Como montar uma lojinha online de acessórios para celular?
Empreender no mercado de acessórios para telefonia móvel é altamente lucrativo. Para você ter uma ideia de quanto fatura uma pequena loja de acessórios para celular, há negócios que chegam a lucrar entre R$ 6 mil e R$ 10 mil já nos primeiros meses, dependendo do volume de vendas e do investimento do empreendedor.
Sabia que os brasileiros passam, em média, 5,4 horas por dia grudados no celular? Esse dado da consultoria AppAnnie mostra porque vale a pena aprender como montar uma loja de acessórios para celular.
Cada vez mais, os consumidores buscam novas capinhas, fones de ouvido, caixas de som, suportes e outros itens que enriquecem a experiência com o smartphone. Por isso, quem vende esses produtos está investindo em um ramo com alto potencial de sucesso.
Se você quer aproveitar essa tendência, vai gostar do nosso guia de como montar uma loja virtual de acessórios para celular. Vamos mostrar como está o mercado, quais produtos você pode vender e quais passos precisa seguir para começar um negócio na área. Pronto para a leitura? 📱
Montar uma loja de acessórios para celular é uma boa ideia?
Se você quer aprender como montar uma loja de acessórios para celular, saiba que está mirando em um segmento com grande potencial. Afinal, os smartphones não param de crescer e já fazem parte da rotina da maioria da população.
Conforme aumenta o número de celulares utilizados no país, cresce também a demanda por acessórios como capinhas, carregadores, suportes, fones de ouvido, caixas de som, entre outros.
De acordo com dados da consultoria Newzoo, o Brasil tem cerca de 109 milhões de usuários de smartphone e ocupa o quinto lugar no ranking global de países com mais celulares. Em número de aparelhos, ficamos atrás apenas da Indonésia, Estados Unidos, Índia e China.
Em relação ao mercado de celulares, o crescimento em 2021 foi de 5,7%, segundo dados da International Data Corporation (IDC). O resultado é tímido, mas muito positivo quando consideramos a crise do coronavírus, que gerou uma escassez de componentes para smartphones no mundo todo.
A expectativa é que o mercado volte a crescer com força em 2022, com a reabertura econômica. Além disso, a chegada da rede 5G, que já está sendo testada no Brasil, deve aquecer ainda mais esse setor.
Portanto, os números mostram ser uma boa ideia investir em uma loja de acessórios para celular, já que a tendência é que a demanda por esses produtos aumente nos próximos anos.
💡 Saiba mais: Como fazer capinha de celular personalizada para vender [passo a passo]
Qual o lucro de uma loja de acessórios para celular?
É possível faturar entre R$ 10 mil e R$ 30 mil com uma pequena loja de acessórios para celular. No entanto, esse valor corresponde à receita total de vendas e não ao lucro, pois não considera os custos envolvidos no negócio (aluguel, funcionários, compras de fornecedores etc.).
O ganho do empreendedor vai depender da margem de lucro calculada, pois é preciso deduzir todos os gastos desse valor. Considerando que a margem do comércio fica entre 10% e 20%, chegamos à conclusão de que é possível lucrar entre R$ 1 mil e R$ 6 mil com um pequeno negócio de acessórios para celular.
Já uma rede com oito lojas de acessórios para celular localizada em São Paulo fatura cerca de R$ 200 mil por mês, com margem de lucro de até 40%, conforme noticiado na PEGN. Nesse caso, o lucro mensal do empreendedor pode chegar a R$ 80 mil.
O que vender em uma loja de acessórios de celular?
São vários os produtos que você pode vender em uma loja de acessórios para celular. Veja alguns exemplos:
- Capinhas de celular de diversas cores e formatos (as campeãs de vendas);
- Cartões de memória;
- Películas de proteção;
- Cabos;
- Carregadores (de parede, com fio e sem fio, portáteis etc.);
- Fones de ouvido (com e sem fio, bluetooth, headphones etc.);
- Caixas de som;
- Suporte veicular e de mesa;
- Tripés;
- Estojos e cases;
- Produtos para limpeza de tela.
Fonte: Shopee
Quanto custa abrir uma loja de acessórios para celular?
O investimento em uma loja de acessórios para celular varia conforme o tamanho do negócio que você vai abrir e o modelo de vendas escolhido. Se você vender online, por exemplo, poderá economizar com custos de aluguel e estrutura da loja física.
Pensando em um negócio individual, pequeno e online, é possível começar com cerca de R$ 5 mil. Esse valor é suficiente para comprar os primeiros itens para revenda, montar uma loja virtual, criar uma marca e assinar um bom plano de internet.
Agora, se você quer abrir uma loja física, terá que somar os gastos com aluguel, mobília, expositores, equipamentos e, muito possivelmente, a contratação de no mínimo um funcionário para atendimento. Nesse caso, o investimento para começar um negócio, por menor que seja, sobe para cerca de R$ 15 mil.
💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?
Como montar uma loja virtual de acessórios para celular
Vamos ao nosso passo a passo de como montar uma loja de acessórios para celular. Aqui, vamos focar na versão online, mas você pode seguir os mesmos passos se for abrir uma loja física, com a diferença de que será necessário alugar um espaço e preparar sua estrutura. Acompanhe as etapas:
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para montar uma loja de acessórios para celular é identificar quem é seu público-alvo e entender o perfil dele. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.
Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Por exemplo, em vez de traçar um público de jovens entre 18 e 30 anos moradores de São Paulo, você pode criar a seguinte persona:
“Felipe, 24 anos, solteiro. Mora em São Paulo com os pais e trabalha como trainee na área de tecnologia de um banco. Em seu tempo livre, se diverte com games, animes e séries. Procura capinhas de celular com temas geek e acessórios para enriquecer a experiência multimídia com o aparelho.”
Dessa forma, você tem uma visão mais clara dos seus clientes em potencial e consegue criar estratégias mais direcionadas.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Estude a concorrência
Fazer uma análise de concorrência é obrigatório para entrar no mercado de acessórios para celular. Isso porque esse setor é muito competitivo e não é fácil se destacar para atrair clientes em meio a tantos lojistas.
Para começar, procure concorrentes diretos, ou seja, que trabalham com as mesmas categorias de produtos da sua loja. Veja quais marcas eles oferecem, quais promoções fazem, quais preços praticam, em quais clientes miram, entre outros aspectos.
O objetivo é entender como você pode se posicionar para ganhar espaço no mercado de acessórios para celular. Além disso, você pode se inspirar com as melhores práticas da área, seguindo o processo que chamamos benchmarking.
3. Faça um plano de negócios
O plano de negócios funciona como um roteiro que descreve todo o funcionamento, estrutura e recursos necessários para iniciar as operações da sua loja de acessórios para celular. Veja o que não pode faltar nesse documento:
- O nome e o segmento da empresa;
- O público-alvo e o nicho de mercado;
- Descrição completa do produto ou serviço que será vendido, assim como seus diferenciais e valor que será entregue ao cliente;
- Definição dos canais de venda usados para levar o produto ou serviço até os clientes;
- Estratégia de precificação do produto/serviço para garantir o lucro e a competitividade;
- Análise de mercado completa com direito a análise SWOT (panorama de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
- Análise de concorrência para mapear concorrentes diretos e indiretos da sua empresa;
- Definição da estratégia competitiva para se posicionar no mercado;
- Capital social necessário para iniciar as atividades e capital de giro para manter o negócio nos primeiros meses, até que comece a dar lucro;
- Capital humano necessário (contratações);
- Plano operacional com a descrição dos processos da empresa da produção à venda;
- Planejamento financeiro com projeções de fluxo de caixa para os primeiros meses;
- Plano de marketing com todas as ações previstas para divulgar a marca
Uma forma prática de criar seu plano de negócios é usando o modelo Lean Canvas — uma espécie de tabela em que o empreendedor indica os principais aspectos de sua ideia de empreendimento.
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4. Encontre bons fornecedores
Para ter sucesso, você precisa encontrar bons fornecedores de acessórios para celular. É importante que os itens sejam de qualidade e que os parceiros sejam pontuais e abertos a negociações.
Veja alguns exemplos de fornecedores desse setor:
Capinhas no Atacado
O Capinhas no Atacado é um distribuidor e fornecedor de capinhas, películas de proteção e acessórios para celular no atacado. O pedido mínimo no site é de R$ 250 e é possível parcelar os produtos em até 3x sem juros.
HREBOS
A HREBOS é uma fabricante e importadora de capinhas e acessórios de celular que traz as últimas tendências para o mercado brasileiro. No site, você pode comprar capas, cabos, carregadores, power banks, fones de ouvido, caixas de som e outros produtos no atacado.
R25
A R25 é uma atacadista que oferece capinhas, películas, cabos, carregadores, caixas de som e outros produtos para lojistas do segmento de celulares. Para ter acesso aos preços, é preciso fazer um cadastro com o CNPJ no site da distribuidora.
💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?
5. Ofereça um bom mix de produtos
O consumidor que busca acessórios para celulares quer um catálogo variado e repleto de itens criativos. Por isso, você precisa caprichar no seu estoque e oferecer as mais variadas categorias na sua loja online.
Você pode usar como base os produtos que listamos ou focar em um nicho de mercado específico. Por exemplo, existem lojas de acessórios para celulares especializadas em capinhas personalizadas com o nome dos clientes, capinhas de séries e filmes, fones e caixas de som de alta performance, entre outros segmentos.
6. Crie uma marca
Também é importante destacar sua loja de acessórios para celular com uma marca única. É o que chamamos branding, um trabalho de criação de identidade para o seu negócio que fixará sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.
Para ter uma marca campeã, aposte em um nome fácil de memorizar e relacionado ao universo dos smartphones. Depois, crie uma identidade visual com cores únicas e não se esqueça de registrar sua marca.
💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio
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7. Formalize seu negócio
Para vender acessórios para celular, você precisa abrir uma empresa. Se quiser começar pequeno, você pode abrir um MEI (microempreendedor individual) gratuitamente, desde que não ultrapasse o limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano.
Assim, você pode se formalizar como comerciante de acessórios para celular. Para isso, basta usar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4752-1/00, referente ao comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação. Para cumprir os trâmites burocráticos, procure um contador de confiança.
💡 Saiba mais: O que é contabilidade: tudo o que você precisa saber como empreendedor
8. Escolha uma plataforma de e-commerce
Escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para ter sucesso ao montar uma loja de acessórios para celular. Com a Nuvemshop, você tem as seguintes vantagens:
- Confiabilidade de uma plataforma com mais de 90 mil lojistas ativos e mais de R$ 5,8 bilhões em vendas por toda a América Latina;
- Recursos para montar uma loja em menos de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos;
- Diversos layouts profissionais;
- Planos e preços que cabem no bolso (com um plano inicial gratuito);
- Dezenas de integrações para potencializar a loja;
- Soluções de frete e pagamentos online conectadas.
💡 Saiba mais: 10 motivos para provar que a Nuvemshop é boa para o seu negócio
9. Selecione as embalagens para envio
As embalagens são um ponto fundamental para garantir um envio seguro e eficiente dos seus produtos. Isso porque o cliente deve receber seus pedidos íntegros e bem embalados para ficar satisfeito com a compra.
Por isso, utilize caixas resistentes e acessórios para proteção dos produtos, especialmente os mais frágeis, como fones de ouvido e carregadores.
💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?
Além disso, é importante caprichar na impressão ou adesivo utilizado, que deve ter seu logotipo e, de preferência, um QR Code levando para o seu site.
10. Defina os métodos de envio
Outro ponto essencial ao aprender como montar uma loja de acessórios para celular é oferecer diversos meios de entrega. Ao criar uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, você poderá integrar seu e-commerce com diversas soluções de envio que trabalham com os Correios e transportadoras.
Algumas opções de serviços são Mandaê, Kangu e Melhor Envio. Com essas integrações, fica mais fácil oferecer diversas opções de fretes aos seus clientes com preços competitivos. Tem até entrega para o mesmo dia!
Isso é fundamental no negócio de acessórios para celular, pois existem produtos de diversos pesos e tamanhos que podem ter no valor do frete seu principal obstáculo de venda.
💡 Saiba mais: Como fazer o envio de produtos em sua loja Nuvemshop?
11. Providencie os meios de pagamento
Os meios de pagamento que você oferece na sua loja virtual de acessórios para celular também são fundamentais para aumentar suas vendas. Isso porque os clientes procuram conveniência e praticidade na hora de pagar pelo que compram na internet.
💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?
Por isso, é fundamental integrar sua loja virtual com soluções de pagamento que permitam a cobrança via cartão de crédito, boleto bancário, Pix, entre outros métodos. Na Nuvemshop, você pode utilizar o Nuvem Pago, que oferece as principais formas de pagamento com taxas competitivas e recursos de controle de vendas.
💡 Saiba mais: Nuvemshop: cases de e-commerces de sucesso
12. Invista em marketing digital
Depois de aprender como montar uma loja de acessórios para celular, o próximo passo é atrair clientes para decolar suas vendas. Veja algumas dicas de marketing digital para alcançar mais pessoas e promover sua marca na internet:
- Divulgue sua loja de acessórios para celular em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Tik Tok;
- Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como lançamentos do mercado e dicas para cuidar melhor do celular;
- Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
- Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.
💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio
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