Como usar o Instagram de forma simples em 2024?

Dicas exclusivas no seu e-mail
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Aprender como usar o Instagram é muito fácil, já que a rede social é focada na publicação de imagens e vídeos em diversos formatos;
  • Para mexer no Instagram, é só utilizar o botão "+" para criar publicações no feed, Stories, Reels e transmissões ao vivo. Na página inicial, você acompanha seu feed, os Stories dos seus amigos, interações e mensagens diretas. Além disso, pode usar a aba Explorar para encontrar novos conteúdos e a aba Reels para assistir a vídeos recomendados;
  • Se você tem uma empresa, vale muito a pena usar o Instagram para divulgar sua marca e conquistar novos clientes. Nesse caso, é indicado utilizar a versão para negócios, o Instagram Business.

Você sabe como usar o Instagram e a sua importância? De acordo com uma pesquisa realizada pela Omnicore Agency, cerca de 995 imagens são publicadas no Instagram por segundo. Além disso, trata-se de uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários.

Dito isso, para se destacar em meio a tantas contas, é fundamental conhecer todas as funcionalidades da ferramenta e saber como usá-las da maneira correta.

Sendo assim, neste artigo, vamos entender o que é instagram e mostrar como essa ferramenta pode ser útil para alcançar mais pessoas de maneira assertiva. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é Instagram?

Instagram é uma rede social que permite o compartilhamento de fotos e vídeos. Além disso, também possibilita seguir usuários, compartilhar publicações, trocar mensagens, utilizar filtros nas fotos e muito mais!

A rede social foi criada em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom. Em 2012, foi comprada pelo Facebook e, com isso, aos poucos, ganhou diversas funcionalidades que a tornam uma das plataformas mais utilizadas até hoje.

Desde 2021, o Instagram é propriedade da Meta, a gigante tecnológica que controla o Facebook e o WhatsApp.

💡Saiba mais: O que é Instagram e como ele funciona?

Como instalar o Instagram no celular e criar uma conta?

Para aproveitar tudo que o Instagram oferece é necessário baixar o aplicativo no celular. A instalação é gratuita e pode ser realizada em smartphones com sistema iOS e Android. Abaixo, confira o passo a passo:

  1. Abra a App Store (iOS) ou o Google Play Store (Android);
  2. Em “Buscar” escreva “Instagram”;
  3. Clique no ícone para baixar (depende do sistema utilizado e se o aplicativo já foi instalado alguma vez no smartphone);

Captura de tela mostrando como instalar o Instagram

Com o aplicativo instalado no celular, o próximo passo é criar uma conta.

4. Você pode optar entre continuar com a sua conta do Facebook ou cadastrar-se com um telefone ou e-mail;

Captura de tela mostrando como cadastrar-se no Instagram5. Chegou o momento de escolher o nome do usuário. Lembre-se de ser objetivo, já que é a partir dele que a sua conta vai ser encontrada;

6. Por último, é necessário definir uma imagem para o perfil (nas medidas de 180 x 180 pixels).

Como publicar uma foto no Instagram?

Agora que você já criou uma conta, chegou o momento de publicar a primeira foto. Afinal, para usar o Instagram é necessário realizar publicações.

Com o aplicativo aberto basta seguir os passos:

  1. Em seu perfil, clique no “+” no topo da tela:

Captura de tela mostrando como publicar uma foto no Instagram2. Depois, selecione o tipo de publicação que deseja realizar. Para publicar fotos, é só escolher “Publicações”:

Captura de tela mostrando como publicar uma foto no Instagram passo 23. Selecione a imagem que deseja compartilhar e clique em “Avançar”:

Captura de tela mostrando como publicar uma foto no Instagram passo 34. Agora é o momento de editar a foto e escolher o filtro. Depois, basta clicar em “Avançar”:

Captura de tela mostrando como publicar uma foto no Instagram passo 45. Por último, é só escrever uma legenda, optar por marcar pessoas, adicionar localização ou outras opções e clicar em “Compartilhar”:

Captura de tela mostrando como publicar uma foto no Instagram passo 5

💡Saiba maisComo postar no Instagram pelo PC?

Como postar um Story no Instagram?

O procedimento para postar um Story no Instagram pode ser feito de duas maneiras. A primeira segue o que explicamos acima até o passo dois, depois:

  1. No momento de criar a postagem, escolha “Story”:

Captura de tela mostrando como postar um story no Instagram2. Depois, é só escolher se deseja capturar uma foto naquele momento ou escolher uma imagem da sua galeria:

Captura de tela mostrando como postar um story no Instagram passo 2

3. Por último, você tem a opção de adicionar texto, desenhos, GIFs, stickers e muito mais. Feito isso, é só escolher se deseja postar o Story para todos os seus seguidores ou apenas no Close Friends.

Captura de tela mostrando como postar um story no Instagram passo 3

A outra opção para postar no Instagram Stories é a seguinte:

  1. Em seu perfil, arraste a tela para direita:

Captura de tela mostrando outra meneira para postar um story no Instagram2. Depois, escolha a opção “Story” e opte por tirar uma foto ou selecionar uma da galeria:

Captura de tela mostrando outra meneira para postar um story no Instagram passo 23. Por último, é possível editar, conforme falamos anteriormente e pronto!

💡Saiba mais: Instagram Stories: o que é e como utilizar esse recurso?

O que colocar na bio do Instagram?

A bio do Instagram é o texto que aparece no perfil logo abaixo do nome de usuário. É o primeiro contato que os visitantes têm ao acessar sua conta. São 160 caracteres que devem ser usados para inserir informações diretas sobre a sua marca e o propósito.

Essa área é fundamental para quem tem uma conta comercial na rede. Isso porque, por meio dela, é possível atrair o interesse dos visitantes para continuarem em seu perfil e acessarem todas as postagens.

Captura de tela da bio do Instagram da Nuvemshop

Além disso, na bio do Instagram, é possível inserir um link para redirecionar os visitantes à sua loja virtual ou a outras redes sociais da sua marca.

Como usar o Reels do Instagram?

O Reels (ou Cenas do Instagram) foi inspirado no modelo de postagens do aplicativo TikTok. Com essa funcionalidade é possível compartilhar vídeos curtos (até 60 segundos) e editá-los de maneira criativa. Depois de publicados, aparecem em uma aba específica na rede social:

Captura de tela mostrando como usar o reels do Instagram

Nesses vídeos você pode inserir música, efeitos, alterar a velocidade, selecionar diretamente da galeria ou gravar naquele momento. O legal do Reels do Instagram é que a vida útil é maior do que das postagens comuns, ou seja, o algoritmo entrega o vídeo por mais tempo, garantindo maior alcance.

Para postar um Reels basta seguir o passo a passo:

  1. Para começar, é necessário arrastar a tela para direita, assim como mostramos no tutorial do Instagram Stories;
  2. Depois, é só escolher a opção “Reels” e inserir os efeitos disponíveis que desejar:

Captura de tela mostrando como usar o reels do Instagram passo 2

Bônus: como usar o Instagram para vender?

Sabendo da relevância do Instagram, é imprescindível vender por esse canal caso tenha uma loja virtual. Por isso, separamos algumas dicas sobre como ter sucesso com essa estratégia e ainda aumentar as vendas:

  1. Publique nos melhores horários para postar no Instagram (11h da quarta-feira e entre 10h e 11h da sexta-feira);
  2. Interaja com o seu público (invista em postagens que incentivam respostas e comentários fazendo perguntas e enquetes);
  3. Utilize o Instagram Shopping (criar uma loja dentro da rede social);
  4. Programe um post no Instagram (nunca deixe seus seguidores sem receber conteúdo);
  5. Invista em sorteio no Instagram (atraia novos seguidores).

Além disso, quem tem uma loja virtual na Nuvemshop pode fazer a integração com o Instagram Shopping (Compras no Instagram), criar uma loja na plataforma e marcar produtos no Instagram (a famosa sacolinha de compras). Além disso, ter um e-commerce traz inúmeras possibilidades, como enviar cupons de desconto aos clientes, fazer remarketing (impactar novamente usuários que já visitaram a loja) e enviar links de pagamento para facilitar as vendas.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Tudo entendido sobre como usar o Instagram?

Esperamos que tenha aprendido como usar o Instagram e que consiga seguir as nossas dicas. Lembre-se que saber utilizar as ferramentas dessa rede social é fundamental para o sucesso do seu negócio.

E, se você ainda não vende pela internet, o que acha de criar a sua loja virtual  grátis na Nuvemshop hoje mesmo? Depois, é só integrar seu e-commerce com o Instagram para exibir seus produtos facilmente e conquistar novos clientes. Comece agora mesmo — é rápido, fácil e não requer conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Instagram é uma rede social interativa que possibilita o compartilhamento de fotos e vídeos. Além disso, também pode gerar fluxo para a sua loja virtual e serve como um canal de vendas.

Para usar o Instagram para empresas, siga estes passos: utilize o Instagram Business; crie um perfil completo, com foto e uma bio atrativa; defina seu público-alvo na rede; compartilhe conteúdos relevantes; use hashtags estratégicas; utilize o stories para promoções, novidades e bastidores; explore vídeos engajantes com o Reels.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies