Como montar uma loja de produtos de limpeza com pouco dinheiro?

- O Brasil é o 4º maior mercado de produtos de limpeza do mundo. Por isso, montar uma loja de produtos de limpeza pode ser muito lucrativo;
- Para isso, você vai precisar definir os canais de venda, analisar a concorrência, criar uma marca, selecionar os produtos e investir em marketing;
- Na Nuvemshop, você pode começar o seu negócio ainda hoje criando uma loja virtual gratuita para vender de forma automatizada para todo o Brasil.
Se você está pensando em empreender, saber como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros pode ser uma boa ideia. E o melhor de tudo: não é preciso um alto investimento para começar nesse mercado, que pode ser muito lucrativo!
Isso porque pandemia do coronavírus tornou os compradores mais conscientes quanto à limpeza, especialmente de casa, o que resultou em um aumento significativo das vendas globais de produtos com foco em cuidados com o lar.
E, acredite, esse crescimento veio para ficar. Em 2024, por exemplo, o Brasil se consolidou como o 4º maior mercado de produtos de limpeza do mundo, segundo a ABIPLA.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ensinar passo a passo como montar uma loja de produtos de limpeza — seja ela física ou virtual — e garantir uma renda extra para sua família. Vamos lá?
E, se você quer montar sua loja online o quanto antes, aproveite e comece agora sem pagar nada:
1. Defina um canal de venda
Antes de colocar a mão na massa e começar a se arriscar em receitas de produtos caseiros, é preciso definir o seu canal de venda. Ou seja, por onde você vai comercializar e entregar as mercadorias para o cliente, seja uma loja física ou virtual.
Nas vendas online, a grande vantagem é que é possível vender para pessoas de qualquer lugar. Isso significa que você pode alcançar um público muito maior sem precisar fazer grandes investimentos em um ponto de venda bem centralizado.
Para quem pensa em montar uma loja de produtos de limpeza com pouco dinheiro, esse é um diferencial importante.
Além disso, uma loja online permite personalizar e expandir o seu negócio de forma mais simples. É possível automatizar o controle de estoque e integrar a sua empresa com outros canais, como marketplaces ou redes sociais, por exemplo, em poucos cliques. Tudo isso a partir de uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop.
💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro na internet?
Já como desvantagem, para o caso de produtos de limpeza caseiros, podemos destacar a alta competitividade do segmento na internet. No entanto, há formas de contornar esse obstáculo, como explicaremos mais a frente deste conteúdo.
Por outro lado, em uma loja física, os produtos ficam expostos, o que permite que os clientes testem a mercadoria antes de levá-la para casa — o que pode fazer toda a diferença na decisão de compra. No entanto, existe um alto custo para manter o espaço, como contas de aluguel, luz, água, entre outros.
2. Analise a concorrência
Lembra-se de que no tópico anterior comentamos sobre como se diferenciar no mercado? Pois bem, fazer a análise da concorrência é o primeiro passo para descobrir o que você pode oferecer de inovador em sua loja de produtos de limpeza caseiros.
Por isso, estude o seu nicho de atuação. Levante os principais negócios que vendem as mesmas mercadorias que você e veja quais são os preços estabelecidos, como se comunicam com os clientes, quais tipos de promoção costumam divulgar, como fazem a divulgação, entre outros.
A partir daí, encontre brechas para diferenciar a sua empresa. Se estiver em dúvidas de por onde começar, uma dica é mapear alguns concorrentes e fazer uma análise SWOT, identificando quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio neste mercado.
💡 Saiba mais: O que é e como definir o seu nicho de mercado?
3. Crie uma marca
Por mais que existam diferenças em relação à qualidade, os produtos de limpeza são muito semelhantes no mercado. Por isso, você precisa destacar sua loja com uma marca única. É o que chamamos de branding — um trabalho de criação de identidade para fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.
Para ter uma marca campeã, aposte em um nome fácil de memorizar e, preferencialmente, que tenha alguma relação ao nicho de mercado. Isso vai ajudar as pessoas a identificarem claramente que tipo de produto você oferece.
Aqui, você pode usar o nosso gerador de nomes para empresas gratuito para te ajudar nessa tarefa:
Depois, crie uma identidade visual com cores que remetam à estética da limpeza. Azul, branco, verde e cinza ou prata, por exemplo, são alguns tons que, geralmente, estão presentes em nesse segmento.
Faça o teste e experimente usar essas cores usando nosso gerador de logo gratuito:
4. Escolha o que vender na loja
Para ter sucesso com as vendas de produtos de limpeza caseiros, é preciso conhecer o seu público-alvo. É só a partir desse estudo que você vai conseguir ser assertivo e definir o que vender em sua loja.
Por isso, entenda as preferências do seu cliente. Veja o que ele costuma comprar de mercadorias nesse segmento: detergentes, sabonete artesanal, água sanitária, alvejantes? Feito isso, foque primeiro nesse tipo de produção.
Conforme a sua loja crescer, você pode expandir o seu catálogo e adicionar novos itens. Mas, no começo, ter essa lista em mente vai te ajudar a saber onde concentrar os esforços — e, principalmente, os investimentos — para aumentar os lucros.
Não deixe de conferir nosso guia completo para fazer seus próprios produtos de limpeza caseiros:
💡Saiba mais: Como fazer produto de limpeza caseiro para vender?

Fonte: Diversas receitas da Deia
5. Tenha bons fornecedores
De nada adianta fazer todo um estudo para definir o que vender e como montar uma loja de produtos de limpeza se os produtos não oferecem qualidade, certo? Então, uma saída para isso é escolher bons fornecedores.
Ter parceiros confiáveis é essencial não apenas para as vendas, mas também para fidelização de clientes. Além disso, um produto de limpeza caseiros com qualidade questionável é ruim para a reputação da sua marca.
Por isso, não escolha apenas o que tiver a melhor oferta de preços. Avalie também o tempo de entrega, a origem e qualidade do material e o suporte disponível para tirar dúvidas ou fazer trocas, por exemplo. Apenas escolha o fornecedor quando tiver certeza de que o parceiro cumprirá com todos os requisitos combinados.
Para te ajudar nesse processo, confira uma lista gratuita de fornecedores desenvolvida pela Nuvemshop:
6. Invista nas embalagens
Com o os produtos definidos e os fornecedores selecionados, está na hora de olhar para as suas embalagens. Principalmente se você vende pela internet, em que o unboxing (que é o ato de desembalar o produto recebido) está diretamente relacionado à experiência do cliente com o seu negócio.
Aqui, o mais importante é oferecer máxima proteção para evitar vazamentos, quebras e contaminação durante o transporte. Mas, além disso, lembre-se sempre de criar um rótulo para identificar o seu negócio e adicionar o logotipo da sua marca (que falamos no tópico de “Marca”).
Essa é uma forma de transmitir profissionalismo e confiabilidade, além de destacar a sua marca da concorrência e criar uma experiência positiva para o consumidor — o que pode influenciar para que ele volte a comprar com você no futuro.
💡Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?
7. Aposte no marketing digital
Depois de aprender como montar uma loja de produtos de limpeza, o próximo passo é atrair clientes para decolar suas vendas. Então, veja algumas dicas de marketing digital para alcançar mais pessoas e promover sua marca na internet:
- Divulgue sua loja em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok;
- Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes;
- Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
- Use a estratégias de SEO para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.
💡 Saiba mais: Estratégias de marketing digital para promover o seu negócio
Bônus: qual o investimento para abrir uma loja de produtos?
Em primeiro lugar, é importante entender que os custos envolvidos nesse processo variam de acordo com as necessidades de cada negócio. Mas, de modo geral, se você pretende vender produtos de limpeza caseiros pela internet, é possível considerar os seguintes gastos:
- Criação e registro da marca: R$ 440 (R$ 142 no pedido de licença + R$ 298 nas taxas de proteção dos primeiros dez anos e de expedição do certificado de registro);
- Plataforma de e-commerce: grátis (no caso da Nuvemshop);
- Registro do domínio do site: R$ 40.
Já no caso de uma loja física, o valor a ser investido inicialmente gira em torno de R$ 70 mil, o que envolve o valor de montagem do negócio, estrutura e custos fixos, como internet, água, aluguel, telefone, entre outros.
💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual?
Tudo certo sobre como montar uma loja de produtos de limpeza caseiros?
Ao longo deste artigo, vimos o passo a passo de como montar uma loja de produtos de limpeza. Lembre-se de entender as preferências de compra de seus clientes antes de fazer o lançamento do negócio, pois isso será fundamental para ter sucesso neste mercado.
E, se você ainda não vende pela internet, que tal abrir uma loja online? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos da plataforma para começar a vender ainda hoje. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙