Como vender no Pinterest e alavancar o seu negócio?

Conteúdo criado por humano
Foto de ícones em um smartphone, representando como vender no Pinterest.
Pontos principais do artigo:
  • Aprender como vender no Pinterest é uma ótima iniciativa para explorar essa rede social criativa que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo;
  • Para vender no Pinterest, você deve caprichar na qualidade das imagens, criar painéis de inspiração temáticos, oferecer cupons de desconto, entre outras práticas;
  • Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e importe o catálogo de produtos do seu e-commerce para o Pinterest de forma automática com o aplicativo oficial!💙

Você já se perguntou sobre como vender no Pinterest? Se nunca pensou sobre isso, saiba que usar essa rede social na sua estratégia de marketing pode ser determinante para atrair mais visitas para seu site e aumentar o faturamento do seu e-commerce.

Atualmente, mais de 459 milhões de pessoas em todo o mundo visitam o Pinterest para buscar ideias e planejar suas compras. No Brasil, esse número chega a 46 milhões de usuários! De receitas para o dia a dia a inspirações para decoração e moda, as buscas na plataforma estão diretamente ligadas a intenções de compra.

Se você quer expandir o alcance da sua marca e transformar visitantes em clientes, apostar no Pinterest Business pode ser uma excelente estratégia. Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo de como vender no Pinterest.

Para começar, assista o vídeo a seguir sobre como converter clientes no Pinterest:

O que é Pinterest?

O Pinterest é uma rede social visual que funciona como um grande mural digital de imagens e vídeos. Sabe aqueles painéis onde você prende recortes, inspirações e anotações? Pois é, o Pinterest funciona como uma versão digital e colaborativa desse tipo de mural.

Na plataforma, os usuários podem salvar conteúdos que gostam — um processo chamado de “pinar” — e organizá-los em pastas personalizadas. Além disso, assim como em outras redes sociais, é possível publicar seus próprios conteúdos (os chamados pins), seguir perfis de interesse e interagir com marcas e criadores.

A rede social é procurada por pessoas que buscam inspirações de decoração, moda, beleza, gastronomia, organização, tatuagens, roteiros de viagem, DIY (faça você mesmo), planejamento de casamentos, festas de aniversário e até mesmo ideias para negócios.

Como usar o Pinterest para empresas?

Em primeiro lugar, para usar o Pinterest para empresas, é necessário criar um perfil na rede social e alterá-lo para a conta Business.

Para isso, você deve acessar seu perfil, clicar na seta para baixo (normalmente, no navegador acima, à direita) e selecionar a opção “Adicionar uma conta business gratuita”:

Captura de tela indicando o botão do Pinterest Business

Na sequência, você precisa fornecer algumas informações, como o nome da sua empresa, o site, bem como o carregamento de uma imagem de perfil. Além disso, você vai precisar selecionar qual é o seu segmento de atuação.

A utilização da conta de empresa do Pinterest é gratuita e permite funcionalidades como:

  • Conferir informações sobre seu público, como acontece no Instagram Insights;
  • Compartilhar imagens e produtos com links para o site da sua marca;
  • Criar anúncios pagos no Pinterest Ads para atingir mais pessoas.

Como vender no Pinterest?

Agora que já entendemos um pouco melhor o funcionamento do Pinterest, confira algumas das principais dicas para utilizar essa rede social em sua estratégia de marketing:

1. Integre sua loja virtual

Se você já tem uma loja virtual para vender pela internet, fazer a integração com o Pinterest é uma ótima estratégia para facilitar a importação do seu catálogo de produtos.

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode fazer essa integração de forma simples e gratuita. Para isso, basta acessar a Loja de Aplicativos e baixar o app do Pinterest para sua loja virtual. Essa solução facilita a exibição de seus produtos para centenas de milhões de usuários em nossa plataforma com uma única integração.

Com essa conexão, seus produtos são exibidos automaticamente para milhões de usuários do Pinterest com a criação de pins do seu catálogo. Além disso, com a tag do Pinterest, você pode acompanhar métricas de desempenho e otimizar suas campanhas de marketing para aumentar suas vendas.

👉Confira: Como inserir o Pinterest na minha loja Nuvemshop?

Aproveite para criar uma loja virtual grátis e integrar o Pinterest agora mesmo:

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2. Fique atento à qualidade das imagens

Como vimos, o Pinterest se baseia no compartilhamento de fotos e de vídeos. Portanto, é fundamental cuidar da qualidade desses materiais antes de postá-los.

As fotos — ou pin padrão, na linguagem da rede social — devem seguir os seguintes parâmetros do Pinterest:

  • Ter até 20 MB de tamanho do arquivo;
  • Estar no formato .jpeg, bmp, .tiff, .webp ou .png;
  • Obedecer às dimensões: superior 270 pixels, esquerda 65 pixels, direita 195 pixels, inferior 790 pixels;
  • Máximo de 100 caracteres no título;
  • Máximo de 250 caracteres na caixa de texto;

Já os vídeos precisam seguir as diretrizes abaixo:

  • Tamanho máximo de 2 GB;
  • Formato: .MP4, .M4V, .MOV;
  • Duração mínima de 4 segundos;
  • Duração máxima de 5 minutos;
  • Proporção de 9:16;
  • Tamanho de 1.080 x 1.920 pixels.

Redimensione várias imagens de uma vez com a ferramenta da Nuvemshop:

👉 Ferramenta grátis: Redimensionador de imagens

3. Não exponha apenas os produtos

Os usuários utilizam o Pinterest para organizar seus painéis de inspiração. E ter isso em mente na hora de publicar seus conteúdos pode fazer a diferença para que cada vez mais pessoas “pinem” suas postagens e tenham contato com seus artigos.

Desse modo, busque publicar conteúdos com ideias sobre como utilizar os produtos. Se você tem um e-commerce de moda, por exemplo, uma boa ideia é criar vídeos mostrando a composição de looks com os itens da sua marca.

Caso tenha uma loja de decoração, fotografe ambientes com os itens do seu e-commerce em uso no dia-a-dia e mostre como se integram em diferentes cômodos, por exemplo.

4. Faça painéis temáticos

Outra estratégia de como vender no Pinterest é apostar na criação de painéis temáticos alinhados aos interesses do seu público-alvo, sem perder a essência da sua marca.

Ao organizar pastas com imagens que refletem um estilo de vida desejado, você promove seus produtos e também constrói uma conexão mais próxima com o público.

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos decorativos, pode criar painéis segmentados por ambientes da casa ou estilos de decoração. Dessa forma, você consegue destacar a usabilidade dos produtos e ajudar as pessoas a visualizarem como os itens podem fazer parte do dia a dia deles.

Observe como estão organizadas as pastas da loja virtual Mimoo Toys, cliente Nuvemshop e especializada em decoração infantil, no Pinterest:

Captura de tela do Pinterest da loja virtual Mimoo Toys.

5. Use palavras-chave

Outra dica é sempre usar palavras-chave no título dos painéis, dos pins ou na descrição das publicações. Termos marcantes e informativos permitem que os painéis tenham mais visibilidade, além de te dar a chance de aparecer em buscas de imagens no Google.

Você pode usar o planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, para encontrar os termos mais buscados de acordo com o tema do seu painel ou seu pin.

Além disso, lembre-se de tomar cuidado com o tamanho dos textos. O título pode ter até 100 caracteres, enquanto a descrição deve apresentar no máximo 250 caracteres.

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7. Acompanhe seus resultados

Lembra de quando falamos sobre como o Pinterest para empresas permite a observação de alguns dados sobre sua conta? Pois bem, o acompanhamento dessas métricas é fundamental para que você possa avaliar o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado na sua estratégia.

Por meio da aba “Analytics” dentro do Pinterest Business, você pode:

  • Ver o engajamento orgânico e patrocinado de todos os pins;
  • Descobrir como as pessoas no Pinterest interagem com o conteúdo que salvam de suas contas conectadas;
  • Ver seus pins e anúncios mais populares para criar conteúdo e estratégia de mídia com confiança;
  • Saber quais tópicos seu público está interessado com base no comportamento deles na plataforma.

💡Saiba mais: 7 KPIs que todo e-commerce deve acompanhar

7. Ofereça cupons de desconto

De vez em quando, você pode publicar imagens com códigos promocionais para sua loja na descrição. Esses cupons vão te ajudar a atrair novos clientes ou, ainda, fidelizar os antigos. Os painéis perfeitos para você fazer isso são aqueles relacionados às datas comemorativas, como, por exemplo, Dia das Mães e o Natal.

Fique por dentro de todas as datas comemorativas importantes para o varejo com o calendário comercial criado pela Nuvemshop:

📘 Confira e-book: Calendário comercial 2025

Qual é o diferencial do Pinterest?

O Pinterest se destaca por ser uma plataforma que funciona como um motor de busca visual que oferece inspiração, permitindo aos usuários descobrir e salvar ideias por meio de imagens, vídeos e links.

Diferente de outras redes sociais, onde o foco está na interação entre as pessoas e no compartilhamento de conteúdos sem objetivo, o Pinterest é um espaço onde os usuários buscam inspiração e organizam referências para projetos, compras e decisões pessoais.

Nesse sentido, sua ênfase na descoberta de conteúdo visualmente atrativo, organizado por categorias e interesses pessoais, faz com que o Pinterest seja uma ferramenta de busca e inspiração visual.

Além disso, seu algoritmo é conhecido por sugerir conteúdos personalizados com base nas preferências do usuário, incentivando a descoberta de novos interesses e a criação de coleções temáticas.

Por que usar o Pinterest em sua estratégia?

Segundo o Data Report 2025, o Pinterest tinha 40,3 milhões de usuários no Brasil no início de 2025, o que equivale a 19% da população total do país.

Cerca de 22,8% da audiência elegível do Brasil (pessoas com 13 anos ou mais) usava o Pinterest nesse mesmo período. Em relação aos usuários da internet no Brasil, o alcance dos anúncios do Pinterest representava 22% desse grupo.

No início de 2025, 67,1% da audiência dos anúncios do Pinterest no Brasil era composta por mulheres, 26% por homens e 7% por usuários de gênero não especificado.

Entre 2024 e o início de 2025, o potencial alcance de anúncios do Pinterest no Brasil aumentou em 3,19 milhões de usuários, representando um crescimento de 8,6%.

Abaixo, veja algumas razões pelas quais é interessante saber como vender pelo Pinterest:

Engajamento

Os usuários do Pinterest tendem a gastar 50% a mais por mês em comparação com aqueles que utilizam outras plataformas, indicando um alto potencial de retorno financeiro para marcas que conseguem atrair consumidores nesse ambiente.

Além disso, um dos grandes diferenciais do Pinterest é o seu algoritmo, que prioriza a relevância do conteúdo em vez do tempo de publicação. Diferente de redes sociais como Instagram ou TikTok, onde o alcance depende do horário e da frequência das postagens, no Pinterest as imagens são exibidas com base nos interesses e comportamentos dos usuários.

Assim, seus pins podem continuar gerando engajamento e tráfego para sua loja virtual por meses ou até anos após sua publicação. Legal, né?

Descoberta de produtos

As pessoas que usam o Pinterest estão frequentemente em busca de inspiração e novidades, tornando-as receptivas a novos produtos. Isso significa que as marcas têm uma oportunidade única de alcançar consumidores que estão abertos a descobrir e comprar seus produtos.

O público costuma utilizar a plataforma como forma de inspiração nos mais variados segmentos, como por exemplo:

  • Moda;
  • Arquitetura e decoração;
  • Artesanato;
  • Jardinagem;
  • Turismo;
  • Tatuagens etc.

Podemos considerar que qualquer coisa que tenha algum apelo visual pode ser bem divulgada nesta rede social.

Integrações

O Pinterest é um ótimo ambiente para as lojas divulgarem seus artigos, já que mais da metade dos usuários seguem perfis de lojas online em busca de informações e detalhes sobre produtos.

Ao carregar seu catálogo de produtos no Pinterest por meio de integrações com plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, você pode obter até 5 vezes mais impressões em comparação com marcas que não utilizam essa funcionalidade.

Além disso, ao utilizar o Nuvem Pago como solução de pagamento, você pode compartilhar links de pagamento diretamente no Pinterest para seus clientes, o que facilita o processo de compra.

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Pinterest Ads

Pinterest Ads é o recurso que permite anunciar no Pinterest, impulsionando suas publicações dentro da rede social. Investir nesses anúncios pode resultar em um aumento significativo das vendas na sua loja.

Assim como já acontece no Facebook, por exemplo, as empresas podem criar campanhas de tráfego pago no Pinterest para encontrar seus potenciais clientes, de acordo com os resultados que você busca atingir na plataforma.

Em busca de aumentar sua presença online e o alcance do seu negócio de forma a conseguir resultados rápidos? Aproveite o curso grátis da Nuvemshop:

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Tudo certo sobre como vender no Pinterest?

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre como vender no Pinterest e sobre a importância dessa rede social para varejistas.

Como visto, a plataforma é bastante intuitiva e tem o potencial de complementar o plano de marketing da sua loja virtual a partir de estratégias orgânicas.

E, caso queira aprender ainda mais sobre o Pinterest, indicamos os Guias Educativos da própria plataforma.

Ah, e caso você queira vender produtos na internet e ainda não tenha começado, que tal ter uma loja online própria? Você pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender no Pinterest

Para vender no Pinterest, antes é preciso investir em boas imagens. Por ser uma rede com um forte apelo visual, é importante apresentar produtos de forma atrativa. Além disso, tente explorar ferramentas da rede, como a criação de pastas e painéis temáticos. Por fim, não esqueça de usar palavras-chave para que seus pins sejam encontrados com mais facilidade.

Sim, é possível vender pelo Pinterest. Você só precisa criar um bom planejamento de conteúdo, investindo em boas imagens que chamem a atenção do seu público para seus produtos.

Os nichos de maior destaque no Pinterest são os de moda, decoração, artesanato, cosméticos e culinária.

Crie uma conta comercial, associe-se a programas de afiliados relevantes e produza Pins visuais atrativos relacionados aos produtos. Adicione links de afiliado nos Pins, otimize com palavras-chave, compartilhe conteúdo relevante, analise o desempenho e siga as políticas do Pinterest para obter sucesso na estratégia de vendas como afiliado na plataforma.

Não, porque Pinterest não tem um marketplace próprio, mas permite que você integre sua loja virtual e exiba seus produtos como pins que direcionam os usuários para a página de compra do seu site.

Se sua loja está em plataformas como Nuvemshop, você pode conectar seu catálogo de produtos ao Pinterest e sincronizar seu catálogo de produtos automaticamente.

Sim! O Pinterest tem um público altamente engajado e que busca ativamente por produtos e inspirações. Pequenos negócios podem se destacar criando conteúdos visuais atrativos.

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