Como ser um bom vendedor: 11 estratégias para o sucesso

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Pontos principais do artigo:
  • Um bom vendedor tem habilidades de comunicação eficazes, capacidade de ouvir ativamente as necessidades do cliente, conhecimento profundo do produto/serviço, e habilidades para construir relacionamentos de confiança;
  • Para ser um bom vendedor, conheça o seu produto, estude seu cliente, procure aprender sempre, demonstre empatia, saiba ouvir, seja organizado, entre outras características;
  • Por fim, lembre-se de que ser empático e saber ouvir são características fundamentais para se tornar um bom vendedor.

Você sabe como ser um bom vendedor? Há quem acredite que o talento para vendas nasça com as pessoas. Pode ser que algumas personalidades realmente tenham vantagem na hora de vender, mas qualquer pessoa com o direcionamento correto e vontade de aprender pode descobrir como ser um bom vendedor.

A arte de vender é baseada em muitas técnicas que vão desde a comunicação e a vestimenta, até o acompanhamento depois que a venda já foi fechada. Em cada etapa desse processo, é possível aprender mais e se desenvolver para aumentar os seus resultados.

Neste artigo, veja dicas essenciais para quem quer se desenvolver ainda mais no setor comercial e se tornar um bom vendedor. Vamos lá? Antes de começar, conheça a seguir as principais estratégias para ser um bom vendedor:

  1. Conheça o seu produto;
  2. Estude seu cliente;
  3. Procure aprender sempre;
  4. Demonstre empatia;
  5. Saiba ouvir;
  6. Seja organizado;
  7. Entregue valor;
  8. Use um CRM;
  9. Faça follow-up;
  10. Invista no pós-venda;
  11. Tenha relatórios periódicos.

Se você se interessou por alguma destas dicas, confira todos os detalhes ao longo do conteúdo:

1. Conheça seu produto

Conhecer o produto é um passo muito importante para se tornar um bom vendedor. O comportamento dos clientes hoje é bastante diferente do que já foi há algum tempo. Tão importante quanto o preço é entender tudo sobre o produto, desde as funcionalidades mais básicas até as mais avançadas.

Por isso, não adianta tentar vender algo que você não conhece e esperar que os clientes acreditem no que você está dizendo. É fundamental saber tudo sobre o item, especialmente para ter a resposta na ponta da língua caso seja perguntado pelo consumidor.

Nesse processo, saiba também o que diferencia o seu produto da concorrência. Isso, além de demonstrar preparo e convicção, também mostra bastante profissionalismo. Além do mais, contribui para que o consumidor confie mais em você, aumentando as chances de fechar a venda.

💡Saiba mais: Como criar um produto inovador em seis passos

2. Estude seu cliente

Além de conhecer o produto, é fundamental definir a pessoa que se interessa por ele. Por isso, é também essencial conhecer melhor o seu público-alvo.

Uma boa forma de entender o perfil de quem se interesse pelo produto que você vende é desenvolvendo uma buyer persona. A persona é um personagem fictício, que deve ter nome, profissão, preferências, estilo de vida e todo um contexto construído a partir do perfil de pessoas que já compraram na sua loja.

Esse personagem é construído a partir da análise de dados que demonstram as preferências do consumidor, mas, também pode ser complementado com entrevistas feitas diretamente a quem já comprou na sua loja. O importante é tentar ser bastante preciso. Com esse perfil montado, você terá uma ideia mais clara de quem é o seu cliente.

💡Saiba mais: Persona: o que é e como criar uma para o seu negócio?

3. Procure aprender sempre

Um outro artifício que pode te ajudar a ser um bom vendedor é sempre buscar se desenvolver e aprender novas técnicas de vendas. Esse mercado é bastante estudado por cientistas e pesquisadores especializados em comportamento humano. Todos os anos, novos estudos surgem para explicar por que as pessoas compram, como fazer isso e como conseguir convencê-las de que o seu produto é o melhor.

Por isso, manter-se atualizado com essas descobertas é fundamental. Siga pessoas que te inspiram e que estão sempre postando novidades e formas diferentes de fazer o trabalho. O LinkedIn é uma ótima rede para isso. Conecte-se com esses profissionais e, talvez, convide-os para bater um papo e tire suas dúvidas. Existem várias pessoas dispostas a ensinar, basta chegar até elas.

💡 Saiba mais: Como vender no LinkedIn?

4. Demonstre empatia

Uma característica fundamental dos bons vendedores é a empatia. Qualquer produto é desenvolvido para resolver o problema de outra pessoa. Com a empatia, você consegue se colocar no lugar do cliente que vive aquela dor.

Com essa técnica, o vendedor se torna capaz de perceber quais os atributos mais importantes daquele item na perspectiva de quem compra. Assim, é mais fácil mencionar a coisa certa que fará o cliente fechar a compra.

5. Saiba ouvir

É muito comum que as equipes de vendas trabalhem com um script, isto é, uma seleção de frases e falas que devem ser ditas a cada pessoa interessada no produto. Essa estratégia é interessante para manter um discurso alinhado em toda a equipe. Contudo, a realidade de cada pessoa é muito diferente e nem tudo será previsto neste material.

Por isso, um bom vendedor deve saber ouvir o que o cliente está dizendo e apresentar propostas que façam sentido para a realidade dele. Com a capacidade de escuta, fica mais fácil adaptar o discurso e dizer a mesma coisa, mas de uma forma que faça mais sentido para cada pessoa individualmente.

6. Seja organizado

Ser um bom vendedor e desorganização são coisas que não combinam. Para ter sucesso nessa profissão, é preciso sempre estar atento a prazos e e-mails, estudar as novidades do mercado e manter uma rotina de atendimento. Por isso, a organização é fundamental.

7. Entregue valor

Um problema muito comum de vendedores é conversar com um cliente apenas tentando vender o tempo todo. Em uma relação de compra, existem diversos outros fatores envolvidos, como confiança, bem-estar e atenção. Para além de tentar fechar o negócio, bons vendedores buscam criar uma relação com aquele cliente em potencial.

A partir dessa relação, fica mais fácil fazer uma abordagem de venda de forma orgânica, sem parecer forçado. A habilidade de saber ouvir conta muito também para essa entrega de valor na comunicação.

8. Use um CRM

O CRM é uma ferramenta essencial para um bom vendedor. CRM é sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um tipo de software focado na organização de contatos, sejam eles clientes ou apenas pessoas interessadas no produto.

Com um bom CRM, é possível ter todos os contatos organizados, além de deixar salvo o histórico de contatos com cada pessoa, tornando mais fácil lembrar de conversas anteriores. Ferramentas mais robustas salvam inclusive os e-mails enviados para cada pessoa, conversas por telefone e via chat.

💡Saiba mais: CRM para ecommerce: o que é e como usar em seu negócio?

9. Faça follow-up

O follow-up, no mundo das vendas, quer dizer acompanhar o cliente em potencial até que ele tome uma decisão. Em compras muito grandes e em transações B2B (empresa para empresa), o cliente dificilmente vai fechar a compra depois do primeiro contato.

Por isso, um bom vendedor deve sempre acompanhar o processo de decisão daquela pessoa. Nesse caminho, você pode acabar dizendo a coisa certa, na hora certa, e fechar a venda antes do esperado, diminuindo o ciclo de venda e potencializando os resultados.

Para fazer um bom follow-up você deve se planejar. Entenda qual o melhor momento para fazer o primeiro contato, a frequência que ele será feito novamente e o melhor canal para isso.

Mesmo quando o cliente opta pela concorrência, você ainda pode investir em um follow up para saber se ele está satisfeito com o contrato que fechou. Em alguns casos, um serviço mal-executado na concorrência pode ser uma brecha para captá-lo para a sua empresa.

💡Saiba mais: O que é follow-up e como fazer esse acompanhamento nas vendas?

10. Invista no pós-venda

Ao lado do follow-up, há o pós-venda. Depois do negócio fechado, muitos vendedores esquecem completamente daquele cliente. Sabe toda aquela atenção que foi dada durante o período de compra? Ela não pode desaparecer, pois, caso contrário, o consumidor pode se sentir abandonado e até mesmo usado.

Por isso, tenha uma estratégia de comunicação também no pós-venda. Verifique se tudo foi entregue como combinado, se há algum problema e se disponha a se comunicar sempre que possível. É claro, isso vai consumir uma parte do seu tempo, mas garanto que vai valer a pena e colaborar com a fidelização de clientes.

💡 Saiba mais: Pós-venda: o que é e como fazer para fidelizar clientes

11. Tenha relatórios periódicos

É difícil entender o que está dando certo ou não em uma estratégia sem analisar dados concretos daquela ação. Por isso, para ser um bom vendedor, é muito importante também ter relatórios periódicos sobre como estão seus resultados.

Com eles, você pode ver em números o que tem sido proveitoso, e o que pode precisar de melhorias. E, além de resultados de número de vendas e ticket médio, é interessante verificar também dados de satisfação e realizar consultas sobre a qualidade do atendimento.

Se possível, tenha como prática sempre conversar com os clientes sobre o atendimento prestado, o que viram de mais positivo e se eles têm alguma crítica. Esse contato mais direto pode ser uma ótima fonte de aprendizado.

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Entendeu como ser um bom vendedor?

Um bom vendedor não é uma pessoa que nasceu com esse dom, mas alguém que aprendeu as melhores técnicas e práticas de convencimento para realizar o seu trabalho de forma exemplar. Neste artigo, você viu algumas dicas a respeito desse processo. Lembre-se de segui-las para aumentar seu desempenho e bater as metas todos os meses.

Além disso, você também pode ser um bom vendedor no mundo online. Então, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? A nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como ser um bom vendedor

Para ser  um bom vendedor é preciso que você conheça o seu produto, estude seu cliente, procure aprender sempre, demonstre empatia, saiba ouvir, seja organizado, entregue valor, use um CRM, faça follow up, invista no pós-venda e tenha relatórios periódicos.

Ser empático e saber ouvir são características fundamentais para ser um bom vendedor.

Não conhecer o produto, não entender o cliente e insistir na venda de maneira persistente.

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