Quanto custa e como montar uma loja de lingerie do zero em 2024?
- O mercado de moda e vestuário movimenta em média R$ 30 bilhões por ano no mundo, com o mercado de moda íntima movimentando cerca de R$ 3,6 bilhões anualmente;
- Pra montar uma loja de lingerie, monte um plano de negócios, defina o público-alvo e escolha entre loja física ou virtual;
- Para garantir o sucesso do seu negócio, invista em bom atendimento ao cliente, procure bons fornecedores e legalize o negócio com CNPJ e profissional de contabilidade.
Você já se perguntou como montar uma loja de lingerie e se vale a pena investir nesse negócio? Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que o mercado de Moda e Vestuário movimenta, em média, R$ 30 bilhões por ano no mundo.
Além disso, dados trazidos pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) apontam que o mercado de moda íntima movimenta cerca de R$ 3,6 bilhões anualmente. Parece promissor, né?
Se você ficou interessado e deseja saber o passo a passo para abrir uma empresa como essa e ainda conferir exemplos de lojas virtuais de lingerie, é só seguir a leitura! Então, vamos lá?
Para não perder tempo, comece agora a criar sua loja online gratuita na Nuvemshop:
Como montar uma loja de lingerie em 8 passos
Tendo em vista que o mercado de roupas íntimas está em alta e que vendê-las pode ser uma ótima oportunidade, vamos aprender a montar uma loja de lingerie passo a passo. Confira:
1. Monte um plano de negócios
O primeiro passo para montar a sua empresa é criar um plano de negócios. Isso porque esse documento é a peça principal do planejamento, além de ajudar na organização e no desenvolvimento da sua marca. Para tanto, o plano de negócio loja de moda íntima online deve conter as seguintes questões:
- Qual o tipo de empresa (Sociedade Empresária Limitada, Empresa Individual, Eireli, Microempreendedor Individual etc.)?
- Quais são os canais de venda (loja física ou virtual)?
- Qual a visão e missão da empresa?
- Quem é o público-alvo?
- Qual o ramo de atividade de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE)?
- Quais produtos serão comercializados (calcinha, sutiã, conjuntos, cueca, camisolas etc.)?
- Quem são os concorrentes?
- Qual o plano de marketing?
- Quais são as forças e fraquezas? (para definir, pode realizar a análise SWOT)
- Como funcionará a gestão financeira?
💡Saiba mais: Plano de negócios: o que é e como fazer o seu?
2. Defina o público-alvo
Sabemos que uma loja é feita para atrair clientes e gerar vendas, certo? Por isso, definir o público-alvo do seu negócio é fundamental. Ao saber para quem você deseja vender, é possível definir estratégias de atração específicas que podem aumentar as vendas.
Por exemplo, você pode focar em roupas íntimas para maternidade, em lingeries para mulheres plus size etc. Então, ao escolher um nicho de mercado e um público específico, sem dúvidas, será mais fácil suprir as necessidades e demandas de seus consumidores.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
3. Escolha o local
Aqui, vale a pena saber se o seu público-alvo prefere realizar compras em um espaço físico ou em uma loja virtual. Caso opte por uma loja física, é importante verificar se é de fácil acesso para os seus clientes, ou seja, procure uma localização estratégica.
Já no mundo virtual, o acesso é mais fácil em qualquer localidade e, com isso, você pode atrair públicos de diferentes regiões. É uma ótima oportunidade para expandir as vendas. Para facilitar a experiência do usuário e criar uma loja virtual com a identidade da sua marca, é importante escolher uma plataforma de e-commerce eficiente.
💡 Saiba mais: Aprenda o passo a passo para criar um site de vendas
4. Capriche na identidade visual
Definir a identidade visual consiste em criar uma marca única, com cores, logotipo e tipografia que conversem entre si. A partir disso, o seu negócio ganha personalidade e autenticidade, o que é uma ótima oportunidade para se destacar em meio à concorrência.
O ponto de partida é escolher a paleta de cores da sua empresa. Pense em cores que têm ligação com o propósito da sua marca. Se optar por abrir uma loja de lingeries de maternidade, que tal buscar por tons pastéis que transmitem calma e segurança?
Para te ajudar, a Nuvemshop desenvolveu uma diversas ferramentas gratuitas para criar sua marca:
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5. Invista em bom atendimento ao cliente
Você já se perguntou qual a importância do atendimento ao cliente? O efeito de um bom atendimento pode ser extremamente benéfico para o seu negócio. Isso porque, por meio dele, é possível garantir a satisfação do cliente, sua fidelização, aumento do ticket médio e ainda conseguir que indiquem a sua loja por meio do boca a boca.
Sendo assim, vale investir em um atendimento ao cliente de qualidade. Então, invista tempo em conhecer o seu cliente, realizar uma comunicação humanizada, cuidar do pós-venda e executar pesquisas de satisfação.
6. Procure bons fornecedores
De nada adianta realizar todos os passos anteriores e não pensar nos fornecedores de roupas íntimas. Isso porque comprar produtos de qualidade é essencial para garantir as vendas e a fidelização dos clientes.
Além disso, boa parte do orçamento vai para a compra de produtos. Então, é necessário que o valor gasto com os fornecedores seja viável e não comprometa o preço final do seu produto.
Alguns fornecedores famosos de lingerie na internet são Click Sophia, LingerieBR (marketplace de fornecedores) e Rosativa.
💡Saiba mais: Mercado de moda no Brasil: cenário atual, desafios e tendências
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
Para saber tudo sobre gestão de fornecedores, é só baixar o e-book:
7. Pense na organização da loja
É necessário realizar alguns investimentos em equipamentos para montar a loja virtual ou física.
Para a loja virtual, os principais são:
- Computador;
- Gateway de pagamento;
- Araras para organizar as peças (estoque);
- Caixas para enviar os pedidos;
- Tags com a identidade visual da loja;
- Impressora para imprimir as etiquetas de envio.
Já na loja física:
- Computador;
- Maquinha de cartão;
- Manequins;
- Balcão de atendimento;
- Ventilador ou ar condicionado;
- Espelhos;
- Araras;
- Prateleiras e estantes.
8. Legalize seu negócio
O último passo da nossa lista é para formalizar a sua empresa, obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e garantir que tudo esteja dentro da lei.
Para isso, é necessário contratar um profissional de contabilidade que vai ajudar a definir o seu tipo de empresa e lidar com as burocracias de licenciamento.
💡 Saiba mais:
- Aprenda como abrir uma MEI
- Como criar um CNPJ de loja virtual?
Exemplos de lojas virtuais de lingerie
Agora que você já conferiu o passo a passo completo para montar uma loja de lingerie de sucesso, vamos conhecer alguns exemplos para servir de inspiração. Confira:
Duhellen Lingerie
A loja Duhellen Lingerie foi fundada em 1989 por duas amigas chamadas Helena. No início, tinha o intuito de atender lojas de departamentos e grandes atacados, após um tempo abriu lojas físicas. Entretanto, com o avanço tecnológico, em 2019, a empresa abriu o seu e-commerce e agora foca totalmente nas vendas online.
A Duhellen utiliza a plataforma Nuvemshop para a sua loja virtual. Isso porque conta com todas as integrações com meios de pagamento e frete necessários. Além disso, disponibiliza layouts incríveis que valorizam os produtos.
Dilua Lingerie
Por último, trouxemos a loja Dilua Lingerie que tem como propósito despertar o melhor dentro das mulheres. A marca busca a moda democrática com produtos acessíveis feitos para diferentes corpos, dessa forma, busca incentivar as mulheres a transformarem sua autoestima.
E se você quer fazer promoções incríveis para vender mais na sua loja de lingerie, aproveite para baixar nossos banners especiais para o Dia dos Namorados (uma das datas mais importantes para esse segmento):
Entendeu como abrir uma loja de lingerie?
Agora que você já sabe o passo a passo necessário para abrir uma loja de lingerie, é só colocar as dicas em ação e garantir o sucesso do seu negócio. Lembre-se de montar um plano de negócios, afinal, planejamento é essencial.
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