O que é apresentação de produtos, para que serve e como fazer?

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Apresentação de produtos é o processo de introduzir um novo item ou serviço ao mercado ou de destacar as características de uma mercadoria já existente. É uma estratégia de marketing fundamental para gerar interesse, criar demanda e, consequentemente, impulsionar as vendas.


Todo empreendedor que pensa sobre como montar uma loja virtual se preocupa com a aparência que ela terá. E parte fundamental desse processo é a apresentação dos produtos que você vai comercializar.

Uma loja bem montada, com boa navegabilidade e que ofereça as informações necessárias ao seu cliente pode fazer com que as pessoas encontrem os produtos que desejam com facilidade e também comprem com segurança.

Isso significa que o layout do seu e-commerce não pode ser feito de qualquer forma, mas, sim, direcionado às necessidades dos seus clientes. Nesse contexto, a apresentação do produto na sua loja online deve funcionar como um vendedor, que apresenta todos os dados e convence o consumidor da compra.

Por isso, neste artigo, você confere algumas dicas de como apresentar um produto em seu e-commerce, de modo a aumentar as vendas. Então, vamos lá?

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O que é apresentação de produto e por que é importante?

Uma apresentação de produto é qualquer recurso ou processo utilizado para lançar algo novo no mercado ou promover um item à venda. Pode ser o famoso arquivo de Power Point para apresentar um produto novo a um cliente ou à equipe interna, por exemplo, ou uma apresentação de produtos na página inicial de uma loja virtual por meio de um banner.

Neste artigo, vamos focar na apresentação de produtos no e-commerce para ajudar lojistas que querem promover seus itens à venda na internet.

7 dicas para uma apresentação de produto impactante

Agora sim, vamos às dicas para uma apresentação de produto capaz de aumentar as vendas do seu e-commerce. Confira:

1. Tenha banners na página inicial

Os banners são uma excelente forma de apresentar os principais produtos do seu e-commerce na página inicial. Por meio deles, você trará um visual profissional para o seu site e ainda chamará a atenção do consumidor para os itens que estiverem em alta.

Veja um exemplo da loja Nerd Universe, um dos e-commerces de destaque da Nuvemshop:

Captura de tela da loja Nerd Universe mostra o banner como uma forma de apresentação de produtos

É interessante ter, pelo menos, dois banners bem feitos na sua loja e observar a diferença visual que isso trará para o site. Caso tenha dúvidas de que tipo de imagens vai atrair seu cliente, dê uma olhada nas artes de lojas similares (nacionais e internacionais) para se inspirar.

Nada de usar o bom e velho Paint, seu cliente merece um esforço maior! Existem ferramentas online, como o Canva, que te permitem criar banners grátis e com design mais sofisticado. Mesmo que você não tenha experiência com edição de imagens, essa é uma ferramenta muito intuitiva.

2. Use boas fotos dos produtos

Para cadastrar da melhor forma possível um produto, é fundamental que ele tenha fotos de boa qualidade, mostrando todos os ângulos e detalhes da mercadoria. Além disso, garanta que as imagens apresentem cores fiéis.

Para isso, pode ser necessário que as fotos passem por algum tipo de edição básica — mas apenas para tornar a imagem mais próxima da realidade.

💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual?

Lembre-se de que o seu trabalho é facilitar a compra para o cliente, que não terá confiança para comprar caso esteja com dúvidas sobre o caimento de uma peça de roupa, por exemplo.

Desse modo, uma boa ideia é publicar imagens dos itens sobre fundo branco — conhecidas como fotos still — e com as mercadorias em uso por modelos. Assim, as pessoas poderão conhecer melhor o produto antes de comprá-lo.

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3. Cadastre os produtos com descrições completas

Na hora de cadastrar e descrever os produtos, você deve se antecipar a qualquer dúvida que seu cliente possa ter sobre o produto. Jamais tenha pressa e pense bem nos detalhes de cada item, como as dimensões, cor e material do qual é feito etc.

Elabore uma descrição sucinta sobre a utilidade do produto e as especificações técnicas (se necessário). Caso um mesmo item possua diferentes tamanhos, não se esqueça também de criar variações para cada um deles, com tabelas de medidas e um provador virtual, se vender roupas.

💡 Saiba mais: Como fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

Que tal usar uma ferramenta para facilitar a produção das suas descrições de produto? Com o Gerador de descrição de produto da Nuvemshop, você consegue gerar textos de forma rápida e eficiente para o seu negócio. É muito simples: selecione o segmento adequado, insira as informações e receba um modelo de descrição efetivo para simplificar o seu dia a dia. Experimente agora e escolha entre as categorias Artesanato e Decoração, Beleza e Cosméticos e Roupas:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de descrição de produto

💡 Saiba mais: Como cadastrar produtos na Nuvemshop?

4. Use vídeos das mercadorias

O vídeo é um formato que costuma chamar bastante a atenção das pessoas. E, no contexto das vendas online, pode ser um excelente aliado para apresentar produtos. Isso porque o movimento pode ajudar o cliente a ver o item por todos os ângulos, de modo a vê-lo, de fato, em uso. Conheça o exemplo da Lolja.

Além de mostrar as mercadorias em si, caso venda eletroeletrônicos, por exemplo, você pode gravar um material com instruções e dicas de uso. Desse modo, o cliente se sente mais confiante ao comprar aquele item.

💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

5. Organize os produtos em categorias

Imagine-se em um supermercado onde os produtos estão todos misturados nas gôndolas e você não consegue encontrar o que procura. Essa é a mesma situação de quem entra em uma loja online que não está organizada por categorias.

Lembre-se de que este item não é opcional se você quiser ter um e-commerce bem estruturado e facilitar a apresentação dos produtos.

Então, para começar, tire alguns minutos desenhando como será a organização do site. Se você trabalha com vestuário feminino e masculino, comece criando essas duas categorias principais e, em seguida, crie subcategorias para otimizar a busca, como calças, saias, vestidos etc.

Além de facilitar a vida dos clientes, você ficará muito grato por ter se organizado desta forma quando tiver que atualizar os produtos. Ou seja, vale muito a pena ter uma loja ordenada!

💡 Saiba mais: Como criar categorias de produtos para e-commerce?

6. Crie uma página de vendas

Uma página de vendas é um ótimo recurso para a apresentação de produtos, pois é criada especificamente com o intuito de mostrar as principais características da mercadoria e de levar o cliente à conversão.

Normalmente, esse tipo de landing page (ou página de destino) é criada de modo a encantar o consumidor e provar que o seu produto é a melhor solução para aquela necessidade específica. Dessa forma, esse é um excelente recurso quando pensamos sobre como apresentar um produto.

💡 Saiba mais: Como criar uma página de vendas e aumentar sua taxa de conversão

7. Escolha uma plataforma com boa apresentação de produtos

Para colocar todas as dicas de apresentação de produtos vistas até aqui em prática, é necessário que você tenha como fazer isso por meio da plataforma de vendas onde está hospedada sua loja.

O ideal é que esses passos possam ser realizados de forma simples.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce no mercado. E, mesmo que nós, da Nuvemshop, tenhamos certeza de que a nossa solução é a melhor para o seu negócio decolar, o ideal é que você teste algumas opções antes de se decidir.

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Tudo certo sobre apresentação de produtos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é importante ao apresentar os produtos em uma loja virtual, de modo que ela agrade os compradores e te traga muitas vendas. 🤑

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Perguntas frequentes

Tenha banners na página inicial, use boas fotos dos itens, cadastre os produtos com descrições completas e use vídeos das mercadorias. Lembre-se também de organizar os produtos em categorias e, se possível, criar uma página de vendas. E, claro, escolha uma boa plataforma de e-commerce para facilitar sua apresentação de produtos.

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