Guia completo para montar uma loja de eletrônicos
- Uma loja de eletrônicos é um tipo de negócio que vende produtos tecnológicos, como smartphones, computadores, televisores, acessórios etc;
- Para montar uma loja de eletrônicos, defina seu público-alvo, escolha fornecedores confiáveis e opte entre loja física, online ou ambas;
- Se optar por uma loja online, a Nuvemshop oferece soluções práticas para começar, com ferramentas de personalização, integração com meios de pagamento. Crie sua loja grátis!
O setor de eletrônicos é bastante tradicional. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos gadgets, a demanda por esse tipo de produto nunca diminui. Dito isso, se você veio parar aqui, deve estar pensando em aprender como montar uma loja de eletrônicos, certo?
Se sim, você está prestes a tomar uma decisão muito inteligente, visto que esse é um nicho em expansão, que movimenta rios de dinheiro a cada ano.
De acordo com levantamento feito pela Nuvemshop, em 2023, as vendas totais atingiram a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023, revelando um crescimento de mais de 10% em relação a 2022.
Os eletrodomésticos se destacaram como os mais procurados, seguidos pelos eletrônicos, telefonia, casa e decoração, além de moda e acessórios.
E tem mais! De acordo com o NuvemCommerce, o relatório anual do e-commerce, lojas de eletrônicos lideram o ticktet médio por segmento, com o valor de R$ 515,40. Bons números, não é mesmo?
Agora, vamos direto ao assunto. Neste artigo, te ensinaremos, em 9 passos, como vender eletrônicos com uma loja online própria. Contaremos quais os melhores fornecedores e os eletrônicos mais vendidos do nicho. Então, pegue caneta e papel e acompanhe nossas dicas. Vamos lá? 🤖
Antes de começar, que tal criar sua loja de eletrônicos grátis na Nuvemshop e conquistar mais clientes com facilidade, gestão completa e integração com os melhores meios de pagamento e envio:
1. Faça uma pesquisa de mercado
Antes de tudo, é necessário reunir algumas informações básicas sobre o setor, assim como descobrir o que sua concorrência está fazendo. Essas são algumas perguntas que você deve fazer:
- Qual o investimento mínimo necessário?
- Qual o preço médio praticado nos produtos?
- Quais os principais fornecedores de eletrônicos em atacado?
- Quais as principais estratégias para fidelizar clientes?
- Quais os métodos de armazenamento e envio da concorrência?
- Entre outros.
Reunindo essas informações, você conhecerá mais a fundo os seus competidores e poderá traçar estratégias mais assertivas. Por ser um nicho competitivo, os detalhes podem fazer toda a diferença na hora de traçar um diferencial competitivo que destaque sua empresa na multidão.
💡Saiba mais: O que é análise de mercado e como fazer uma para o seu negócio?
2. Legalize sua empresa
Outro passo crucial é a legalização da sua empresa. Antes de avançar no processo, é importante cuidar de toda a documentação necessária a fim de evitar conflitos legais.
Antes, esse era um procedimento que envolvia muita burocracia. Mas, acredite ou não, isso tem mudado e hoje tudo pode ser feito 100% online.
💡 Saiba mais: Como abrir uma empresa: o passo a passo definitivo
3. Faça um plano de negócios
Todo novo empreendimento precisa de um planejamento prévio. Ao conhecer cada etapa a ser percorrida, o empreendedor tem maiores chances de implementar as melhores estratégias, com maior rapidez.
Algumas etapas fundamentais de um bom plano de negócios são:
- Sumário executivo;
- Planejamento financeiro;
- Análise SWOT;
- Definição da persona;
- Plano de marketing;
- Entre outros.
Agora, se você quiser maior agilidade nesta etapa, temos um e-book com um plano de negócios profissional e editável para compartilhar com você. Baixe grátis:
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5. Conheça o seu público-alvo
Para que um negócio decole, uma etapa fundamental é conhecer para quem você está vendendo. Por isso, entender quem é o seu público-alvo é essencial para comunicar-se da melhor forma, tocando nos principais pontos de interesse de quem você deseja atingir.
Para descobrir o seu, faça as seguintes perguntas:
- Qual a faixa etária do meu público?
- A qual classe social pertencem?
- Quais seus principais medos e anseios?
- De que forma se comunicam?
- Quais seus canais de comunicação preferidos?
💡Saiba mais: O que é e como definir o público-alvo em 6 passos?
6. Encontre uma boa locação
A locação da sua loja é outro fator crucial para o sucesso do seu empreendimento. Além de grande o suficiente para guardar seu estoque e permitir uma circulação confortável, ela deve ser posicionada em um local estratégico. Ou seja, um lugar onde exista um alto fluxo de pessoas.
Dessa forma, você garante que sua loja estará visível para uma grande audiência, aumentando suas chances de realizar vendas e atrair novos consumidores.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja de acessórios para celular e vender muito [guia]
7. Estruture os seus canais de venda
Além do ponto físico, é altamente recomendado ter outros canais de venda. A maioria dos negócios tem buscado se expandir para o meio online, por exemplo, justamente por entenderem que essa é uma excelente forma de alavancar vendas e conquistar novos clientes.
Com seu próprio e-commerce, você poderá divulgar seus produtos em um catálogo online e usar estratégias de marketing digital para levá-lo até seu público.
Com a Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual gratuita e, em poucos minutos, começar a divulgar sua marca.
8. Contrate um time eficaz
Os vendedores da sua loja serão o principal ponto de contato com seu público. Por isso, escolher pessoas capacitadas é crucial para que seus clientes se sintam seguros e confortáveis.
Nesse sentido, busque profissionais experientes e com boas habilidades de comunicação, de preferência indivíduos que entendam de vendas e persuasão.
Afinal, um bom atendimento é um dos principais fatores para garantir a finalização das vendas e fidelizar clientes. Para isso, certifique-se de que sua equipe está alinhada e ofereça treinamentos, investindo no desenvolvimento de cada um.
💡Saiba mais: O que são técnicas de vendas? Veja 33 estratégias infalíveis
9. Divulgue seu negócio
Por fim, todo negócio precisa de uma boa divulgação. Mesmo que você tenha os melhores produtos e preços, de nada adianta se você não consegue levar sua loja até seu público-alvo.
Então, conheça as melhores estratégias de marketing digital e invista em aplicá-las para potencializar suas chances de sucesso.
Algumas opções conhecidas são:
- Marketing nas redes sociais;
- Tráfego pago;
- Marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Criação de blog corporativo.
💡Saiba mais: Como revender eletrônicos online? [dicas, tendências e fornecedores]
Onde comprar eletrônicos para revender?
Agora que você sabe o passo a passo de como montar uma loja de eletrônicos, você deve estar se perguntando onde comprar eletrônicos para revender no seu negócio. A seguir, separamos uma lista com algumas empresas que vendem eletrônicos em atacado. Confira:
- Hayamax;
- Oderço;
- Mirão Distribuidora;
- Grupo Dinax;
- Inova;
- Gazin Atacado;
- Comp Distribuidora;
- Golden Distribuidora;
- TC Distribuidora.
💡Saiba mais: Como começar a vender no atacado?
Quais os eletrônicos mais vendidos?
O ramo de eletrônicos oferece uma imensa variedade de produtos. Por isso, é importante ter uma visão estratégica sobre quais são os eletrônicos mais vendidos. Dessa forma, você aumenta suas chances de lucro e evita ter um estoque parado.
A seguir, listamos os eletrônicos mais vendidos do nicho:
- SmartTVs;
- Smartwatches;
- Smartphones;
- Assistentes virtuais;
- Notebooks;
- Computadores;
- Consoles de video-games;
- Fones de ouvido bluetooth;
- Caixas de som;
- Câmeras profissionais.
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💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com a revenda de celulares?
Como escolher um nome para loja de eletrônicos?
O nome do seu negócio é a porta de entrada para sua empresa e o primeiro contato da audiência com sua marca. Por isso, é importante que ele seja criativo e atrativo, além de deixar clara sua proposta logo de início.
Uma boa dica é incluir palavras-chave do setor, como por exemplo:
- Byte;
- Eletro;
- Giga;
- Tech;
- Tecno.
Para complementar, outra dica é incluir alguns nomes tradicionais do varejo junto das palavras do item anterior. Exemplos:
- Boutique Eletro;
- Empório dos Eletrônicos;
- Universo Tech;
- Central do eletrônico;
- Tech Empório;
- Atlas Tech;
- Eletro Store;
- Portal Eletro;
- Tech Store.
💡 Saiba mais: Como ter uma loja de dropshipping de eletrônicos?
Se não estiver satisfeito com as opções, te convidamos a usar nosso gerador de nomes para empresas gratuito. Confira:
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Já sabe como montar uma loja de eletrônicos?
Esperamos que, com nosso artigo, você tenha tirado todas suas dúvidas sobre como montar uma loja de eletrônicos. Apesar de competitivo, o ramo de eletrônicos pode oferecer recompensas tão grandes quanto o desafio. Por isso, investir nesse setor pode ser uma escolha muito vantajosa para novos empreendedores.
Aproveitando que está aqui, que tal começar a vender eletrônicos na internet? Com a Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e começar a vender hoje mesmo, em uma plataforma confiável e profissional. Descubra como podemos ajudar o seu negócio a decolar. Esperamos por você! 💙
- 1. Faça uma pesquisa de mercado
- 2. Legalize sua empresa
- 3. Faça um plano de negócios
- 5. Conheça o seu público-alvo
- 6. Encontre uma boa locação
- 7. Estruture os seus canais de venda
- 8. Contrate um time eficaz
- 9. Divulgue seu negócio
- Onde comprar?
- Quais eletrônicos mais vendidos?
- Como escolher um nome?
- Conclusão
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