Como vender no Pinterest e alavancar o seu negócio?
- Aprender como vender no Pinterest é uma ótima iniciativa para explorar essa rede social criativa que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo;
- Para vender no Pinterest, você deve caprichar na qualidade das imagens, criar painéis de inspiração temáticos, oferecer cupons de desconto, entre outras práticas;
- Se você tem uma loja virtual Nuvemshop, pode integrá-la com o Pinterest por meio do aplicativo Pinterest by Empreender e importar seus produtos automaticamente.
Você já se perguntou sobre como vender no Pinterest? Se nunca pensou sobre isso, saiba que usar essa rede social na sua estratégia de marketing pode ser determinante para atrair mais visitas para seu site e aumentar o faturamento do seu e-commerce.
Apostar no Pinterest Business pode expandir o alcance da sua marca e consequentemente trazer mais clientes para o seu negócio.
Por isso, decidimos criar esse artigo para te ensinar como usar o Pinterest para vender. Quer saber mais? Siga com a leitura!
O que é Pinterest?
Pinterest é uma rede social que funciona como um mural de imagens e vídeos. Sabe aqueles painéis em que você prende itens, como o da imagem abaixo?
Pois bem, o Pinterest funciona como uma versão digital e colaborativa desse tipo de mural.
Com ele, os usuários salvam (ou dão pin, na linguagem da rede social) as imagens que gostam, podendo criar suas próprias pastas com os elementos que pinaram.
Além disso, assim como em outras plataformas famosas, é possível fazer publicações (também chamadas de pins) e seguir outras pessoas e empresas.
💡 Saiba mais: O que são redes sociais?
Como usar o Pinterest para empresas?
Em primeiro lugar, para usar o Pinterest para empresas, é necessário criar um perfil na rede social e alterá-lo para a conta Business.
Para isso, você deve acessar seu perfil, clicar na seta para baixo (normalmente, no navegador acima, à direita) e selecionar a opção “Adicionar uma conta business gratuita”. Confira nesta imagem:
Na sequência, algumas informações serão pedidas, como o nome da sua empresa, o site, bem como o carregamento de uma imagem de perfil. Além disso, você deverá selecionar qual é o seu segmento de atuação.
A utilização da conta de empresa do Pinterest é gratuita e permite funcionalidades como:
- Conferir informações sobre seu público, como acontece no Instagram Insights;
- Compartilhar imagens e produtos com links para o site da sua marca;
- Criar anúncios pagos no Pinterest Ads para atingir mais pessoas.
Como vender no Pinterest?
Agora que já entendemos um pouco melhor o funcionamento do Pinterest, confira algumas das principais dicas para utilizar essa rede social em sua estratégia de marketing.
1. Integre sua loja virtual com o Pinterest
Se você já tem uma loja virtual para vender pela internet, fazer a integração com o Pinterest é uma ótima estratégia para facilitar a importação do seu catálogo de produtos. Na Nuvemshop, por exemplo, essa conexão pode ser feita por meio do aplicativo Pinterest by Empreender.
Com ele, você pode importar seu catálogo de produtos automaticamente e utilizar a tag de conversão (pequeno código que permite rastrear seus visitantes no site) para acompanhar suas ações. Assim, fica mais fácil marcar produtos nos pins, fazer suas campanhas e até se inscrever no Programa de Lojas Verificadas do Pinterest!
2. Fique atento à qualidade das imagens
Como vimos, o Pinterest se baseia no compartilhamento de fotos e de vídeos. Portanto, é fundamental cuidar da qualidade desses materiais antes de postá-los.
As fotos — ou pin padrão, na linguagem da rede social — devem seguir os seguintes parâmetros:
- Ter até 32 MB de tamanho do arquivo;
- Estar no formato .jpeg ou .png;
- Obedecer ao formato recomendado de 1000 x 1500 Pixels.
Já os vídeos precisam seguir as diretrizes abaixo:
- Tamanho máximo de 2 GB;
- Duração entre 4 segundos e 15 minutos;
- Proporção de 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16.
Uma ideia para publicar imagens mais trabalhadas é usar os mesmos editores gratuitos em que você faz seus banners para criar artes antes de postá-las no Pinterest. 😉
3. Não exponha apenas os produtos
Os usuários utilizam o Pinterest para organizar seus painéis de inspiração. E ter isso em mente na hora de publicar seus conteúdos pode fazer a diferença para que cada vez mais pessoas pinem suas postagens e tenham contato com seus artigos.
Desse modo, busque publicar conteúdos com ideias sobre como utilizar os produtos. Se você tem um e-commerce de moda, por exemplo, componha looks. Caso tenha uma loja de decoração, fotografe ambientes com os itens do seu e-commerce. Para tanto, você pode utilizar o recurso que veremos a seguir.
4. Faça painéis temáticos
Fazer painéis relacionados aos interesses do seu público-alvo, mas que continuem aliados à proposta da sua marca, é uma boa forma de trazer a inspiração sobre a qual falávamos.
Boas pastas temáticas te darão a oportunidade não só de promover os produtos, mas de estabelecer uma relação mais próxima das pessoas por meio de imagens que incentivem o estilo de vida associado a elas.
Um tema bom para uma loja que vende artigos de decoração, por exemplo, poderia ser relacionado aos ambientes da casa e estilos, porque isso se comunica com a usabilidade do produto e, ao mesmo tempo, com o modo de vida da sua persona.
Observe como estão organizadas as pastas da loja de decoração Etna no Pinterest:
5. Use palavras-chave
Outra dica é sempre usar palavras-chave no título dos painéis, dos pins ou na descrição das publicações. Termos marcantes e informativos permitem que os painéis tenham mais visibilidade, além de te dar a chance de aparecer em buscas de imagens no Google. Você pode usar o planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, para encontrar os termos mais buscados de acordo com o tema do seu painel ou seu pin.
Sobre os textos utilizados nos campos específicos da rede social, eles têm um limite de caracteres. Para os títulos, o valor é de 100 caracteres. Já as descrições podem ter até 500, mas tenha em mente que a informação mais importante deve estar nos primeiros 60 caracteres, pois essa é a parte que aparece no feed durante a navegação.
6. Ofereça cupons de desconto
De vez em quando, você pode publicar imagens com códigos promocionais para sua loja na descrição. Esses cupons vão te ajudar a atrair novos clientes ou, ainda, fidelizar os antigos. Os painéis perfeitos para você fazer isso são aqueles relacionados às datas comemorativas, como, por exemplo, Dia das Mães e o Natal.
Lembre-se de apenas de incluir a URL da página de vendas daquela categoria ou produto ao qual estiver se referindo quando inserir o link na publicação, certo? Dessa forma, você torna a navegação do usuário entre o Pinterest e seu site mais simples.
💡 Saiba mais: Como oferecer cupons de desconto e aumentar as vendas?
7. Acompanhe seus resultados
Lembra de quando falamos sobre como o Pinterest para empresas permite a observação de alguns dados sobre sua conta? Pois bem, o acompanhamento dessas métricas é fundamental para que você possa avaliar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado na sua estratégia.
Por meio da aba “Analytics” dentro do Pinterest Business, você pode analisar e filtrar informações sobre seu público e sobre as publicações que fez em sua conta. Além disso, é possível exportar os dados no formato .csv para examiná-los no programa de sua preferência.
💡 Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar
8. Permita o pin de produtos em sua loja virtual
Por fim, a última dica diz respeito a uma funcionalidade na sua loja virtual, mas que está relacionada ao Pinterest. Ao permitir que as pessoas salvem os produtos de que gostaram em seu e-commerce nessa rede social, você permite que o relacionamento delas com sua marca continue mesmo depois que elas deixaram seu site.
Qual é o diferencial da plataforma?
O Pinterest se destaca por ser uma plataforma visual que oferece inspiração, permitindo aos usuários descobrir e salvar ideias por meio de imagens, vídeos e links.
Sua ênfase na descoberta de conteúdo visualmente atrativo, organizado por categorias e interesses pessoais, torna-o único como uma ferramenta de busca e inspiração visual.
Além disso, seu algoritmo é conhecido por sugerir conteúdos personalizados com base nas preferências do usuário, incentivando a descoberta de novos interesses e a criação de coleções temáticas.
💡 Saiba mais: Como fazer a personalização da experiência de compra do seu cliente
Por que usar o Pinterest em sua estratégia?
Segundo o Data Report 2024, o Pinterest tinha 37,14 milhões de usuários no Brasil no início de 2024, o que equivale a 17,1% da população total do país. Cerca de 20,6% da audiência elegível do Brasil (pessoas com 13 anos ou mais) usava o Pinterest nesse mesmo período. Em relação aos usuários da internet no Brasil, o alcance dos anúncios do Pinterest representava 19,8% desse grupo.
No início de 2024, 66,8% da audiência dos anúncios do Pinterest no Brasil era composta por mulheres, 25,7% por homens e 7,6% por usuários de gênero não especificado.
Entre o início de 2023 e o início de 2024, o potencial alcance de anúncios do Pinterest no Brasil aumentou em 9,1 milhões de usuários, representando um aumento de 32,4%. No entanto, houve uma diminuição de 3,0 milhões (-7,4%) no número de usuários alcançáveis entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.
É importante ressaltar que esses números refletem o alcance dos anúncios e não necessariamente a base de usuários ativos mensais do Pinterest, que pode ser significativamente diferente.
Abaixo, veja algumas razões pelas quais é interessante vender pelo Pinterest:
Engajamento
Os usuários do Pinterest tendem a gastar 50% a mais por mês em comparação com aqueles que utilizam outras plataformas, indicando um alto potencial de retorno financeiro para marcas que conseguem atrair consumidores nesse ambiente.
Mais um aspecto interessante do Pinterest é que seu algoritmo não faz com que suas publicações dependam do dia e horário em que foram postadas. Isso acontece porque as imagens são exibidas quase exclusivamente de acordo com os assuntos de interesse dos usuários.
Descoberta de produtos
As pessoas que usam o Pinterest estão frequentemente em busca de inspiração e novidades, tornando-as receptivas a novos produtos. Isso significa que as marcas têm uma oportunidade única de alcançar consumidores que estão abertos a descobrir e comprar seus produtos.
O público costuma utilizar a plataforma como forma de inspiração nos mais variados segmentos, como por exemplo:
- Moda;
- Arquitetura e decoração;
- Artesanato;
- Jardinagem;
- Turismo;
- Tatuagens etc.
Podemos considerar que qualquer coisa que tenha algum apelo visual pode ser bem divulgada nesta rede social.
Integrações
o Pinterest é um ótimo ambiente para as lojas divulgarem seus artigos, porque mais da metade dos usuários seguem perfis de lojas online para procurar informações e detalhes sobre produtos.
Carregar produtos para o Pinterest através de catálogos e integrações com plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, pode aumentar significativamente a visibilidade dos produtos. Marcas que carregam produtos em catálogos do Pinterest podem obter até cinco vezes mais impressões.
Para lojistas Nuvemshop, é possível conectar a loja virtual à rede social por meio do aplicativo Pinterest by Empreender, permitindo enviar o seu catálogo de produtos e utilizar direto no painel do Pinterest. Ao usar o app, você poderá aumentar a conversão pelo Pinterest e configurar AdSense.
Além disso, ao usar o Nuvem Pago, a solução de pagamento da Nuvemshop, você pode compartilhar links de pagamento diretamente no Pinterest para seus clientes, sem cobrança de tarifa por venda. A plataforma também oferece um sistema antifraude integrado, garantindo segurança nas transações.
👉 Confira: Como instalar o aplicativo Pinterest by Empreender?
Programa de lojas verificadas
Participar do programa de lojas verificadas pode aumentar a confiança dos consumidores em uma marca, oferecendo benefícios como um selo “verificado” no perfil da marca e a capacidade de destacar os valores e comunidades com as quais a marca se identifica.
Anúncios e resultados
Investir em anúncios no Pinterest, como anúncios de shopping e de coleções, pode resultar em um aumento significativo no retorno do investimento. Ferramentas como lances automáticos e retargeting dinâmico podem facilitar o processo e melhorar os resultados.
Mensuração de resultados
O Pinterest oferece ferramentas de análise para medir o impacto das atividades pagas e orgânicas na plataforma, permitindo que as marcas entendam melhor seu desempenho e otimizem suas estratégias de marketing.
Por fim, muitas das imagens do Pinterest costumam aparecer como resultado de buscas por fotos no Google. Desse modo, além de atingir pessoas da própria rede social, suas imagens podem ser vistas por internautas que utilizam o buscador.
💡 Saiba mais:
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Quer aprender mais sobre o marketing no Pinterest?
Esperamos que este artigo sobre o Pinterest tenha tirado suas principais dúvidas sobre essa rede social.
Como visto, a plataforma é bastante intuitiva e tem o potencial de complementar o plano de marketing da sua loja virtual a partir de estratégias orgânicas.
No entanto, caso queira aprender ainda mais sobre o Pinterest, indicamos os Guias Educativos da própria plataforma. Neles, você vai encontrar: cursos gratuitos, webinars e os Pins favoritos da equipe dessa rede social para se inspirar.
Assim, temos certeza de que você conseguirá configurar um perfil completo e engajador para o seu público-alvo.
Ah, e caso você queira vender produtos na internet e ainda não tenha começado, que tal ter uma loja virtual própria? Você pode criar uma loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop. É muito simples e não exige conhecimentos técnicos! 💙