Como vender ebook? 8 estratégias eficientes
- E-book (abreviação de electronic book ou livro eletrônico) é uma versão digital de um livro que pode ser lida em dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones ou leitores dedicados, como o Kindle;
- Para vender e-books, é preciso escolher um tema relevante, organizar o conteúdo de forma clara e concisa e utilizar uma linguagem simples e objetiva;
- Transforme seu conhecimento em lucro: venda seus e-books online de forma fácil e rápida com a Nuvemshop! Crie sua loja grátis.
Conforme a internet e os dispositivos eletrônicos ganham espaço na vida das pessoas, é comum que itens do cotidiano passem por alterações e se transformem em versões digitais. Portanto, saber como vender ebook pode ser um grande passo para fazer parte dessa mudança.
Esse mercado, que já cresceu mais de 80% desde a pandemia do Coronavírus, ainda deve crescer 28% em receita até 2026, segundo dados divulgados pela IstoÉ Dinheiro. Ou seja, ainda existem muitas oportunidades para ganhar dinheiro com e-book.
Então, se você está pensando em como criar um e-book para vender pela internet, este é o conteúdo certo. Neste artigo, vamos entender como criar e vender e-books, se é possível ganhar dinheiro de verdade com essa prática e conhecer ferramentas para tornar o seu trabalho mais profissional. Vamos lá? 📔
Antes de começar, para vender produtos digitais de forma simplificada, basta criar a sua loja virtual grátis:
O que é um e-book?
E-book é um livro digital, ou seja, é um documento que contém material informativo sobre determinado assunto. Portanto, precisa ser feito para dispositivos eletrônicos, como smartphone, tablet e desktop. Pode ser produzido em vários formatos, como PDF e Epub.
Atualmente, o e-book é usado em diversos mercados e tem se tornado cada vez mais popular. Assim, é comum encontrarmos livros físicos que foram adaptados para o formato digital.
O e-book também é usado em estratégias de marketing de conteúdo, principalmente como “isca” para atrair potenciais clientes (leads). Dessa forma, os visitantes do site fornecem seus dados de contato em troca do download de um material informativo gratuito, aumentando a lista de contatos da empresa.
💡 Saiba mais: O que é um e-book e por que você deve usá-lo em sua estratégia?
📹 Veja também: Como fazer e-book para vender na internet?
É possível ganhar dinheiro com e-book na internet?
Sim, é possível ganhar dinheiro com e-book na internet. Isso porque o custo para a produção de um e-book costuma ser baixo, assim, você pode adicionar uma boa margem de lucro na hora da venda.
Dados obtidos pela Nielsen, por exemplo, mostram que, durante a pandemia, o faturamento total com conteúdo digital apresentou um crescimento de 43%. E, de acordo com o levantamento divulgado pela IstoÉ Dinheiro, esse número pode chegar US$ 23,1 até 2026.
💡 Saiba mais: O que vender para ganhar dinheiro?
Como vender ebook na internet e ganhar dinheiro?
Agora que você já sabe o que é um e-book, vamos conferir o passo a passo de como fazer um e-book para vender:
1. Defina o público-alvo
Antes de tudo, você precisa definir para quem vai escrever para conseguir produzir conteúdos direcionados para o seu público-alvo. Para isso, sugerimos que crie uma persona, ou seja, uma representação semi fictícia do seu cliente ideal.
Dessa forma, você vai saber exatamente o que agrada esse tipo de público, como ganhar a sua audiência, o tipo de linguagem que utilizam e o seu comportamento de compra. Tudo isso aumenta as chances de criar um material interessante e obter sucesso com suas ideias de ebook para vender.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
2. Selecione o tema do e-book
Tão importante quanto definir o público-alvo, é selecionar o nicho de mercado do seu e-book. Ou seja, nesta etapa, é preciso definir o tema do material. Ao saber os interesses da sua persona, fica mais fácil selecionar assuntos relevantes.
Para começar, foque nos nichos menores, em temas específicos. Nossa dica é não abordar vários assuntos em um e-book, pois a chance de não conseguir se aprofundar totalmente em nenhum é grande. Selecione um tema que você domina e que seja relevante e vá em frente.
3. Insira elementos visuais
Ao produzir materiais digitais, você tem o apelo visual como grande aliado. É possível produzir o seu e-book com imagens, figurinhas, animações, infográficos e muito mais.
Segundo um estudo realizado pela Nielsen, o ser humano é capaz de se lembrar de apenas 20% do que lê, mas de até 80% do que visualiza. Assim, ao usar imagens, o seu produto consegue se comunicar com o leitor de várias maneiras, o que torna a leitura mais fluida e agradável.
Aqui, vale lembrar de optar por banco de imagens gratuitos para não ter problemas com direitos autorais — copyright. Além disso, você pode utilizar ferramentas de colagem, como o Canva, para montar seus próprios infográficos, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que é marketing visual e como ele funciona?
4. Crie conteúdo de qualidade
Ao fazer e-books para vender é preciso estar atento à qualidade do conteúdo. Afinal, as pessoas buscam por materiais que resolvam as suas dúvidas de maneira clara e eficiente. Então, entregue o que o leitor busca dentro do tema escolhido com qualidade.
Ao oferecer um e-book completo e sanar as dúvidas do consumidor, as suas chances de se tornar referência dentro daquele nicho são enormes. Por isso, construir um conteúdo de qualidade é fundamental para ter sucesso.
💡 Saiba mais: Produção de conteúdo: tudo o que você precisa saber
5. Registre a obra no ISBN
Como a sua intenção é vender o e-book, é fundamental registrar a obra para evitar plágio. Para isso, você precisa cadastrá-lo no ISBN, um sistema internacional para identificação de livros.
Esse cadastro pode ser feito acessando o Portal da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Feito isso, o seu e-book vai contar com um sistema de identificação com os dados de autoria da obra e um código de barras garantindo a segurança do seu produto.
💡 Saiba mais: O que é GTIN e por que ele é o futuro da rastreabilidade de produtos?
6. Precifique o produto digital
Se você pretende vender e-books na internet ao invés de usá-los como isca gratuita, também é importante saber como precificar o trabalho corretamente.
Afina, preços muito baixos tendem a gerar dúvidas sobre a qualidade do produto, mas valores muito altos afastam os consumidores. Por isso, é importante saber como chegar a um valor que seja acessível e justo pelo seu trabalho.
Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Então, se você não tem experiência com precificação de produtos, pode usar a nossa planilha gratuita de precificação para te ajudar a definir o preço de venda do seu e-book.
7. Escolha uma plataforma de divulgação
Outra dica fundamental na hora de vender e-books é escolher uma boa plataforma de divulgação, já que o produto também precisa ser enviado digitalmente.
Ou seja, é por meio desse canal que vai acontecer todo o processo de venda, desde o pagamento do consumidor até o envio do produto digital em si ou de um link de acesso para que o cliente possa receber a sua mercadoria.
Algumas das principais opções são a Nuvemshop e a Hotmart, mas, a seguir, vamos nos entender melhor como funciona cada uma delas.
💡Saiba mais: O que é plataforma digital, como funciona e quais são os tipos?
8. Invista em divulgação
Por último, mas não menos importante, saber onde vender e como lançar o e-book é fundamental para obter sucesso. Então, monte estratégias para divulgar o seu trabalho.
Você pode fazer publicações sobre o lançamento do seu e-book nas redes sociais que o seu público é ativo, como Instagram e Facebook, por exemplo.
Além disso, você também pode fazer parcerias com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao do seu e-book. Dessa forma, você pode negociar para que o seu livro seja mencionado em posts do blog da empresa, por exemplo, alcançando ainda mais usuários.
💡 Saiba mais: Recursos de marketing online: Como converter visitas em clientes?
Onde vender e-books na internet?
Se você já tem tudo pronto e só não sabe onde vender seu e-book na internet, agora vamos te ajudar a escolher uma plataforma para distribuição.
No entanto, lembre-se de que o processo de compra de um produto digital é diferente de um físico. Por isso, você precisa de uma ferramenta que tenha a estrutura necessária e facilite o processo de vendas.
Pensando nisso, listamos duas opções de site para vender e-book. Veja:
Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que conta com toda estrutura que você precisa para vender pela internet sem burocracia. Aqui, você conta com suporte especializado, domínio compartilhado e certificados de segurança gratuitos.
Além disso, não é necessário ter conhecimentos técnicos para montar sua loja virtual e começar a realizar vendas, já o painel de administração é totalmente intuitivo. Outra vantagem é que a Nuvemshop conta com diversos planos, sendo o inicial totalmente gratuito.
Para vender produtos digitais na plataforma, basta criar a sua loja virtual grátis e seguir os seguintes passos:
- No painel, adicionar um novo produto e inserir as informações:
2. Na seção “Tipo de produto”, selecionar “Digital ou um serviço”:
Depois que o cliente efetuar a compra, você pode contatá-lo pelo e-mail fornecido no checkout e enviar o link de download do seu e-book.
Outra opção é integrar à sua loja virtual com o aplicativo Magic Share. Nele, é possível fazer o upload do seu e-book e vincular ao produto correspondente na loja. Dessa forma, assim que o pedido for concluído, um e-mail com o e-book é enviado automaticamente para o cliente.
👉 Confira: Como vender produtos digitais na minha loja?
Hotmart
A Hotmart também permite que qualquer pessoa venda seus produtos digitais com segurança e de forma simples. Para vender ebook na Hotmart, você precisa seguir os seguintes passos:
- Efetuar o cadastro como “Produtor”;
- Criar um produto;
- Inscrever o produto e informar seu formato (no caso, e-book);
- Fazer upload do produto;
- Fazer divulgação;
- Realizar vendas;
- Receber comissão de vendas.
Na plataforma, você pode cadastrar os seus e-books para venda sem precisar pagar mensalidade. No entanto, a Hotmart cobra uma comissão de serviço por cada transação que é aprovada, baseada em duas taxas:
- Taxa de intermediação: varia de acordo com o valor de venda do produto;
- Taxa de licença: é um valor fixo que se aplica de acordo com a moeda de oferta do produto.
Para venda em reais:
- Para produtos que custam mais de R$ 10, a taxa é de 9,9% + R$ 1;
- Para produtos que custam até R$ 10, a taxa é de 20%.
Quais as melhores ferramentas para criar um e-book?
Agora que você já sabe como e onde vender e-books, chegou a hora de conhecer ferramentas para auxiliar na diagramação, ou seja, na organização dos elementos gráficos. Confira a lista com as quatro melhores:
Canva
O Canva é uma das plataformas de design gráfico mais famosas do mercado. Tem uma interface intuitiva e fácil de utilizar mesmo sem conhecimentos técnicos. A ferramenta tem algumas funcionalidades pagas, mas você pode encontrar todo o necessário para montar o e-book de maneira gratuita.
No Canva, é possível diagramar com recursos como imagens gratuitas, design de capa predefinido, fontes diferentes e exportar no formato PDF. Além disso, a plataforma está disponível na versão web, Android e também iOS.
Papyrus Author
A Papyrus Author é uma ferramenta americana para criação de e-books, sendo assim, o idioma utilizado é o inglês. Nela, você pode editar o texto, inserir imagens e exportar o trabalho nos formatos PDF, Kindle e Epub (formato de arquivo digital livre e aberto).
Para utilizar, é necessário fazer o download da Papyrus em seu computador. Existe a possibilidade de usar gratuitamente e também o plano pago de US$ 14,99 por mês.
Livros Digitais
Já a Livros Digitais é uma plataforma brasileira gratuita para a criação de e-books. Assim como o Canva, essa ferramenta também é intuitiva, fácil de usar e pode ser acessada na versão web. São disponibilizados quatro modelos de layouts para usar como base na criação do seu e-book e permite exportação nos formatos PDF e A4.
Adobe Illustrator
O Adobe Illustrator é uma ferramenta profissional e robusta que faz parte do Pacote Adobe. Você pode obtê-lo por R$ 90 por mês. Além disso, é possível realizar o teste grátis por sete dias. O Illustrator é avançado na criação de e-books e oferece diversos elementos gráficos profissionais.
Como lançar um e-book?
As etapas exatas de como lançar um e-book podem variar dependendo da plataforma escolhida e do seu objetivo com esse material. No entanto, existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para que você tenha sucesso com o lançamento do seu conteúdo.
Com base nessas estratégias, é possível promover o e-book de forma eficiente e alcançar um público maior. Aqui estão algumas etapas para lançar um e-book na internet:
Crie uma landing page
Uma landing page é uma página dedicada à promoção do seu e-book. Ela deve fornecer informações relevantes sobre o conteúdo, benefícios e valor que o e-book oferece. Além disso, inclua um formulário de inscrição para que os visitantes possam baixar o material em troca de seus dados de contato.
💡 Saiba mais:
- Dicas de como criar uma landing page de alta conversão
- Os 12 melhores exemplos de landing page para conversão
Aposte em SEO
Certifique-se de otimizar sua landing page e o conteúdo do seu e-book para mecanismos de busca — como Google e Bing. Uma estratégia focada em SEO ajudará a melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e atrair tráfego orgânico.
💡 Saiba mais: Como configurar o SEO na Nuvemshop?
Elabore um vídeo promocional
Um vídeo curto que destaca os principais pontos do seu e-book pode ser uma forma eficaz de chamar a atenção do público. Compartilhe esse vídeo em seu site, nas redes sociais e em outras plataformas relevantes.
💡 Saiba mais: Como fazer vídeos de produtos?
Faça parcerias
Identifique blogs, sites ou influenciadores digitais relevantes em seu nicho e entre em contato com eles para propor uma parceria. Eles podem fazer uma resenha do seu e-book, compartilhá-lo com seu público ou até mesmo oferecer uma entrevista relacionada ao conteúdo do material.
💡 Saiba mais: Guia de como fazer parcerias no Instagram para divulgar a sua marca
Utilize o e-mail marketing
Além de enviar seu e-book para sua lista de e-mails, você também pode considerar o uso de newsletters ou sequências de e-mails para promovê-lo. Isso ajudará a criar antecipação e interesse em torno do lançamento.
💡 Saiba mais: Guia completo do e-mail marketing: como usar essa estratégia?
Ofereça amostras gratuitas
Considere disponibilizar um capítulo ou uma seção do e-book gratuitamente como uma amostra para os interessados. Isso permitirá que eles tenham uma ideia do conteúdo e incentivará mais pessoas a fazer o download completo.
Participe de eventos online
Por fim, nossa última dica de como lançar e-book envolve sua participação em eventos e webinars. Se houver alguma convenção relevante em seu setor, participe e compartilhe informações valiosas relacionadas ao seu e-book. Isso ajudará a estabelecer sua autoridade no assunto e despertará o interesse dos participantes em obter mais conteúdo por meio do e-book.
E aí, já sabe como vender e-book na internet?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como ganhar dinheiro ao vender e-book. Lembre-se de seguir os passos para encontrar os temas mais vendidos e criar um produto de sucesso. Além disso, não esqueça de usar as ferramentas que indicamos para tornar o seu material profissional.
Então, pronto para vender e-book em um e-commerce completo? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite todos os recursos da plataforma. É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender e lucrar! 💙