se diferenciar dos concorrentes;
- As promoções são ótimas estratégias para aumentar as vendas, liberar o estoque parado do seu negócio e renovar o mix de produtos;
- Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode instalar aplicativos para criar ofertas por tempo limitado, promoções combinadas, oferecer brindes e muito mais. Crie uma loja grátis e aproveite todos os recursos para vender mais.
O comércio eletrônico é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Só no primeiro trimestre de 2024, o e-commerce cresceu 9,7% em relação ao ano passado e faturou mais R$ 44,2 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Nesse cenário, saber como fazer promoção pode ser uma alternativa para atrair clientes para a sua loja virtual e se diferenciar dos concorrentes.
Uma boa promoção pode ajudar a fidelizar clientes. Ao oferecer um benefício na hora da compra, como “desconto 20% ao levar mais de uma peça”, a chance dele voltar a fazer negócio com você cresce.
Além do mais, essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e liberar estoque parado do seu negócio. Então, quer saber como fazer uma promoção que chame a atenção? Continue a leitura deste artigo e anote todas as dicas!
1. Defina o objetivo da promoção
A primeira etapa do passo a passo de como fazer uma promoção é o planejamento desta ação. Para isso, você deve definir qual é o objetivo da campanha. Algumas opções são:
- Se livrar de estoque parado;
- Investir na divulgação da loja;
- Aproximação de uma data comemorativa, como a Black Friday;
- Venda de itens sazonais;
- Entre outros.
Isso é importante para guiar a promoção e garantir o sucesso da campanha. Aqui, considere traçar quais são as principais estratégias para atingir essa meta e, principalmente, definir o tom de voz da ação, ou seja, a sua comunicação.
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📹 Veja também: Como fazer promoção do jeito certo e usar cupons para vender mais?
2. Escolha o tipo da promoção
Após estabelecer o objetivo da campanha, chegou a hora de escolher o tipo de promoção que você deseja criar. Existem algumas opções e você deve selecionar aquela que faz mais sentido para a sua estratégia. Veja os principais exemplos de campanha:
Promoção progressiva
Esse tipo de ação funciona da seguinte maneira: a cada determinada quantidade de produtos comprados, o desconto aumenta. O objetivo aqui é único: aumentar as vendas.
Por exemplo, se um cliente levar três itens, terá desconto de 6% no valor final da compra. Agora se comprar cinco, pode ser descontado até 10%.
Para configurar esse tipo de promoção criativa em sua loja, é necessário que a plataforma de e-commerce ofereça essa funcionalidade. Na Nuvemshop você pode inserir o desconto progressivo por meio do aplicativo Criador de promoções.
👉 Confira: Como integrar o aplicativo criador de promoções na Nuvemshop?
Sorteio
No sorteio, você tem a possibilidade de atrair um grande número de visitas para o seu estabelecimento, ao passo que o seu Instagram pode adquirir um bom número de seguidores.
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E, se você preferir, também disponibilizamos um Sorteador de Nomes online para realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:
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Cupom de desconto
Cupom de desconto é um código promocional oferecido aos consumidores para compras em uma determinada empresa.
Esse tipo de promoção é importante para convidar potenciais clientes a conhecer a sua loja virtual.
Para criar o melhor cupom de desconto para a sua loja sem causar prejuízos, recomendamos a leitura do artigo abaixo:
💡 Saiba mais: O que é preço promocional e como defini-lo corretamente?
Promoção tradicional
Esse é o tipo de promoção para quem trabalha com vendas de roupas, por exemplo. É possível fazer uma queima de estoque, quando chega a troca de estações ou datas comemorativas, como uma campanha de dia dos pais, por exemplo.
A promoção tradicional também é uma boa estratégia para se livrar do estoque parado.
💡 Saiba mais: Como fazer um anúncio de queima de estoque?
Se você vende pela Nuvemshop, a plataforma permite que você crie promoções de vendas de forma automática. Além disso, você pode usar o aplicativo Agendabee para agendar atualizações de preços e planejar melhor suas ofertas.
Lembra-se que falamos da importância de definir o tom de voz da promoção? Pois bem, isso só pode ser estabelecido se você conhecer bem o público-alvo que deseja atrair para o seu negócio.
Procure saber quem eles são (idade, onde moram, gênero etc), quais são os hábitos de consumo, que tipo de produtos estão procurando, como costumam receber promoções, entre outros.
É a partir daí, que você começa a ter uma ideia do que escrever em uma promoção e guiar a produção de conteúdo da campanha. Além disso, essa etapa contribui para maior efetividade da ação.
💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo?
Promoção com contagem regressiva
Incluir uma contagem regressiva para o início e fim da sua promoção é uma estratégia certeira para atrair os consumidores e estimular as conversções. Isso porque o tempo limitado ativa o gatilho de urgência nas pessoas, um dos gatilhos mentais mais poderosos para incentivar a compra.
A lógica é simples: ao ver que o tempo está acabando, o consumidor tem o impulso de comprar o quanto antes para não perder a oportunidade. Por isso, existem várias ferramentas que você pode utilizar para adicionar uma contagem regressiva à divulgação da sua promoção.
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode instalar os aplicativos Pop-up de contagem regressiva ou Counti para criar ofertas por tempo limitado e despertar o senso de urgência nos clientes. Outra opção é utilizar o aplicativo POWR Nudge para acelerar a urgência de compra com nudges, que são intervenções parecidas com pop-ups (só que mais dinâmicas).
Promoção combinada
A promoção combinada é aquela que une dois tipos de benefícios para o cliente, por exemplo, “desconto de 10% + frete grátis” ou “1% de cashback + frete grátis”.
Na Nuvemshop, você consegue oferecer combinações de diversas ofertas com o frete grátis usando o aplicativo Promoções Combinadas. Baixe agora mesmo e escolha entre descontos percentual ou fixo, além de limites de uso:
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Promoção agendada
Uma promoção agendada é aquela em que você pode programar mudanças de preços em produtos para oferecer descontos em diferentes períodos. Na Nuvemshop, você pode agendar promoções por meio do aplicativo Promoção Agendada, que permite criar ou agendar regras de alteração de preço em massa. O app oferece as seguintes funcionalidades:
- Automação de promoções em massa;
- Alteração de preço por categoria;
- Alteração de preço na loja toda;
- Retorno automático ao preço padrão;
- Arredondamento de preços automático.
Promoção para captação de leads
A promoção também pode ter como principal objetivo a captação de leads, ou seja, potenciais clientes que cedem seus dados de contato. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de desconto para clientes que informarem dados como nome, e-mail e telefone.
Dessa forma, você consegue criar uma lista de e-mails para enviar campanhas e ainda aumenta as chances de converter clientes no seu site.
Na Nuvemshop, por exemplo, os lojistas podem utilizar o aplicativo Roda da Sorte para oferecer diversos descontos e prêmios aos clientes em troca de deus dados. O app inclui um pop up interativo no site, no qual o visitante pode “girar a roda” e ganhar vantagens exclusivas ao preencher as informações solicitadas.
💡 Saiba mais: O que é nutrição de leads e como criar um fluxo?
Promoção com brindes
Por fim, você também pode fazer uma promoção com distribuição de brindes para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas. Por exemplo, oferecer um brinde nas compras a partir de um determinado valor pode elevar seu ticket médio.
Quem tem uma loja virtual Nuvemshop pode utilizar diversos aplicativos para oferecer brindes, como Brinde no Carrinho Funsales, Cashing, Brinde no Carrinho by Empreender e HintUP Promoções.
3. Fique atento às principais datas comemorativas do ano
Nessa etapa, não estamos falando somente de datas comemorativas populares, como o Dia das Mães e o Natal. A dica é: fique atento ao calendário comercial do e-commerce.
Existem algumas datas específicas, como o Dia do Amigo e o Dia do Consumidor, que podem ser utilizadas para fazer promoções engajadoras e relacionadas ao seu nicho de mercado.
💡 Saiba mais: Como aproveitar o Dia do Cliente em uma loja virtual?
4. Utilize a persuasão ao seu favor
No processo de criação de uma ação, saber utilizar técnicas de persuasão pode ser o diferencial do seu negócio. Aqui, você deve convencer o seu cliente de que a sua solução oferece algo que atenda suas necessidades e que a promoção é só um “bônus”.
A melhor forma de fazer isso é trabalhar com estratégias de marketing digital, como a divulgação da ação nas redes sociais e por e-mail marketing. Também utilize a escrita persuasiva, isto é, o copywriting. Essa é uma técnica de produção de conteúdo que procura convencer o leitor a realizar determinada ação, como comprar um produto.
Normalmente, freelancers de marketing e agências especializadas são peritos em criar conteúdos persuasivos e atrativos para os compradores. Se você tem essa habilidade e gosta de trabalhar no universo do e-commerce, conheça o Programa Especialistas Nuvemshop!
5. Fixe um prazo
Que atire a primeira pedra quem nunca comprou um item em promoção após ler a data de término da campanha.
O grande atrativo para atrair clientes para esse tipo de ação é a definição de um prazo. Isso causa uma sensação de urgência no cliente.
Portanto, defina um prazo de início e final da promoção e faça a divulgação dessas datas. Além disso, reforce em sua comunicação que a ação tem período limitado.
💡 Saiba mais: Como fazer uma campanha de vendas de sucesso?
6. Divulgue as regras de participação
Para que sua promoção seja bem-sucedida, é fundamental divulgar as regras de participação. Por mais simples que seja a ação, você deve elaborar um regulamento prevendo detalhes como:
- Quem pode participar;
- Quais os prazos;
- Qual é a mecânica;
- Quais são as restrições;
- Como os ganhadores serão anunciados;
- Como os prêmios serão entregues;
- O que acontece se acabar o estoque de brindes;
- entre outros dados importantes.
7. Formalize a promoção, se necessário
Se você decidir fazer um sorteio, precisa registrar o regulamento e formalizar sua promoção junto ao governo. Se o prêmio tiver um valor acima de R$ 1 mil, você terá que solicitar a autorização do Ministério da Economia e pagar uma taxa para fazê-lo. Veja os valores da taxa de fiscalização para fazer sorteio:
Valor do prêmio | Taxa de fiscalização |
até R$ 1 mil | R$ 27 |
de R$ 1.000,01 a R$ 5 mil | R$ 133 |
de R$ 5.000,01 a R$ 10 mil | R$ 267 |
de R$ 10.000,01 a R$ 50 mil | R$ 1.333 |
de R$ 50.000,01 a R$ 100 mil | R$ 3.333 |
de R$ 100.000,01 a R$ 500 mil | R$ 10.667 |
de R$ 500.000,01 a R$ 1.667.000,00 | R$ 33.333 |
acima de R$ 1.667.000,01 | R$ 66.667 |
Você terá que fazer um pedido no Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC). Lembrando que essa solicitação deve ser feita entre 40 e 120 antes da data de início da promoção.
8. Crie estratégias de divulgação
Ao longo deste artigo, comentamos a importância de divulgar a sua promoção para atrair clientes para a sua loja virtual. Uma forma de fazer isso é criar perfis nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter.
💡 Saiba mais: Quais são os tipos de redes sociais?
Utilize estes espaços para divulgar a promoção, incentivar a compra no Instagram Stories e aumentar o engajamento nestas páginas.
💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?
Você também pode investir em anúncios pagos. Para isso, existe o Google Ads, Facebook Ads e o Instagram Ads, que são plataformas de gerenciamento de campanhas online.
Use também nosso Criador de Banner gratuito para personalizar a divulgação das suas promoções:
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E que tal usar um pop up criativo para atrair seus visitantes para a sua promoção? Se você tem uma loja Nuvemshop, pode utilizar aplicativos como POWR Popup, Popup Sales, Poptin, Popup Mágico e Smartarget Popup para criar pop-ups exclusivos para o seu site. Com eles, você pode divulgar descontos e promoções, coletar dados de clientes e promover seus produtos e serviços.
9. Analise os resultados
Como qualquer ação de marketing, ao criar uma promoção criativa, é preciso analisar os resultados da estratégia. E é aí que entram os KPIs, ou Indicadores-chave de performance.
No caso de uma promoção, é possível analisar:
- Lucro;
- Impacto da ação no fluxo de vendas;
- Feedback dos clientes sobre a ação;
- Entre outros.
Entenda cada uma dessas métricas ao final da promoção e veja quais pontos podem ser melhorados em uma próxima campanha.
💡 Saiba mais: O que é marketing viral e como fazê-lo?
Pronto para fazer sua promoção?
Ao longo deste artigo, você viu um passo a passo de como fazer uma promoção. Se você colocar todas essas dicas em prática, são grandes as chances da sua campanha ser um sucesso.
E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? Crie sua loja e comece a vender hoje mesmo, é prático, seguro e não precisa de conhecimentos técnicos! 💙