Como montar uma loja de temperos em 2024?

Crie sua loja virtual e comece a vender hoje
Criar loja grátis
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Montar uma loja de temperos pode ser seu primeiro passo em direção à independência financeira, principalmente se você vender pela internet;
  • Com menos de R$ 10 mil de investimento inicial, você pode ter seu próprio negócio online de temperos;
  • Sabendo que fazer temperos dá dinheiro, você só precisa criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop para começar esse projeto de empreendedorismo.

Não faltam ervas, especiarias e condimentos no mercado para dar mais sabor e cor às nossas refeições do dia a dia. Então, que tal aprender como montar uma loja de temperos e ajudar os consumidores a prepararem pratos deliciosos?

Esse negócio tem grande potencial de crescimento e exige baixo investimento para começar, principalmente se você pretende vender pela internet. O segredo é oferecer temperos diferenciados em uma bela embalagem e com envio rápido.

Então, que tal aprender como montar uma loja de ervas e temperos do zero, com direito a dicas de negócio e valores de investimento e faturamento? É o que você vai conferir ao longo do artigo. Vamos à leitura? 🍽️

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é preciso para montar uma loja de temperos?

Aprender como montar uma loja de temperos é simples, pois não é preciso ter uma grande estrutura. Se você for abrir uma loja virtual, então, fica mais fácil ainda. Veja o que é preciso para começar nos dois casos:

Se você quer montar uma loja física

Para montar uma loja de temperos em um ponto de venda físico, você precisará de:

  • Um nome e uma marca própria;
  • Uma localização estratégica;
  • Capital inicial para investir na estrutura e iniciar as operações;
  • Funcionários (no mínimo, um atendente e um caixa);
  • Mobília, como estantes, prateleiras, mesas, cadeiras etc.;
  • Expositores e dispensers para organizar os produtos na loja;
  • Equipamentos, como computadores, ar-condicionado, maquininha de cartão etc.
  • Espaço para armazenamento do estoque no ponto de venda;
  • Estoque inicial com o mix de produtos escolhido;
  • Refrigeradores e freezers, caso opte por vender temperos frescos;
  • Papelaria da empresa, incluindo cartões de visita, envelopes, flyers etc.
  • Serviços recorrentes como internet, telefone, limpeza e manutenção;
  • Decoração da loja, vitrine e fachada.

💡 Saiba mais: Quanto custa um funcionário para a empresa?

Se você quer montar uma loja online

Agora, se a sua ideia é montar uma loja de temperos online, os itens necessários são:

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce para construir seu site de vendas que ofereça recursos como meios de pagamento, soluções de frete, layouts profissionais e controle de vendas;
  • Capital inicial para investir no estoque, na plataforma e na identidade visual;
  • Funcionários para a separação e envio de pedidos e atendimento ao cliente, se achar necessário;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Espaço para armazenamento do estoque de temperos;
  • Um bom plano de internet.

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

Como você deve ter notado, é mais simples e barato abrir uma loja virtual de temperos do que começar com um estabelecimento físico. Se você escolher uma plataforma de e-commerce completa e de valores acessíveis como a Nuvemshop, fica ainda mais fácil iniciar um negócio pela internet.

💡 Saiba mais: Nuvemshop: cases de e-commerces de sucesso

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Vale a pena montar uma loja de temperos?

Sim, vale a pena montar uma loja de ervas e temperos porque o segmento só tende a crescer no país. Cada vez mais, as pessoas buscam novos sabores e se aventuram na cozinha para ter uma alimentação mais saudável.

Segundo um estudo da Food Innovation, a pandemia do coronavírus trouxe mudanças significativas nos hábitos alimentares dos brasileiros. Devido ao distanciamento social e ao trabalho em home office, as pessoas passaram a cozinhar mais e a utilizar mais temperos. No pós-pandemia, esse hábito segue em alta, principalmente após a aprendizagem na cozinha.

Outro ponto é que, durante as crises econômicas, a população prepara mais refeições em casa para economizar com a alimentação. Logo, esse mercado tem grande potencial de crescimento nos próximos anos.

De acordo com dados do Sebrae, o setor de temperos e especiarias artesanais cresce cerca de 30% ao ano, enquanto o segmento tradicional cresce em torno de 2% ao ano. Logo, pode ser uma boa oportunidade de lucrar com um produto artesanal no ramo alimentício.

Em relação ao ticket médio, um levantamento da Cepêra mostrou que os consumidores brasileiros gastam, em média, R$ 85,31 em cada compra de temperos. De modo geral, os números são animadores para quem quer empreender na área.

Quanto custa abrir uma loja de temperos e especiarias?

De acordo com o Sebrae, é preciso investir cerca de R$ 50 mil para abrir uma fábrica de temperos. No entanto, se você não pretende produzir os condimentos no local e quer apenas abrir uma loja física para revender produtos, esse valor pode cair para menos de R$ 30 mil.

Isso porque o maior custo previsto para a fábrica é referente a equipamentos industriais como moedores, secadoras, balanças, pilões de aço, entre outros. Para um comércio, os maiores gastos são direcionados à mobília, computadores, expositores, locação do espaço e contratação de funcionários.

Se for uma loja online, é possível começar um negócio de temperos com menos de R$ 10 mil, pois os gastos são basicamente com a assinatura da plataforma de e-commerce, formalização da empresa, criação da marca e compra do estoque inicial.

💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual?

Quanto fatura uma loja de ervas e temperos?

Se você tem dúvidas se vender tempero caseiro dá lucro, saiba que a previsão de faturamento para uma loja de temperos é de cerca de R$ 45 mil ao mês, segundo dados do Sebrae. No entanto, é importante ressaltar que esse valor corresponde apenas à receita bruta da empresa, ou seja, o valor das vendas sem a dedução dos custos da loja.

Considerando que a margem de lucro média para o comércio é de 10% a 20%, você pode esperar um lucro mensal entre R$ 4,5 mil e R$ 9 mil.

Como abrir uma empresa de condimentos?

Para vender temperos de forma regular e dentro das normas do mercado, você vai precisar de um CNPJ. Esse processo de formalização é obrigatório para recolher os impostos devidos e emitir nota fiscal eletrônica, por exemplo.

Para regularizar a empresa, é possível optar por um destes códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):

  • 1095-3/00: fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos;
  • 4729-6/99: comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente.

Para quem quer começar pequeno, a boa notícia é que o CNAE 1095-3-100 permite a abertura de uma MEI (microempreendedor individual). Dessa forma, é possível pagar impostos simplificados e abrir a empresa gratuitamente pelo Portal do Empreendedor, desde que você não ultrapasse o limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano.

💡 Saiba mais: Como abrir uma empresa: o passo a passo definitivo (2022)

temperos de diferentes cores simbolizam como montar uma loja de temperos

Como montar uma loja virtual de temperos em 9 passos

Está ficando claro como montar uma loja virtual de temperos pode ser uma ótima ideia? Então, vamos ao passo a passo para começar nesse ramo. Acompanhe:

1. Estude seu público-alvo

O primeiro passo para montar uma loja virtual de temperos é descobrir quem é seu público-alvo e entender o perfil dele. Você deve considerar aspectos como gênero, faixa etária, classe socioeconômica, hábitos de consumo, necessidades, entre outros fatores.

Para facilitar seu estudo, você pode criar personas, que são personagens semifictícias que representam seu cliente ideal. Lembre-se de retratar diferentes perfis que buscam temperos, como pessoas que cozinham para a família, chefs de cozinha, vegetarianos, estrangeiros em busca de especiarias típicas de seus países etc.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Encontre bons fornecedores

O segredo do sucesso no ramo de temperos está na qualidade dos fornecedores. No caso, você pode revender produtos de distribuidores e atacadistas ou comprar os condimentos de fabricantes e criar suas próprias embalagens — ou, ainda, vender a granel.

O atacadista Paiol, por exemplo, vende os temperos a granel e também embalados com sua marca para lojistas. Já a JTC Distribuidora oferece embalagens de 5 kg a 45 kg de condimentos.

Cabe a você analisar qual fornecedor atende às necessidades da sua loja de temperos. Lembre-se também de considerar critérios como qualidade, custo-benefício, pontualidade na entrega e certificações dos produtos.

💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

3. Capriche no mix de produtos

Quem busca como montar uma loja de ervas e temperos precisa ter conhecimento sobre condimentos para oferecer um mix de produtos diferenciado. É preciso oferecer os itens mais comuns como alho, cebola, pimenta-do-reino, cominho, orégano, entre outros, mas também surpreender o cliente com receitas próprias e especiarias mais exóticas.

Alguns exemplos são lemon pepper, pimentas diferenciadas (caiena, da jamaica, rosa etc.), sais especiais, tempero sírio, zaatar, zimbro, dill, bouquet garni etc.

Uma boa ideia é criar um tempero próprio com o nome da sua loja, que tenha um sabor marcante e transmita a identidade da marca. Ou, quem sabe, até uma linha inteira de condimentos autorais, dependendo da sua criatividade e experiência na cozinha.

💡 Saiba mais:

temperos comuns e exóticos

4. Crie uma marca

Por mais que existam diferenças em relação à qualidade, os temperos são produtos muito semelhantes no mercado. Por isso, você precisa destacar sua loja com uma marca única. É o que chamamos de branding, um trabalho de criação de identidade para o seu negócio que busca fixar sua empresa na mente do consumidor e superar a concorrência.

Para ter uma marca campeã, aposte em um nome fácil de memorizar e relacionado aos sabores dos temperos. Depois, crie uma identidade visual com cores que abrem o apetite e não se esqueça de registrar sua marca.

💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Se você ainda não tem um nome para sua loja de temperos, use nosso gerador de nomes gratuito para ter ideias e aproveite também nossa paleta de cores gratuita para dar vida à sua marca.

5. Escolha uma plataforma de e-commerce

Escolher a plataforma de e-commerce certa é fundamental para ter sucesso com uma loja online de temperos. Com a Nuvemshop, você tem as seguintes vantagens:

  • Confiabilidade de uma plataforma com mais de 90 mil lojistas ativos e mais de R$ 5,8 bilhões em vendas por toda a América Latina;
  • Recursos para montar uma loja em menos de 10 minutos, sem precisar de conhecimentos técnicos ;
  • Diversos layouts profissionais;
  • Planos e preços que cabem no bolso (com um plano inicial gratuito);
  • Dezenas de integrações para potencializar a loja;
  • Soluções de frete e pagamentos online conectadas.
Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

6. Selecione as embalagens

As embalagens são um ponto fundamental para ter sucesso com a sua loja virtual de temperos. Elas precisam facilitar a conservação do produto, ser atrativas e práticas para o uso dos consumidores. Conheça alguns tipos comuns:

  • Potes de vidro: devem ser esterilizados e são os mais indicados para conservar os temperos por mais tempo, além de serem visualmente atrativos;
  • Tubetes de vidro: funcionam como os potes de vidro, mas têm uma aparência mais moderna e podem combinar com marcas mais arrojadas;
  • Potes e tubetes de plástico: são uma alternativa mais barata e prática do que o vidro, mas é preciso ficar atento à qualidade do material para evitar plásticos que liberam toxina em contato com os alimentos;
  • Saquinhos plásticos: são os mais comuns e baratos, como os dos temperos de supermercados, mas também são menos práticos e dificultam a conservação dos produtos.

Além disso, existem outras variações de formatos de potes de vidro e plástico, como você pode ver na imagem abaixo.

tubos e potes de diferentes formatos e tamanhos

Fonte: Mercado Livre

No caso, o vidro é interessante por transmitir uma imagem mais profissional e conservar melhor o tempero, mas é preciso embalar o produto com muito cuidado para que não quebre durante o transporte. Já o plástico é mais resistente, mas perde em apelo visual.

Além disso, é importante caprichar no rótulo utilizado, que deve ter seu logotipo e, de preferência, um QR Code levando para o seu site.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

7. Defina os métodos de envio

A escolha do método de envio é fundamental para montar uma loja de temperos. Afinal, você precisa que seus produtos cheguem o mais rápido possível até o consumidor.

Nesse caso, o ideal é trabalhar com fretes mais rápidos, uma vez que os clientes não gostam de esperar muito tempo por esse tipo de item. Ao criar uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, você poderá integrar seu e-commerce com diversas soluções de envio que trabalham com os Correios e transportadoras.

Algumas opções de serviços são Kangu, Mandaê e Melhor Envio. Com essas integrações, fica fácil oferecer diversas opções de fretes aos seus clientes com preços competitivos. Tem até entrega para o mesmo dia!

E, se você quiser um envio ainda mais ágil para seus temperos, pode configurar um frete personalizado e fazer entregas com um motoboy próprio. A Nuvemshop ainda oferece integração com o aplicativo Frete Personalizado, que permite a definição de fretes a partir de CEP de origem e destino e também a importação de planilhas de transportadoras e tabelas de motoboys. O app também disponibiliza opções de frete fixo e frete grátis.

👉Confira: Como configurar um frete personalizado?

8. Providencie os meios de pagamento

Os meios de pagamento que você vai oferecer na sua loja virtual de temperos também são decisivos para aumentar suas vendas. Isso porque os clientes procuram conveniência e praticidade na hora de pagar pelo que compram na internet.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Por isso, é fundamental integrar sua loja virtual com soluções de pagamento que permitam a cobrança via cartão de crédito, boleto bancário, Pix, entre outros métodos. Na Nuvemshop, você pode utilizar o Nuvem Pago, que oferece as principais formas de pagamento com taxas competitivas e recursos de controle de vendas.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

9. Invista em marketing digital

Depois de aprender como montar uma loja de temperos, o próximo passo é atrair clientes para decolar suas vendas. Veja algumas dicas de marketing digital para alcançar mais pessoas e promover sua marca na internet:

  • Divulgue sua loja de temperos em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok;
  • Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
  • Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como receitas, novas especiarias e dicas de cozinha.
  • Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
  • Use a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.

💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

Entendeu como montar uma loja de temperos?

Se você chegou até aqui, já deve ter uma ideia de como montar uma loja de temperos e começar a empreender nesse ramo. Agora é com você: coloque os conhecimentos em prática e monte sua loja do jeito que você sempre sonhou!

Para potencializar ainda mais seu negócio, você pode escolher a melhor plataforma de e-commerce do mercado. Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e experimente todos os recursos. E não se preocupe com a parte técnica: qualquer pessoa consegue criar uma loja do zero! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de temperos

  • Um nome, uma marca e um domínio próprios;
  • Uma plataforma de e-commerce para construir seu site de vendas que ofereça recursos como meios de pagamento, soluções de frete, layouts profissionais e controle de vendas;
  • Capital inicial para investir no estoque, na plataforma e na identidade visual;
  • Funcionários para a separação e envio de pedidos e atendimento ao cliente, se achar necessário;
  • Um computador, notebook ou smartphone para gerenciar a loja virtual;
  • Espaço para armazenamento do estoque de temperos;
  • Um bom plano de internet.

É preciso investir cerca de R$ 50 mil para abrir uma fábrica de temperos e cerca de R$ 30 mil para revender produtos de fornecedores. Já uma loja online exige um investimento de cerca de R$ 10 mil.

A previsão de faturamento para uma loja de temperos é de cerca de R$ 45 mil ao mês, segundo dados do Sebrae. Considerando que a margem de lucro média para o comércio é de 10% a 20%, você pode esperar um lucro mensal entre R$ 4,5 mil e R$ 9 mil.

  • Estude seu público-alvo;
  • Encontre bons fornecedores;
  • Capriche no mix de produtos;
  • Crie uma marca;
  • Escolha uma plataforma de e-commerce;
  • Selecione as embalagens;
  • Defina os métodos de envio;
  • Providencie os meios de pagamento;
  • Invista em marketing digital.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies