Como montar uma loja de material de construção? [guia 2025]

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Pontos principais do artigo:
  • O mercado de construções continua crescendo mesmo em momentos de crise, por isso, saber como montar uma loja de material de construção pode ser uma boa ideia para empreender;
  • Para começar, você vai precisar fazer uma análise de mercado, um planejamento financeiro, escolher a melhor localização, encontrar bons fornecedores e divulgar o seu negócio;
  • Além disso, investir em uma loja virtual pode ser uma boa maneira de expandir o alcance da sua empresa. Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e começar o seu negócio de materiais de construção hoje mesmo.

Para quem busca alternativas para empreender, o primeiro passo é estudar as oportunidades mais promissoras. Nesse sentido, pensar em como montar uma loja de material de construção, embora seja um tanto incomum, pode ser um bom caminho.

Para 2025, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que o e-commerce brasileiro alcance um faturamento de R$ 224,7 bilhões. Nesse sentido, pensar em montar uma loja virtual de material de construção pode ser uma ótima ideia para aproveitar esse mercado.

Por isso, neste artigo, vamos revelar dicas que você precisa saber para abrir uma loja de material de construção com pouco dinheiro, seja ela física ou virtual. 🛠️

E, se você quer montar sua loja online o quanto antes, aproveite e comece agora sem pagar nada:

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Papel e caneta em mãos? Vamos às dicas:

1. Faça uma análise de mercado

Começar um negócio é, sem dúvidas, um grande desafio. No entanto, se você dedicar tempo para entender o mercado no qual você deseja atuar, abrir sua loja de materiais de construção não vai ser tão assustador.

É aí que a análise de mercado se faz necessária. Pois, é por meio dela que será possível entender quais são as melhores oportunidades para o seu negócio, quais os cuidados que você precisa ter e, principalmente, quem serão seus concorrentes.

2. Crie um plano de negócio

Um plano de negócio é um documento que reúne todas as informações importantes sobre uma empresa. A ideia é ter registrados todos os dados que podem ser úteis na hora de criar sociedades, buscar investidores, expandir a marca, etc.

Criar um plano de negócio, alinhado com o planejamento estratégico, deve ser uma das prioridades na hora de começar o seu negócio. Isso porque ele vai contemplar tudo o que você precisa saber sobre o seu empreendimento, como:

Aqui, você pode usar nosso modelo de plano de negócios gratuito para planejar os passos da nova empresa:

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3. Fique atento às exigências legais e fiscais

Outro ponto de atenção diz respeito às exigências legais e fiscais do seu negócio. Tanto para empresas físicas quanto para as virtuais, existem certas obrigatoriedades que vão garantir que seu negócio funcione de acordo com as legislações vigentes.

Nesse contexto, o primeiro passo deve ser entender quais são os procedimentos básicos que irão garantir o funcionamento da sua loja.

A princípio, para abrir uma loja física você irá precisar regularizar questões como:

  • Aval da prefeitura para instalação da loja no local desejado;
  • Aval do corpo de bombeiros;
  • Registro do CNPJ na Secretaria da Fazenda;
  • Registro da inscrição estadual na Junta Comercial e na Receita Estadual;
  • Registro na prefeitura;
  • Registro na Secretaria da Fazenda Estadual;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento do INSS e FGTS;
  • Enquadramento nas respectivas entidades sindicais.

Já para abrir uma loja virtual, você precisa garantir que seu negócio esteja de acordo com a Lei do E-commerce é (nome popular dado ao Decreto nº 7.962), cujo texto complementa os Direitos do Consumidor e regulamenta as relações comerciais no ambiente virtual. Você precisa:

  • Informar os dados da empresa no site (nome, e-mail e telefone);
  • Fornecer o CPF ou CNPJ (caso tenha, pois o CNPJ só é obrigatório caso sua empresa venda artigos a outros negócios);
  • Disponibilizar termos de uso e políticas de privacidade;
  • Informar o frete e prazos de entrega;
  • Ter canal de atendimento ao cliente.

O ideal é sempre contar com a ajuda de um contador ou advogado profissional para garantir que todo o processo de regularização do negócio seja feito corretamente. Assim, você evita transtornos e atrasos na abertura da sua loja.

4. Faça um planejamento financeiro

Tão importante quanto o plano de negócio é o planejamento financeiro. Este, por sua vez, diz respeito à estruturação de tudo o que envolve o capital da sua empresa.

O planejamento financeiro vai ajudar na organização e otimização dos gastos do seu negócio. Além disso, é por meio dele que será possível criar planos para aumentar o seu capital de giro e guiar a sua empresa para um caminho de crescimento saudável e contínuo.

O ideal é pensar nessas questões antes de dar início às atividades do seu negócio, ou seja, ainda na etapa de entender como montar uma loja de material de construção. Pois, quanto mais preparado você estiver, maiores serão suas chances de alcançar o sucesso.

Controlar as finanças pode ser desafiador, então baixe a planilha de controle financeiro empresarial para te ajudar no novo desafio:

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5. Estude os melhores locais para abrir a loja

Indo para a parte mais prática, chega o momento de estudar os melhores locais para abrir uma loja de material de construção. Pensando em uma loja física, é importante fazer essa análise com bastante cautela e considerar fatores como: circulação de pessoas no local, presença de lojas concorrentes na redondeza, fácil acesso, entre outros.

Pense que, antes de qualquer coisa, sua loja precisa ser vista. Nesse sentido, evite locais escondidos, como estabelecimentos localizados em pontos de ônibus, atrás de muitas árvores ou em ruas muito vazias e paradas.

Outro ponto importante é buscar um local que possa atender aos bairros mais próximos. Isto é, um lugar que não seja muito residencial, mas que também não seja muito distante dos demais comércios locais.

Agora, se você deseja começar vendendo materiais de construção online, a grande vantagem é que você pode alcançar um público maior, vendendo para os quatro cantos do Brasil, sem precisar fazer grandes investimentos. Além disso, sua loja online fica aberta para vendas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Então, para quem pensa em montar uma loja de material de construção com pouco dinheiro e com chances de alcançar um público maior, optar por uma plataforma de e-commerce completa, como a Nuvemshop, pode ser a melhor opção.

6. Invista na estrutura da sua loja

Depois de achar o ponto ideal para montar sua loja de material de construção, é hora de pensar na estrutura do estabelecimento. Considerando que você vai vender uma variedade de produtos — que vão de pequenas peças a grandes materiais —, todo espaço deve ser muito bem aproveitado.

Se a ideia é vender itens mais focados em matéria-prima, como cimento, areia, tijolos etc., a loja não precisa ser tão grande. No entanto, o espaço para o estoque deve ser suficiente para armazenar grandes quantidades de materiais que, em muitos casos, são bastante volumosos.

Uma excelente ideia para quem quer ter um depósito de material de construção físico — mas gostaria de aproveitar as redes para impulsionar o negócio — é integrar sua loja física à virtual.

💡Saiba mais: Como integrar e-commerce com loja física?

7. Procure bons fornecedores

Falando em depósito de armazenamento, um ponto importante para ter sucesso ao montar uma loja de material de construção é escolher bons fornecedores.

Considerando que em alguns casos o cliente vai precisar de grandes quantidades em materiais, caso você não tenha o suficiente em seu estoque, é indispensável que possa contar com o apoio do seu fornecedor para reabastecer seu armazém com urgência.

Além disso, contar com fornecedores que trabalhem com preços atrativos e que tenham compromisso com as entregas também é crucial para a saúde da sua loja.

Para ajudá-lo nessa busca, deixamos abaixo os principais fornecedores de materiais de construção do mercado:

Aproveite para conferir mais opções de fornecedores na lista gratuita desenvolvida pela Nuvemshop:

Lista de fornecedores

8. Trabalhe o marketing da sua empresa

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de investir no marketing da sua loja. Embora esse não seja um nicho de mercado muito impactado pela sazonalidade, explorar determinados momentos para criar promoções e incentivar o público a conhecer a sua loja é muito importante para o seu crescimento.

Uma boa estratégia é trabalhar com redes sociais visuais como o Instagram e o Pinterest. Nesses canais, é muito comum encontrarmos ideias para reformas, paisagismo, pintura, design de interiores etc.

Promover esse tipo de conteúdo é uma forma de despertar na audiência aquela vontade de fazer mudanças no ambiente. Uma vez que você liga as publicações ao nome da sua loja, as chances de atrair um cliente são maiores.

Como montar uma loja virtual de material de construção?

Já pensou em vender materiais de construção pela internet? Pode parecer um pouco estranho, mas saiba que é totalmente possível. Essa, além de ser uma alternativa prática, também é uma forma de montar uma loja de material de construção com pouco dinheiro.

Confira, na sequência, quatro dicas importantes para criar a sua loja virtual:

1. Trabalhe com boas transportadoras

Considerando que no e-commerce a entrega do produto é um fator crucial para a experiência do cliente, escolha boas transportadoras para trabalhar. Como estamos falando de uma loja de material de construção, serviços como os Correios não são elegíveis.

Isso porque, como os materiais tendem a ser maiores e mais pesados, os meios de transporte precisam ser mais robustos. Por isso, entenda quais transportadoras possuem estrutura necessária para entregas grandes e que tenham uma boa cobertura regional.

💡Saiba mais: Transportadora para e commerce: saiba qual é a melhor

2. Conte com ferramentas de automação

Saber como montar uma loja de material de construção no mercado digital não precisa ser um transtorno. Com as ferramentas certas, é possível otimizar toda a gestão do seu negócio de forma a garantir o controle tanto do seu site de vendas quanto da sua loja física.

Nesse sentido, contar com ferramentas de automação como os ERPs é uma ótima escolha para administrar sua loja. Por meio dessas plataformas, você poderá otimizar a gestão do seu estoque, cuidar do planejamento financeiro e acompanhar os pedidos de forma centralizada e organizada.

3. Faça uma boa gestão de estoque

Fazer a gestão de estoque quando se tem mais de um canal de venda é uma tarefa que exige um pouco mais de atenção. Isso porque você terá produtos saindo simultaneamente de diferentes canais, como: loja física, loja virtual, marketplaces, etc.

Imagine se um determinado produto esgotou em sua loja física, mas ainda está disponível em seu site. Além de perder uma venda, a experiência do consumidor com a marca não será nada positiva, fazendo com que ele não volte a comprar de você em outro momento.

Conforme mencionado no tópico anterior, ferramentas de automação são grandes aliadas na hora de administrar um negócio. O principal ponto aqui é estar atento aos produtos que entram e saem do seu estoque. Assim, você poderá atualizar o site do seu depósito de construção para que os clientes tenham visibilidade sobre qual item está disponível ou não.

Quer aumentar o controle sobre os pedidos e garantir eficiência operacional? Aproveite para baixar a planilha e controle de estoque desenvolvida pela Nuvemshop. É grátis!

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4. Crie promoções especiais para o e-commerce

Uma das inúmeras vantagens do e-commerce é a possibilidade de criar diversas promoções. Entre as mais populares estão as campanhas de frete grátis, kit de produtos e desconto progressivo.

Essas são ótimas alternativas para aumentar o engajamento da sua loja virtual e gerar reconhecimento de marca. Outra solução interessante é oferecer a opção de ponto de retirada na loja física para compras feitas online. Isso permite que o cliente economize no frete e ainda faz com que ele visite o seu estabelecimento.

5. Facilite a navegação no seu site

Se comprar materiais de construção já é algo desafiador para os clientes em lojas físicas, imagine então em lojas virtuais. Por isso, para aumentar a segurança dos consumidores, crie descrições de produtos repletas de detalhes, adicione boas fotos e faça vídeos para mostrar o máximo de detalhes dos produtos.

Além disso, incremente o seu e-commerce com funcionalidades que ajudem no processo de compra. O aplicativo Metros Quadrados, por exemplo, facilita o cálculo de quantidades para produtos vendidos por área ou volume.

Com ele, os clientes podem calcular automaticamente a metragem necessária antes da compra, reduzindo dúvidas e melhorando a experiência. O app ajusta as quantidades no carrinho, evitando erros e minimizando devoluções.

⚙️ Baixe o aplicativo: Metros Quadrados

Tudo certo sobre como montar uma loja de material de construção?

Agora que você já sabe quais são os principais passos de como montar uma loja de material de construção e vender ferramentas e produtos para obra, basta colocar o seu projeto em prática. Uma dica que vale reforçar aqui é: invista no e-commerce mesmo que você tenha uma loja física.

Estamos falando de um mercado que vive em constante expansão, portanto, estar preparado para as novidades vai colocá-lo um passo à frente da concorrência.

Então, crie sua loja virtual gratuita na Nuvemshop e aproveite o crescimento do e-commerce no Brasil. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de material de construção

Para montar uma loja de material de construção é preciso fazer uma análise de mercado, criar um plano de negócio, fazer um planejamento financeiro e considerar as exigências legais e fiscais. Em seguida, é necessário estudar os melhores locais para abrir a loja, investir na estrutura do estabelecimento, procurar bons fornecedores e trabalhar o marketing da sua empresa.

Para montar uma loja virtual de material de construção é importante trabalhar com boas transportadoras, contar com ferramentas de automação, fazer uma boa gestão de estoque e criar promoções especiais para o e-commerce.

Martins Atacado, Koep Atacadista de Materiais para Construção, Casa Cardão Atacadista e Granstoque Atacadista.

Segundo dados do Sebrae, o investimento inicial para montar uma loja de material de construção é de R$ 170 mil. Além disso, é necessário ter uma quantia de reserva equivalente a 20% ou 30% do valor inicial para o capital de giro.

Os produtos mais vendidos e que não podem faltar no seu depósito de construção são: cimento, areia, brita, tijolo, pisos e revestimentos, arame, madeira, tintas, pregos, parafusos, argamassa, materiais elétricos e hidráulicos etc.

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