Como montar uma loja de lingerie em 9 passos? [+ tendências para 2025]

- O mercado de moda é um dos pilares do e-commerce com crescimento anual de quase 12%, de acordo com o Statista;
- Para montar uma loja de lingerie, monte um plano de negócios, defina o público-alvo e escolha entre loja física ou virtual;
- Além disso, para garantir o sucesso do seu negócio, invista em bom atendimento ao cliente, procure bons fornecedores e legalize o negócio com CNPJ e profissional de contabilidade.
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e começar a vender lingerie online para qualquer lugar do Brasil de forma simples e prática.
Você já se perguntou como montar uma loja de lingerie e se vale a pena investir nesse negócio? De acordo com o NuvemCommerce 2025, o maior estudo de e-commerce do Brasil, as lojas do setor de Moda e Vestuário da Nuvemshop faturaram R$ 1.6 bilhoes em 2024, representando um crescimento de 33% em comparação ao ano anterior.
Além disso, segundo o Statista, o setor de Moda segue como um dos pilares do e-commerce, apresentando crescimento anual de 11,56% até 2029 no Brasil.
Esses números indicam que investir na venda de lingerie online pode ser uma oportunidade promissora para aqueles que desejam começar a empreender. Além disso, é importante estar atento às tendências de lingerie para 2025, que podem influenciar diretamente o sucesso do seu negócio.
Então, se você ficou interessado e deseja saber o passo a passo para abrir uma empresa de lingerie, conferir exemplos de lojas virtuais e muito mais, é só seguir a leitura!
Ah, e para não perder tempo, aproveite para criar sua loja online gratuita na Nuvemshop!
Como montar uma loja de lingerie em 8 passos
Tendo em vista que o mercado de roupas íntimas está em alta e que vendê-las pode ser uma ótima oportunidade, vamos aprender a montar uma loja de lingerie passo a passo. Confira:
1. Monte um plano de negócios
O primeiro passo para montar a sua empresa é criar um plano de negócios. Isso porque esse documento é a peça principal do planejamento, além de ajudar na organização e no desenvolvimento da sua marca. Para tanto, o plano de negócio loja de moda íntima online deve conter as seguintes questões:
- Qual o tipo de empresa (Sociedade Empresária Limitada, Empresa Individual, Eireli, Microempreendedor Individual etc.)?
- Quais são os canais de venda (loja física ou virtual)?
- Qual a visão e missão da empresa?
- Quem é o público-alvo?
- Qual o ramo de atividade de acordo com a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE)?
- Quais produtos serão comercializados (calcinha, sutiã, conjuntos, cueca, camisolas etc.)?
- Quem são os concorrentes?
- Qual o plano de marketing?
- Quais são as forças e fraquezas? (para definir, pode realizar a análise SWOT)
- Como funcionará a gestão financeira?
2. Escolha o nicho de mercado
Definir o nicho de mercado do seu negócio pode ser a chave para se destacar diante de um público específico. Assim, será mais fácil suprir as necessidades e demandas dessa fatia dos consumidores. Algumas opções de nichos promissores são:
- Conforto (algodão, sem costura);
- Sensual (renda, transparências);
- Plus size (modelos ajustáveis e reforçados);
- Funcional (modeladores, pós-cirúrgicos);
- Maternidade (sutiã de amamentação e cintas);
- Noivas (peças brancas, conjuntos especiais);
- Fitness (tops e peças para academia).
3. Defina o público-alvo
Sabemos que uma loja é feita para atrair clientes e gerar vendas, certo? Por isso, definir o público-alvo do seu negócio é fundamental.
Nesse sentido, para definir o público com sucesso é importante considerar o estilo das peças, a comunicação da marca e, claro, o nicho de mercado escolhido.
Ao saber para quem você deseja vender, é possível definir estratégias de atração específicas que podem aumentar as vendas.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
4. Escolha o local
Aqui, vale a pena saber se o seu público-alvo prefere realizar compras em um espaço físico ou em uma loja virtual. Caso opte por uma loja física, é importante verificar se é de fácil acesso para os seus clientes, ou seja, procure uma localização estratégica.
Já no mundo virtual, o acesso é mais fácil em qualquer localidade e, com isso, você pode atrair públicos de diferentes regiões. É uma ótima oportunidade para expandir as vendas de empreendedores que já contam com uma loja física.
Tabela comparativa: loja física ou virtual?
Na tabela a seguir, confira as principais diferenças entre a loja física e a virtual:
Característica | Loja física | Loja virtual |
---|---|---|
Investimento inicial | Alto (aluguel, mobiliário, estoque físico) | Baixo a médio (plataforma de e-commerce, domínio, marketing digital) |
Alcance de clientes | Depende do tráfego na região | Nacional ou até internacional |
Custo operacional | Elevado (aluguel, funcionários, contas fixas) | Menor (hospedagem do site, estratégias de marketing digital) |
Experiência do cliente | Contato direto com o produto e possibilidade de provar | Necessita de descrição detalhada e boas fotos do produto (pode oferecer provador virtual) |
Logística | Imediata, sem custo de frete | Depende de transportadoras e pode gerar custos extras |
Horário | Limitado ao horário comercial | Loja aberta 24 horas por dia 7 dias por semana |
Concorrência | Depende da localização | Competição maior no digital |
Então, se você está em dúvida entre abrir uma loja física ou virtual, saiba que é possível unir o melhor dos dois mundos e criar uma estratégia integrada. Para isso, é importante contar com uma plataforma de e-commerce completa, como a Nuvemshop. Com ela, você pode gerenciar seu estoque de forma unificada, vender tanto na loja física quanto no online e ainda oferecer diferentes meios de pagamento e envio.
5. Capriche na identidade visual
Definir a identidade visual consiste em criar uma marca única, com cores, logotipo e tipografia que conversem entre si. A partir disso, o seu negócio ganha personalidade e autenticidade, o que é uma ótima oportunidade para se destacar em meio à concorrência.
O ponto de partida é escolher a paleta de cores da sua empresa. Pense em cores que têm ligação com o propósito da sua marca. Se optar por abrir uma loja de lingeries de maternidade, que tal buscar por tons pastéis que transmitem calma e segurança?
Para te ajudar, a Nuvemshop desenvolveu diversas ferramentas gratuitas para criar sua marca:
👉 Ferramentas grátis:
6. Invista em bom atendimento ao cliente
Você já se perguntou qual a importância do atendimento ao cliente? O efeito de um bom atendimento pode ser extremamente benéfico para o seu negócio. Isso porque, por meio dele, é possível garantir a satisfação do cliente, sua fidelização, aumento do ticket médio e ainda conseguir que indiquem a sua loja por meio do boca a boca.
Sendo assim, vale investir em um atendimento ao cliente de qualidade. Então, invista tempo em conhecer o seu cliente, realizar uma comunicação humanizada, cuidar do pós-venda e executar pesquisas de satisfação.
7. Procure bons fornecedores
De nada adianta realizar todos os passos anteriores e não pensar nos fornecedores de roupas íntimas. Isso porque comprar produtos de qualidade é essencial para garantir as vendas e a fidelização dos clientes.
Além disso, boa parte do orçamento vai para a compra de produtos. Então, é necessário que o valor gasto com os fornecedores seja viável e não comprometa o preço final do seu produto.
Alguns fornecedores famosos de lingerie na internet são Click Sophia, LingerieBR (marketplace de fornecedores) e Rosativa.
Para encontrar uma lista de fornecedores de lingerie completa, é só conferir a ferramenta abaixo:
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
8. Pense na organização da loja
É necessário realizar alguns investimentos em equipamentos para montar a loja virtual ou física.
Para a loja virtual, os principais são:
- Computador;
- Gateway de pagamento;
- Araras para organizar as peças (estoque);
- Caixas para enviar os pedidos;
- Tags com a identidade visual da loja;
- Impressora para imprimir as etiquetas de envio.
Já na loja física:
- Computador;
- Maquinha de cartão;
- Manequins;
- Balcão de atendimento;
- Ventilador ou ar condicionado;
- Espelhos;
- Araras;
- Prateleiras e estantes.
9. Legalize seu negócio
O último passo da nossa lista é para formalizar a sua empresa, obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e garantir que tudo esteja dentro da lei.
Para isso, é necessário contratar um profissional de contabilidade que vai ajudar a definir o seu tipo de empresa e lidar com as burocracias de licenciamento.
Tendências de moda íntima para 2025
Para ter uma loja de lingerie de sucesso, entender as tendências de moda íntima é indispensável. Por isso, a seguir confira o que vai bombar no mercado de lingerie em 2025:
Tecidos
A preocupação com o meio ambiente vem crescendo em diversos setores, inclusive no de moda íntima. Por isso, o uso de materiais sustentáveis e processos de produção ecológicos são tendências fortes para o mercado de lingerie.
Aqui, se destacam materiais como algodão orgânico e bambu que além de serem ecologicamente corretos, também oferecem suavidade e respirabilidade maiores em comparação aos tecidos sintéticos.
Além disso, o uso de tecidos tecnológicos com propriedades antibacterianas e controle de umidade também são destaque já que proporcionam maior conforto e higiene principalmente para climas mais quentes.
Corsets
Inspirados na moda vitoriana, os corsets de cintura voltaram com tudo, agora repaginados para atender ao novo público. Antigamente, as peças eram usadas como modeladoras e, agora, aparecem na moda íntima e também em looks casuais.
Os corsets modernos trazem tecidos mais flexíveis, como rendas e malhas estruturadas para garantir o conforto sem perder a modelagem justa.
Recortes
Os cortes inovadores são outra tendência da moda íntima para 2025. Essa proposta se traduz em sutiãs e calcinhas com recortes estratégicos, alças desiguais e sobreposições inesperadas, além de formas geométricas. Tudo isso é usado para criar um efeito visual moderno e descontraído.
Os sutiãs assimétricos, por exemplo, trazem alças únicas ou diagonais, decotes irregulares e detalhes vazados que valorizam o corpo de maneira diferenciada. Já as calcinhas inovam com recortes laterais, transparências e mistura de tecidos.
Exemplos de lojas virtuais de lingerie
Agora que você já conferiu o passo a passo completo para montar uma loja de lingerie de sucesso, vamos conhecer alguns exemplos para servir de inspiração. Confira:
Lingerie
A loja Duhellen Lingerie foi fundada em 1989 por duas amigas chamadas Helena. No início, tinha o intuito de atender lojas de departamentos e grandes atacados, após um tempo abriu lojas físicas. Entretanto, com o avanço tecnológico, em 2019, a empresa abriu o seu e-commerce e agora foca totalmente nas vendas online.

A Duhellen é cliente Nuvemshop Next e um exemplo de marca do segmento de moda íntima.
A Duhellen utiliza a plataforma Nuvemshop para a sua loja virtual. Isso porque conta com todas as integrações com meios de pagamento e frete necessários. Além disso, disponibiliza layouts incríveis que valorizam os produtos.
Euflori Lingerie
Trouxemos também o exemplo da loja Euflori Lingerie, criada pela empreendedora, mãe e esposa, Brenda Almeida. A empresa foi criada em 2020, no início da pandemia, com o intuito de conseguir uma renda extra.
A lojista começou revendendo lingeries de alta qualidade, mas, com o passar do tempo, decidiu iniciar uma marca autoral de fabricação própria. Assim, atualmente, a marca conta com duas vendedoras, quatro costureiras e duas modelistas que são responsáveis por transformar as ideias em realidade.
Entendeu como abrir uma loja de lingerie?
Agora que você já sabe o passo a passo necessário para abrir uma loja de lingerie, é só colocar as dicas em ação e garantir o sucesso do seu negócio. Lembre-se de montar um plano de negócios, afinal, planejamento é essencial.
Que tal montar uma loja de lingerie em uma plataforma de e-commerce completa e muito fácil de usar? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite para testar todos os recursos. 💙