Guia essencial para ter uma loja virtual de sucesso

Crie sua loja virtual e comece a vender hoje
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Um negócio online permite que amplie seu mercado potencial além das limitações geográficas de uma loja física;
  • Ter uma loja de sucesso envolve uma combinação de fatores, desde a qualidade dos produtos oferecidos até a experiência do cliente e as estratégias de marketing;
  • Algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem criar uma loja virtual grátis com recursos que permitem otimizar a gestão financeira e logística do seu negócio.

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Nesse contexto, um caminho possível é montar um e-commerce. Mas, você sabe como ter uma loja virtual de sucesso?

Dedicação certamente é um requisito, além de esforço, organização e algum tempo para tornar tudo possível. Apesar de ser uma caminhada que requer algum esforço, dezenas de novos negócios digitais surgem todos os dias.

Por isso, se você também quer fazer parte desse meio, mas não sabe como se diferenciar em seu mercado de atuação, confira nossas dicas sobre como ter uma loja virtual de sucesso. Então, vamos lá? Confira as dicas a seguir:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Tenha um site veloz

Um site veloz é um pré-requisito básico para ter uma loja virtual de sucesso, mas que muitas pessoas negligenciam.

O site é a apresentação da sua loja e o contato mais importante que você terá com o seu cliente. Isso porque é geralmente nesta página que as compras serão feitas ou que o consumidor vai poder olhar as fotos e descrição dos produtos.

Por isso, é importante que ele sinta que aquele é um ambiente seguro, eficiente e que os produtos são de qualidade! Veja, então, alguns aspectos essenciais que um site precisa ter:

  • Deve ser responsivo, isto é, adaptável a qualquer formato de tela (smartphone, desktop, tablets, etc);
  • Todos os produtos precisam ter foto, descrição e preço;
  • As informações devem ser claras.

Nesse sentido, contar com uma plataforma de e-commerce pode ser um diferencial. A Nuvemshop, oferece todos esses benefícios, além de ter uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano. Crie a sua loja grátis!

2. Organize os produtos

A organização de produtos permite encontrar cada tipo de mercadoria muito mais rápido. Assim como os corredores dos supermercados são sinalizados e marcados por tipo de produtos, o e-commerce conta com as categorias e as tags para fazer esse trabalho.

Ofereça também algumas opções de organização da lista de produtos de acordo com a preferência de quem está no seu site — pode ser por preço, mais vendidos ou melhor avaliação dos clientes.

📈 Confira a planilha: Planilha de cadastro de produtos no Excel

3. Capriche na descrição dos produtos

Além da organização, outro fator que deve ser muito bem desenvolvido por quem quer ter uma loja virtual de sucesso é caprichar na descrição dos produtos. Para o consumidor mais detalhista, esse fator conta muito, já ele quer saber cada detalhe do produto para avaliar se a compra vale a pena.

Fale tudo que puder sobre o item, desde cor até o tipo de material. Lembre-se também de listar os itens que vão naquele produto.

Por exemplo, no caso da venda de molduras, avise que a moldura não acompanha uma imagem ou que ela vai com parafusos e buchas para instalação na parede.

💡 Saiba mais: Como fazer descrição de produtos para e-commerce?

📘 Confira o e-book: Exemplo de descrição de produtos e modelos editáveis para seguir

4. Tire boas fotos

Trabalhe sempre com fotos de qualidade, com boa iluminação e mostrando todos os ângulos do produto.

Lembre-se de inserir uma imagem falando das proporções do item, para que o seu cliente possa visualizar o tamanho correto do produto. No caso de lojas de roupas, existe a opção de oferecer um provador virtual, uma ferramenta de inteligência artificial que encontra o tamanho ideal de roupas e sapatos para o consumidor

💡 Saiba mais: Como tirar fotos para e-commerce?

📘 Confira o e-book: Guia completo de como tirar fotos de produtos para loja virtual

5. Divulgue os produtos nas redes sociais

As boas fotos são importantes também para a divulgação nas redes sociais. É por meio delas que você terá projeção para os seus produtos e, assim, irá atrair clientes.

Para ter sucesso e aumentar o seu público, você precisa investir em estratégias com diferenciais que vão destacar a sua marca.

Para isso, crie uma identidade visual própria e trabalhe com vídeos criativos. Outra estratégia interessante é o live commerce, em que os empreendedores fazem vídeos ao vivo nas redes sociais e mostram produtos à venda.

6. Adote uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta com os consumidores. Depois de cada venda, você terá um novo e-mail no seu banco de dados e, possivelmente, um potencial cliente no futuro.

Busque enviar divulgações interessantes com lançamentos, descontos ou produtos que voltaram para o estoque.

💡 Saiba mais: 7 exemplos de campanhas de e-mail marketing para você se inspirar

📘 Confira o e-book: Passo a passo de como fazer e-mail marketing

7. Envie e-mails de notificação para carrinhos abandonados

Para além do envio de e-mail marketing, você também precisa ter uma estratégia de contato para pessoas que abandonaram os carrinhos com algum item. Essa estratégia é fundamental para ter uma loja virtual de sucesso!

O abandono de carrinho acontece quando alguém vai até a loja, seleciona algum produto para o carrinho e sai sem finalizar a compra.

Diversos fatores levam alguém a fazer isso e não é possível saber exatamente o motivo. Contudo, alguns casos podem ser apenas fruto de esquecimento ou uma desistência momentânea.

A ação de relembrar as pessoas que aquele item ainda está lá pode ajudar a resgatar uma venda que estava praticamente perdida.

Você não precisa nem gastar tempo semanalmente para fazer isso. Algumas plataformas já permitem que seja realizado um contato automático, enviando um e-mail padrão alguns dias depois do abandono do carrinho.

8. Faça promoções para ter uma loja virtual de sucesso

Uma promoção pode ser a maneira pela qual um cliente conhece a sua marca e, futuramente, possa voltar para comprar novamente ou indicar o produto para alguém.

Em muitos casos, as pessoas não estão dispostas a pagar um valor por não considerarem algo tão útil assim mas, com os descontos, podem usar e gostar do produto, aceitando pagar o valor cheio futuramente.

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

9. Trabalhe com várias formas de pagamento

Há alguns anos, era comum desistir de uma compra porque a loja só aceitava cartão de crédito, uma vez que esse era um método de pagamento que não fazia parte da realidade de boa parte da população. Além disso, para os negócios, era difícil oferecer outras formas de pagamento que funcionassem tão bem como o cartão.

Esse período já foi completamente superado e hoje as pessoas esperam poder pagar da forma que quiserem — seja no cartão de crédito, no boleto, Pix, débito, etc.

Para evitar perder vendas por uma questão tão pequena, procure plataformas que permitam oferecer o máximo de opções, como no caso da Nuvemshop.

💡 Saiba mais: Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

10. Ofereça vários tipos de frete

O frete é um dos custos que mais influencia no fechamento de uma compra. Assim como as opções de pagamento, atualmente já existem uma série de possibilidades para o frete.

Algumas plataformas ou gateways de frete permitem verificar a cotação da entrega em diferentes locais ao mesmo tempo. Com esse serviço, você permite que o seu cliente opte pelo método que funciona melhor para ele.

💡 Saiba mais: 5 dicas para deixar o frete mais barato no e-commerce

11. Personalize a embalagem do produto

Todo mundo adora surpresas. Por isso, no processo de embalagem dos seus produtos para a entrega, procure criar uma experiência interessante para quem receber aquele item. Não precisa ser nada muito caro, já que não é interessante gastar demais com essa questão.

💡 Saiba mais: Como fazer embalagens para e-commerce?

No entanto, alguns detalhes simples podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, para peças de roupa, colocá-las embrulhadas em um papel seda que é barato, protege a roupa e garante uma experiência parecida com o ato de desembrulhar um presente.

Você também pode colocar algum brinde, como um adesivo bonito ou uma amostra grátis de outro produto que você venda. O importante é entregar uma coisa simples, mas com um valor, garantindo que, ao receber o produto, ele vai extrapolar as expectativas de quem está recebendo.

💡 Saiba mais: O que é unboxing experience?

E aí, pronto para ter uma loja virtual de sucesso?

Saber como ter uma loja virtual de sucesso pode ser muito benéfico para te ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca, ao passo que as vendas também crescem. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido oferecer bons insights sobre o tema. Esperamos também que você tenha encontrado inspiração nos exemplos de lojas virtuais de sucesso que trouxemos.

Se você está em busca de uma loja virtual de sucesso, o primeiro passo é contar com uma boa plataforma de e-commerce. Por isso, te convidamos a criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! Esperamos por você. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como loja virtual de sucesso

Criar uma loja virtual é uma forma interessante de empreender que permite que as vendas fiquem ativas 24 horas, que você faça seus próprios horários e também entrega um custo-benefício mais vantajoso.

Antes de tudo, é necessário investir em uma plataforma confiável. Então, foque em ter um diferencial competitivo que destaque seu e-commerce da concorrência. Além disso, é importante ter estratégias de marketing digital que levem seu negócio a quem pode se beneficiar dele.

A Netshoes é um exemplo brasileiro que ganhou o mundo. Outros exemplos de negócios que se destacaram no meio virtual são Magalu, Amazon, Beleza na Web, Brutal Kill e a marca de hidromel Philip Mead.

Para ter uma loja virtual de sucesso, foque em aspectos como: oferecer produtos de qualidade, criar uma experiência de compra intuitiva e segura, investir em marketing digital, construir uma marca sólida, proporcionar um excelente atendimento ao cliente e manter-se atualizado com as tendências do mercado e as necessidades dos clientes.

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