Guia completo para fazer entrega em loja virtual

Mãos entregam caixa de papelão, representando como fazer entregas de loja virtual
Pontos principais do artigo:
  • A entrega de uma loja virtual é importante para o sucesso de uma venda. Afinal, se o prazo ou as opções de envio não forem satisfatórias para o cliente, ele deixará de comprar do seu negócio;
  • Os principais tipos de entrega de loja virtual são os Correios, transportadoras e fretes personalizados;
  • Algumas dicas para fazer entrega de loja virtual são cuidar da logística do seu e-commerce e facilitar a retirada na loja física;
  • Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível baratear o frete do seu negócio. Além disso, você ainda tem a opção de utilizar aplicativos de envio integrados ao seu site.

O frete é um ponto fundamental no e-commerce, já que ele é uma parte importante da experiência de compra do cliente na internet. Por isso, se você se preocupa sobre como fazer entregas de loja virtual, saiba que essa é uma questão muito válida para ter sucesso nas vendas!

De nada adianta ter uma loja com o melhor design e com o processo de pagamento mais simples e eficiente do mundo, se, por outro lado, o cliente não recebe o produto em sua casa (ou recebe o produto atrasado).

Isso gera um estresse desnecessário entre lojista e consumidor, criando incertezas sobre a qualidade do serviço e a confiabilidade da sua loja.

Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos conferir dicas sobre como fazer entregas de loja virtual. Além disso, você encontrará as melhores estratégias para contratar frete para loja virtual. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como funciona a logística de uma loja virtual?

A entrega de uma loja virtual é importante para o sucesso de uma venda. Afinal, se o prazo ou as opções de envio não forem satisfatórias para o cliente, ele deixará de comprar do seu negócio.

Portanto, para que o cliente receba uma mercadoria dentro do prazo, existem outros fatores. Alguns deles são:

  • Armazenamento e estoque;
  • Separação da mercadoria;
  • Envio da encomenda ao cliente;
  • Resolução de problemas relacionados à entrega;
  • Cálculo do valor do frete;
  • Contato com os operadores de logística (Correios e/ou transportadoras);
  • Se tiver uma frota própria, é fundamental gerenciar a frota (manutenção, combustível etc).

Pode parecer simples, mas cada uma dessas etapas precisam ser planejadas para que nada saia fora do controle.

💡 Saiba mais: O que é e como otimizar a logística para e-commerce?

Quais são os tipos de entregas de loja virtual?

Existem três principais formas de enviar os produtos da sua loja virtual aos clientes: frete personalizado, transportadora ou Correios. Vamos conhecê-las:

1. Correios

A primeira é você mesmo ir até a uma agência dos Correios e despachar o seu produto ou fazer um contrato com os Correios para ter direito a alguns benefícios exclusivos, como a retirada dos itens em seu endereço.

Os principais tipos de envio dos Correios são:

  • PAC: sigla para Prático, Acessível, Confiável, esse tipo de envio tem preços menores e prazos mais longos e cobre praticamente todo o Brasil;
  • PAC Mini: assim como o PAC, é um modo de envio econômico, porém voltado a encomendas de pequenos peso e volume, de até 300g e 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento);
  • Sedex: entrega expressa, custa mais caro que o PAC, porém tem prazos mais rápidos;
  • Sedex Hoje: modalidade do Sedex em que as entregas chegam no mesmo dia em que foram postadas;
  • Sedex 10: tipo de Sedex em que as encomendas são entregues até as 10h do dia seguinte ao da postagem;
  • Sedex 12: modalidade em que as entregas chegam até o meio-dia do dia seguinte ao que foram postadas.
  • Frete Internacional: quatro modalidades de envio que cabem em todos os bolsos.

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de frete

Quem tem uma loja virtual grátis na Nuvemshop consegue descontos exclusivos sem precisar de contrato com os Correios. Isso é possível graças à nossa ferramenta Nuvem Envio, que permite emitir as etiquetas diretamente pelo painel.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

2. Transportadoras

Outra alternativa é utilizar uma transportadora. Existem muitas empresas de envios que oferecem serviços especializados para e-commerce. Transportadoras costumam ser ótimas opções quando se trabalha com produtos acima do limite dos Correios (de até 30 kg e soma das dimensões de 200 cm). Confira também, uma boa lista de transportadoras.

Fora isso, hoje em dia, existem várias opções de entregas expressas feitas por motoboys. Esse modelo pode funcionar muito bem para entregas próximas ao seu endereço. Empresas como a Loggi, por exemplo, realizam esse tipo de envio de forma rápida e prática.

Na Nuvemshop, lojistas que tem mais de 200 pedidos mensais podem utilizar o Nuvem Envio Collect, uma ferramenta que escolhe a transportadora mais vantajosa para a entrega por meio de um algoritmo. A coleta das encomendas é feita onde você escolher e o acompanhamento das entregas é realizado online.

3. Frete personalizado

Por meio do frete personalizado, você será capaz de realizar as entregas como preferir. Isso inclui por meio de carros, motos e bicicletas próprios.

Caso essa seja a opção da sua loja virtual, não se esqueça de contabilizar os custos para essas entregas. Desse modo, você não sai no prejuízo, ok?

💡 Saiba mais: Como funciona o frete econômico?

Na Nuvemshop, você pode configurar entregas personalizadas facilmente, criando diversas formas de envio de acordo com a faixa de peso, faixa de preço e cidade ou estado do cliente.

Por fim, para facilitar a forma como contratar frete para loja virtual, você ainda tem a opção de utilizar aplicativos integrados ao seu site, como a Kangu, a Frenet e o Melhor Envio. Esses gateways de frete comparam os melhores preços e serviços de entrega de acordo com a dinâmica do seu negócio.

Além disso, existem alternativas de convênios de fretes com empresas, como a Melhor Envio e Mandaê, que reduzem os custos dos Correios e facilitam a gestão. Fazer essa escolha pode ser a grande diferença entre oferecer um frete barato ou um frete caro.

Isso diminui os custos (para você e seu cliente) e simplifica a logística. Para conhecer essas e outras ferramentas, confira a Loja de Aplicativos da Nuvemshop.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Como fazer entregas de loja virtual?

Não há muito segredo quando se fala sobre como conseguir fazer entregas de loja virtual. No entanto, para realizar essa tarefa com eficiência e qualidade, é necessário ficar atento a algumas dicas fundamentais sobre frete para e-commerce, que resumidamente são:

  1. Cuide da logística do seu e-commerce;
  2. Ofereça frete grátis;
  3. Facilite a retirada na loja física;
  4. Permita o acompanhamento da encomenda;
  5. Comunique as suas alternativas de frete.

Agora, vamos conhecer o detalhe de cada etapa de como fazer entregas de loja virtual:

1. Cuide da logística do seu e-commerce

O primeiro passo para garantir as entregas da loja virtual com agilidade é a preocupação com a logística do seu e-commerce como um todo. Isso envolve não apenas o envio das mercadorias em si, mas também o processo anterior, que compreende:

  • Controle de estoque: com um estoque bem organizado, fica mais fácil postar as encomendas com prontidão;
  • Separação dos pedidos (ou picking): sempre que uma compra for feita, pegue os itens do pedido e faça uma conferência para confirmar se não há nenhum erro;
  • Embalo da encomenda (ou packing): prepare uma embalagem à prova de danos para o transporte e tome cuidado para que ela não seja muito maior que o necessário (assim, você não paga mais caro sem necessidade no frete).

2. Ofereça frete grátis

Por meio dessa alternativa, o lojista é o responsável pelos custos do envio. A viabilidade dessa estratégia dependerá do valor do seu ticket médio. Se ele for de R$ 50, por exemplo, dificilmente você poderá assumir o custo do envio, já que perderá bastante dinheiro a cada venda realizada. Já se o seu ticket médio for de R$ 1.000, torna-se algo mais viável.

Oferecer frete grátis, seguramente, minimizará a taxa de carrinhos abandonados e aumentará o volume de vendas, incrementando, assim, o faturamento e o lucro.

No entanto, se é inviável para você oferecer frete grátis para todas as vendas, é possível adotar estratégias menos agressivas, mas também eficazes, como o frete fixo. Para isso, pode-se oferecer esse benefício nas seguintes condições:

  • A partir de um determinado valor de produto;
  • Para regiões específicas cujas tarifas você conheça bem.

💡 Saiba mais: Como criar uma estratégia de frete grátis em seu e-commerce

3. Facilite a retirada na loja física

Uma alternativa fácil de implementar — e de enorme potencial — é oferecer ao cliente a possibilidade de retirar o produto na sua loja física, economizando, assim, o custo do frete. Para muitos consumidores, ir até a loja pode ser um sinal de boa economia. Além disso, ter uma filial física contribuirá para aumentar a confiança em seu negócio e facilitará novas compras.

💡 Saiba mais: Como oferecer pontos de retirada?

4. Permita o acompanhamento da encomenda

O envio do produto costuma gerar expectativa e ansiedade por parte do cliente, por isso, enviar a ele um código de rastreamento da encomenda tornará a experiência mais tranquila. Além disso, essa é uma maneira interessante de diminuir os telefonemas e e-mails perguntando sobre o estado do pedido.

💡 Saiba mais: O que é last mile e como otimizar?

👉 Ferramenta grátis: Rastreamento dos Correios

5. Comunique suas alternativas de frete

De nada servirá ter as melhores alternativas de frete se o seu cliente desconhece isso. Sendo assim, quaisquer que sejam os métodos de envio que você ofereça, divulgue as informações em sua página de “Como Comprar” ou “Perguntas Frequentes”. Essas páginas também devem conter suas informações da política de troca e devolução do seu e-commerce.

💡 Saiba mais: Por que ter uma política de entrega no e-commerce?

👉 Ferramenta grátis: Gerador de política de troca

Vale a pena ainda exibir o logotipo da empresa que realiza os envios no rodapé da sua loja e criar banners rotativos para comunicar os benefícios. Isso vai ajudar na tarefa de convencimento do cliente, que perceberá sua loja como comprometida com a eficiência e a qualidade das entregas.

💡 Saiba mais: Quais são os tipos de frete e como escolher o melhor?

Pronto para fazer as entregas da sua loja virtual?

Tenha sempre em mente que o frete é um dos pontos-chave do e-commerce e que uma boa política de envios poderá te colocar à frente da maioria dos concorrentes. Por isso, saber como fazer entregas de loja virtual é fundamental.

E, se ainda não começou a vender online, crie uma loja grátis na plataforma da Nuvemshop. Com ela, você poderá integrar sua loja virtual com as melhores opções de envio do mercado com facilidade!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Cuide da logística do seu e-commerce, ofereça frete grátis, facilite a retirada na loja física, permita o acompanhamento da encomenda e comunique suas alternativas de frete.

Correios, transportadoras e fretes personalizados.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies