Como abrir uma floricultura virtual e vender flores online?
Pontos principais do artigo:
- Se você está pensando em como abrir uma floricultura, saiba que é um mercado com alto potencial de vendas e uma margem de lucro atrativa;
- Para ter sucesso vendendo flores, você deve fazer uma boa pesquisa de mercado, escolher um nicho lucrativo, criar seu plano de negócio e escolher canais de vendas promissores, como uma loja virtual;
- Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop para começar a vender flores pela internet e empreender com baixo investimento.
Se você é apaixonado por flores e quer empreender na internet, saber como montar uma floricultura online pode ser uma ótima opção. Com a popularidade das compras virtuais, ter uma loja de flores online pode ser muito lucrativo.
Além disso, um relatório da Research and Markets mostrou que o mercado global de flores online deve crescer, em média, 7,8% ao ano até 2026. A pesquisa também destaca que a preferência por compras online e a melhoria nas tecnologias de entrega estão impulsionando o crescimento do setor de flores.
Mas como montar uma floricultura online de sucesso? Neste texto, vamos apresentar um passo a passo completo para ajudar você a criar um negócio virtual de flores de maneira eficiente e lucrativa. Pronto para começar? Então, vamos lá! 🌻
O que vender em uma floricultura online?
O nicho de flores é muito amplo, já que existem diversos tipos de flores e plantas que podem ser comercializadas, sendo assim, vender todos eles é uma tarefa praticamente impossível. Por isso, é necessário escolher dentre as opções disponíveis, levando em consideração o seu público-alvo.
Para te ajudar, montamos uma lista com os principais itens vendidos em uma floricultura online:
- Arranjos de flores;
- Buquês variados;
- Suculentas e cactos;
- Coroa de flores;
- Flores regionais e típicas;
- Orquídeas;
- Cestas comemorativas.
Esses são apenas alguns exemplos de produtos vendidos em floriculturas. Você pode usar sua criatividade para adicionar itens personalizados no seu catálogo, como cestas de café da manhã com flores, ursinhos de pelúcia e cartões comemorativos, por exemplo. Essa estratégia pode te auxiliar a aumentar as vendas em datas sazonais, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.
💡Saiba mais: Calendário comercial: datas comemorativas para o seu negócio
Como montar uma floricultura online em 8 passos
Agora, chegou o momento de conferir oito passos importantes para montar uma loja de flores online e vender flores. Veja:
1. Monte um plano de negócios
Montar um plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja iniciar com uma loja online de flores. Ele funciona como um roteiro com todas as etapas e recursos necessários que você precisa definir antes de começar a operação.
Para fazer o seu, parta das seguintes questões:
- Qual o nome da empresa?
- Qual o modelo de negócio?
- Quais são os canais de venda (redes sociais, loja física ou virtual etc)?
- Quais produtos serão vendidos?
- Quem são os concorrentes?
- Qual o diferencial competitivo da empresa?
- Quem são os fornecedores?
- Como será feita a gestão financeira da empresa?
Ao se orientar por essas questões, é possível criar um plano de negócios completo e bem estruturado para a sua floricultura online. Vale a pena lembrar que investir no planejamento é fundamental para o sucesso da sua empresa.
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2. Escolha um nicho de mercado
Como falamos anteriormente, vender todos os tipos de flores e plantas em sua floricultura online é uma tarefa complicada.
Então, é importante definir o seu nicho de mercado. Você pode escolher abrir uma loja de flores especializada em orquídeas ou até mesmo uma floricultura que comercializa apenas buquês com flores da época, por exemplo. Use a sua criatividade e procure uma área que ainda não está saturada e que existam pessoas procurando por esses produtos.
A grande vantagem em definir um nicho específico é que você pode suprir a necessidade do seu público-alvo de maneira satisfatória, o que pode acarretar um maior sucesso nas vendas.
💡Saiba mais: Como vender plantas pela internet: dicas e passo a passo
3. Identifique o público-alvo
Nesta parte, é importante definir uma persona para o seu negócio, ou seja, uma representação semifictícia do cliente ideal.
Ao vender arranjos, por exemplo, o seu público-alvo pode ser definido como mulheres, em sua maior parte, que procuram por flores para enfeitar ambientes. Ao criar uma persona você deve aprofundar essas características. Veja o exemplo:
Maria tem 32 anos, é casada, tem dois filhos e trabalha como gerente na área de marketing de uma grande empresa. Ela mora em São Paulo, adora ir a parques e fazer caminhadas ao ar livre. Porém, fica frustrada por ter pouco tempo para entrar em contato com a natureza e por morar longe de áreas verdes. Por isso, Maria gosta de comprar arranjos de flores para enfeitar sua casa e dar um toque de cor.
Com essa construção, por exemplo, podemos tirar ideias preciosas sobre o que seria interessante para essa persona em uma loja de flores. Se ela compra arranjos com frequência e tem uma vida corrida, seria interessante encontrar uma floricultura online que ofereça o serviço de entrega das flores e um clube de assinaturas. Assim, ela consegue ter as flores frescas com uma periodicidade em sua casa, o que facilitaria sua rotina corrida.
Então, identificar o seu público-alvo pode te ajudar a criar estratégias de atração específicas. Dessa forma, as chances de atrair clientes e gerar vendas aumentam.
4. Defina a sua plataforma de vendas
Outro passo importante para ter uma floricultura online de sucesso é escolher uma boa plataforma de e-commerce. Para tomar essa decisão você precisa levar em conta diversos fatores, já que montar seu site de vendas em uma plataforma estruturada pode ajudar a garantir o sucesso do seu negócio.
Primeiramente, é necessário verificar se a plataforma oferece os recursos necessários para a operação da sua loja de flores, como as opções de envio e de pagamento, cálculo do frete e integração com redes sociais, por exemplo.
Outro aspecto importante é o preço para criar sua floricultura online na plataforma. Verifique se o custo é compatível com o seu orçamento e se há taxas adicionais que possam impactar no seu lucro. Além disso, você deve verificar o suporte ao cliente oferecido pela plataforma, é essencial ter ajuda em caso de problemas técnicos ou dúvidas.
Ao optar por criar uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, você pode abrir um site de vendas totalmente grátis e ainda contar com um time de especialistas preparados para te atender de segunda a sábado, das 8h às 22h.
Além disso, você pode ter um assistente virtual 24h por dia 7 dias por semana. Por fim, a plataforma também oferece a Central de Atendimento super completa com textos e vídeos para solucionar suas principais dúvidas, a qualquer momento.
5. Legalize a sua loja
Nesta etapa, é necessário formalizar a sua loja online de flores para garantir que sua empresa esteja atuando dentro da lei. Para isso, é necessário obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Você precisa definir o seu tipo de empresa, escolhendo a forma jurídica mais adequada como MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo. Caso tenha dúvidas nesta etapa, é fundamental contratar um especialista em contabilidade.
💡Saiba mais: Como criar um CNPJ de loja virtual?
6. Planeje os meios de entrega
A qualidade do serviço de entrega é um dos principais fatores que influenciam na satisfação do cliente atualmente. Em uma floricultura online garantir que as flores vão chegar até o destino final em perfeitas condições é fundamental.
Para isso, você mesmo pode entregar os pedidos para os clientes ao oferecer a opção de entrega personalizada domiciliar, em que o produto é entregue diretamente na casa do cliente em horário e data combinados previamente. Se optar por oferecer esse tipo de serviço, lembre-se de definir um raio de entrega para evitar atrasos e custos adicionais.
Caso não seja viável realizar as entregas em um meio de transporte próprio, você pode avaliar transportadoras que oferecem entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. Na Nuvemshop, existem integrações com Kangu e Frenet que podem trazer essas opções para determinadas regiões.
👉Confira: Como configurar um frete personalizado na Nuvemshop?
7. Defina a identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a sua marca, como logotipo, cores e as imagens. Ter esses componentes definidos pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e conquistar a confiança dos clientes.
Para começar, defina a paleta de cores da sua empresa. Aqui, o “pulo do gato” é utilizar psicologia das cores para escolher aquelas que mais combinam com a marca, criando uma paleta que transmita a mensagem que se deseja. Em uma floricultura, é comum utilizar tons claros, como rosa e verde. Essas cores transmitem delicadeza, romantismo, liberdade e relaxamento.
O logotipo também é fundamental para a identidade visual da sua empresa, deve ser criado para que seja reconhecido e lembrado pelos clientes. Para te ajudar nesta tarefa, a Nuvemshop desenvolveu um Criador de logo gratuito. Nele, basta inserir o nome e selecionar o segmento da sua empresa para receber opções de ideias de logos.
Depois de definir a identidade visual, é importante que ela esteja presente em todas as plataformas utilizadas pela sua empresa, como a loja virtual, as redes sociais, as embalagens e cartões. Dessa forma, você constrói uma marca que tem mais chances de se consolidar no mercado e se destacar.
8. Divulgue a sua loja
Se você já realizou todas as etapas anteriores, chegou o momento de caprichar na divulgação da sua floricultura online.
Uma estratégia básica de divulgação de loja, é criar perfis nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo. Normalmente, o Instagram é utilizado pela maior parte das pessoas, então aproveite a plataforma para divulgar as fotos das flores e dos demais itens. Além disso, ofereça promoções e descontos exclusivos para os seguidores.
Você também pode investir em parcerias com negócios locais, como hotéis, restaurantes e buffets, por exemplo. Assim, você consegue aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes.
💡Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?
Pronto para abrir uma loja de flores online?
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como montar uma floricultura online de sucesso. É importante lembrar que criar um negócio exige planejamento, dedicação e paciência para conseguir se posicionar no mercado e conquistar o público.
Se você está pronto para começar, que tal criar uma loja virtual grátis agora mesmo na Nuvemshop? É rápido e fácil! 🌷