Como montar uma loja de roupas infantil online? [guia]

- O mercado de roupas infantil mostrou estabilidade e crescimento mesmo em momentos de crise, provando ser um segmento de alto potencial;
- É importante pesquisar quantas crianças têm na região, qual a renda média do público-alvo, quais são seus canais de venda preferidos e quais os produtos e personagens mais populares entre as crianças;
- Estudar a concorrência é uma forma de aprender com os erros e acertos dos outros e encontrar pontos de melhoria para oferecer um deferencial competitivo com a sua marca;
- Você pode criar uma loja virtual gratuita com a Nuvemshop e começar seu negócio de roupas infantil no e-commerce, diminuindo os custos de investimento em uma loja física.
Por crescerem rápido, bebês e crianças costumam perder roupas em um curto espaço de tempo. Por isso, há sempre a necessidade de repor as peças perdidas, tornando esse um mercado lucrativo para quem quer empreender. Então, já pensou em aprender como montar uma loja de roupas infantil?
Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, aqui vai um dado que pode te fazer mudar de ideia: segundo levantamento realizado pelo Sebrae, o mercado de produtos do segmento infantil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no Brasil, com um cenário promissor para continuar crescendo.
Por isso, vamos te contar tudo sobre como montar uma loja virtual de roupas infantil com pouco dinheiro e conseguir uma parcela desse setor em expansão — além de trazer dicas exclusivas da influenciadora Viih Tube, que já está faturando milhões nesse segmento. Vamos lá? 👚
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1. Conheça bem o mercado
O primeiro passo para idealizar sua loja de roupas infantil é conhecer bem as vantagens e desafios desse segmento. Para isso, tente responder perguntas como essas:
- Quantas crianças têm na sua região?
- Qual a renda média do seu público-alvo?
- Quais canais de venda são mais populares entre ele?
- Quais os produtos mais vendidos?
Saber a resposta para essas questões é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, elas serão o norte que te ajudará a idealizar as principais características do seu empreendimento, como o mix de produtos e que tipo de pessoas você deseja atingir com ele.
A depender da localização da sua loja e da renda média de quem transita pelas proximidades, por exemplo, você deverá optar por roupas mais baratas. Além disso, ao conhecer os produtos mais vendidos, será possível fazer apostas mais certeiras ao montar seu estoque.
💡 Saiba mais: Análise de mercado: o que é e como fazer uma?
2. Estude a concorrência
É sempre possível aprender algo com a concorrência, seja com os erros ou com os acertos. Por conta disso, recomendamos que você tire um tempo para conhecer mais a fundo seus principais concorrentes e de que forma eles se posicionam no mercado.
Conheça as lojas físicas, confira os preços, produtos oferecidos e de que forma eles se comunicam com o público-alvo. Acesse seus perfis nas redes sociais e tente entender as estratégias aplicadas e que tipo de linguagem eles utilizam.
Após fazer isso, encontre pontos de melhoria, avaliando de que forma sua marca pode se destacar em meio à multidão. Se perceber que seus concorrentes não têm uma presença tão forte no Instagram, por exemplo, você pode investir em campanhas e estratégias voltadas para essa rede social.
"As coisas que estão em alta mudam muito rápido. Pra você conseguir manter o seu público, é importante estar ligado no mercado e no que está em alta, nas trends, nos produtos e no que falta dentro do seu segmento."
💡 Saiba mais: Análise de concorrência: passo a passo para começar a fazer
3. Defina seu mix de produtos
Ter um mix de produtos bem pensado pode fazer toda a diferença entre fidelizar, ou não, seus consumidores. Lembre-se: mesmo que você ofereça produtos de qualidade, a fim de economizar tempo, seus clientes querem encontrar tudo o que precisam na sua loja.
Por isso, é essencial que você pense no que seus clientes desejam encontrar ao visitar seu estabelecimento. Além de oferecer uma experiência de compra mais completa, será possível lucrar mais ao vender vários produtos juntos.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja de roupas para bebês de sucesso?
4. Esteja por dentro das tendências entre as crianças
Ao escolher vender para o público infantil, é bastante provável que você se encontre em situações em que precisa buscar um produto com algum personagem de desenho animado específico, por exemplo.
Por isso, além de saber falar a língua dos pais, recomendamos que você conheça também o universo infantil. Quais as principais animações do momento? Quais personagens estão em alta?
Ao conhecê-los, seus canais de comunicação poderão estar alinhados com as expectativas dos pequenos, além de possibilitar que você invista em um estoque com maiores chances de venda.
💡 Saiba mais: 11 brinquedos mais vendidos no Brasil atualmente [lista]
5. Encontre bons fornecedores de roupas infanti
Com seu mix de produtos definido, é chegada a hora de buscar bons fornecedores de roupas infantis. Com parceiros que oferecem roupas de qualidade a preços competitivos, as chances de potencializar lucros e de o seu negócio prosperar serão maiores.
É possível tanto ter um fornecedor de confiança, como fazer uma combinação de diferentes fornecedores. Dessa forma, você oferece maior variedade, além de ter maior segurança ao diversificar seu estoque. Caso algum problema aconteça com um dos seus parceiros, você corre menos riscos de desabastecimento.
Alguns fornecedores populares são:
- Atacado infantil;
- Ropek;
- Bebê Fofuxo;
- Dudalui;
- Brascol;
- AB&C Moda Infantil;
- Datitia Baby Store;
- Paulimar;
- Revenda Infantil;
Caso queira diferentes opções, você pode encontrar novas com uma rápida busca no Google por fornecedores de roupas infantis.
💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor para o seu negócio?
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
6. Escolha um bom ponto comercial
Saber onde abrir uma loja de roupas infantil é outra etapa fundamental do lançamento da seu negócio . Para potenciar suas chances de venda, busque um local estratégico, onde exista muito tráfego de pessoas que correspondam ao seu público-alvo.
Além disso, há outros pontos a serem observados na estrutura do seu negócio. Certifique-se de que o lugar escolhido tem espaço suficiente para os principais setores da sua loja, como:
- Estoque;
- Vitrines;
- Provadores;
- Área de circulação;
- Caixas;
- Banheiros.
Considere, também, o valor de locação. Afinal, esses custos afetarão diretamente sua margem de lucro e, consequentemente, as chances do seu e-commerce prosperar.
💡 Saiba mais: Guia de decoração de loja de roupas pequena e simples
7. Crie uma loja virtual
Mesmo que sua loja de roupas infantil tenha um bom espaço físico, ao criar um e-commerce, é possível alcançar um número muito maior de pessoas, já que a internet elimina a barreira geográfica e permite que você venda para pessoas de qualquer lugar do Brasil.
A influenciadora Viih Tube, por exemplo, percebeu isso ainda em 2015, quando lançou o seu primeiro e-commerce com a Nuvemshop:
"Eu percebi que tinha um público muito maior online, até porque, na internet, tem gente de todos os cantos. E eu pensei: ‘Meu Deus, eu vou vender muito mais online do que só presencial.’."
De lá para cá, essa oportunidade se tornou ainda mais valiosa para quem quer começar um negócio, independentemente do segmento. Isso porque, depois da pandemia da Covid-19, o comércio eletrônico cresceu de forma sem precedentes.
Segundo levantamento realizado pela IAB Brasil, por exemplo, mais de 85% da população com acesso à internet têm o hábito de fazer compras online — sendo que mais da metade dos brasileiros compram pela internet pelo menos uma vez por mês.
Assim, com uma boa estratégia voltada para o meio virtual, seu faturamento pode aumentar de forma significativa. Por isso, recomendamos fortemente que você crie uma loja virtual para sua loja de roupas infantis.
E, se você não tem experiência online ou não sabe por onde começar, conte com a Nuvemshop nesse momento! Aqui, você pode criar uma loja grátis completa em poucos cliques, sem a necessidade de conhecimentos técnicos e com todos os recursos necessários para já começar a vender!
💡 Saiba mais: Como vender brinquedos pela internet e lucrar alto?
8. Capriche na divulgação nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se um ponto-chave no lançamento de qualquer negócio. Muitos empreendedores, antes mesmo de lançarem sua loja, criam perfis no Instagram, por exemplo, para já começarem a divulgação.
Por isso, é importante que você entenda como cada uma funciona, suas principais ferramentas de vendas e como criar conteúdo relevante que atraia seu público! Para isso, contrate um profissional da área ou faça um bom curso de marketing nas redes sociais.
Crie conteúdos divertidos e poste boas fotos de produtos com os personagens mais populares entre eles.
💡 Saiba mais: Como fazer marketing nas redes sociais?
Ideias de nomes para loja de roupas infantil
Agora que você sabe o que precisa para montar uma loja de roupas infantil, vamos te ajudar também com a parte criativa da sua empresa. Separamos algumas dicas para que você escolha um nome coerente com sua proposta e que encante seus clientes. Confira:
Uma boa forma de deixar sua proposta clara logo de cara é escolher um nome que inclua algumas dessas palavras:
- Pequenos;
- Baby;
- Jardim;
- Mini;
- Mirim;
- Infantil;
- Criança;
- Kids;
- Brincar;
- BB;
Exemplos:
- BB Feliz;
- Recanto da Criança;
- Paraíso Infantil;
- Baby Garden;
- Jardim mirim.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja de fraldas: guia completo
Ao usar estrangeirismos, atente-se ao público alvo da sua loja e avalie se eles têm familiaridade com a língua escolhida. Algumas palavras do Inglês, como “kids” e “baby”, são populares mesmo entre quem não fala a língua fluentemente. Em outros casos, pode ser melhor escolher palavras mais acessíveis.
O ideal é que seja algo fácil de pronunciar, de escrever e que faça referência ao seu segmento. A Viih Tube, por exemplo, na hora de criar a sua marca de produtos infantis, optou por um nome que lembrasse à forma como a própria influenciadora já é conhecida na internet.
Assim, surgiu a TurmaTube, com um nome simples, fácil de lembrar e que gera uma identificação rápida com a imagem da empreendedora.

Loja virtual da TurmaTube, marca da influenciadora Viih Tube.
Quer encontrar o nome perfeito? Então, use o gerador de nomes para empresas da Nuvemshop e tenha um nome original em segundos. É só escolher sua área de atuação, inserir algum nome ou palavra que deseja incluir e pronto: você terá diversas opções para escolher ou se inspirar.
Dica extra: ERP para loja de roupas
O aplicativo Phibo é um ERP, ou seja, uma ferramenta de gestão empresarial com funcionalidades voltadas para o mercado de roupas. Com ele você pode emitir as notas fiscais do seu negócio e imprimir as etiquetas de envio de forma automática, fazendo com que a gestão da sua loja de roupas infantil seja muito mais eficiente.
Com relatórios de estoque para saber o que vende mais, incluindo informações sobre tamanhos, coleções, cores e marcas, você pode fazer compras ou focar sua produção nos itens que trazem os melhores resultados, fazendo com que o futuro do seu negócio seja planejado de forma mais estratégica e baseada em dados.
Phibo está disponível na loja de aplicativos da Nuvemshop com condições especiais para quem tem nossa loja virtual, que pode ser criada de forma gratuita. Experimente o Phibo com 40% de desconto na primeira mensalidade usando o cupom NUVEM40.
💡 Saiba mais: Nuvemshop: cases de e-commerces de sucesso
Já sabe tudo sobre como montar uma loja virtual de roupas infantil?
Neste artigo, reunimos as principais informações para lançar sua própria loja de roupas infantis . Desde fornecedores, ideias de nomes até os fatores essenciais a serem considerados. Se seguir à risca nossos passos, você poderá ter sua própria loja de roupas infantil de sucesso.
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