Como vender bebidas: guia completo para lucrar

Crie sua loja virtual e comece a vender hoje
Criar loja grátis
Empreendedores Nuvemshop com sua loja online
Pontos principais do artigo:
  • Para vender bebidas online é preciso definir os canais de venda e ter por bons fornecedores, além de cumprir obrigações fiscais e criar uma identidade visual para o seu negócio;
  • Você também terá que escolher um modelo de estoque, organizar um fluxo logístico e oferecer um bom atendimento ao cliente;
  • Se você quer aprender como vender bebidas online, experimente criar uma loja grátis na Nuvemshop. Assim, você pode integrar o seu negócio com diferentes meios de envio, pagamento e ferramentas!

Um produto que sempre terá demanda no mercado são as bebidas. Afinal, estamos falando sobre um dos principais itens do cardápio brasileiro. Desde os sucos e refrigerantes até as cervejas e vinhos, vender bebidas pode ser uma ótima opção de negócio.

Além de ser um mercado vasto e que permite diversas segmentações, o setor de bebidas também tem projeções de crescimento positivas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a venda de bebidas prontas para consumo cresceu 18% em 2023.

Além disso, para quem quer saber como vender cerveja online, é bom saber que o Brasil é o terceiro maior consumidor da bebida alcoólica no mundo. Só em 2023, foram vendidos 112 milhões de hectolitros de cerveja, segundo um levantamento da Nielsen.

Portanto, se você está pensando em empreender, separamos 10 dicas de como vender bebidas e ganhar dinheiro com o seu próprio negócio. Separe o bloco de notas e vamos à leitura! 📝

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Pense na localização

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 33% das pessoas que gostam de cerveja afirmam ir em supermercados ou distribuidoras ao menos uma vez por semana. Agora, imagina se ampliarmos a varidade de bebidas? A procura, certamente, é muito alta.

Se você pretende ter uma loja física, pensar na sua localização deve ser sua primeira tarefa. Afinal, um estabelecimento físico — seja de bebidas ou não — só terá potencial de crescimento se estiver localizado em lugares estratégicos.

Por isso, pesquise pelos locais com maior movimentação, próximos de centros comerciais e que não tenha muitas lojas do mesmo segmento. Se a sua ideia é vender bebidas alcoólicas, por exemplo, o ideal é procurar por pontos de concentração do seu público-alvo, como regiões com bares e casas noturnas.

Mas, se você pretende trabalhar com todos os tipos de bebida, quanto mais próximo do comércio local você estiver, melhor. Outra dica importante é evitar locais escondidos, como espaços atrás de pontos de ônibus, árvores, bancas de jornais ou qualquer coisa que atrapalhe a visualização do seu estabelecimento.

💡Saiba mais: Loja física ou virtual: qual é melhor e mais barato?

2. Defina os canais de venda

Agora, se você quer vender bebidas online, o primeiro passo é definir os seus canais de venda. Para alcançar clientes no e-commerce, além de contar com o marketing digital, você também pode levar a sua marca para diversos canais como marketplaces e redes sociais.

Nesse contexto, o ideal é que você crie a sua loja virtual em uma boa plataforma de e-commerce. Isto é, um software que possibilite a criação e administração da loja de forma prática e que ofereça integrações úteis e eficientes.

Na Nuvemshop, por exemplo, além de poder criar a sua loja grátis e customizar o seu negócio, é possível integrá-la a diversos meios de envio, pagamento e ferramentas. Em nossa Loja de Aplicativos você encontra diversas soluções que podem ajudar bastante no crescimento da sua loja.

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

3. Procure por bons fornecedores

Escolher bons fornecedores faz toda a diferença para o funcionamento de qualquer empresa, seja online ou offline. Por isso, antes de assinar contratos de exclusividade, pesquise por parcerias de confiança.

Lembre-se de que o seu estoque será alimentado por essas empresas, por isso, é importante que exista uma boa relação com elas. Além do mais, quando existe uma comunicação cordial, fica mais fácil negociar preços e prazos.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor de bebidas online?

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores gratuita

4. Atente-se às leis e obrigações fiscais

Abrir um negócio online de bebidas envolve algumas burocracias. Isso porque a venda de determinados produtos — principalmente alcoólicos — possui algumas restrições.

Como bem sabemos, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é proibida. Além disso, se você pensa em ter uma loja física, é importante saber que não é permitido ter estabelecimentos que vendam qualquer tipo de produto alcoólico próximo de rodovias federais.

Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, pode utilizar os aplicativos Popup 18+ e +18 da Storydots para criar um pop-up de validação da idade mínima dos seus visitantes. Assim, você pode vender bebidas alcoólicas tranquilamente no seu e-commerce, uma vez que o usuário confirma ter mais de 18 anos para acessar o site.

👉 Confira: Como instalar o aplicativo Popup 18+?

Em linhas gerais, é importante estar por dentro de suas obrigações fiscais e legislativas enquanto empreendedor. Manter o seu negócio — online ou físico — dentro da regularidade deve ser sempre uma prioridade.

💡Saiba mais: Lei do E-commerce: como adequar sua loja a ela?

5. Crie uma identidade visual

Falando agora sobre marca, se você quer chamar a atenção dos consumidores e se destacar em meio a concorrência, é imprescindível ter uma identidade visual. Isto é, a forma como sua marca se comunica visualmente por meio de cores, logotipos, imagens etc.

Para garantir que a sua loja fique na memória do cliente, além de um nome marcante e um bom slogan, também é preciso contar com uma estética agradável. Nesse contexto, busque criar uma paleta de cores para a sua marca considerando os tons que se comunicam com a proposta do seu negócio.

Confira logo abaixo algumas ferramentas gratuitas que irão ajudá-lo nesse processo:

👉Gerador de nomes para empresas

👉Criador de logo grátis

👉Gerador de slogan online

👉Gerador de paleta de cores

6. Escolha um modelo de estoque

Para vender online, hoje em dia, você não precisa necessariamente ter um armazém próprio. Com o surgimento de diversos modelos de logística, como o dropshipping, é possível vender sem estoque e ter uma menor preocupação com alguns fatores importantes de uma operação logística, já que o cliente compra em uma loja virtual e esse pedido é repassado ao fornecedor, que envia o produto diretamente ao consumidor final.

No entanto, é importante entender o que funciona melhor para o seu negócio. Além do dropshipping,, há outros tipos de estoque terceirizado que você pode testar em sua loja.

Entre eles está o cross-docking, um modelo logístico baseado em um centro de distribuição terceirizado que irá garantir a recepção, armazenamento e envio do produto ao consumidor final.

💡Saiba mais: Planejamento de estoque: como fazer o controle passo a passo

7. Organize um fluxo logístico

Atrelado ao ponto anterior, também é necessário pensar no fluxo logístico do seu negócio. Afinal, ele irá mudar de acordo com o seu modelo de estoque, tipo de produto e outras variáveis.

Nesse contexto, contar com um planejamento logístico eficiente irá facilitar o seu dia a dia como empreendedor. Além do mais, isso também irá ajudá-lo a oferecer uma experiência de compra mais positiva para o cliente.

Isso porque, é por meio dele que você irá controlar o recebimento e armazenamento de mercadorias e a separação e envio dos produtos. Considerando que essas são etapas fundamentais para o funcionamento de uma loja, dá para entender quão importante é contar com um bom planejamento, certo?

💡 Saiba mais: Guia completo para vender vinho pela internet

8. Capriche na embalagem

Parte importante de vender bebidas online diz respeito ao transporte e entrega dos produtos. Isso porque estamos falando de itens que muitas vezes são frágeis e com grandes riscos de avaria.

Por isso, é muito importante caprichar na embalagem para evitar frustrações por parte do cliente. Desse modo, embale os produtos cujo recipiente é feito de materiais frágeis — como vidro e porcelana — em plástico bolha de modo que, caso aconteça algum impacto, a garrafa não quebre.

Além de garantir a qualidade do produto, a embalagem também é uma forma de encantar o cliente. Busque customizar os pacotes da sua loja para criar uma experiência única, muitas lojas costumam enviar bilhetes e brindes, como adesivos, por exemplo.

Essas práticas irão fazer com que o consumidor tenha uma boa impressão do seu negócio, o que é ótimo para fidelizar clientes.

💡Saiba mais: Como fazer entregas de loja virtual?

9. Ofereça um bom atendimento ao cliente

Essa dica vai para todo e qualquer lojista, seja online ou offline, de bebidas ou não. O atendimento ao cliente é um fator determinante para o crescimento de qualquer negócio.

É por meio dessa área que o consumidor terá contato direto com a sua marca. Portanto, esteja preparado para receber feedbacks e reclamações e saiba se comunicar de forma cordial e humanizada.

Quanto maior for a confiança do consumidor em relação ao seu negócio, maior será a probabilidade de ele comprar de você novamente.

10. Divulgue a sua loja

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de divulgar a sua loja de bebidas. Seja ela online ou não, você pode contar com diversos artifícios para impulsionar o seu alcance.

As redes sociais, por exemplo, são grandes aliadas em estratégias de marketing e vendas. Isso porque esses canais facilitam o contato das marcas com o seu público-alvo e geram mais visibilidade para a sua marca.

Portanto, não deixe de explorar esses canais para levar os seus produtos para um número maior de consumidores. Outra estratégia que também pode ajudar nesse ponto é trabalhar com ferramentas de mídia paga, como o Google Ads e o Instagram Ads.

Esses serviços permitem que você crie campanhas de anúncio segmentadas e com diversos objetivos. Essa é uma boa forma de impulsionar a presença do seu negócio no e-commerce a curto prazo.

Tudo certo sobre como vender bebidas?

Agora que você já sabe como vender bebidas online, aproveite as dicas deste conteúdo e comece a ganhar dinheiro pela internet.

Crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop hoje mesmo e tenha acesso às funcionalidades que você precisa para vender online. É fácil, prático e não precisa de conhecimentos técnicos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender bebidas

Para vender bebidas você precisa pensar na localização, procurar por bons fornecedores, atentar-se às leis e obrigações fiscais, escolher um modelo de estoque, organizar um fluxo logístico e oferecer um bom atendimento ao cliente.

Para vender bebidas online é preciso definir os canais de venda, procurar por bons fornecedores, atentar-se às leis e obrigações fiscais, criar uma identidade visual, escolher um modelo de estoque, organizar um fluxo logístico, caprichar na embalagem, oferecer um bom atendimento ao cliente e divulgar a sua loja.

Faça como milhares de negócios e crie a sua loja

Criar loja grátis

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies