Como usar o Planejador de palavras-chave do Google grátis?
Pontos principais do artigo:
- O Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta gratuita para descobrir os termos mais relevantes para o seu negócio online;
- Conhecendo os principais termos, é possível utilizá-los para alcançar novos clientes por meio de anúncios pagos no Google ou otimizações de SEO;
- Para usar o Planejador de palavras-chave do Google é necessário criar uma conta no Google Ads e simular uma campanha. Veja passo a passo no artigo.
Quem faz vendas online sabe o quanto é importante atrair visitantes para uma loja virtual. Nesse sentido, conhecer ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google pode ser essencial para determinar os melhores termos relacionados ao produto e se destacar da concorrência quando o assunto é buscas na internet.
Com o recurso, é possível determinar as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e usá-las de forma estratégica para alcançar potenciais consumidores para a sua empresa por meio de anúncios pagos no Google ou de forma orgânica fazendo SEO.
Independentemente da sua escolha, é preciso saber como usar a ferramenta para obter os melhores resultados. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer todos os detalhes sobre o Planejador de palavras-chave do Google e compartilhar o passo a passo de como utilizá-lo. Vamos lá?
O que é Planejador de palavras-chave do Google?
Planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta que ajuda o usuário a descobrir e organizar novas palavras para usar em suas campanhas pagas, por meio do Google Ads, ou melhorar o posicionamento orgânico de um site (SEO).
Para auxiliar o usuário a compreender quais keywords valem mais a pena investir e/ou usar, o Planejador do Google revela três principais parâmetros em sua lista de palavras:
- Frequência: com que regularidade os termos são pesquisados;
- Estimativa de tráfego: média de cliques mensais que o termo pode trazer;
- Estimativa de lance: quanto, em média, será o CPC (custo por clique) das palavras-chave para anúncios pagos no Google Ads;
- Concorrência: número de anunciantes que usam as mesmas keywords.
Como acessar o Planejador de palavras-chave do Google?
Atualmente, não é mais possível acessar o Planejador de palavras-chave do Google sem criar uma campanha. Por isso, veremos, agora, como criar uma campanha teste para ter acesso à ferramenta sem nenhum custo. Veja:
1. Crie uma conta no Google Ads
Para ter acesso ao gerador de palavras-chave do Google, é necessário ter uma conta no Google Ads. O cadastro é gratuito e pode ser realizado no próprio site do Google Ads ao clicar em “Começar agora”.
Dica: o idioma original da ferramenta é o inglês. Caso não conheça a língua, acesse o site pelo Google Chrome e use a opção de tradução automática.
2. Insira os dados da empresa
A seguir, o Google vai pedir algumas informações sobre o seu site de vendas para poder criar a campanha teste. Então, preencha o nome do negócio e a URL. Caso não tenha, use informações fictícias ou aproveite para criar a sua loja grátis na Nuvemshop.
Em seguida, a ferramenta vai oferecer a opção de conectar com outros canais do seu negócio, como YouTube e Google Meu Negócio. Como estamos criando uma campanha teste apenas para acessar o Planejador de palavras-chave do Google, você pode pular esta etapa.
3. Preencha as informações da campanha
A seguir, será necessário preencher algumas informações sobre a campanha para prosseguir, como objetivos, termos usados para descrever seus produtos, imagens e títulos. Mais uma vez, você pode inserir dados fictícios apenas para seguir as etapas.
4. Preencha a forma de pagamento
Em seguida, também será necessário preencher a forma de pagamento para continuar. Na primeira tela, selecione a opção de “Definir orçamento personalizado” e defina um valor hipotético (você não precisará arcar com esse custo).
Na próxima tela, você precisará preencher algumas informações sobre a empresa, como endereço e CNPJ (ou CPF, caso escolha o tipo de conta individual).
Em seguida, é preciso preencher a forma de pagamento. Aqui, é necessário selecionar “Pagamentos manuais”, pois ele oferece a possibilidade de pagar com boleto bancário. Em seguida, preencha uma quantia hipotética no valor do boleto para prosseguir.
Não é necessário pagar este boleto. Lembre-se que, aqui, estamos criando apenas uma campanha teste para que você possa ter acesso ao gerados de palavras-chave do Google antes de começar a criar a sua primeira campanha para Google Ads.
Depois de gerar o boleto, você será redirecionado ao painel administrativo, onde poderá acessar a ferramenta por meio do menu superior, clicando em “Tools and setting” > “Planejador de palavras-chave (ou Keyword Planner)”.
Como usar o Planejador de palavras-chave do Google?
Ao clicar na opção do Planejador de palavras-chave do Google, você poderá escolher entre “Descubra novas palavras-chave” ou “Obtenha volume de pesquisa e previsões”. Para começar, selecione a primeira opção.
Em seguida, digite termos relacionados ao produto que você gostaria de anunciar para que a ferramenta possa sugerir as melhores palavras-chave. Se você tem uma loja virtual de velas aromáticas, por exemplo, pode usar o termo “velas”.
Clicando em pesquisar, você verá uma lista de palavras-chave relacionadas, média de pesquisa, variação dos últimos meses, nível de concorrência e média de lance para anúncios no Google Ads.
Além disso, também é possível refinar as palavras-chave, adicionando filtros relacionados à busca. No caso das velas, por exemplo, você pode fazer um filtro por cor para encontrar os melhores termos para anunciar um produto específico.
Filtros do Planejador de palavras-chave do Google
Com os filtros do Planejador de palavras-chave do Google, você pode refinar sua pesquisa a partir de:
- Países, regiões, estados e/ou cidades;
- Idiomas;
- Períodos do ano (para compreender tendências sazonais, por exemplo);
- Tipos de dispositivos (desktop ou smartphones e tablets).
Para isso, basta explorar as ferramentas disponíveis no painel com a lista de palavras-chave. Nenhum clique nesta página gera uma campanha automaticamente, então, você pode explorar todas as opções e descobrir vários filtros para melhorar os resultados.
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Como fazer um planejamento de palavras-chave?
Agora que você já sabe usar o Planejador de palavras-chave do Google, vamos compartilhar três dicas que podem te ajudar na hora de pesquisar e escolher palavras-chave na ferramenta:
- Dê preferência a termos de baixa e média concorrência: no caso de anúncios pagos, quanto mais disputados os termos forem, maiores serão os CPCs, isto é, Custo por Clique;
- Seja específico: pense como o seu público pesquisaria e que palavras utilizaria;
- Use os filtros do planejador: eles vão te ajudar a refinar os resultados e encontrar os termos mais alinhados ao seu produto.
Bônus: outras ferramentas para planejar palavras-chave
Se, depois de conhecer o Planejador de palavras-chave do Google, você quiser testar outras ferramentas com o mesmo propósito, sem problemas! Abaixo, conheça três alternativas a ele:
1. Ubersuggest
O Ubersuggest — ferramenta de análise do Neil Patel — promete fornecer gratuitamente keywords que não estão presentes no Planejador de palavras-chave do Google.
Após buscar o termo desejado, em Ideias de palavras-chave (no menu à esquerda), é possível conferir outras keywords similares e, em Análise de SERP, uma lista dos sites que estão ranqueando para o termo pesquisado.
2. Ahrefs
A Ahrefs é uma plataforma paga que permite não só explorar palavras-chave e termos correlatos, mas também analisar o tráfego das diferentes páginas do seu site, entre outros recursos.
Dentre as informações disponibilizadas pela Ahrefs, destacam-se: concorrência da keyword, volume de pesquisa, cliques, frases correspondentes e dados sobre as 100 primeiras páginas que estão ranqueando no Google para o termo pesquisado (classificação do domínio, backlinks, tráfego orgânico mensal etc). Os planos custam entre US$ 99 e US$ 999.
3. Google Trends
Por fim, o Google Trends, lançado em 2006, é ideal para acompanhar os assuntos que estão em alta (ou que estiveram em alta em determinado período de tempo).
Ao pesquisar uma palavra-chave, a ferramenta mostra a evolução do termo e permite aplicar filtros de datas (anos, meses ou dias), tipo de conteúdo (YouTube, notícias, imagens etc), região e categoria (finanças, entretenimento, esporte, arte etc). Além disso, exibe consultas relacionadas em ascensão.
Tudo certo sobre o Planejador de palavras-chave do Google?
Esperamos que, com este artigo, você tenha aprendido como acessar o Planejador de palavras-chave do Google e usar a ferramenta para encontrar os melhores termos para anunciar no Google Ads ou otimizar o conteúdo do seu site.
E, se você não vende de maneira profissional na internet, que tal mudar isso agora mesmo e criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil, sem custos e com as melhores integrações para anunciar no Google e nas principais redes sociais do Brasil! 💙