Guia completo de como ganhar dinheiro no Instagram

Na imagem, uma pessoa segura um smartphone com a tela
Pontos principais do artigo:
  • O Instagram oferece algumas formas de monetizar na rede social. É possível criar parcerias com marcas, vender produtos ou serviços e oferecer conteúdo pago, por exemplo;
  • Para ter sucesso com as estratégias, é importante ter seguidores fiéis e criar conteúdo de qualidade;
  • Se você quer monetizar o seu Instagram, aproveite para criar uma loja grátis na Nuvemshop, ampliar seu alcance de venda e integrar o seu e-commerce com a rede social.

Já faz alguns anos que o Instagram deixou de ser somente um aplicativo voltado para lazer e entretenimento. Empresas dos mais diversos segmentos, e até mesmo pessoas físicas, viram nessa ferramenta uma boa oportunidade para vender e ganhar dinheiro.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo, essa rede social vem crescendo ano após ano e tem uma presença forte na rotina do brasileiro, uma vez que somos o 2° país que mais consome conteúdos por lá — perdendo somente para os Estados Unidos.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 84% dos usuários no Brasil acessam o Instagram, pelo menos, uma vez por dia. Além disso, 82% seguem alguma marca ou empresa, ao mesmo tempo em que 16% usam a plataforma para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos.

Isso nos traz um oceano de possibilidades, não é mesmo? Por isso, neste artigo, listamos quais são as principais formas de trabalhar com a rede social e como ganhar dinheiro no Instagram. Vamos começar?

Como ganhar dinheiro no Instagram?

Se você quer ganhar dinheiro no Instagram, precisa colocar em prática algumas estratégias de marketing e vendas. Confira nossas dicas:

1. Tenha uma loja online e venda pelo Instagram Shopping

Se você não sabe o que é e como funciona um e-commerce, se atualize agora mesmo! Pois, esse mercado vem crescendo muito nos últimos anos: só em 2023 o faturamento total das lojas virtuais foi de R$ 185,7 bilhões (ABComm). Ter uma loja na internet significa estar mais próximo do seu cliente, dando a ele uma nova alternativa de acessar e/ou consumir o seu produto ou serviço. Com o Instagram, isso ganha ainda mais força.

O primeiro passo aqui é, realmente, ter uma plataforma de e-commerce para construir o seu comércio online. A Nuvemshop é ideal para isso: em apenas 10 minutos você pode criar a sua loja virtual grátis e começar a vender. Além disso, os layouts são personalizáveis para manter a identidade visual do seu negócio.

💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual?

Depois de montar uma loja com a cara da sua marca, você pode fazer a integração com o Instagram Shopping (Compras no Instagram), criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras). Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.

💡 Saiba mais:

2. Trabalhe como influenciador digital

O trabalho de um digital influencer envolve autoridade e reputação. Em geral, essa pessoa usa sua própria imagem, seu dia a dia e seu posicionamento para se comunicar com os seguidores no Instagram ou em outras redes sociais.

As marcas, por sua vez, viram aí uma grande oportunidade para se promover, já que milhares de usuários se inspiram e tomam as decisões de compra com base no que dizem esses formadores de opinião.

O marketing de influência é, então, uma das apostas mais promissoras para os próximos anos. Os números vêm crescendo desde de 2016 e, de acordo com a Statista — referência de dados relacionados ao mundo digital —, a expectativa é de uma movimentação de US$ 24 bilhões em todo o mundo em 2024.

A boa notícia é que, no mercado dos influenciadores digitais, tem espaço para todo mundo. Além de existirem vários tipos de influencers, dependendo do segmento e público-alvo que você queira atingir, com menos de 10 mil seguidores, já podem aparecer oportunidades de parcerias e publicidade.

Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a dar o pontapé inicial nessa carreira e ganhar dinheiro no Instagram sendo um influenciador:

Defina o seu nicho de atuação

Você pode escolher falar sobre moda, maquiagem, decoração, dicas de leitura, entre outros assuntos. Mas entenda que, no começo, quanto mais definido e específico for o seu público, mais fácil será engajá-lo.

Outro ponto importante é que, caso queira focar em segmentos que envolvem saúde, como nutrição ou esporte, o ideal é ter propriedade e formação para falar disso. É preciso entender a sua responsabilidade como formador de opinião e influenciador.

Além disso, algumas atividades reguladas por entidades não podem ser exercidas por pessoas que não atuem na área. Por exemplo, se alguém sem formação em Esporte ou Educação Física montar e divulgar treinos, o Conselho Regional de Educação Física pode aplicar uma punição por exercício ilegal da profissão.

Conheça o tripé da influência

O tripé da influência é formado por três fatores que são utilizados pelas marcas para medir o grau de influência de uma pessoa. Entender isso pode te dar mais segurança e confiança na hora de oferecer o seu trabalho.

Veja quais são eles:

  • Alcance: o número de pessoas que podem ser atingidas pelo seu conteúdo;
  • Relevância: engajamento e importância que o influenciador tem com esse público;
  • Ressonância: potencial que esses seguidores têm de repassar e compartilhar a mensagem do influenciador.

💡 Saiba mais: Como aumentar o alcance no Instagram?

Saiba quanto cobrar por parcerias e publicidade

De acordo com uma publicação da Later — uma das principais plataformas de Instagram marketing —, um influencer pode ganhar de US$ 100 a US$ 10.000 por publicação, mas vale avaliar caso a caso. Contas menores ou que estão começando, por exemplo, estão mais propensas a aceitar permutas, ou seja, itens grátis em troca da publicação de uma review.

As formas mais comuns de cobrar pela divulgação de uma marca são pela demanda dos conteúdos produzidos ou por comissão em cima das vendas realizadas. Esta segunda opção, normalmente, envolve um link rastreável disponibilizado para o influenciador.

Para agregar mais valor ao seu trabalho, uma sugestão é: além da divulgação em si, ofereça para a empresa relatórios com os resultados atingidos pelos conteúdos que você produziu.

Encontre as marcas que têm fit para trabalhar com você

Se você já tem um número maior de seguidores, pode ser que algumas empresas entrem em contato naturalmente. Caso contrário, existem duas maneiras principais para encontrar essas parcerias.

A primeira forma é através de plataformas especializadas em conectar marcas a influenciadores. Já a segunda é prospectando ativamente negócios que fazem sentido com o seu objetivo. Para saber quais são essas empresas, tenha como inspiração outros influencers do seu nicho de atuação.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro na internet?

📹 Veja também: Como ganhar dinheiro no Instagram?

3. Venda usando modelo dropshipping

dropshipping é um modelo de logística no qual o lojista é o responsável por fazer apenas a intermediação entre o fornecedor e o cliente final. Ou seja, você cria a sua loja virtual para vender, mas as outras etapas do processo — como estoque, embalagem e envio — são feitas diretamente pela empresa que te forneceu as mercadorias.

Nesse modelo de vendas, como você não precisará se preocupar com a parte logística, terá muito mais recursos — como tempo e dinheiro — para trabalhar a divulgação da sua marca. E é aí que o Instagram entra na história.

O aplicativo vai funcionar como uma vitrine para os produtos da sua loja, pois, através dele, você poderá atingir um número maior de seguidores e clientes.

Além disso, ao fazer um teste de 30 grátis na plataforma da Nuvemshop,  você consegue criar a sua loja de dropshipping e integrar o seu negócio com as melhores ferramentas para encontrar fornecedores.

💡 Saiba mais: Como usar o AliExpress para fazer dropshipping?

🎥Veja também: Como vender com dropshipping e usar o Instagram para triplicar as vendas?

4. Seja um afiliado

Os programas de afiliados também são um jeito interessante de como ganhar dinheiro pelo Instagram. Nesse caso, a ideia é ser o “vendedor online” de uma marca. Por meio de códigos promocionais ou links rastreáveis, você pode faturar por comissões sobre as vendas realizadas.

Geralmente, as empresas que trabalham com afiliados possuem uma página no seu site, pela qual você pode se inscrever. Depois que for aprovado, é só criar um perfil no Insta, planejar a sua estratégia de venda e produzir conteúdos divulgando o seu parceiro.

A nossa dica para se destacar como afiliado é conhecer muito bem a persona deste negócio e abusar da criatividade nos posts.

Além disso, apostar em publicações patrocinadas — ou seja, pagar para que o Instagram impulsione os seus conteúdos — também pode aumentar muito os seus ganhos. Existem duas maneiras de criar esses anúncios: dentro do próprio aplicativo do Instagram ou pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook — mais pra frente, teremos um tópico específico sobre esse tema.

Aqui na Nuvemshop, por exemplo, você pode fazer parte do nosso Programa de Associados. Com ele, você indica seus contatos e, em troca, recebe comissões por isso. É só fazer o cadastro em nosso site, configurar o seu link exclusivo e começar a compartilhar!

5. Venda fotos, desenhos, animações e vídeos autorais

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Então, se você é fotógrafo, ilustrador ou videomaker, esse pode ser um excelente meio para divulgar e vender o seu trabalho como artista.

Além dos bancos de imagem que podem comprar suas criações, o aplicativo permite que você se conecte com o seu público final e venda diretamente para ele. As tratativas podem acontecer rapidamente por direct ou você pode incluir, na sua bio, o link que redireciona o seguidor para a loja virtual.

💡 Saiba mais: O que são e como vender produtos digitais pela internet?

6. Tenha um Instablog

Um instablog é, basicamente, uma conta no Instagram que produz e compartilha conteúdos dentro da própria plataforma. Com certeza, você já ouviu o termo “blogueirinha” para se referir a uma digital influencer, mas a verdade é que uma coisa não está necessariamente ligada à outra.

Por exemplo, se você gosta de falar sobre viagens e já conheceu diferentes países e regiões, por que não criar um perfil profissional para compartilhar suas experiências ou para dar dicas de roteiro? Ou então, se você curte escrever, que tal começar a compartilhar suas crônicas, contos ou poesias com os seguidores do Instagram?

Com o tempo e a maturidade do seu instablog, podem surgir parcerias interessantes com agências de turismo ou livrarias, no caso dos exemplos que citamos.

É legal entender que, por mais que o foco do Instagram sejam fotos e vídeos, muitos usuários buscam nele uma maneira de saber mais sobre um tema ou consumir assuntos que interessam a eles.

💡Saiba mais: Como ganhar dinheiro no PayPal?

7. Torne-se embaixador de uma marca

Se você é um influenciador com reputação, muitos seguidores e boas métricas de engajamento, uma outra maneira de ganhar dinheiro no Instagram é tornando-se embaixador de uma marca. Nesse caso, a parceria com a empresa é estabelecida por um determinado período, no qual as publicidades serão mais recorrentes.

As regras sobre conhecer muito bem o seu público e escolher um nicho mais específico continuam valendo. Para garantir credibilidade e conexão com os seus seguidores, é importante selecionar marcas que tenham valores semelhantes aos que você quer transmitir.

Abaixo, separamos alguns exemplos:

Bruna Marquezine, embaixadora da marca Piracanjuba Shantal Abreu, embaixadora da marca Puma

8. Ofereça consultorias

Os perfis voltados para consultoria estão cada vez mais frequentes no Instagram e podem ser uma forma bem legal de monetizar o seu conhecimento. Consultoria de investimentos, marketing, moda ou decoração: seja qual for a sua especialidade e profissão, existem pessoas precisando dos seus serviços.

Nesse caso, temos duas dicas principais para se destacar dos concorrentes. A primeira delas é com relação aos seus cases de sucesso. O ideal é que você já tenha alguns que possam ser apresentados aos seus futuros clientes.

Já a segunda dica é sobre os conteúdos que você vai postar no feed do Instagram. Além de criatividade, é legal atrair os seus seguidores já com alguma entrega de valor, mas sem cobrar nada em troca inicialmente. Mostre que você entende do assunto e está lá para ajudá-lo. Depois de estabelecer essa confiança, a pessoa que quer mais profundidade não vai pensar duas vezes antes de pagar pela sua consultoria.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas

9. Crie um curso online

Os cursos online facilitaram o acesso a diversos tipos de conteúdo. Assim como as consultorias, seja qual for a sua área de atuação, existe alguém interessado em aprender mais sobre isso. Mas, principalmente por envolver a formação de outras pessoas, você precisa dominar a área de conhecimento que resolveu explorar.

Além das aulas por vídeo, é possível tornar o seu curso mais completo com a criação de e-books e outros materiais descarregáveis que podem complementar o aprendizado.

Use o Instagram como um meio de divulgação para alcançar mais pessoas. Soltar pequenas pílulas sobre o que será abordado em suas aulas é uma maneira de despertar a curiosidade do seguidor.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com loja virtual?

Na Nuvemshop, você pode instalar o aplicativo Dijital – Infoprodutos para adicionar cursos e videoaulas ao seu e-commerce de forma simples e rápida. O app permite que você faça o upload dos arquivos que desejar com poucos cliques e anexe-os a seus produtos ou variantes.

10. Gerencie o perfil do Instagram de outras empresas

O Instagram é um universo cheio de possibilidades e mudanças, que pode trazer muitos resultados positivos para as empresas. Para conseguir bons níveis de engajamento e conversões, é preciso explorar os recursos, produzir conteúdo diariamente e manter uma interação constante com os seus seguidores.

Negócios de pequeno, médio ou grande porte precisam de profissionais para fazer o gerenciamento de suas contas no Instagram. E é justamente nesse ponto que você pode atuar e ganhar dinheiro como social media.

Existem muitos cursos na internet que te ajudam a aprofundar os seus conhecimentos e a se tornar um verdadeiro especialista nessa rede social.

💡 Saiba mais: Gerenciador de Instagram: conheça 19 opções

11. Venda filtros customizados

A moda dos filtros começou lá no Snapchat, mas bombou mesmo nos Stories do Instagram. Eles utilizam a tecnologia de realidade aumentada para aplicar efeitos criativos sobre fotos e vídeos dos usuários, e existem para agradar os mais diferentes gostos.

Com essa febre tomando conta da rede social, muitas empresas e influenciadores resolveram ter seus filtros personalizados. Assim, surge também uma boa oportunidade para profissionais que queiram trabalhar com a criação e venda desses filtros.

Filtros da cantora Anitta no Instagram Filtros da influenciadora Bruna Frog no Instagram

Estratégias de monetização

Que existem vários modelos de negócios para começar a ganhar dinheiro no Instagram, você já sabe. Agora, nós vamos falar sobre os principais recursos que vão te ajudar a ganhar autoridade e aumentar o seu alcance dentro do aplicativo. Acompanhe os próximos tópicos!

Instagram Business

Ter uma conta no Instagram Business, além de passar mais confiança ao seus cliente, permite que você tenha acesso a métricas muito relevantes, como alcance, visitas ao perfil, compartilhamento e salvamento dos seus posts.

💡 Saiba mais: Como criar Instagram comercial e usar esse tipo de conta?

Biografia no perfil

A bio do Instagram é a primeira coisa que um novo seguidor vai buscar no seu perfil para entender o que você faz. Por isso, é importante fazer uma descrição clara do seu negócio, respondendo até possíveis dúvidas que seu cliente possa ter.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, sua bio pode conter informações como:

  • Horário de atendimento;
  • Localidades de entrega — “enviamos para todo o Brasil” ou “entregamos na cidade de Campinas”;
  • Formas de pagamento aceitas (crédito, débito, link de pagamento etc);
  • Informações de contato;
  • Link para o site da sua loja virtual.

💡 Saiba mais: O que é e como criar uma bio do Instagram?

Selo de verificação

Receber o selo de verificação do Instagram garante mais autoridade ao seu perfil. É como se você informasse aos seus seguidores de que aquele é um perfil autêntico. Para lojas virtuais e influenciadores, esse é um recurso essencial.

Para solicitar o conhecido selo azulzinho, é só seguir esses passos:

1. Acesse o seu perfil comercial;

2. Vá em “Configurações”;

Passo 1 para solicitar a verificação do seu Instagram

3. Clique em “Conta” e, depois, em “Solicitar Verificação”;

Passo 2 para solicitar a verificação do seu Instagram

4. Preencha os seus dados pessoais e faça o upload de um documento com foto.

Passo 3 para solicitar a verificação do seu Instagram

5. Aguarde até que o pedido seja aprovado pelo próprio Instagram.

Instagram Ads

Se você tem uma loja virtual, trabalha como afiliado ou vende cursos e consultoria, impulsionar os posts do seu perfil é uma ótima maneira de conquistar novos seguidores e, consequentemente, clientes.

Mas para começar a explorar esse recurso, é preciso estudar e entender a maneira certa de investir nas publicações patrocinadas. Caso contrário, além de não atingir os resultados esperados, você ainda pode perder dinheiro.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer tráfego pago no Instagram?

Close Friends

Muita gente não sabe, mas o Close Friends é uma ferramenta do Instagram que pode ser muito útil para o seu negócio. Isso porque, os seguidores que tiverem interesse em participar da sua lista de “amigos próximos” são, por si só, um público mais engajado com a sua empresa.

Por ali, você pode compartilhar conteúdos exclusivos, oferecer recompensas ou códigos promocionais e ainda criar um relacionamento mais fiel com eles.

Sorteio no Instagram

Uma boa estratégia para aumentar o engajamento da sua página é saber como fazer sorteio no Instagram.

Você pode escolher sortear os seus produtos ou serviços na rede social. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de as pessoas conhecerem o que o seu negócio oferece, além de atrair novos clientes interessados em sua solução.

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💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

Perfil fechado para assinantes

Criar um perfil fechado no Instagram, exclusivo para clientes e assinantes, também é um bom recurso que você pode explorar.

Por exemplo, se você é personal trainer e usa a rede social para divulgar o seu trabalho, criando um perfil fechado, no qual apenas os seus alunos serão aceitos, você pode postar os treinos diários diretamente por ali.

A dica é continuar mantendo um perfil aberto para atrair seguidores e, a partir dele, mostrar as vantagens de pagar pelos treinos e ter acesso ao conteúdo do perfil exclusivo.

IGTV e lives

Cada vez mais, as pessoas que estão no Instagram buscam informações e aprofundamento sobre os assuntos que lhes interessam. Por isso, produzir vídeos mais longos torna-se essencial.

Converse com seu público pelos Stories, entenda quais são os temas que merecem um conteúdo mais detalhado e comece a gravar. Fique atento à qualidade do som e da iluminação, mas vale lembrar que o Instagram permite um formato mais casual, sem mega produções.

As lives, em especial, podem ser ainda mais descontraídas. Veja esse momento como uma oportunidade de interagir ao vivo com os seus seguidores, como em uma conversa.

💡Saiba mais: Saiba como usar o live commerce em sua estratégia de vendas

Reels

Uma das coisas que mais importa para o algoritmo do Instagram é perceber que você está explorando todas as ferramentas que ele te dá. E uma das mais recentes é o Reels — ou Cenas.

Por isso, produzir esses vídeos curtinhos, com uma pegada mais divertida, pode melhorar o alcance das suas publicações como um todo. Então, deixe a vergonha de lado, coloque a mão na massa e divirta-se com o recurso!

📹 Veja também: Como usar o Reels do Instagram para vender mais?

Hashtags

As hashtags já são velhas conhecidas de quem se aventura pelo Instagram há alguns anos, mas isso não quer dizer que elas devam cair em desuso. Muito pelo contrário: usar hashtags continua sendo superimportante!

Além de criar uma para a sua marca — para monitorar o quanto as pessoas estão falando sobre ela —, busque hashtags do seu segmento e que possam ajudar os usuários a chegarem até o seu perfil. Algumas ferramentas de geração de hashtags podem te ajudar com isso.

Vale lembrar que o número máximo permitido por publicação é de 30, mas esse limite acaba sendo excessivo. Por isso, recomendamos que você use entre 5 e 10 hashtags em cada post do seu feed.

Quantos seguidores preciso para ganhar dinheiro no Instagram?

Um ponto que gera muitas dúvidas diz respeito ao tamanho e à proporção de uma conta: quantos seguidores preciso ter para ganhar dinheiro no Instagram? Esta, por sua vez, já é uma pergunta mais difícil de ser respondida. Isso porque não existe um número exato.

No universo dos influenciadores digitais, existem algumas classificações relativas ao número de seguidores:

  • Nanoinfluenciadores: têm entre 1.000 e 10 mil seguidores;
  • Microinfluenciadores: têm entre 10 mil e 100 mil seguidores
  • Macroinfluenciadores: têm entre 100 mil e 1 milhão de seguidores;
  • Megainfluenciadores: têm mais de 1 milhão de seguidores.

Em cada uma dessas categorias, os influenciadores podem ganhar dinheiro com ações voltadas ao seu público-alvo, mesmo que não seja tão amplo. Mas é claro que, quanto maior o número de seguidores, maiores serão os valores pagos pelas marcas parceiras por publiposts e outras ações.

Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Later, a média de preço pago em dólar por publicação são:

  • 5 mil a 10 mil seguidores: US$ 100 — US$ 500;
  • 10 mil a 25 mil seguidores: US$ 500 — US$ 800;
  • 25 mil a 50 mil seguidores: US$ 800 — US$ 1.500;
  • 50 mil a 100 mil seguidores: US$ 1.500 — US$ 2.000;
  • 100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000;
  • 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000;
  • 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000.

Como você pode ver, qualquer pessoa pode lucrar com o Instagram, independentemente do número de seguidores, desde que saiba trabalhar suas estratégias. Por isso, saiba qual é o seu objetivo com essa rede social e entenda como você pode utilizá-la para transformar seu público em sua clientela.

💡Saiba mais: Passo a passo para recuperar conta do Instagram

Já sabe como ganhar dinheiro no Instagram?

E aí, gostou das dicas que trouxemos neste artigo? Esperamos que você saia daqui pronto para começar a ganhar dinheiro com o Instagram. 😊

E, se você ainda não tem uma loja virtual para começar a vender seus produtos pelo Instagram Shopping, que tal criar sua loja grátis na plataforma da Nuvemshop? Monte seu e-commerce em poucos minutos e ofereça vantagens exclusivas aos seus seguidores, além de aproveitar vários recursos de automação. Temos certeza de que você não vai se arrepender! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro no Instagram

Sim, é possível usar o seu perfil no Instagram como uma fonte de renda. Como essa rede social não monetiza diretamente os usuários, você precisa encontrar o seu nicho de atuação. A partir disso, use a sua expertise e o seu conhecimento para se conectar com outras pessoas e ganhar dinheiro.

  1. Tenha uma loja online e venda pelo Instagram Shopping;
  2. Trabalhe como influenciador digital;
  3. Venda usando modelo dropshipping;
  4. Seja um afiliado;
  5. Venda fotos, desenhos, animações e vídeos autorais;
  6. Tenha um Instablog;
  7. Torne-se embaixador de uma marca;
  8. Ofereça consultorias;
  9. Crie um curso online;
  10. Gerencie o perfil do Instagram de outras empresas;
  11. Venda filtros customizados.

Depende. Se você vender produtos pelo Instagram, por exemplo, já consegue ganhar dinheiro com poucos seguidores, desde que eles sejam potenciais clientes. Agora, se pretende ganhar dinheiro como influenciador digital, o ideal é que tenha a partir de mil seguidores.

A forma mais fácil de ganhar dinheiro no Instagram é divulgando um negócio existente na plataforma. Outra opção, que pode levar um pouco mais de tempo, é produzir conteúdos de qualidade de forma que você consiga um número significativo de seguidores. Dessa forma, é possível tornar-se um influenciador digital e fechar parcerias com marcas.

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