10 dicas de como finalizar um e-mail [+ exemplos]

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Pontos principais do artigo:
  • Saber como finalizar um e-mail influencia diretamente na forma como a sua mensagem vai ser recebida e tratada pelo destinatário;
  • Além disso, a despedida pode variar de acordo com o nível de formalidade, o contexto da situação e o objetivo da mensagem;
  • Se você precisar de ajuda, pode baixar o e-book gratuito com o passo a passo de como fazer um e-mail marketing de sucesso para contatar seus clientes.

Apesar de muita gente achar que o e-mail morreu, a verdade é que ele está mais vivo do que nunca. De acordo com a 9ª edição do NuvemCommerce, que é o levantamento anual do e-commerce brasileiro, o e-mail marketing é uma das principais estratégias usadas pelas empresas para atrair clientes e aumentar as vendas.

Mas, para garantir que a sua mensagem seja recebida da maneira correta, é preciso saber como finalizar um e-mail da forma adequada — e nem sempre vai ser com “Atenciosamente”.

Quer descobrir outras maneiras mais criativas e interessantes de terminar um e-mail? Então, continue a leitura! Neste artigo, separamos as dez melhores dicas para escrever e-mails e mais de 30 exemplos para se inspirar. Confira!

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10 dicas para finalizar o seu texto de e-mail

A maneira como você começa e termina um e-mail pode influenciar diretamente na forma como a sua mensagem vai ser recebida pelo destinatário. Por isso, listamos algumas informações nas quais você precisa estar atento antes de finalizar qualquer mensagem. Veja:

1. Seja objetivo

A regra de ouro para escrever um e-mail — seja no início ou no final — é ser objetivo. Afinal, lembre-se de que as pessoas, geralmente, conferem seus e-mails pelo celular ou no ambiente de trabalho. Por isso, é importante que a sua mensagem seja clara e objetiva para conquistar a atenção do destinatário.

Para isso, a dica é usar termos simples, evitar informações desnecessárias e definir um único objetivo para cada e-mail. Afinal, mensagens longas ou abordando vários assuntos podem se tornar confusas e facilmente ignoradas.

💡 Saiba mais: Assuntos de e-mail marketing para se inspirar

2. Adeque a linguagem

Além de considerar a personalidade da sua marca na hora de comunicar, conhecer o seu público-alvo também é fundamental para ajustar o tom, a escolha de palavras e o estilo de comunicação que será usado no texto.

Se você está enviando um e-mail promocional para um consumidor, por exemplo, uma linguagem mais informal e amigável pode fazer sentido. Mas, se você está fazendo uma venda B2B e lidando com outras empresas, a linguagem formal é a mais indicada.

💡 Saiba mais: O que é B2B e B2C e qual a diferença entre os dois modelos?

3. Suavize mensagens negativas

Ninguém gosta de receber notícias ruins, não é mesmo? Por isso, se você precisa passar uma mensagem negativa, como um alerta de cobrança ou uma notificação de encomenda atrasada, tenha cuidado com as palavras para amenizar o impacto sem deixar de dizer o que precisa.

Aqui, uma dica de como finalizar o e-mail é oferecer uma solução para o problema. No caso da cobrança, por exemplo, você pode facilitar a emissão de uma 2ª via do boleto. Já se for um pedido atrasado, ofereça a opção de rastreamento da encomenda para que o consumidor possa acompanhar a sua entrega em tempo real.

💡 Saiba mais: O que é um script de cobrança e como montar um?

4. Cuidado com abreviações

Mesmo que você escolha usar um tom de voz mais informal, é preciso ter cuidado com abreviações. Termos como “vc”, “tbm” e “agr”, apesar de já serem bem conhecidos, podem não ser o ideal para usar em uma comunicação por e-mail.

Usar emojis, chamar o cliente pelo nome e apostar em um tom de conversa, por exemplo, são algumas maneiras de criar essa sensação de proximidade sem precisar recorrer às abreviações, que podem não ser entendidas por todas as pessoas.

Veja um exemplo:

“Oi, [Nome]! Tudo bem? Acabamos de lançar uma coleção que tem a sua cara! Tá cheia de coisas incríveis e com frete grátis até o dia XX. Aproveite! 😉”

Lojistas que usam a Nuvemshop, por exemplo, podem contar com o Nuvem Marketing (ex Perfit) para ajudar nessa tarefa.

A solução, que é uma automação integrada diretamente na plataforma, usa um modelo de inteligência artificial para analisar os dados das interações dos clientes e aprimorar as estratégias de comunicação usadas no e-mail marketing do seu negócio, ajustando a estratégia para obter melhores resultados.

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5. Informe sobre anexos

Os arquivos anexados a um e-mail ficam depois da mensagem. Assim, é comum que muitas pessoas não vejam ou mesmo tenham receio de baixar o arquivo e cair em algum tipo de golpe ou malware, que são os famosos vírus.

Por isso, se a sua mensagem inclui algum tipo de documento, como um boleto bancário ou um catálogo de produtos digital, lembre-se de avisar o destinatário que existe um arquivo anexo (e informar do que se trata) antes de finalizar o e-mail.

💡 Saiba mais: Como evitar que meu email seja considerado SPAM?

6. Indique os próximos passos

Incluir os próximos passos na hora de finalizar um e-mail também é essencial para guiar o destinatário e incentivar que ele realize a ação que você espera. Portanto, deixe claro o que você deseja que a pessoa faça depois de ler a mensagem.

Além disso, sempre que possível, busque facilitar esse processo. Se o objetivo é que a pessoa entre em contato, informe por onde ela deve fazer isso. Se ela deve visitar a sua loja virtual, adicione um link que a direcione para o site.

💡 Saiba mais: O que é call to action (CTA) e como criar uma chamada que vende?

7. Use gatilhos mentais

Assim como indicar claramente os próximos passos, usar gatilhos mentais também pode ser uma forma de incentivar que a pessoa que está recebendo o e-mail realize uma ação a partir do seu recebimento.

O gatilho de urgência, por exemplo, faz com que o leitor sinta que precisa agir rápido para não perder a oportunidade. Por isso, essa pode ser uma boa estratégia para finalizar um e-mail com uma oferta por tempo limitado. Veja um exemplo:

“Oi [Nome],

Não perca essa! ⏳

Hoje é o último dia para aproveitar 50% de desconto em toda a nossa loja! Essa é a sua chance de garantir seus produtos favoritos por metade do preço. Mas corra, a oferta termina à meia-noite e as peças mais desejadas já estão acabando!”

💡 Saiba mais: O que é prova social e como utilizar esse gatilho mental?

8. Escolha uma despedida adequada

Acredite: nem sempre é preciso terminar um e-mail com “Atenciosamente”. Da mesma forma que adequamos a linguagem do texto, também vale a pena escolher uma despedida que esteja alinhada ao tom de voz escolhido.

Para falar com clientes, por exemplo, você pode usar algo como “Abraços”, “Esperamos por você” ou “Conte conosco”, caso esteja oferecendo alguma ajuda. Já para parceiros de negócio, opções mais profissionais, como “Cordialmente” ou “Grato”, funcionam bem.

💡 Saiba mais: Frases prontas para usar no atendimento ao cliente

9. Inclua uma assinatura

Ainda que o seu nome esteja no remetente do e-mail, também é importante incluir uma assinatura para que o destinatário saiba com quem está falando sem precisar ficar procurando por essa informação.

Aqui, lembre-se de incluir seu nome, cargo, nome da empresa e formas de contato. Nesse caso, o ideal é fazer uma assinatura personalizada, incluindo o logotipo da empresa e um link para o site, pois isso vai facilitar caso o cliente queira saber mais sobre o seu negócio ou mesmo confirmar a sua identidade.

💡 Saiba mais: Como criar um e-mail personalizado grátis?

👉 Ferramenta grátis: Criador de logo

10. Revise o e-mail

Por fim, a última dica para finalizar um e-mail é sempre lembrar de revisar a mensagem antes de enviar. Isso inclui, por exemplo, conferir se o conteúdo está fácil de ser lido, se os links estão funcionando e se o arquivo foi realmente anexado (quando for o caso).

Algumas boas práticas são manter o texto alinhado à esquerda e usar negrito ou itálico para destacar partes importantes. Assim, você direciona a atenção do destinatário para essas informações e garante que elas não passarão despercebidas.

💡 Saiba mais: Exemplos de e-mail marketing para se inspirar e vender mais

30 exemplos de como finalizar um e-mail

Agora, confira alguns exemplos práticos de como finalizar um e-mail de acordo com o nível de formalidade de cada situação:

E-mail formal / profissional

Algumas alternativas para finalizar um e-mail formal ou profissional são:

  • Atenciosamente;
  • Cordialmente;
  • Respeitosamente;
  • Com os melhores cumprimentos;
  • À disposição para quaisquer esclarecimentos;
  • Sempre às ordens.

Dentre as opções, o “Atenciosamente” tende a ser o mais comum por não ser tão formal nem tão informal. Mas você também pode explorar outras alternativas de acordo com o nível de seriedade da comunicação.

Veja um exemplo:

“Por aqui, fico à disposição para quaisquer esclarecimentos,

(Seu nome)

(Seu cargo)

(Nome da empresa)

(Canais de contato)”

E-mail de solicitação

Para finalizar um e-mail de solicitação, você pode usar algumas das seguintes opções:

  • Fico no aguardo de sua resposta;
  • Aguardo notícias;
  • Conto com sua colaboração;
  • Aguardo sua confirmação;
  • Agradeço desde já pela atenção;
  • Aguardo um retorno breve.

Aqui, a ideia é investir em termos que indiquem que você aguarda uma resposta. Assim, eles podem funcionar como um lembrete de que o destinatário precisa realizar uma ação a partir do recebimento do e-mail.

Veja um exemplo:

“Aguardo sua confirmação para que possamos seguir com o pedido.

(Seu nome)

(Seu cargo)

(Nome da empresa)

(Canais de contato)”

E-mail de agradecimento

Já as formas mais comuns para finalizar um e-mail de agradecimento são:

  • Grato (a);
  • Agradeço a sua atenção;
  • Agradeço mais uma vez pelo seu apoio;
  • Sua ajuda foi essencial;
  • Obrigado por nos escolher;
  • Ficamos felizes em tê-lo conosco.

Nesse caso, também é importante adaptar a mensagem ao contexto da situação. Em um e-mail de confirmação de pedido em uma loja virtual, por exemplo, vale a pena reforçar o nome da marca para ajudar a criar uma conexão com o cliente.

Veja um exemplo:

“Obrigada por escolher a (Nome da Loja). Ficamos felizes em tê-lo conosco!

(Nome da empresa)

(Canais de contato)”

💡 Saiba mais: Como fazer uma página de agradecimento?

E-mail informal

Em um e-mail informal, algumas opções de despedida para finalizar a mensagem são:

  • Até breve;
  • Até a próxima;
  • Abraço;
  • Tenha um bom dia;
  • Tenha uma ótima semana;
  • Nos falamos em breve.

Nessas situações, você pode investir em um tom mais amigável e próximo, como se estivesse falando com a outra pessoa. É a forma ideal para escrever para amigos, mas também pode ser utilizada para marcas que adotam uma postura mais humanizada.

Veja um exemplo:

“Se tiver alguma dúvida ou precisar de suporte com o seu pedido, estamos por aqui para ajudar!

Nos falamos em breve,

(Nome da empresa)

(Canais de contato)”

E-mail em inglês

Caso você faça vendas para fora do Brasil ou precise lidar com fornecedores internacionais, algumas maneiras de finalizar um e-mail em inglês são:

 

  • Sincerely;
  • Best regards;
  • Thank you;
  • Best wishes;
  • Respectfully yours;
  • With Anticipation.

“Sincerely” e “Best regards”, por exemplo, são opções mais formais. Se você não deseja ser tão sério, pode usar “Best wishes” ou “Thank you”. E, caso esteja falando com um amigo, outra opção é “Take care”.

Veja um exemplo:

“Thank you for your time and consideration.

Best regards,

(Seu nome)

(Seu cargo)

(Nome da empresa)

(Canais de contato)”

Aprendeu como finalizar um e-mail?

Como vimos, saber como finalizar um e-mail é essencial para garantir que a nossa mensagem alcance o seu objetivo. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha te inspirado com algumas ideias para colocar em prática.

E, se você usa o e-mail para se comunicar com seus clientes, que tal também apostar em um e-commerce próprio? Crie a sua loja virtual gratuita com a Nuvemshop e conte com todos os recursos de que precisa para começar a vender e lucrar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como finalizar um email

No lugar de “Att.” (abreviação de “attenttion to”), é possível usar outras alternativas para finalizar um e-mail. Em português, por exemplo, a abreviação correta seria “At.te”, mas você também pode usar “Com meus melhores cumprimentos”, “Saudações” ou “Respeitosamente”.

Caso opte pelo “Atenciosamente”, você deve usá-lo no final do e-mail seguido pelo seu nome, nome da empresa em que trabalha e canais de contato.

Algumas dicas para finalizar um e-mail são: ser objetivo, adequar a despedida à situação, informar sobre anexos, indicar os próximos passos e incluir uma assinatura. Lembre-se sempre de também revisar o e-mail antes de enviar.

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