Como montar uma loja de roupas masculinas: 9 dicas eficazes
Pontos principais do artigo:
- Para montar uma loja de roupas masculinas, você precisa realizar pesquisas de mercado para identificar nichos específicos, escolher a melhor plataforma e definir um mix de produtos;
- É necessário criar uma identidade de marca forte, estabelecer fornecedores confiáveis, ter presença online, definir estratégias de marketing e oferecer excelente atendimento ao cliente;
- A escolha adequada de uma plataforma de e-commerce garantirá uma operação eficiente, atrairá mais clientes e facilitará o crescimento sustentável do negócio;
- Com a Nuvemshop, é possível montar uma loja de roupas masculinas completa. Crie sua loja grátis e confira.
O setor de vestuário sempre foi muito lucrativo no Brasil. De acordo com dados do NuvemCommerce, o relatório anual do comércio eletrônico da Nuvemshop, o segmento da moda movimentou 38% das vendas em 2022. Por isso, uma alternativa rentável para quem busca iniciar o seu próprio negócio no ramo é montar uma loja de roupas masculinas.
Afinal, uma pesquisa realizada pelo Sebrae prevê que esse setor fature US$ 705 bilhões no mundo inteiro em 2026. Então, não restam dúvidas de que esse é um tipo de negócio promissor para empreender, certo?
Diante dessas reflexões, reunimos aqui informações valiosas para montar uma loja de roupas masculinas com pouco dinheiro. Vamos conhecer? Confira as principais dicas a seguir!
1. Faça uma pesquisa de mercado
Antes de montar a sua loja de roupas masculinas, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender a concorrência e as tendências do segmento.
Para isso, comece definindo claramente os objetivos de seu estudo. Quais dados você quer reunir? Algumas dicas de perguntas iniciais são:
- Quem são os compradores?
- Quais são as preferências dos clientes?
- Existem lacunas no mercado?
- Há demanda por determinadas vestimentas ou peças de roupas?
- Entre outras questões.
Ter esses questionamentos respondidos ajudará a direcionar a sua pesquisa, além de dar uma melhor base para o seu plano de negócios.
💡 Saiba mais: Onde vender roupas usadas?
2. Crie um plano de negócio
Um plano de negócio é um documento que reúne todas as informações importantes sobre uma empresa. A ideia é ter registrados todos os dados que podem ser úteis na hora de criar sociedades, buscar investidores, expandir a marca, etc.
Criar um plano de negócio deve ser uma das prioridades na hora de abrir uma empresa. Isso porque ele irá contemplar tudo o que você precisa saber sobre o seu empreendimento, como: tipo de empresa, nicho de mercado, sócios e investidores, capital inicial, entre outros pontos importantes.
Embora possa parecer um tanto quanto trabalhoso, montar um plano de negócio não é um bicho de sete cabeças. Confira logo abaixo um passo a passo completo para criar o seu de forma prática:
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3. Identifique o seu público-alvo
Com a pesquisa de mercado em mãos, fica mais fácil saber quem é o seu público-alvo, isto é, o seu possível comprador.
Para traçar esse perfil, você deve reunir informações como faixa etária média, gênero, localização geográfica, renda, interesses etc.
Além disso, estude o comportamento do público em relação às roupas masculinas. Entenda quais são os seus hábitos de compra, frequência, canal de venda que utilizam, ticket médio, entre outros aspectos.
Todas essas informações podem ser registradas a partir da análise da concorrência e da pesquisa de mercado.
💡Saiba mais:
- O que é persona e como definir uma para o seu negócio?
- Dicas e ideias para escolher um nome para loja de roupas masculinas
4. Escolha uma plataforma de vendas
Canal de venda é um meio em que um negócio vende os seus produtos, que pode ser online ou offline. Quando falamos em montar uma loja de roupas masculinas, é importante saber qual faz mais sentido para o seu objetivo como empresa.
Sendo assim, existem diversos canais de venda para escolher, como lojas físicas, venda direta, loja virtual, marketplaces ou redes sociais.
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Caso você opte por vender roupas pela internet, é preciso dar uma atenção especial à experiência de compra do cliente, como oferecer a tecnologia de provador virtual em seu e-commerce.
Isso porque, como já sabemos, no ambiente online não é possível experimentar as peças. Dessa forma, o provador online funciona a partir do cruzamento de dados da modelagem das peças e encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor.
Já na venda offline, escolha um local com alto fluxo de pedestres que esteja em sintonia com o seu público-alvo. Considere a acessibilidade, visibilidade e conveniência para seus clientes potenciais.
Dito isso, pesquise e analise as vantagens e desvantagens de cada opção, considerando aspectos como custos, alcance e concorrência.
Se você quer montar uma loja de roupas masculinas com pouco dinheiro, recomendamos começar por uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop. Você pode começar o seu negócio de graça e integrá-lo com diferentes meios de pagamento.
💡 Saiba mais: Nuvemshop: cases de e-commerces de sucesso
5. Encontre fornecedores de confiança
Ter fornecedores de confiança é importante para garantir a qualidade das roupas masculinas vendidas pelo seu negócio.
Para isso, faça pesquisas online e busque avaliações no Google e nas redes sociais para verificar a credibilidade dos seus potenciais parceiros. A partir daí, solicite cotações para encontrar a opção com melhor custo-benefício para o seu negócio.
Em seu estudo, considere analisar a qualidade dos materiais, prazos de entrega, qualidade do atendimento e condições de pagamento de cada fornecedor.
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💡 Saiba mais: Como escolher fornecedor de camisa de time?
6. Precifique corretamente
Faça uma pesquisa de preços para entender a faixa de valores de peças masculinas oferecidas pelos concorrentes e outras lojas do setor.
Isso ajudará você a determinar uma estratégia de precificação competitiva para os seus produtos, considerando qualidade, marca e posicionamento da sua loja.
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7. Venda em vários canais
Vender em vários canais de venda é uma estratégia fundamental para montar uma loja de roupas masculinas de sucesso. A diversificação de canais amplia a visibilidade da marca, alcançando diferentes públicos-alvo em diversas plataformas, como e-commerce, redes sociais, marketplaces e até loja física.
Essa abordagem multifacetada permite que os clientes encontrem a marca onde estiverem, o que é particularmente importante em um mercado altamente competitivo, como o de moda masculina.
Além disso, a presença em vários lugares reduz o risco de depender exclusivamente de um único canal de vendas. Isso torna o negócio mais resiliente a flutuações no mercado e a possíveis mudanças nos algoritmos de plataformas, garantindo que as vendas possam continuar fluindo.
A diversificação também oferece a oportunidade de testar diferentes estratégias e mensagens em cada canal, otimizando a abordagem com base no desempenho e nas preferências do público em cada plataforma.
💡 Saiba mais: Guia de decoração de loja de roupas pequena e simples
8. Divulgue seus produtos
O marketing é essencial para atrair clientes. Se você busca aprender como montar uma loja de roupas masculinas para vender peças esportivas, por exemplo, considere utilizar as redes sociais para promover sua marca.
Pensando nisso, poste fotos de clientes satisfeitos usando suas peças em diferentes cenários, praticando diferentes atividades. Como resultado, isso cria uma imagem de marca que conecta o estilo de vida saudável e ativo à sua loja.
9. Ofereça um atendimento excepcional
O atendimento ao cliente é onde a lealdade do consumidor é conquistada. Imagine um cenário em que um comprador liga com uma dúvida sobre os tamanhos de um modelo de roupa masculina. Se você oferece um atendimento atencioso e fornece orientação sobre o tamanho correto, ele provavelmente se tornará um cliente fiel.
Vale a pena abrir uma loja de roupas masculinas?
Sim, vale a pena abrir uma loja de roupas masculinas. Nos últimos anos, esse nicho de mercado tem ganhado mais destaque, fortalecendo a produção de vestuário e acessórios para homens.
Segundo levantamento do Sebrae, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de mercados mais fortes para a indústria de vestuário e acessórios masculinos. Além do panorama benéfico à expansão do setor, a pandemia da covid-19 provocou mudanças no comportamento dos consumidores, que passaram a comprar mais pela internet.
Ainda de acordo com o estudo citado, é esperado que a receita do ramo tenha crescimento de até 44%. Caso o Brasil acompanhe essa taxa de crescimento, o setor pode movimentar mais de US$ 20 bilhões, o equivalente a aproximadamente R$ 100 bilhões.
💡 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas?
Quanto custa montar uma loja de roupas masculinas?
O custo de montar uma loja de roupas masculinas depende de diversos fatores, como os canais de vendas escolhidos, tamanho da loja, estoque, decoração e despesas operacionais.
Por isso, é importante realizar uma pesquisa detalhada de mercado e elaborar um plano de negócios abrangente para estimar os custos específicos para começar o seu negócio.
Se você quer montar uma loja de roupas masculinas com pouco dinheiro, te recomendamos vender pela internet. Com a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja grátis, com a possibilidade de integrar o seu negócio com marketplaces específicos do setor de moda, como a Wish e a Shein.
💡 Saiba mais:
- Quanto custa montar uma loja online?
- Como fazer uma checklist de loja virtual?
Aprendeu como montar uma loja de roupas masculinas?
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido tudo sobre como montar uma loja de roupas masculinas. Lembre-se de estudar o segmento, fazer pesquisas de mercado e analisar os concorrentes antes de começar.
Se você ainda está pesquisando sobre vender roupas pela internet, te convidamos a criar sua loja grátis com a Nuvemshop. É a melhor plataforma para começar, além de poder ser integrada facilmente a diferentes marketplaces e não contar com taxas abusivas para vender pela internet. 😉
- 1. Faça uma pesquisa de mercado
- 2. Crie um plano de negócio
- 3. Identifique o seu público-alvo
- 4. Escolha uma plataforma de vendas
- 5. Encontre fornecedores de confiança
- 6. Precifique corretamente
- 7. Venda em vários canais
- 8. Divulgue seus produtos
- 9. Ofereça um atendimento excepcional
- Vale a pena?
- Quanto custa?
- Conclusão
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