Como montar uma loja de bolos caseiros em 9 passos
- Montar uma loja de bolos caseiros requer planejamento, CNPJ, estrutura adequada e um diferencial competitivo;
- Os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 250 mil, dependendo do modelo de negócio escolhido (MEI, loja física ou franquia);
- Para lucrar no mercado de bolos caseiros, é possível investir em franquias ou criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop.
A confeitaria é um dos segmentos mais resilientes durante as crises e uma grande oportunidade para empreender. Por isso, cada vez mais pessoas querem saber como montar uma loja de bolos e trabalhar com esse quitute clássico da culinária.
A boa notícia é que estamos falando de um mercado bastante diverso, onde cabem empreendedores de todos os portes e nichos. Você pode vender bolo online, abrir uma loja física, começar com uma pequena produção caseira ou até mesmo se tornar um franqueado.
E se você não tem ideia de como abrir uma empresa desse tipo, não se preocupe: vamos explicar passo a passo como funciona o processo. Continue a leitura e saiba como montar sua loja de bolos caseiros em 2024! Então, vamos lá?
Vale a pena montar uma loja de bolos em 2024?
Montar uma loja de bolos em 2024 pode ser uma aposta certeira, já que o mercado está em pleno crescimento. Para você ter uma ideia, as vendas de biscoitos, massas, pães e bolos somaram R$ 40,5 bilhões em 2020 e o crescimento em 2021 foi de 5%, mesmo durante a crise.
Com a correria do dia a dia, tornou-se muito mais prático comprar bolos prontos do que fazê-los em casa. E quem não gosta de tomar um café da tarde com bolo de fubá ou saborear uma fatia de bolo de chocolate de sobremesa?
Além de ter um grande potencial no mercado, a loja de bolos também é um negócio relativamente simples de se montar. Você pode até mesmo começar com uma empresa individual, em casa, trabalhando com vendas online e delivery.
Mas, por ser um produto tão comum na mesa do brasileiro, também é preciso investir em um diferencial competitivo para se destacar da concorrência. Se você tiver um sabor único, um catálogo diverso ou uma entrega ágil, por exemplo, tem tudo para prosperar no segmento.
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O que é preciso para montar uma loja de bolos?
Se você se interessa por vender comida pela internet e o seu plano é aprender como montar uma loja de bolos, o primeiro passo é entender o que será necessário nessa jornada empreendedora. No entanto, os recursos variam muito de acordo com o tipo de negócio que você pretende abrir.
Hoje, existem várias possibilidades no ramo de confeitaria. Você pode abrir uma loja de bolos caseiros tradicionais, trabalhar com delivery de bolos confeitados e até mesmo montar uma loja virtual de bolos e doces, por exemplo.
De qualquer forma, você vai precisar de:
- Um espaço para a fabricação dos bolos, que pode ser a cozinha de casa, uma cozinha industrial ou mesmo uma dark kitchen (cozinha fantasma, onde não há atendimento ao público e a empresa só atua com delivery);
- Um ponto de venda para exposição e comercialização dos produtos, para lojas físicas, ou uma plataforma de e-commerce, para vendas online;
- Uma empresa aberta com CNPJ;
- Equipamentos de cozinha e, se for o caso, móveis para exposição dos produtos e consumo no local;
- Funcionários para fabricar os bolos, atender clientes e embalar produtos;
- Um trabalho de marketing para divulgar seus produtos e atrair clientes.
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Quanto custa abrir uma loja de bolos?
Abrir uma loja de bolos custa entre R$ 10 mil e R$ 250 mil, em média. Esses valores consideram desde uma microempresa individual iniciada em casa até a aquisição de uma franquia de sucesso.
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Mas essa é apenas uma estimativa, já que o valor do investimento para montar uma loja de bolos depende muito do tipo de empresa que você pretende abrir.
Por exemplo, se você começar como microempreendedor individual (MEI) trabalhando em casa, poderá abrir a empresa gratuitamente e investir somente nos equipamentos da loja, nas matérias-primas e nos canais de venda. Nesse caso, R$ 10 mil são suficientes para começar a produção e venda por app ou site próprio.
Já uma franquia renomada como a Casa de Bolos custa até R$ 250 mil, já com a taxa do franqueado. No meio termo, temos a loja física própria, que tem gastos em torno de R$ 150 mil com equipamentos, mobília, decoração, expositores, funcionários etc.
Lembrando que a loja virtual própria requer um investimento inicial menor, uma vez que não há gastos com a estrutura física do ponto de venda. Com a solução da Nuvemshop, por exemplo, você pode montar a sua loja online grátis.
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Como montar uma loja de bolos?
Agora que você conhece o potencial da loja de bolos, vamos aprender a montar esse negócio passo a passo. Confira:
1. Crie seu plano de negócio
Toda empresa começa com um plano de negócios, que é um roteiro com todas as etapas e recursos necessários para iniciar as operações. Para começar o seu, você pode partir das seguintes questões:
- Qual é o nome da empresa?
- Qual é o modelo de negócio (franquia, loja própria, assinatura etc.)?
- Quais são os canais de venda (loja virtual ou loja física, app de delivery etc.) ?
- Quais produtos serão comercializados (bolos caseiros, bolos confeitados, tortas, bolos, salgados, outros doces etc.)?
- Quem é o público-alvo?
- Quem são os concorrentes?
- Qual é o diferencial da empresa?
- Qual é o investimento inicial necessário?
- Como vai funcionar a produção, venda e distribuição dos produtos?
- Como será feita a gestão financeira da empresa?
- Qual o plano de marketing para a divulgação do negócio?
2. Defina seu público-alvo
Decidir para quem você vai vender é um passo essencial para montar sua loja de bolos. Você pode mirar em um público-alvo amplo ou atender um nicho de mercado específico.
Por exemplo, existem lojas que vendem bolos simples para toda a família e lojas especializadas em bolos confeitados para festas, bolos veganos, bolos “fit”, bolos sem glúten e sem lactose e até bolos para pets.
A vantagem de mirar em um nicho específico é que você poderá suprir uma demanda não atendida do mercado — o que, normalmente, significa sucesso de vendas. Por outro lado, ter um mix de produtos amplo facilita o alcance de diferentes públicos.
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3. Escolha o local
A escolha do ponto de venda é fundamental para o sucesso da sua loja de bolos. No caso do estabelecimento físico, é importante buscar uma localização estratégica com grande circulação do seu público-alvo.
Na loja virtual, você deve priorizar uma plataforma de e-commerce eficiente para criar seu site de vendas. Outras opções são marketplaces e apps de delivery que, apesar de facilitarem o início das vendas, cobram taxas e dificultam a construção da sua marca e a diferenciação da concorrência.
4. Tenha um diferencial
Como já mencionamos, sua loja de bolos precisa de um diferencial para se destacar da concorrência. Pode ser um sabor exclusivo, um catálogo variado, um ótimo custo-benefício, uma loja com decoração irresistível, uma entrega rápida etc.
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5. Crie uma marca única
Ter uma marca única e uma identidade visual marcante são pontos decisivos para o sucesso da sua loja de bolos.
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6. Providencie a estrutura e os equipamentos
Tanto para a loja física quanto para a loja virtual de bolos, será preciso providenciar equipamentos para a fabricação dos produtos e para a gestão da empresa. Os principais são:
- Computador para a gestão;
- Maquininha de cartão ou gateway de pagamento;
- Eletrodomésticos, como geladeira, freezer, liquidificador, batedeira, mixer, fogão e forno industrial (para alta capacidade) etc.;
- Utensílios, como assadeiras, panelas, formas, talheres, copos, bandejas, saco de confeiteiro, pratos etc.
No caso da loja física com atendimento ao público e consumo no local, é preciso acrescentar:
- Balcão de atendimento;
- Expositores refrigerados e do tipo estufa;
- Móveis diversos, como estantes, prateleiras, mesas e cadeiras;
- Decoração;
- Vitrine;
- Materiais de escritório.
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7. Contrate pessoas
O número de funcionários que deverão ser contratados depende muito do tipo de loja de bolos que você quer abrir. Há quem comece sozinho e, literalmente, coloque a mão na massa, mas só nos casos de abertura de MEI.
Para uma loja física, é preciso contar, no mínimo, com um atendente e um confeiteiro responsável pelos bolos. Afinal, você já terá muito trabalho gerenciando a empresa.
Na loja virtual, é possível ter profissionais responsáveis pela gestão dos pedidos, embalo e envio dos produtos, além do confeiteiro. E, quanto maior for a empresa, mais pessoas devem ser contratadas para posições operacionais e administrativas.
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8. Abra sua empresa
Com tudo pronto para abrir sua loja de bolos, chega o momento de formalizar sua empresa, obter seu CNPJ e passar pelas burocracias de licenciamento. Felizmente, o processo está mais simples e já é possível fazer quase tudo pela internet.
Nessa hora, é importante ter o auxílio de um profissional de contabilidade para escolher o tipo jurídico e regime tributário corretos para o seu negócio. Você também pode utilizar um portal de abertura de empresas, como o Abertura Simples, para tornar o processo mais rápido e seguro. Além disso, será necessário passar pela fiscalização da Vigilância Sanitária — consulte a legislação da Prefeitura do seu município para entender os procedimentos.
9. Divulgue seu negócio
Depois de montar sua loja de bolos, é hora de divulgá-la e conquistar muitos clientes. Para isso, vale seguir as dicas de ouro do marketing digital:
- Crie perfis e páginas em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok;
- Use o vídeo marketing para promover seus produtos e deixar seus clientes com água na boca;
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informação relevante em um blog, nas redes sociais ou no seu site;
- Use o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
💡 Saiba mais: Estratégias de marketing digital para promover o seu negócio
Entendeu como montar uma loja de bolos?
Se você chegou até aqui, já sabe como montar uma loja de bolos, tortas, doces e o que mais você quiser vender no ramo de confeitaria. Lembre-se de investir em diferenciais para conquistar o paladar e a preferência do seu público, pois a concorrência é acirrada!
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