O que é feed do Instagram e como organizá-lo?
- Feed do Instagram é a tela principal dessa rede social, que mostra todas as publicações da conta em ordem cronológica;
- É fundamental saber como organizar o feed de um Instagram profissional para reforçar sua identidade visual, causar uma boa impressão nos seguidores e aumentar o engajamento com a sua conta;
- Para organizar seu feed corretamente, você deve escolher uma estética, criar um plano de conteúdo, utilizar a identidade visual da sua marca e seguir um cronograma de postagens.
A expressão “rolar o feed do Instagram” já faz parte da nossa rotina na era digital. Então, é importante conhecer muito bem essa tela em forma de tabuleiro que organiza todas as publicações de um perfil em ordem cronológica.
Afinal, o feed é o responsável pela primeira impressão que alguém tem do seu negócio na rede, por isso, aprender como organizar o feed do Instagram é essencial se você quer destacar a sua marca na plataforma e conquistar novos seguidores.
Existem diferentes abordagens e estéticas que podem ser usadas para organizar seu Instagram. Neste artigo, vamos abordar várias delas, te dando dicas de layout e das melhores ferramentas para deixar seu perfil mais atraente. Vamos lá? 🤓
O que é o feed do Instagram?
O feed é a tela principal de visualização de perfis do Instagram, a rede social da meta focada em imagens e vídeos. Nele, é possível encontrar todas as publicações feitas por uma conta em ordem cronológica.
Quando você abre um perfil no Instagram, as primeiras informações que aparecem são a bio, a foto do perfil, os Destaques e o feed. Na mesma janela do feed, ainda é possível abrir uma aba exclusiva dos Reels e outra com publicações nas quais a conta foi marcada. Veja no exemplo abaixo, que mostra a tela inicial da Nuvemshop no Instagram:
Quais as vantagens de ter um feed organizado?
Entre as principais vantagens, um feed organizado é capaz de:
- Reforçar sua identidade visual;
- Ajudar a conquistar novos seguidores;
- Atrair seu público-alvo;
- Dispor seus produtos de forma atraente;
- Gerar engajamento para sua marca;
- Ajudar a te diferenciar da concorrência.
Sobre o último ponto, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode também criar cupons e promoções para conquistar consumidores.
Esses benefícios, inclusive, podem ser criados para direcionar quem já compra de você diretamente pelo Instagram a comprar no seu e-commerce. É possível, por exemplo, criar um cupom de 10% de desconto para a primeira compra no site. Interessante, não é mesmo?
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Como organizar o feed do Instagram em 4 passos
Agora que já sabemos o que é o feed do Instagram, listamos as principais etapas do processo para criar um feed organizado. Confira:
- Escolha uma estética;
- Inclua sua paleta de cores;
- Crie um plano de conteúdo;
- Defina um cronograma de postagens.
Se você se interessou por algum destes pontos, veja mais detalhes abaixo de como organizar o seu feed do Instagram:
1. Escolha uma estética
Antes de tudo, é preciso escolher uma estética que faça sentido com a identidade da sua marca. Tente pensar em quais adjetivos transmitem melhor seus valores e, em seguida, busque elementos estéticos que se relacionem com eles.
Se sua marca tem uma proposta relacionada à leveza e bem-estar, por exemplo, convém pensar em elementos que remetam a essas ideias, como fotos em tons claros, minimalistas e com pouco contraste.
Para pensar melhor sobre sua estética, busque responder às seguintes perguntas:
- Quais cores identificam minha marca?
- Minha proposta é mais minimalista ou maximalista?
- Os símbolos da minha marca combinam com tons mais claros ou escuros?
💡 Saiba mais: Como mudar a fonte do Instagram e se destacar?
2. Inclua sua paleta de cores
Como citamos no item anterior, as cores da identidade visual são uma das principais formas de gerar reconhecimento de marca entre seu público.
Por isso, é essencial tê-las presentes no seu feed, assim como em outras redes sociais. Além do apelo relacionado ao branding, um feed com uma paleta de cores exclusiva tende a parecer mais coerente e visualmente atrativo.
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3. Crie um plano de conteúdo
Toda estratégia para redes sociais deve contar com um plano de conteúdo consistente e alinhado ao seu público-alvo. Quando falamos de produção, ter um norte sobre padrões de posts e temas a serem abordados faz com que a estratégia funcione de forma mais direcionada e fluida.
💡 Saiba mais: O que postar no Instagram: 12 ideias com exemplos [2022]
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4. Defina um cronograma de postagens
Agora, chegou a hora de criar seu cronograma de postagens. Com um calendário definido, é possível ter uma produção com foco na quantidade de conteúdos necessária para cada período. Além disso, um cronograma permite organizar-se estrategicamente sobre quais os melhores dias e horários para cada tipo de postagem.
Para te ajudar, te convidamos a testar o cronograma de postagens do Instagram que fizemos com base nas melhores práticas da rede. Confira:
7 estilos de feed do Instagram
Agora que você já sabe como criar um plano para organizar seu feed, separamos algumas ideias de layout para te inspirar. Confira os diferentes estilos de feed do Instagram:
Feed organizado por cor
O feed organizado por cor transmite a ideia de harmonia, sendo uma boa oportunidade para incluir um elemento importante da construção da identidade visual de uma marca.
Fonte: Pinterest
Mosaico
O feed em mosaico é composto por várias imagens que, dispostas em uma grade, se complementam de alguma forma. Ele pode ser criado tanto com fotos, como com elementos gráficos: a regra é apenas criar a ilusão de um quebra-cabeça quando visto no perfil.
Fonte: Pinterest
💡 Saiba mais: Mosaico no Instagram: veja como criar o seu
Minimalista
Um tema clássico e com um apelo mais artístico é o minimalista. Todas as fotos devem ter uma aparência limpa, sem incluir tantos elementos. Aposte em cores claras e fundos parecidos para as fotos.
Fonte: Pinterest
Preto e branco
O feed em preto e branco é feito apenas com publicações seguindo esse padrão de cor, sejam imagens gráficas ou fotografias. Se for coerente com a proposta do seu negócio, o visual minimalista deste feed pode ser uma ótima escolha para passar um ar de leveza e sofisticação.
Fonte: Pinterest
Feed em fileiras
O feed em fileiras é feito com base em três fotos de estética similar, postadas uma seguida da outra. A intenção é dividir o layout em diferentes seções, cada uma com um tema, produto e proposta visual diferente.
Fonte: Pinterest
Feed em colunas
Este layout funciona de forma similar ao de fileiras. O feed em colunas também é uma boa forma de misturar elementos gráficos com fotos.
Fonte: Pinterest
Feed em xadrez
Este tipo de feed intercala dois tipos de imagens de estéticas distintas. Uma dica para criá-lo é publicar sempre uma imagem gráfica, com algum tipo de texto, seguida de uma imagem fotográfica.
Fonte: Pinterest
💡 Saiba mais: Como criar capa para loja virtual em um aplicativo gratuito?
5 ferramentas para organizar o feed do Instagram
Agora que vimos algumas ideias de layout para feed do Instagram, separamos algumas das melhores ferramentas para colocá-las em prática. Confira a seguir:
Pic Collage
O Pic Collage é um aplicativo que permite editar e fazer colagens divertidas com fotos, além de oferecer a opção de criar mosaicos para usar no seu feed. Disponível na App Store e no Google Play.
PostGrain
O Postgrain é um serviço online de gerenciamento de Instagram que tem como função principal o agendamento de posts. Por meio dele, pode-se administrar mais de uma conta ao mesmo tempo e realizar ações na plataforma direto do PC.
💡 Saiba mais: Ferramentas para gerenciamento de Instagram
VSCO
O VSCO é uma ferramenta com foco na edição de fotos. Com ele, é possível aplicar filtros, destacar cores e criar padrões estéticos para compor fileiras ou colunas inteiras no seu feed. Disponível na App Store e no Google Play.
Scalehot
O Scalehot é uma ferramenta que permite o agendamento de publicações pelo PC, contando também com a opção de configurar interações e mensagens diretas automatizadas.
Grid Post
O Grid Post tem como foco a criação de mosaicos. Com esse aplicativo, é possível escolher qualquer foto e dividí-la em várias imagens do mesmo tamanho que se complementam, criando a ilusão de um quebra-cabeças no seu feed. Está disponível na App Store e no Google Play.
💡 Saiba mais: Ferramentas para Instagram: 27 recursos para seu perfil
Já sabe como organizar o feed do Instagram?
Seu feed do Instagram é seu cartão de visitas virtual em uma das plataformas mais usadas da internet. É uma oportunidade de demonstrar seus produtos e valores de forma profissional e visualmente atrativa e aumentar sua base de clientes. Por isso, é importante conhecer as melhores técnicas para que ele esteja sempre organizado e com aparência profissional.
Esperamos que nossas dicas tenham te trago inspiração. E, já que está aqui, que tal aliar seu feed com uma loja virtual? Com a Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual gratuita do zero, em poucos minutos, e compartilhar um catálogo completo com seus seguidores. 💙