Como anunciar uma promoção no Instagram? 13 dicas
Para promover um post no Instagram, vá até o seu perfil, escolha a publicação que quer patrocinar e toque no botão “Turbinar Publicação”. Então, é só configurar seu anúncio, escolhendo detalhes como público, orçamento e formato.
O Instagram é o segundo país do mundo em número de usuários do Instagram, com mais de 119 milhões de contas ativas, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box. Para aproveitar todo esse potencial na sua empresa, é preciso saber como fazer promoção no Instagram.
Quais são as ações e práticas que podem te ajudar a promover a sua marca, suas publicações e, claro, aumentar suas vendas? Para fazer promoção no Instagram, existem as formas gratuitas (também chamadas de orgânicas) e as formas pagas, em que é necessário investir algum recurso financeiro.
Na modalidade gratuita, você precisará investir tempo e dedicação para alavancar a sua estratégia. Na modalidade paga, o dinheiro e o conhecimento das estratégias são o que falará mais alto.
Neste artigo, veja 12 dicas sobre como fazer promoção no Instagram, seja de forma gratuita ou com recursos pagos. Então, vamos conhecê-las?
💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?
Por que promover no Instagram?
Promover produtos, serviços e marcas no Instagram é uma forma eficiente de se conectar com milhares de potenciais clientes, aumentar o reconhecimento da empresa e conquistar mais seguidores. Para isso, existe o botão “Turbinar publicação”, que permite patrocinar publicações do feed, Stories e Reels.
No caso, impulsionar um post no Instagram significa criar um anúncio que será veiculado de acordo com suas preferências. Você pode escolher o perfil do público que será atingido, o objetivo da campanha (ganhar seguidores, aumentar visualizações, receber mensagens etc.), o orçamento disponível e a duração.
Como vimos na introdução do artigo, o Brasil tem quase 130 milhões de usuários do Instagram, dos quais 68% já compraram um produto ou serviço que descobriram na rede social, conforme dados da Opinion Box. Além disso, 92% dos usuários entram em seu perfil pelo menos uma vez por dia.
Se você não pretende investir dinheiro na rede social, também é possível fazer promoção no Instagram sem pagar, por meio de estratégias que atraem tráfego orgânico. É o que veremos no próximo tópico.
Como fazer promoção no Instagram sem pagar?
Especialmente no caso de estratégias orgânicas, lembre-se de que nenhum resultado surge do dia para a noite, é preciso dedicação constante. Então, veja algumas dicas sobre como fazer promoção do seu conteúdo no Instagram sem pagar:
1. Construa sua audiência
O primeiro passo é ter uma audiência que vai ampliar o alcance das suas publicações. O Instagram é uma rede social que funciona de acordo com o engajamento que você conquista. Quanto mais engajamento você tiver nas suas publicações, mais pessoas você irá atingir.
Isso acontece porque o algoritmo da rede social não mostra as publicações em ordem cronológica, mas de acordo com a importância daquele conteúdo para cada pessoa. Assim, é necessário ter uma audiência engajada para garantir a promoção das suas publicações de forma orgânica.
💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram?
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2. Mude seu perfil para conta comercial
Muitos empreendedores erram ao não fazer essa alteração básica: mudar o seu perfil no Instagram para uma conta comercial. Com ela, é possível ter acesso a uma série de funcionalidades que não estão disponíveis para pessoas físicas.
Algumas delas são:
- Acesso a métricas de alcance de publicação, impressões e atividades dos seguidores por meio do Instagram Insights;
- Métricas de perfil dos seus seguidores e pessoas que interagem com a sua página;
- Inserção de botão de contato no perfil;
- Criação de catálogos no Instagram Shopping para venda mais rápida.
💡 Saiba mais: Como criar um perfil no Instagram comercial? [passo a passo]
3. Adeque seu perfil
Um perfil bem construído ajuda a aumentar a autoridade da sua marca, a sua presença online e a identificação do seu negócio pelos consumidores. Ninguém tem muita paciência para negócios que não deixam as informações claras na rede social.
Dessa forma, ter um perfil adequado não é simplesmente inserir um nome e uma foto. Você precisa pensar em todos os elementos que compõem aquela parte superior que chamamos de bio.
💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio do Instagram para o seu negócio?
Além de um nome claro e que comunique o tipo de serviço que a sua empresa presta, você precisa inserir uma foto legível — não adianta colocar uma logo que ninguém consegue ler. Nesse sentido, evite ficar mudando muito sua foto de perfil. Isso facilita para os seus seguidores identificarem a sua marca quando você publicar alguma coisa.
O texto da bio também conta muito, assim como o link que você vai deixar ali. É preciso entender o que comunica melhor a imagem do seu negócio. Aproveite a possibilidade de inserir até cinco links na bio do Instagram para divulgar suas páginas mais relevantes.
Outra funcionalidade importante que ajuda a complementar o seu perfil são os destaques. Ali, você pode deixar informações essenciais como quem é você e a sua marca, preços dos seus principais produtos, como funciona o seu serviço ou atendimento.
💡 Saiba mais: O que é copy para vendas no Instagram e como fazer?
4. Use hashtags em todas as postagens
Quando você quer saber algo no Google, basta procurar uma palavra, frase ou expressão que ele trará os resultados possíveis. No Instagram, essa busca é feita por meio das hashtags (#). São elas que permitem ao usuário encontrar um produto que está buscando, um serviço específico ou uma publicação com aquele tema.
💡 Saiba mais: Quais principais hashtags para usar no Instagram? [guia 2022]
Por isso, é fundamental que você use hashtags em todas as suas postagens. E não precisa exagerar, basta usar de duas a cinco que já é o suficiente. Além disso, tente usá-las sempre na publicação original e não nos comentários — alguns estudos mostram que o primeiro caso tem melhores resultados.
💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram: quais são?
5. Faça comentários nas publicações de outras pessoas
Ao comentar em uma publicação de outra pessoa, você aumenta as chances de que mais gente conheça a sua marca. Busque comentar em algo relacionado ao seu conteúdo. O ideal é encontrar um post com o qual você possa fazer uma brincadeira inteligente.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de roupas esportivas para mulheres, comente em fotos de pessoas praticando exercícios físicos. De preferência, algum conteúdo em que a roupa esteja em evidência e você possa falar sobre isso.
💡 Saiba mais: Como bombar no Instagram: confira 12 dicas
6. Planeje conteúdos virais
Uma excelente forma de conquistar um alcance ainda maior de forma orgânica é por meio de conteúdos virais. Essa não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível!
Você deve se atentar aos assuntos que estão bombando na internet, o que gera mais audiência e, principalmente, o que atrai mais o seu público.
A preferência de quem segue a sua página é muito importante, pois esse público será o primeiro a ampliar a sua mensagem. E não se esqueça das hashtags! Elas vão ajudar que o conteúdo apareça na seção “Explorar” de pessoas que ainda não seguem o seu perfil.
Além disso, busque ser autêntico. Não tente viralizar copiando o conteúdo de alguém, pois isso pode ter um retorno bastante negativo para a sua reputação.
Você pode aproveitar momentos decisivos, datas comemorativas — como o Mês do Consumidor, por exemplo — para criar algo que seja atraente e dinâmico.
💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: como contar boas histórias?
7. Explore diversos formatos
O Instagram oferece diversos formatos de publicações para você divulgar sua promoção. Você pode fazer um reel criativo com um vídeo promocional, publicações em imagens e stories, por exemplo.
A dica é criar uma identidade visual da promoção e “desdobrar” esse layout em vários formatos. Você pode, por exemplo, usar os seguintes modelos:
- Criar um carrossel com uma imagem inicial divulgando a promoção e imagens com o resumo das regras e premiações;
- Criar vídeos de até 60 segundos e publicar stories sobre a promoção;
- Criar um vídeo para reel de até 15 minutos sobre sua promoção (o ideal é trabalhar com vídeos mais curtos, como se trata de uma comunicação rápida);
- Fazer uma transmissão ao vivo no Instagram para divulgar sua promoção
- Fixar a imagem da promoção no topo do seu feed, onde é possível ter três publicações fixadas;
- Colocar os stories da sua promoção nos Destaques do Instagram.
💡 Saiba mais: Guia de tamanho de imagens para Instagram
Como fazer uma promoção no Instagram pagando?
As promoções pagas geram um resultado bastante expressivo quando a estratégia é executada de forma correta e assertiva. Com elas, é possível atrair o público certo para o seu conteúdo, apostando em segmentações qualificadas e verificando sempre os indicadores para entender o andamento das ações.
Então, vamos ver como criar uma promoção no Instagram com recursos pagos:
8. Trabalhe com influenciadores
Os influenciadores digitais são uma forma de publicidade paga que tem crescido muito no Instagram. Essa estratégia une algumas características das campanhas publicitárias tradicionais ao marketing boca a boca. Quem segue determinado influencer, acredita que, ao divulgar aquele produto, aquela pessoa está dando um atestado de qualidade para ele.
Em geral, os usuários acham válida a opinião daquela pessoa e, por isso, essas campanhas costumam ser um ótimo negócio. Mas atenção: é preciso escolher bem quem será o rosto dessa divulgação.
Uma pessoa sem nenhuma relação com o seu produto ou serviço pode acabar não gerando efeito algum. Afinal, a audiência dessa pessoa não tem nenhuma relação com a sua e, por isso, os resultados não se concretizam.
Além disso, ainda que determinado influencer faça um trabalho que tenha relação com o seu negócio, é preciso verificar se ele não está “cancelado” na internet. Uma má reputação pode acabar sendo transferida para você — e isso pode ser muito prejudicial.
9. Faça sorteios
Os sorteios também são uma forma de promoção muito popular no Instagram. Para ter sucesso nessa estratégia, o ideal é oferecer um objeto que seja um desejo de consumo do seu público. De preferência, algo que seja da sua marca ou que ela seja conhecida por fornecer. Assim, o engajamento tende a ser mais alto.
Lembre-se de fazer um processo transparente para que os seus seguidores não se sintam enganados. Se possível, faça o sorteio ou seleção dos ganhadores ao vivo. Em caso de concursos culturais, deixe uma votação pública ou escolha jurados sem envolvimento com os participantes. Peça também para que a sua família e amigos não participem, pois, caso algum deles seja selecionado, isso pode ser algo negativo entre os seus seguidores.
💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram: dicas, apps e exemplos
E, se você preferir, também disponibilizamos gratuitamente uma ferramenta para você sortear nomes online e realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:
10. Crie WOW Moments
Essa é uma estratégia que tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos. Os wow moments são ações que a empresa organiza que superam a expectativa dos clientes. Geralmente, elas são associadas a algum acontecimento que o cliente experienciou e contou para a empresa.
Por exemplo, um cachorro que comeu o cartão do dono e, ao solicitar um novo, ele conta essa história para a instituição financeira. Ao enviar um cartão novo, a instituição decide enviar também um brinquedo para o cachorro em formato de cartão para que ele possa mastigá-lo — caso que virou até uma ação do Nubank.
Assim, a partir de uma pequena história, é possível construir uma memória com o cliente. Nesse caso, é necessário investir tanto em um presente personalizado quanto na logística de entrega. Contudo, essas histórias têm grandes chances de viralizarem no Instagram e aumentarem o engajamento da sua marca.
11. Anuncie com o Instagram Ads
O Instagram Ads é a ferramenta de criação de anúncios pagos no Instagram. Com ela é possível promover qualquer conteúdo pelo seu perfil, em qualquer formato aceito pela plataforma — seja Stories, Reels ou publicações do feed.
Para usar o Instagram Ads, é preciso ter uma conta comercial, criar um login no Gerenciador de Negócios do Facebook e adicionar esse perfil de Instagram no gerenciador. Depois, basta acessar o gerenciador, fazer as seleções de público, criar a campanha, definir um orçamento e começar a divulgar!
Essa estratégia depende muito da primeira parte: a seleção de público. Existem muitas segmentações possíveis, desde idade e gênero, até pessoas que curtem determinada página. Por isso, estude bem essa área antes de começar a investir o seu dinheiro em tráfego pago no Instagram.
💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads? [guia completo]
12. Contrate profissionais para lives no seu perfil
Outra possibilidade para fazer promoção no Instagram com conteúdo pago é por meio das lives, utilizando profissionais famosos no mercado. A ideia é que você contrate alguém que é conhecido pela sua audiência para falar no seu perfil.
A pessoa deverá divulgar no perfil dela a live que será feita no seu perfil. Assim, você gera um engajamento com a audiência dela e também com o seu público, proporcionando conteúdo interessante e qualificado para eles.
Depois, você sempre terá a live salva e pode até usá-la em uma página de conversão para captar informações de leads. Aqui, é importante se atentar aos mesmos pontos que mencionamos na estratégia de influencers ao escolher um palestrante que tenha a ver com a sua marca.
💡 Saiba mais: Como fazer lives de sucesso para seu negócio?
13. Use o Instagram Shopping (Compras no Instagram)
O Instagram Shopping, também chamado de Compras no Instagram, é um recurso que permite marcar produtos de um e-commerce no seu perfil com etiquetas de compra. Dessa forma, você abre sua própria loja na rede social, importando itens de um catálogo existente.
Quem tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode fazer a integração com o Instagram Shopping (Compras no Instagram), criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras). Assim, é possível divulgar promoções em quantos produtos você quiser, podendo marcar até 20 itens por foto.
Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.
Como anunciar no Instagram?
Agora que você sabe como fazer promoção no Instagram, deve estar se perguntando como funciona o impulsionamento de posts pelo Instagram Ads, ou seja, o anúncio pela rede social. Para promover uma publicação, é só seguir os passos abaixo:
- Vá até a publicação que você quer impulsionar e selecione “Turbinar Publicação”;
- Escolha uma meta (mais visitas ao perfil, mais acessos ao site ou mais mensagens) e clique em “Avançar”;
- Selecione o público-alvo desejado (você pode optar pelo direcionamento automático do Instagram ou criar seu próprio público segmentado);
- Defina o orçamento do seu anúncio, começando em R$ 6 por dia;
- Defina a duração do anúncio, a partir de 1 dia, e clique em “Avançar”;
- Confira as informações e, se ainda não tiver, adicione uma forma de pagamento;
- Toque em “Turbinar publicação” para enviar seu anúncio para análise;
- Aguarde 24 horas para a liberação da sua publicação.
Se quiser impulsionar um story, é só clicar no botão de mais opções e selecionar “Turbinar story”. Você deverá seguir os mesmos passos para patrocinar seu story, escolhendo entre os stories qualificados do seu perfil.
📹 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?
Saber como fazer propaganda de produtos nas redes sociais — não apenas no Instagram — é fundamental para o sucesso de um negócio. E, seja você um freelancer de social media ou uma agência especializada, conseguir ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos é importante para a sua carreira.
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7 ideias de promoção no Instagram
Se você precisa de ideias para fazer promoção no Instagram, confira algumas sugestões:
- Faça um sorteio de um kit de produtos da sua loja para seus seguidores, pedindo que as pessoas sigam o perfil e marquem dois amigos;
- Divulgue um cupom de desconto exclusivo com duração limitada nos seus stories;
- Faça uma live e ofereça descontos únicos para quem está assistindo;
- Faça um concurso e premie o story mais criativo entre os usuários;
- Divulgue um brinde que será oferecido aos seguidores em compras acima de um determinado valor na sua loja virtual;
- Crie uma promoção de desconto progressivo, de modo que o desconto aumente conforme o consumidor compra mais produtos na sua loja online;
- Ofereça um cupom de desconto para primeira compra, de modo a atrair novos clientes na rede social.
Para criar o melhor cupom de desconto para a sua loja sem causar prejuízos, recomendamos a leitura do artigo abaixo:
💡 Saiba mais: O que é preço promocional e como defini-lo corretamente?
Tudo certo sobre as promoções no Instagram?
Apresentamos 12 possibilidades sobre como fazer promoção no Instagram de forma gratuita ou paga. E aí, já escolheu as mais adequadas para o seu negócio?
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