11 passos para montar uma papelaria online em 2024

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Pontos principais do artigo:
  • Para montar uma papelaria online, em primeiro, saiba quem é o seu público-alvo. Depois, crie um planejamento para o seu negócio e determine o que vai vender;
  • Em média, uma papelaria de pequeno porte exige a partir de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 200 mil, para as de grande porte;
  • Por fim, para ter sucesso com o negócio, é preciso definir o seu canal de vendas para abrir uma papelaria online. Ao criar uma loja online grátis na Nuvemshop, você pode começar a vender os seus produtos para todo o Brasil.

Abrir um negócio próprio é um sonho almejado por muitas pessoas. De acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Economia, em 2022, o Brasil registrou um aumento de 6,9% de empresas registradas em relação ao ano anterior. Mas, em que área empreender? Um segmento que tem chamado a atenção de muitos empresários é o papeleiro. Então, neste artigo, vamos conferir o passo a passo de como montar uma papelaria online.

Afinal, o setor é lucrativo durante o ano inteiro, mas no primeiro trimestre do ano, que marca a volta às aulas, é o período em que gera mais vendas para quem decide investir neste tipo de negócio.

Então, o que é preciso para montar uma papelaria online? Por onde começar? Veja todos os detalhes ao longo deste conteúdo. Vamos lá?

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Saiba quem é o seu público-alvo

O seu público-alvo é um grupo específico de clientes que compartilha, entre si, os mesmos interesses, objetivos e, geralmente, tem o mesmo grau de escolaridade e de renda.

Tendo isso em mente, saber quem é essa parcela de consumidores do seu negócio é o primeiro passo de como montar uma papelaria online.

Nesse sentido, a melhor forma para descobrir a sua base de compradores ideal é realizar uma pesquisa de mercado, levando em consideração alguns pontos importantes, que auxiliarão você a identificar o público-alvo e a criar um relacionamento próximo com ele.

Por isso, leve em conta aspectos como:

  • Preferências de hábitos e consumo;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Entre outras questões.

💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

2. Crie um plano de negócio

Depois de entender quem é o seu potencial comprador, é importante estruturar o seu negócio. Nesta etapa, ter um modelo de plano de negócios te ajudará a evitar problemas futuros na gestão da sua papelaria online.

Aqui, defina o valor de investimento inicial, quantos colaboradores vão ser necessários, como vai ser feito o armazenamento e entrega dos produtos, qual valor será cobrado por cada serviço, entre outras questões.

Caso você precise de uma orientação para montar o seu plano de negócios, confira um modelo gratuito desenvolvido pela Nuvemshop:

📘Confira e-book grátis: Modelo de plano de negócios

3. Escolha um nome para a sua papelaria

Definir um nome para uma papelaria online pode ser um desafio e tanto. Afinal, precisa ser algo curto e que atraia a atenção do seu público-alvo.

Uma dica para isso é testar diferentes combinações de palavras que rimem para que as pessoas memorizem.

Para isso, encontre palavras-chave e crie um nome para a sua papelaria online que reflita o seu nicho de mercado, público-alvo e os tipos de produtos que você está vendendo, sem que seja muito semelhante aos dos seus concorrentes.

👉Ferramenta grátis: Gerador de nomes para papelaria online

4. Determine o que vai vender

Essa é uma fase importante para quem está montando uma papelaria online: determinar o que vai vender. Aqui, é importante segmentar o máximo possível o seu mix de produtos, isto é, a variedade de itens oferecidos por sua empresa ao público.

Nesse sentido, a dica é nichar o seu mercado. Assim, você tem chances de vender para clientes mais fiéis e qualificados. Algumas sugestões de produtos que você pode oferecer em sua papelaria online são:

  • Planners e agendas;
  • Mochilas e lancheiras;
  • Canetas e blocos de notas;
  • Decoração para escritórios;
  • Entre outros.

5. Defina a sua plataforma para abrir uma papelaria online

O próximo passo de como montar uma papelaria online é definir a plataforma de vendas. Existem três opções para o segmento: a venda por redes sociais, como o Instagram, a abertura de uma loja virtual, que tem a Nuvemshop como exemplo, ou o comércio por um marketplace, como o Mercado Livre.

A maior vantagem de vender uma rede social ou marketplace é que você não precisa se preocupar com a estruturação da sua plataforma de vendas. Ambas opções oferecem um suporte pré-programado para colocar os seus produtos no ar e começar a vender.

Já com uma loja virtual, além de você poder integrar o seu negócio com diferentes canais de venda, você tem a oportunidade de personalizar a sua empresa com as cores da sua marca. Além disso, existem alternativas que permitem colocar gratuitamente o seu negócio online no ar, como é o caso da Nuvemshop.

🚀 Conheça o case de sucesso: Papelaria dos Concurseiros escala vendas com 1,5 milhão de seguidores

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6. Tire boas fotos do seu produto

A máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras” cai como uma luva para quem tem uma papelaria online.

Como o seu cliente não pode tocar nos produtos que deseja comprar, fotografe cada detalhe do item. Isso pode ser determinante para a conversão.

Por exemplo, no caso de um planner, além da capa, tire fotos da parte de dentro e da contracapa.

📘Confira e-book grátis: Como tirar fotos de produtos

7. Encontre bons fornecedores

Se você quer diferenciar a sua papelaria virtual das concorrentes, uma estratégia eficiente é ter preços atrativos. Por isso, faça parceria com bons fornecedores de material.

Se você está começando agora, uma dica é encontrar lojas de papelarias que vendem produtos em atacado. Geralmente, os preços costumam ser mais baratos.

Outra forma de revender produtos de papelaria mais em conta é comprando de fornecedores chineses, por exemplo.

8. Tenha boas descrições de produtos

Outro passo de como montar uma papelaria online e ter sucesso com o negócio é ter atenção com a descrição dos produtos.

Como se tratam de mercadorias em que os detalhes importam, procure descrever o número de folhas, no caso de venda agendas, planners ou cadernos, qual é o tipo de capa e de folha, gramatura, etc.

Quanto mais rica for a descrição do produto a venda em sua papelaria virtual, mais chances de um potencial cliente fechar a compra com o seu negócio.

📘Confira e-book grátis: Modelos prontos de descrição de produtos

9. Aproveite datas sazonais para aumentar as suas vendas

Ficar atento ao calendário comercial do e-commerce pode ser uma excelente oportunidade para aumentar as vendas da sua papelaria virtual.

Datas como a “volta às aulas“, em dezembro, janeiro e julho, não podem passar despercebidas em sua estratégia de divulgação de produtos.

Outros eventos especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, também são excelentes alternativas para investir em promoções e aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Por isso, certifique-se de ter uma plataforma de e-commerce que garanta um alto fluxo de vendas em datas comemorativas. A Nuvemshop, por exemplo, conta com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano.

💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?

📘Confira e-book grátis: Calendário comercial 2024

10. Tenha um atendimento ao público de qualidade

Para gerar vendas em sua papelaria online, é preciso fazer um atendimento ao cliente de forma cordial. Essa é uma forma de garantir que o cliente possa voltar a fazer compras do seu negócio.

Por isso, esteja presente (e responda aos seus consumidores) em diversos canais de comunicação: e-mail, chat online, redes sociais, WhatsApp etc. Retorne o mais rápido possível e solucione todas as dúvidas levantadas.

11. Invista na divulgação do seu negócio

Vender itens de papelaria online significa poder usar todas as ferramentas de marketing digital para promover o seu negócio.

O Instagram Ads, por exemplo, é a plataforma de anúncios da rede social. De modo geral, a veiculação das propagandas variam de acordo com os formatos do Instagram (imagem e/ou vídeos), os posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão) deles.

Existem outras ferramentas para veicular anúncios e aumentar a presença do seu negócio na internet, como o Google Ads e o Facebook Ads.

Além disso, é importante criar um perfil nas redes sociais. Para isso, estude as que o seu público-alvo tem maior presença e comece a divulgar a sua marca por ali.

Pronto para montar uma papelaria online?

Ao longo deste artigo, vimos as principais dicas sobre como montar uma papelaria online e começar a lucrar pela internet neste segmento.

Caso você esteja procurando o lugar certo para vender pela internet, que tal criar sua loja virtual grátis com a Nuvemshop? É simples, rápido, sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

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Perguntas frequentes

Saiba quem é o seu público-alvo, crie um planejamento para a sua papelaria online, escolha um nome para a sua papelaria, determine o que vai vender, defina a sua plataforma para abrir uma papelaria online, tire boas fotos do seu produto, encontre bons fornecedores, tenha boas descrições de produtos, aproveite datas sazonais para aumentar as suas vendas, tenha um atendimento ao público de qualidade, invista na divulgação do seu negócio.

Em média, uma papelaria de pequeno porte exige a partir de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 200 mil, para as de grande porte.

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