Como fazer orçamento para loja virtual? [passo a passo]
![Como fazer orçamento para loja virtual? [passo a passo] Pote de moedas virado na mesa representa o orçamento para loja virtual](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2023/03/orcamento-loja-virtual.jpg)
- Para montar o orçamento da sua loja virtual, você precisa definir os objetivos, listar as despesas, pesquisar os concorrentes e montar o catálogo de produtos;
- De modo geral, criar um orçamento para sua loja online antes da inauguração, te ajuda a ter mais clareza dos seus gastos e a planejar despesas de forma eficiente;
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Você sabe montar um orçamento para loja virtual? Segundo o Painel de Abertura dos Pequenos Negócios, do Sebrae, o número de empresas abertas em 2024 somou quase 4,2 milhões, recorde do levantamento. O crescimento foi de 9,9% em relação ao ano anterior e de 128% em dez anos.
Esses dados mostram, sem sombra de dúvidas, que a taxa de empreendedorismo tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos. Pensando nisso, é importante usar estratégias para se destacar em um mercado tão competitivo.
É exatamente neste ponto que saber como fazer um orçamento para loja virtual pode te ajudar. Isso porque, a grande questão que afeta a maioria dos novos negócios está relacionada à falta de controle financeiro, que compromete o sucesso a longo prazo.
Pensando nisso, criamos este artigo completo com um passo a passo detalhado e as principais estratégias sobre como criar um orçamento para loja virtual.
Antes de começar, aproveite para baixar, gratuitamente, a planilha de fluxo de caixa. Com ela, você consegue monitorar todas as entradas e saídas da sua empresa, além de visualizar a saúde financeira do negócio como um todo:
Como fazer um orçamento para loja virtual?
Um bom empreendedor deve saber que abrir uma empresa exige, antes de tudo, um plano de negócios e um gerenciamento financeiro adequado.
Sabendo disso, para fazer um orçamento para a sua loja virtual, é necessário focar nos seguintes passos:
1. Defina os objetivos do e-commerce
Sem determinar os objetivos financeiros do seu e-commerce é muito mais difícil crescer, já que estabelecer metas costuma ser o primeiro passo para o sucesso de toda empresa.
Por isso, antes de tudo, faça perguntas básicas que vão orientar suas decisões financeiras:
- Quanto dinheiro tenho para investir?
- Qual valor máximo posso gastar por mês sem comprometer o negócio?
- Quanto posso gastar com ações de marketing?
- Quanto quero faturar por mês? E por ano?
- Quanto quero guardar para emergências?
2. Liste todas as despesas
Antes de montar uma loja virtual, é preciso saber se você vai conseguir arcar com as despesas envolvidas. Por isso, faça uma boa pesquisa para entender os valores base que deverão ser desembolsados.
Aqui estão algumas perguntas que podem te guiar no momento de listar as despesas do e-commerce:
- Quais são os custos fixos do meu negócio? (ex.: plataforma de e-commerce, domínio e ferramentas de gestão);
- Quais despesas variam de acordo com as vendas? (ex.: frete, embalagem, taxa de pagamento);
- Quais ferramentas ou assinaturas são importantes para o funcionamento da loja?
- Preciso contratar funcionários? Quanto posso pagar?
3. Pesquise seus concorrentes
Sabia que você tem muito o que aprender com a concorrência? Não somente entender onde se encaixa no mercado, mas também tê-la como ferramenta de análise.
Neste passo, busque por depoimentos de empreendedores do mesmo nicho de mercado em que você deseja começar e analise pesquisas, dados e levantamentos feitos para seu setor.
Com essa análise dos concorrentes você vai conseguir responder perguntas básicas para entender o potencial de receita da sua loja:
- Qual o preço médio dos produtos que vou vender?
- Quanto espero vender por mês?
- Quem é meu público-alvo e quanto ele está disposto a pagar?
- Qual o faturamento médio das lojas do mesmo nicho de mercado?
- Existe sazonalidade que pode impactar as vendas?
- Quanto tempo espero para ter lucro?
💡Saiba mais: Análise da concorrência: o que é e como fazer para se destacar
Dica extra: estimando o faturamento de concorrentes
Para estimar o faturamento dos concorrentes, existe uma conta rápida que você pode fazer. Confira como:
- Por meio de ferramentas especializadas, veja o tráfego aproximado no site dos concorrentes. Uma delas é o Similarweb, que permite verificar até 5 domínios grátis;
- Calcule o número de pedidos multiplicando o tráfego pela taxa de conversão média do e-commerce para o período ou para o segmento;
- Multiplique o número de pedidos obtido pelo ticket médio do e-commerce ou do segmento para o período.
Esses dados sobre taxa de conversão e ticket médio podem ser obtidos em estudos da indústria, como o NuvemCommerce, o relatório anual da Nuvemshop sobre o e-commerce.
Por exemplo, poderíamos estimar o faturamento de um concorrente assim:
- Vamos supor que o tráfego do site seja projetado em 20 mil visitas mensais;
- Conforme dados do NuvemCommerce, a taxa de conversão para lojas de saúde e beleza foi de 1,3% em 2023. Então, seriam 200 mil visitas multiplicadas por 1,3%: 260 pedidos mensais;
- O ticket médio para o segmento no mesmo período foi de R$ 227. Então, o faturamento estimado ficaria em 2.600 pedidos vezes R$ 277, que resulta em pouco mais de R$ 59 mil.
4. Monte seu catálogo de produtos
Esse passo é muito importante para o seu orçamento. Se fizer um planejamento correto, existem grandes chances de conseguir manter seu balanço financeiro positivo em um prazo não tão longo.
Nesse sentido, tente responder os seguintes questionamentos:
- Quais as categorias dos produtos que vou oferecer?
- Quem serão meus fornecedores?
- Qual o tamanho do meu estoque?
- Em quanto tempo vou precisar reabastecer (giro de estoque)?
5. Verifique como está se saindo
Como vimos, o orçamento para loja virtual é só o começo. Para que seu negócio dê certo é importante acompanhar as finanças e fazer revisões frequentes.
Isso porque, ao longo do processo, você pode identificar despesas que não estão trazendo retorno e podem ser descartadas do seu planejamento. Dessa forma, você consegue liberar recursos para outras áreas, como investimento em marketing, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que é redução de custos e como diminuir as despesas?
Exemplo de orçamento de loja virtual
Abaixo, montamos um exemplo de orçamento para loja online de cosméticos, elaborado com base no passo a passo que mostramos. Confira como colocar em prática cada etapa:
Objetivos financeiros e investimento:
- Ter uma margem de lucro de 30% sobre as vendas;
- Aumentar o faturamento em 10% no primeiro ano;
- Investimento inicial de R$ 20 mil para o lançamento da loja;
- Valor máximo de R$ 2 mil para despesas fixas e variáveis;
- Reserva de R$ 3 mil para emergências.
Despesas fixas e variáveis
- Plataforma de e-commerce: R$ 100 por mês;
- Domínio: R$ 50 por ano;
- Ferramentas de marketing: R$ 150 por mês;
- Frete: R$ 15 por pedido;
- Embalagem: R$ 5 por pedido;
- Taxa de pagamento: 2% sobre o valor da venda.
Catálogo de produtos
- Cuidados com a pele: hidratantes, séruns e protetores solares;
- Cuidados com o cabelo: shampoo, condicionador e máscaras de tratamento;
- Maquiagem: base, corretivo, batom e blush.
Fornecedores
- Indústria de cosméticos nacional: cuidados de cabelo e pele;
- Distribuidor local: maquiagem.
Projeção de receita
- Preço médio dos produtos: R$ 50 (cuidados com o cabelo e pele);
- Estimativa de vendas mensais: 300 produtos/mês;
- Estimativa de recebimento bruto: R$ 15.000.
Estoque
- Produtos no estoque inicial: 500;
- Custo de aquisição do estoque: R$ 18.000;
- Tempo de reabastecimento: 30 dias de acordo com a rotatividade esperada.
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Agora que você já sabe como fazer o orçamento para uma loja online, chegou o momento de colocá-lo em prática! Lembre-se de que todo negócio exige um planejamento financeiro eficiente para ter sucesso, inclusive o e-commerce.
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