Passo a passo para programar post no Instagram [+ ferramentas]
Para programar posts no Instagram, use ferramentas de agendamento, como o Creator Studio ou aplicativos de terceiros. Selecione a data, hora e conteúdo da postagem, incluindo legenda e mídia. Por fim, clique no botão “Programar”.
Você já desejou que o seu dia tivesse mais horas? Se você administra uma loja virtual, sabe que é importante fazer a gestão do tempo. Sendo assim, é necessário conhecer ferramentas para automatizar o dia a dia do seu e-commerce. Então, se você está procurando maneiras de como programar post no Instagram, chegou ao lugar certo!
Neste artigo, vamos mostrar um guia completo de como programar um post no Instagram, as principais vantagens desta prática, além de listar alguns recursos que podem te ajudar nesta tarefa. Vamos lá?
Como programar post no Instagram?
É possível programar post no Instagram de três maneiras: com o Estúdio de Criação do Facebook, com a nova ferramenta do Instagram, ambos são gratuitos mas funcionam apenas para contas profissionais, ou com ferramentas de automação, que são soluções pagas.
A seguir, você confere o passo a passo de como usar a nova ferramenta do Instagram para programar postagens. Lembre-se de que a funcionalidade só está disponível para contas profissionais.
Como agendar publicações no Instagram pela nova ferramenta?
Veja os passos para agendar postagens, caso tenha uma conta profissional:
- Crie a publicação;
- Clique em “Configurações avançadas”;
- Clique em “Agendar este post”;
- Selecione a data e horário para publicar e clique em agendar.
No pronunciamento oficial, a rede social informa que é possível agendar publicações com até 75 dias de antecedência.
Como agendar publicações no Instagram pelo Estúdio de Criação do Facebook?
O Estúdio de Criação permite gerenciar contas comerciais do Facebook e do Instagram em um único lugar, além de dar a possibilidade de programar posts e acessar métricas. É importante lembrar que você só pode agendar posts no Instagram pelo computador.
Para utilizar o recurso, você precisa ter um perfil comercial do Instagram. Você pode criar uma conta para a versão de negócios da rede social ou migrar do perfil pessoal para o Instagram Business. Para configurar qualquer uma destas opções, confira o nosso artigo sobre o assunto:
💡 Saiba mais: Guia completo sobre Instagram comercial
Feito isso, acesse por um computador o Estúdio de Criação do Facebook. Na tela inicial da plataforma, você vai notar um botão com o ícone do Instagram na parte superior. Clique nesta opção para acessar as ferramentas de integração com a rede social:
Em seguida, faça o login com a conta que gerencia o perfil no Instagram:
Agora, siga o passo a passo abaixo para programar um post no Instagram:
1. Crie uma publicação
O primeiro passo para agendar uma publicação no Instagram é criar uma publicação. Para isso, clique no botão “create post” ou “crie uma publicação”, no canto superior da tela:
É possível publicar uma mídia no feed da rede social ou no IGTV, a plataforma de vídeos do Instagram. Por enquanto, a ferramenta ainda não permite o agendamento de Stories.
💡 Saiba mais: Qual o melhor tamanho de post para o Instagram?
Em seguida, uma janela é aberta para você fazer o upload da imagem ou do vídeo, escrever a legenda, adicionar a localização e marcas pessoas, caso necessário:
2. Programe o seu post
Preenchida todas as informações da publicação, existem três opções: programar o post, salvar a publicação como rascunho ou publicá-la na hora. Para agendá-lo, clique no botão “schedule” ou “horário”:
Em seguida, basta apenas escolher o dia e horário de publicação:
🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?
7 sites para agendar post no Instagram
Se você procura uma ferramenta para programar posts no Instagram mais completa e funcionalidades mais avançadas, existem serviços pagos no mercado. Conheça os principais:
1. mLabs
O mLabs oferece um calendário de posts que permite que o usuário visualize quais são as publicações que estão programadas mensalmente. Além disso, permite agendar publicações em formato de Stories e adicionar recursos, como:
- GIF;
- Pergunta;
- Enquete;
- Hashtag;
- Menção.
A ferramenta também emite relatórios personalizados que podem ser compartilhados por um link.
Com relação a valores, é possível escolher entre a assinatura mensal, trimestral ou anual. Os preços variam de R$ 5,90 ao mês até R$ 29,90/mês.
2. Later
Com o Later, você pode visualizar como o seu feed ficará antes da publicação agendada ir ao ar. Isso é ótimo para quem gosta de deixar o feed organizado, com paleta de cores, identidade visual da marca, imagens etc.
Além disso, a ferramenta disponibiliza um plano gratuito limitado a 30 posts mensais por rede social. Os planos pagos custam a partir de US$ 15 por mês.
3. Etus
Assim como o mLabs, o Etus também permite o agendamento de posts no Stories. A ferramenta ainda oferece a função de impulsionar um post no momento do agendamento e gerar relatórios personalizados.
O valor varia de acordo com o plano escolhido, entre R$ 7,80 e R$ 14,88 por mês.
4. Hootsuite
Com a Hootsuite, você pode agendar e publicar posts, gerar relatórios de métricas, responder interações com seguidores e gerenciar anúncios, tudo dentro da ferramenta.
Os planos custam US$ 19 ao mês, para uso profissional, ou R$ 99 por mês, para equipes.
5. Buffer
O Buffer é uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo que apresenta dados diários de performance sobre as principais redes sociais. Além de agendar posts, você consegue verificar quais são os melhores dias e horários a partir do desempenho registrado.
Os planos custam a partir de US$ 5 mensais e é possível criar uma conta gratuita vinculada a três canais.
💡 Saiba mais: Ferramentas para gerenciamento de Instagram
6. Postgrain
O Postgrain é uma plataforma completa para gestão de mídias sociais. O site permite agendar publicações, responder mensagens e analisar o desempenho das publicações nas redes.
O serviço oferece uma avaliação gratuita de 7 dias e tem planos a partir de R$ 20 mensais.
7. Preview
Por fim, o Preview é um app que serve para organizar e agendar posts no Instagram. Ele é mais prático para quem utiliza a rede social e permite planejar reels e stories.
O plano gratuito tem posts limitados, mas é possível assinar planos a partir de US$ 6,67 mensais.
Por que programar posts no Instagram?
Até aqui, você viu as ferramentas para programar post no Instagram. Se você ainda está em dúvida se deve adotar este recurso para a sua estratégia, separamos as principais vantagens de agendar posts nas redes sociais:
1. Mantém a organização das publicações
Programar posts no Instagram é uma ótima maneira de manter o calendário editorial da sua empresa sempre atualizado. Assim, caso aconteça algum imprevisto no seu dia de trabalho, não precisa se preocupar com um feed sem publicação.
Com as postagens em dia, é possível avaliar quais temas e formatos são mais efetivos para os seguidores da sua página na rede social.
2. Viabiliza a análise de resultados
Uma ferramenta para programar post no Instagram te ajuda a visualizar e entender os resultados de suas publicações, podendo, em alguns casos, gerar relatórios personalizados.
💡 Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram
3. Ajuda a manter o feed organizado
Ter um feed organizado, com posts seguindo a identidade visual do seu negócio, é uma ótima maneira de impulsionar as vendas pelo Instagram. E agendar os posts com antecedência permite planejar como você quer deixar a aparência do seu perfil.
Aprendeu como programar posts no Instagram?
Como vimos, programar um post no Instagram te garante mais tempo e agilidade em sua gestão das redes sociais. Mas nada adianta programá-los se você não saber quem é a sua persona, ou seja, o cliente ideal do seu negócio, e os melhores horários para postar no Instagram.
Esperamos que estas dicas te ajudem a programar os posts da sua conta comercial. E, se você ainda não vende online, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? Estamos esperando você. 💙