8 estratégias profissionais para ganhar dinheiro no TikTok
- São várias as oportunidades de ganhar dinheiro no TikTok, a plataforma de compartilhamento de vídeos que conquistou os brasileiros;
- As principais formas de monetizar o TikTok são: TikTok Bônus, presentes virtuais em lives, presentes virtuais em vídeos, links de afiliados, promoção de produtos próprios, conteúdo patrocinado, Programa de Recompensas do Criador e TikTok Creator Marketplace;
- A melhor forma de como ganhar dinheiro no TikTok é sincronizando a sua loja virtual com a rede social. A Nuvemshop, por exemplo, tem uma integração com a plataforma que permite divulgar produtos de forma muito mais rápida e prática. Crie sua loja grátis e saiba mais!
As redes sociais já não são mais usadas apenas para estabelecer laços com outras pessoas. Hoje, é possível vê-las como uma forma de fazer renda extra e ganhar muito dinheiro, em alguns casos.
É por esse motivo que muitos usuários querem saber como ganhar dinheiro no TikTok, uma das plataformas que mais crescem no Brasil e é a queridinha do momento.
No geral, a formas mais comuns de monetizar o TikTok são os famosos desafios, que permitem acumular pontos que podem ser trocados por dinheiro de verdade. Além disso, influenciadores digitais também podem contar com um incentivo financeiro para continuarem produzindo conteúdo para a plataforma.
No entanto, existem outras maneiras que permitem que qualquer pessoa possa fazer dinheiro no TikTok, mesmo que não seja um influenciador. Uma das formas é sincronizando uma loja virtual, como a Nuvemshop, com a rede social. Nesse caso, você pode criar a sua loja grátis para testar:
Mas, se você quiser saber outras dicas e até boas práticas segundo a especialista em mídias sociais e branding da Nuvemshop, confira o conteúdo na íntegra!
Como ganhar dinheiro no TikTok?
As principais formas de ganhar dinheiro no TikTok são:
- TikTok Bônus;
- Presentes virtuais em lives;
- Presentes virtuais em vídeos;
- TikTok Creator Marketplace;
- Link de afiliados;
- Produtos próprios;
- Conteúdo patrocinado;
- Programa de Recompensas do Criador.
A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma delas. Mas, se você já tem um negócio e quer aprender como usar o TikTok para vender mais, confira o vídeo abaixo antes de seguir:
1. TikTok Bônus
TikTok Bônus é uma campanha de recompensas oferecidas pela plataforma de entretenimento para incentivar novos usuários e engajar as pessoas a continuarem usando o aplicativo.
Por meio dela, os usuários realizam algumas tarefas que são recompensadas com pontos. Cada tarefa vale um determinado número de pontos que podem ser trocados por dinheiro. Para você ter uma ideia, R$ 1 equivale a 10 mil rubis.
Para ganhar dinheiro no TikTok com pontos você precisa:
- Ter mais de 18 anos;
- Cumprir as tarefas;
- Resgatar o saldo de pontos até 30 dias após o último login.
As principais missões que geram recompensas na plataforma são:
Códigos de convite
Os códigos de convite para novos usuários representam a forma mais simples de lucrar no TikTok. Todos os usuários conseguem gerar um código próprio exclusivo e transformá-lo em um link que pode ser enviado para amigos pelo WhatsApp, Messenger ou outras ferramentas de mensagens.
Se essa pessoa se cadastrar usando o seu link e código, ambos recebem pontos. Além disso, se o novo usuário usar o TikTok e assistir 30 minutos de vídeos por dia durante 10 dias, essa recompensa pode chegar a mais de R$190, de acordo com os dados de agosto de 2023.
Vale lembrar que o link gerado tem validade de apenas 10 dias. Além disso, a plataforma cria promoções-relâmpago oferecendo um valor maior pela indicação, por isso, é importante ficar sempre de olho.
Missões diárias
Sabia que tem como ganhar dinheiro assistindo aos vídeos no TikTok? Essa modalidade faz parte das missões diárias propostas pela plataforma, nas quais os usuários precisam cumprir determinados desafios para ganhar moedas.
Outras tarefas também podem valer rubis, como publicar vídeos com sons recomendados, assistir anúncios ou usar cupons obtidos no aplicativo.
Contudo, essas missões não ficam disponíveis todo o tempo, então é preciso checar a aba de “TikTok Bônus” regularmente para não perder novas oportunidades para lucrar.
Essa é a forma mais comum de monetizar a plataforma. Mas será que é possível ganhar dinheiro no TikTok depois que acabam as missões? A resposta é que sim, como veremos logo a seguir.
💡 Saiba mais: Músicas em alta no TikTok
2. Presentes virtuais em lives
As lives, ou transmissões ao vivo, também fazem o maior sucesso e são uma forma de aprender como monetizar o TikTok. Por lá, os espectadores conseguem enviar presentes para quem estiver transmitindo, para mostrar o quanto estão gostando do conteúdo.
Cada presente equivale a uma quantidade de moedas da plataforma, e o influenciador pode acumulá-las e depois trocá-las por dinheiro real. No entanto, só podem fazer lives os usuários que somam mais de mil seguidores e tem acima de 16 anos.
💡 Saiba mais: Como fazer live no TikTok?
3. Presentes virtuais em vídeos
Assim como acontece com as lives, também é possível enviar presentes nos vídeos do TikTok. A diferença é que, nesse caso, ao invés de enviar presentes, os usuários enviam moedas para os criadores de conteúdo.
Para contar com essa funcionalidade, é necessário ter pelo menos 100 mil seguidores. Além disso, o perfil precisa ter sido criado há mais de 30 dias e o último vídeo publicado nos últimos 30 dias.
💡 Saiba mais: Passo a passo para editar vídeos no TikTok
4. TikTok Creator Marketplace
O TikTok Creator Marketplace (TCM) é uma ferramenta para conectar criadores de conteúdo e marcas. Nesse caso, as empresas que desejam vender pela internet entram em contato com a equipe da plataforma e deixam claro o perfil de influenciadores que precisam.
A partir daí, a equipe de monetização do TikTok aciona os produtores de conteúdo com mais afinidade à marca para participarem de campanhas pagas dessas empresas ou permuta.
A grande diferença entre o Creator Marketplace e o conteúdo patrocinado normal é que, com a ferramenta do TikTok, é a própria plataforma que faz a conexão entre marcas e influenciadores digitais. Já na publicidade tradicional, a empresa procura diretamente o influenciador (ou o contrário).
Perguntamos para Rayssa Vasconcelos, estrategista de mídias sociais e influenciadores na Nuvemshop, o que os lojistas precisam saber para investir nessa frente. Veja a dica que ela deu:
"No TikTok, o que importa é a vida real. Busque influenciadores que insiram seu produto de uma maneira natural nos conteúdos e tragam a indicação contextualizada nos vídeos. Isso passará muito mais credibilidade, soando como uma dica de amigo próximo em vez de um anúncio tradicional."
Ainda sobre esse assunto, ela reitera a imporância da liberdade criativa para os influenciadores. Para ela, é fundamental deixar o criador de conteúdo mais à vontade para contar sobre o produto à sua maneira.
Ou seja, tenha em mente que um discurso mais acessível e próximo performará muito melhor do que mensagens prontas e decoradas.
5. Marketing de afiliados
Outra opção para quem quer saber como ganhar dinheiro com TikTok é por meio de marketing de afiliados. Ou seja, o usuário divulga produtos ou serviços de outras empresas e ganha comissões por venda.
Essa é uma estratégia comercial comum e, muitas vezes, os usuários divulgam a marca em vários canais, como Instagram, Facebook e sites próprios, por exemplo. No caso do TikTok, a divulgação é feita por meio de links nos posts e na bio do TikTok, levando seus seguidores ao e-commerce das marcas.
Com isso, a cada venda realizada a partir de um link do seu perfil, você ganha uma porcentagem definida pela empresa parceira no ato da assinatura do contrato. Mas é importante saber que, para estar apto a esse tipo de parceria, é necessário ter mais de 10 mil seguidores.
💡 Saiba mais:
6. Produtos próprios
Se você é empreendedor e tem um negócio próprio, como uma loja virtual, o TikTok pode te ajudar a ampliar o alcance da sua marca e aumentar as vendas a partir da divulgação na plataforma.
Nichos de roupas, maquiagens e decoração, por exemplo, são alguns dos mais engajados no aplicativo. Ou seja, pode ser uma grande oportunidade para divulgar os produtos do seu catálogo online a um público que tem muito interesse no assunto. Principalmente agora que você sabe como ganhar dinheiro no TikTok.
💡 Saiba mais: Como vender no TikTok?
Além disso, uma das formas mais eficientes de promover uma marca no TikTok é integrar uma loja virtual à plataforma. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode conectar seu e-commerce com o TikTok Ads por meio de uma integração nativa.
Para isso, basta ter uma conta no TikTok for Business, acessar seu painel administrativo e seguir o caminho Mais canais de venda > TikTok> Conectar conta. Com isso, você poderá sincronizar seu catálogo de produtos com o TikTok e criar anúncios de seus itens facilmente na rede social.
Além disso, você pode instalar gratuitamente o aplicativo TikTok, a integração oficial da Nuvemshop com a plataforma de vídeos. Com ele, você pode criar vídeos, fazer anúncios e levar seus seguidores do TikTok para a sua loja virtual com um botão de compra. Há ainda o aplicativo pago TikTok Widget, que permite adicionar vídeos do TikTok à sua loja virtual.
👉 Confira: Como conectar o TikTok Ads com a sua Nuvemshop?
7. Conteúdo patrocinado
Quem se destaca no TikTok de alguma maneira, tem altas chances de conseguir patrocínios com marcas. Então, se você tem alguns seguidores e bastante engajamento nos conteúdos, é possível começar a monetizar o TikTok com as famosas “publis”.
As publis mais comuns no TikTok são realizadas em vídeos únicos e identificadas com a tag de “promoção paga”. Além disso, o próprio TikTok também pode patrocinar os criadores de conteúdo para participarem de #Challenges de campanhas oficiais da plataforma.
Nesse caso, os usuários navegam pela lista de desafios (ou #challenges), onde constam as orientações, critérios e possibilidades de recompensa. Então, basta enviar o seu conteúdo. Se for aprovado pela equipe da plataforma, o usuário poderá conferir o seu status de participação, estatísticas de engajamento e checar os ganhos mensais.
A grande vantagem dos conteúdos patrocinados é que não é preciso ser um grande influenciador para começar a monetizar no TikTok. Isso porque o forte da plataforma é a guia “Para você”, onde o número de seguidores não é importante.
Nesse caso, você pode conseguir parcerias mantendo um cronograma frequente de publicações, o que garante que o seu conteúdo vai aparecer mais vezes nessa guia, e conseguindo o mínimo de visualizações e engajamento nos posts.
💡 Saiba mais: Quais são as melhores horas para postar no TikTok?
8. Programa de Recompensas do Criador
O Programa de Recompensas do Criador, antes conhecido como Programa Criativo Beta, é um programa de monetização no TikTok criado pela própria plataforma. Ele serve para remunerar criadores de conteúdo por visualizações nos vídeos. Em média, a plataforma chega a pagar US$ 0,15 a cada mil visualizações.
O pagamento leva em conta critérios como engajamento, número de exibição dos vídeos, autenticidade, região em que o vídeo é exibido e adesão aos termos de uso e às diretrizes do aplicativo.
Para ganhar dinheiro com o Programa de Recompensas do Criador, você precisa:
- Ter mais de 18 anos;
- Ter mais de 10 mil seguidores;
- Ter publicado, no mínimo, 3 vídeos nos últimos 30 dias;
- Ter, pelo menos, 100 mil visualizações nesse período;
- Publicar vídeos com mais de um minuto.
💡 Saiba mais: Apps para organizar o trabalho online pelo celular
Afinal, é possível ganhar dinheiro com o TikTok?
Tanto influenciadores quanto usuários comuns podem aprender como ganhar dinheiro no TikTok e lucrar com a plataforma de criação de conteúdo. A ideia por trás desse incentivo financeiro é fazer com que o público se mantenha engajado e ativo no app.
Entretanto, é importante saber que as regras para monetizar no aplicativo podem variar de acordo com o país. Isso acontece porque muitos locais ainda não disponibilizaram a função de monetização que a plataforma oferece.
E, se você quiser explorar outras possibilidades e entender como ganhar dinheiro na internet além do TikTok, baixe nosso material gratuito e veja como começar a vender online:
📘 Confira o e-book: Passo a passo como vender pela Internet
Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no TikTok?
Não existe um número mínimo de seguidores para lucrar nas redes sociais varia muito. Isso porque tudo depende de qual forma você vai adotar para tentar monetizar o TikTok.
É possível lucrar com as missões diárias com quase nenhum seguidor. Já para ter sucesso com as lives são necessários, no mínimo, mil seguidores.
Quanto ao incentivo, o número de seguidores exigido depende da marca patrocinadora. As mais famosas costumam exigir um número alto. Já no caso do marketing de afiliados, isso não é obrigatório, mas, quanto mais seguidores, maior a chance de ter lucro.
Ou seja, não existe um número necessário de seguidores para saber como ganhar dinheiro no TikTok, o importante é analisar o seu objetivo individualmente para chegar na média ideal.
"Aproveite que o algoritmo do TikTok foca em conteúdos e não em seguidores. Você pode, por exemplo, incentivar seus clientes a postarem um unboxing ou depoimento de uma maneira criativa, valendo algum produto ou desconto na sua marca. Assim, você tem mais chances de viralizar com relatos reais, além de manter a sua comunidade engajada."
Como trocar TikBônus por dinheiro?
Para conseguir ganhar dinheiro no TikTok por meio de TikBônus, é necessário ter a sua própria conta na plataforma, morar no Brasil e ter mais de 18 anos. O pagamento é feito por Pix ou por uma conta PayPal.
Além disso, o usuário precisa ter boa reputação no aplicativo, ou seja, seguir as diretrizes da comunidade e os termos de serviço estabelecidos pela empresa. Caso contrário, ele perde o direito de trocar suas moedas por dinheiro.
No entanto, caso não queira contar apenas com os TikBônus, lembre-se de que você pode encontrar outras formas de ganhar dinheiro com TikTok. Como vimos, uma ideia é anunciar seus produtos na plataforma e direcionar os seguidores para a sua loja virtual ou de um parceiro.
💡Saiba mais: Como ganhar dinheiro no PayPal?
Como integrar o TikTok Ads Manager à minha loja e ganhar dinheiro?
Antes de continuar a leitura, você sabia que a Nuvemshop é uma parceira de marketing certificada pelo TikTok? Assim, é possível que você conecte diretamente o catálogo de produtos da sua loja ao TikTok Ads Manager, a plataforma de anúncios de uma das redes sociais que mais cresce atualmente.
Como resultado, você pode fazer campanhas de marketing para divulgar sua marca, atraindo mais clientes e aumentando as conversões do seu negócio.
Confira abaixo um passo a passo das instruções:
1. Crie uma conta no TikTok for Business
Para conseguir criar campanhas no TikTok Ads Manager, você precisa ter uma conta de empresa na plataforma. Se você já tem uma conta empresarial, basta fazer login e avançar para a próxima etapa.
Em primeiro lugar, acesse a página TikTok for Business. Caso você não domine o idioma inglês, recomendamos alterar para Português brasileiro.
Agora, você deve informar o e-mail e criar uma senha de acesso. No campo “Código de verificação”, clique em “Enviar código” e resolva o CAPTCHA da janela pop-up para recebê-lo em seu e-mail de cadastro.
Em seguida, abra a caixa de entrada do e-mail informado para localizar a mensagem recebida com o código de verificação. Copie este código e retorne para a aba de cadastro do TikTok para colar no campo indicado.
Após colar o código de verificação, leia os Termos de Condições e as Políticas de Privacidade do TikTok for Business. Estando de acordo, marque as duas caixas de seleção e clique em “Inscrever-se”.
O próximo passo é preencher os dados de faturamento: CNPJ, endereço comercial e escolher o método de pagamento. Por fim, clique em “Ir para Ads Manager”.
2. Conecte sua conta do TikTok à sua loja Nuvemshop
Depois de criar sua conta, acesse o painel da sua Nuvemshop, vá até “Canais de venda > TikTok” e clique em “Conectar conta”. Na página seguinte, conceda todas as permissões para que a Nuvemshop consiga se integrar à sua conta e clique em “Confirm”.
Por segurança, o TikTok vai solicitar uma verificação do seu endereço de e-mail. Clique em “Send Code” e vá até seu e-mail para copiar o código recebido. Cole no campo “Verification Code” e clique em “Verify”.
Em seguida, o app vai direcionar para a página de configuração do TikTok For Business. Lá, na seção “Central de Negócios”, você deverá definir um nome e clicar em “Criar nova”. Em “Conta de anúncios do TikTok”, clique em “Conectar”. Caso não tenha uma conta ou deseja usar outra, é só definir um nome e clicar em “Criar nova”.
Depois, na seção “Compartilhamento de dados”, crie uma conta dos Pixels do TikTok, definindo o nome da central de negócios e clicando em “Criar nova”. Ao fazer essa conexão, vá em “Habilitar correspondência avançada” para conseguir compartilhar os dados do cliente.
Para sincronizar o catálogo com o TikTok, defina um nome para o catálogo e clique em “Criar nova”. Depois, basta ir até “Finalizar Configuração”, fechar a janela, voltar ao painel da sua Nuvemshop e atualizar a página.
Pronto! Sua conta do TikTok já está sincronizada à sua loja virtual. Depois, será preciso apenas configurar o catálogo de produtos e começar a vender.
👉 Confira: Como conectar o TikTok Ads com a sua Nuvemshop?
Aprendeu como ganhar dinheiro com TikTok?
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre como a plataforma de criação de conteúdo funciona e de que forma você pode ganhar dinheiro no TikTok.
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