Como montar uma loja de salgados de sucesso em 13 passos

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Pontos principais do artigo:
  • Para montar uma loja de salgados é necessário fazer o planejamento estratégico, criar uma uma marca própria, formalizar a empresa e definir o público-alvo;
  • Além disso, é preciso definir a especialidade do negócio, ter atenção às regras da vigilância sanitária e investir na divulgação da loja;
  • Com isso, vender salgados em 2025 vale a pena e pode ser muito lucrativo!
  • Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e comece a vender salgados online com facilidade e profissionalismo hoje mesmo!

Sabe qual é o setor econômico que apresenta melhor desempenho mesmo em momentos de crise? O alimentício! E se você tem vontade de começar a empreender nessa área, mas ainda não sabe por onde começar, talvez seja o momento certo de aprender como montar uma loja de salgados.

Esse item é o queridinho das festas, marcando presença em eventos que vão desde aniversários até coqueteis empresariais — ou seja, é um mercado bastante fértil. Além disso, atualmente é possível vender salgados até mesmo pela internet, sejam eles congelados ou prontos para o consumo.

Quer entender como montar uma loja de salgados e vender seus produtos online e offline? Confira as dicas que preparamos e comece a empreender nesse ramo! Vamos lá? 🥟

E, para começar a vender o quanto antes, aproveite a oportunidade para criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop hoje mesmo:

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1. Faça o planejamento estratégico do negócio

O primeiro passo para montar sua loja de salgados é criar um planejamento estratégico completo. Ele é o guia que orienta os decisores de uma empresa a fazerem escolhas acertadas com base nos recursos que a organização tem.

Esse é um plano de negócios sistêmico que possibilita seguir o melhor caminho para o crescimento saudável da sua loja de salgados. Por meio dele, é possível ter uma visão mais clara sobre a sua empresa, conseguindo tirar as ideias do papel para transformá-las em ações reais e conseguir integrar todos os setores do negócio.

Portanto, em seu planejamento, tente responder às seguintes perguntas:

  • Quanto de dinheiro tenho para investir na minha loja de salgados?
  • Quais salgados quero produzir?
  • Vou vender em casa, alugar uma loja ou criar uma loja virtual?
  • Quanto pretendo lucrar com os salgados?
  • Entre outras.

Recomendamos que você baixe nossa planilha de planejamento estratégico para traçar seus objetivos passo a passo!

2. Crie uma marca própria

Você já deve ter se deparado com dezenas de lojas de salgados — físicas e virtuais. Com tanta concorrência, como fazer as pessoas se lembrarem da sua marca? É simples, basta investir em branding, uma estratégia de criação de identidade para o seu negócio que busca fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.

No curso de branding para empreendedores, Mylena Gama, especialista em comunicação e marca, explica que a estratégia de branding tem como objetivo principal criar uma conexão emocional com o público e tornar o produto memorável.

Além disso, a especialista afirma que o branding para e-commerce vai além da criação de logotipo e identidade visual, já que abrange posicionamento, comunicação e temas abordados pela marca.

“Branding para e-commerce é um trabalho de gestão de marca que tem como principal objetivo criar uma relação afetiva com seu público-alvo. A estratégia permite que a sua marca seja lembrada, percebida, consumida e também indicada pelo seu público.”

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E, se você ainda não tem um nome para sua loja de salgados, que tal usar a ferramenta gratuita de gerador de nomes para empresas da Nuvemshop para ter ideias?

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3. Formalize sua empresa

O próximo passo é legalizar o negócio para garantir que a sua empresa esteja atuando dentro da lei. Para isso, é necessário obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e formalizar sua loja.

Com a ajuda de um especialista de contabilidade, você precisará definir a qual tipo de empresa o seu negócio pertence. No início, se for algo menor, mais individual, é provável que se encaixe como MEI (Microempreendedor Individual), categoria para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano e até um funcionário.

4. Entenda quem é o seu público

É importante ter em mente quem é a pessoa para a qual você quer vender seus salgados. Conhecer esse público-alvo é fundamental para determinar as melhores estratégias de vendas com base nas preferências de cada pessoa.

Por isso, tenha bastante atenção na hora de definir a persona do seu negócio — a representação semifictícia do seu cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil oferecer o que os consumidores querem comprar.

Assim, você poderá focar em estratégias de atração específicas para seu público, aumentando as chances de atrair clientes e, com isso, fazer com que suas vendas cresçam.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

5. Defina sua especialidade

Há quem venda salgados a R$ 1 ou R$ 0,50, quem se especialize em mini salgados, aqueles que vendem as delícias fresquinhas ou quem prefira trabalhar com salgados congelados. Independentemente do tipo de produto, você precisa definir qual será a sua especialidade.

Para isso, é preciso entender como é o seu nicho de mercado, ou seja, quais preferências de um determinado grupo de consumidores que ainda não é atendido pelas outras marcas. Dessa forma, você conseguirá se destacar frente à concorrência e levar seus produtos para mais pessoas interessadas.

Além das possibilidades que mencionamos, você pode se especializar em salgados para quem tem algum tipo de restrição alimentar (como intolerância a glúten ou lactose), para vegetarianos e veganos ou, ainda, para quem está em busca de uma alimentação mais saudável.

6. Tenha uma identidade visual marcante

Além de ter sua própria marca, é fundamental que você cause uma boa primeira impressão nas pessoas que visitarem o seu site de vendas. Por isso, não deixe de investir na criação de uma identidade visual forte.

Para isso, destaque os diferenciais da sua marca em todas as oportunidades que surgirem. Dessa forma, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.

O primeiro passo é pensar no logotipo e nas cores da sua marca. Então, escolha tons ligados ao propósito da empresa e aspectos visuais que tornem o negócio autêntico e marcante.

Aproveite para acessar a ferramenta gratuita desenvolvida pela Nuvemshop, o criador de logo:

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7. Escolha o local para a produção dos salgados

Outra etapa fundamental no passo a passo de como montar uma loja de salgados é definir onde será a fabricação dos itens. Você pretende vender em uma loja física ou comercializar virtualmente? No segundo caso, a produção pode acontecer até mesmo na sua cozinha.

A grande vantagem de vender salgados é que você não precisa investir em uma infraestrutura gigante nesse primeiro momento. No entanto, se seu objetivo é montar uma fábrica de salgados já de início, a estrutura da sua cozinha deve conter os seguintes itens:

  • Fogão;
  • Coifa;
  • Exaustores;
  • Forno elétrico;
  • Fritadeira;
  • Micro-ondas;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Bancadas;
  • Bandejas de plástico;
  • Assadeiras de alumínio;
  • Utensílios.

💡Saiba mais: Como fazer salgados para vender? [+ dicas de especialista]

8. Tenha atenção às regras da vigilância sanitária

Os empreendedores que desejam vender comida pela internet precisam ter atenção tanto às regras de fabricação quanto às de armazenamento e entrega. A fiscalização é bastante rigorosa, por isso todo cuidado é pouco.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão brasileiro responsável por criar as normas e fiscalizar o seu cumprimento pelas empresas. Portanto, fique de olho nas determinações, consiga as licenças e certificações exigidas para o seu ramo de atividade e deixe-as visíveis para passar credibilidade aos clientes.

Além disso, é importante controlar a validade dos itens que vão ser utilizados para produzir os salgados. Para isso, é possível contar com a planilha de controle de validade da Nuvemshop, que simplifica o monitoramento e visualização dessas informações.

Baixar planilha

💡Saiba mais: Shelf life: como calcular a vida útil de um produto?

9. Escolha a plataforma para vender salgados congelados

Escolher a plataforma certa é fundamental para ter sucesso com uma loja online para vender salgados. Embora muitos profissionais prefiram vender pelas redes sociais ou mesmo no WhatsApp, essa estratégia, quando somada a uma loja virtual própria, tende a gerar muito mais resultado.

Com a Nuvemshop, por exemplo, você tem as seguintes vantagens:

  • Receber pelos principais meios de pagamento do mercado, como Mercado Pago, PagSeguro, Ame, PagHiper, Moip, PicPay, Paypal, Cielo e Pagar.me;
  • Contar com o Nuvem Pago, serviço de pagamento exclusivo para clientes Nuvemshop;
  • Integrar os meios de envio à sua loja virtual, como Mandaê, Correios, Frenet e Melhor Envio;
  • Aproveitar os mais de 60 modelos de layout personalizáveis para deixar sua página do jeito que você sempre sonhou;
  • E muito mais!

10. Defina as formas de pagamento

Independentemente do tipo de salgado congelado que você decidir vender, é importante conhecer os meios de pagamento preferidos das pessoas que compram online. São eles:

Para receber pagamentos online de forma segura e rápida, estude quais as modalidades preferidas dos seus clientes e atente-se aos recursos disponibilizados pelas empresas intermediadoras.

11. Tenha atenção às embalagens

Quem faz salgados para vender sabe que escolher as embalagens certas é fundamental para proteger os produtos e ainda divulgar a sua marca.

O primeiro ponto de atenção é escolher as embalagens para e-commerce mais adequadas às especificidades do produto comercializado — tamanho, grau de fragilidade, se é fresco ou congelado etc.

Em segundo lugar, é preciso criar etiquetas para os produtos, mostrando ingredientes, valores nutricionais, recomendações de uso, data de fabricação e validade, entre outras informações. Essa é uma dica fundamental para quem deseja saber como embalar salgados congelados para vender.

Além de serem importantes para descrever os alimentos, as etiquetas servem como um cartão de visita para a sua empresa. Ao comporem as embalagens, elas ajudam a divulgar o seu negócio ou apresentar a marca ao cliente.

Por isso, use um gerador de QR code e crie etiquetas ou rótulos alinhados à sua identidade visual, com um QR code levando ao seu e-commerce!

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12. Determine os meios de envio

Ao montar uma loja de salgados, é fundamental disponibilizar modalidades de envio que garantem a preservação e a integridade dos alimentos — afinal, estamos lidando com itens perecíveis.

Se o seu objetivo é vender salgados congelados, montar uma loja virtual pode ser a melhor opção. Pela Nuvemshop, você pode contar com uma transportadora para realizar a entrega dos itens. O importante aqui é considerar as melhores soluções de entregas rápidas.

Ainda é possível habilitar a opção de frete personalizado, uma modalidade em que você consegue prever o prazo de entrega do produto já que o envio é feito com veículo próprio. Nesse caso, ao calcular o frete, considere os gastos com combustível, manutenção do meio de transporte, pedágio etc.

A Nuvemshop ainda oferece integração com o aplicativo Frete Personalizado, que permite a definição de fretes a partir de CEP de origem e destino e também a importação de planilhas de transportadoras e tabelas de motoboys. O app também disponibiliza opções de frete fixo e frete grátis.

Por fim, não se esqueça de limitar a região de entrega dos seus salgados congelados. Já pensou se sua loja em Curitiba recebe um pedido de Manaus? Mesmo itens congelados têm um período que podem ficar fora do congelador, então tenha atenção a isso.

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13. Divulgue sua marca

Por fim, lembre-se de divulgar o seu negócio. Para que as pessoas conheçam a sua marca e se interessem pelos salgados que você vende, é fundamental investir em estratégias de divulgação.

Você pode realizar publicações em redes sociais mostrando os seus produtos, dando dicas de como aproveitar ao máximo os salgados, como esquentá-los do jeito certo, como compor um prato, explicando mais sobre os ingredientes usados etc.

Incentive também o marketing boca a boca — peça aos amigos e familiares para indicar o seu negócio — e use a criatividade para levar sua marca para o maior número possível de pessoas.

💡Saiba mais: 9 maneiras para divulgar uma loja virtual

O que vender na sua loja de salgados e doces?

Saber fazer salgados para vender abre muitas portas, já que estão sempre surgindo sabores novos e combinações inusitadas que encantam os clientes e se tornam um diferencial.

Ao montar o cardápio da sua loja, considere as opções preferidas dos clientes. Além de garantir boas vendas, você poderá usá-las como teste para entender o gosto do seu público.

Os salgados mais vendidos são:

  • Coxinha;
  • Kibe;
  • Pastel;
  • Bolinho de queijo;
  • Bolinho de carne;
  • Esfirra aberta e fechada;
  • Risole;
  • Calzone;
  • Empada;
  • Enroladinho de salsicha.

Se optar por montar uma loja de salgados e doces, os itens obrigatórios para encantar os clientes são:

  • Brigadeiro;
  • Beijinho;
  • Cajuzinho;
  • Cupcake;
  • Trufa e bombom;
  • Donuts;
  • Maçã do amor gourmet;
  • Brownie;
  • Cocada;
  • Pudim;
  • Quindim;
  • Pipoca gourmet.

Há quem opte por fazer os chamados “Kit festa”, que oferecem aos clientes o pacote completo para uma comemoração deliciosa. Nesse caso, não se esqueça de fazer o bolo para vender! Os sabores mais pedidos são os seguintes:

  • Chocolate;
  • Mousse de chocolate;
  • Frutas vermelhas;
  • Brigadeiro;
  • Tiramisu
  • Tortas diversas, como holandesa, maçã e banana;
  • Bolo de frutas;
  • Churros;
  • Nozes;
  • Leite ninho;
  • Trufado.

O que é preciso para montar uma loja de salgados?

Para entender como montar uma loja de salgados, é preciso definir se ela será física ou virtual. Veja, a seguir, o que é necessário providenciar para ter uma loja de sucesso:

Loja virtual

Muitas pessoas ainda são resistentes à loja virtual por considerarem essa forma de comércio menos atrativa para os clientes. No entanto, o processo para ter um e-commerce é bem menos burocrático. Veja o que é preciso para montar uma loja de salgados congelados online:

Loja física

Caso a sua vontade seja ter uma loja física para oferecer aos seus clientes a chance de saborear os produtos pessoalmente antes de comprá-los, você precisará de:

  • Um nome para o seu negócio e uma marca própria;
  • Uma loja física localizada em um ponto estratégico e movimentado;
  • Capital inicial para investir em infraestrutura;
  • Mobília, como prateleiras, estantes, gôndolas, mesas, cadeiras etc.;
  • Equipamentos, como computadores, ar-condicionado, freezer, fogão industrial, maquininhas de cartão etc.;
  • Ao menos um funcionário, inicialmente;
  • Decoração da loja, incluindo vitrine e fachada;
  • Papelaria, como cartão de visita, flyers etc.;
  • Estoque inicial, com os principais salgados congelados da sua loja;
  • Serviços recorrentes, como limpeza, manutenção, internet, telefone etc.

Existe, ainda, a possibilidade de ter uma loja virtual integrada à loja física. Dessa forma, você não abre mão do seu ponto de venda e ainda aproveita todos os benefícios que uma loja online tem a oferecer para o seu negócio.

E a Nuvemshop pode te ajudar a aliar essas duas frentes!

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Como montar uma loja de salgados de 1 real?

Nos últimos anos, o mercado de salgados por R$ 1 tem ganhado popularidade nas grandes cidades. Isso porque o preço acessível atrai consumidores que buscam por refeições rápidas no dia a dia, seja no trajeto para o trabalho, escola ou faculdade, por exemplo.

E a boa notícia é que é possível montar um negócio lucrativo vendendo salgados por esse valor. Com um bom planejamento estratégico, controle de custos e boas práticas de produção, sua loja pode ter bons resultados. Vamos ao passo a passo simplificado:

1. Escolha o modelo de negócios

Antes de tudo, defina como quer operar:

  • Loja física: ideal para pontos movimentados, como centro da cidade ou próximo a estações de metrô ou faculdades;
  • Carrinho ou food bike: permite mobilidade por áreas movimentadas;
  • Delivery: vendas por encomenda.

2. Cardápio inteligente

Escolha salgados que podem ser feitos em tamanho coquetel, ou seja, versão mini de até 90 gramas.

A variedade é grande, então faça testes para entender quais salgados funcionam melhor nesse novo formato. Os mais comuns são: coxinha, bolinha de queijo e croquete.

3. Custos e precificação

Para garantir margem de lucro, mesmo com salgados sendo vendidos por R$1, você pode investir em estratégias como comprar ingredientes no atacado (farinha, óleo, queijo e carne comprados em grande quantidade).

Além disso, considere oferecer combos estratégicos para aumentar o ticket médio, por exemplo, cinco salgados + suco por R$ 6.

4. Atração dos clientes

Investir na divulgação pode ser o grande diferencial para o sucesso da sua loja de salgados por R$ 1. Afinal, de nada adianta ter um produto barato e de qualidade se ninguém souber que ele existe, certo?

Por isso, invista na sua presença online, mesmo que a loja seja pequena, poste fotos apetitosas dos salgados, mostre o processo de produção e divulgue promoções.

Além disso, invista em estratégias para fidelizar clientes, como um cartão fidelidade (a cada dez compras, ganhe dois salgados grátis) ou horário promocional (vendas especiais em horários de menor movimento, como “leve 3, pague 2 entre 15h e 17h).

Aproveite para investir também em parcerias com negócios locais, monte kits de salgados para lanches da tarde e ofereça entregas em horário programado para escritórios da região, por exemplo.

Vale a pena montar uma loja de salgados?

Sim, montar uma loja de salgados vale a pena! Isso porque, como mencionamos na abertura deste artigo, o ramo alimentício é um dos que costuma trazer mais retorno para os empreendedores. No entanto, esse resultado positivo só é alcançado se você faz um bom planejamento financeiro e segue tudo à risca.

Como vimos, atualmente, é comum pessoas montarem lojas de salgados a R$ 1. Essa é uma modalidade que vem crescendo muito devido à busca dos clientes por salgados cada vez mais baratos. Já existe loja de salgados a R$ 0,50!

Desse modo, para produzir itens de qualidade e ainda conseguir lucrar, é preciso contar com bons fornecedores, que oferecem preços baixos e produtos selecionados.

Para dar mais opções aos clientes, você pode investir em montar uma loja de salgados e doces, comercializar opções congeladas ou ainda mini salgados.

Exemplos de lojas de salgados online

Agora que você já sabe como montar uma loja de salgados e divulgar o seu negócio, que tal aprender com quem já está aproveitando todos os benefícios de vender online? Confira, a seguir, alguns exemplos de lojas que vendem salgados pela internet:

Cozinha Flapê

A Cozinha Flape é uma loja virtual especializada na comercialização de alimentos congelados e saudáveis (sem adição de conservantes).

Captura de tela da loja virtual Cozinha Flape, como exemplo de loja de salgados!

No site, é possível encontrar opções de marmitas e salgados congelados. O propósito da empresa é levar praticidade, saúde e leveza para o dia a dia dos clientes.

Tart Fiori

A Tarti Fiori é uma confeitaria artesanal especializada em tortas salgadas e doces. A empresa oferece produtos feitos sob encomenda com a possibilidade de entrega na casa dos clientes.

Captura de tela da loja virtual Tarti Fiori como exemplo de loja de salgados

A empresa funciona em um endereço físico, mas também possui site de vendas online para facilitar as encomendas.

Tudo certo para montar uma loja de salgados?

Depois de aprender como montar uma loja de salgados e ver de perto o sucesso que outras empresas estão fazendo vendendo pela internet, o que você está esperando para montar seu próprio negócio?

Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e veja o quanto a solução é ideal para o seu negócio, apresentando uma interface simples, fácil e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de salgados

O ramo alimentício é um dos que costuma trazer mais retorno para os empreendedores, por isso vale a pena sim. No entanto, esse resultado positivo só é alcançado se você faz um bom planejamento financeiro e segue tudo à risca.

Faça o planejamento estratégico do negócio, crie uma marca própria, formalize sua empresa, entenda quem é o seu público, defina sua especialidade, tenha uma identidade visual marcante, escolha o local para a produção dos salgados, tenha atenção às regras da vigilância sanitária, escolha a plataforma para vender salgados congelados, defina as formas de pagamento, tenha atenção às embalagens, determine os meios de envio e divulgue sua marca.

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