Como vender no marketplace: 7 estratégias para ter sucesso
Pontos principais do artigo:
- Os marketplaces recebem milhões de visitantes todos os dias. Por isso, aprender como vender em marketplaces é essencial se você quiser aumentar as suas vendas;
- Para isso, é preciso escolher a melhor plataforma, fazer um cadastro, integrar os produtos e consultar as políticas de cada empresa sobre comissões, taxas, frete e pagamentos;
- A principal vantagem de vender no marketplace é que ele pode trazer uma alta visibilidade para o negócio. Entretanto, é preciso pagar uma comissão por cada venda realizada na plataforma;
- Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis por tempo ilimitado e fazer a integração com os maiores marketplaces do país, como Amazon, Shopee e Mercado Livre.
Com a grande concorrência no mercado digital, apostar em canais de venda alternativos, como marketplaces, tem sido uma estratégia certeira para o e-commerce. Então, se você ainda não sabe como vender em marketplace, chegou ao conteúdo certo!
No Brasil, esse é um mercado que vem crescendo cada vez mais. Isso porque as plataformas de marketplace, geralmente, são um canal de baixo investimento e alta possibilidade de lucro, já que seus produtos são exibidos para milhões de pessoas.
Entretanto, essas plataformas atraem um grande número de lojistas, logo, a disputa por visibilidade é maior. Então, para se destacar da concorrência e garantir bons resultados, é preciso conhecer as melhores estratégias para trabalhar com marketplace;
Portanto, neste artigo, vamos te ensinar passo a passo como vender no marketplace e revelar os segredos para potencializar as vendas e te ajudar a lucrar. 🤑 Vamos lá?
Como vender em marketplaces?
Cada marketplace tem um processo único de cadastro, importação de produtos e pagamentos. No entanto, algumas regras são comuns a quase todos eles. Então, veremos aqui os tópicos principais que você precisa saber para aprender como vender em marketplaces. Confira a seguir:
- Escolha o marketplace em que deseja vender;
- Consulte as tarifas e serviços adicionais;
- Faça o cadastro na plataforma;
- Cadastre os seus produtos;
- Entenda como funciona o pagamento do cliente;
- Organize a logística da entrega;
- Fique atento aos prazos de recebimento.
Se você quer saber mais sobre como fazer vendas online no marketplace, confira os detalhes de cada dica a seguir:
1. Escolha o marketplace em que deseja vender
Existem muitos marketplaces no mercado, alguns dos mais conhecidos são o Mercado Livre, a Amazon e a AliExpress, por exemplo. Uma das dicas para escolher o canal de venda ideal para o seu negócio é entender o nicho de mercado que a plataforma atende.
Alguns canais têm foco em categorias específicas, como: roupas, calçados, cosméticos eletrônicos, etc. Já outros são mais abrangentes, como a Shopee, e permitem que você venda quase todo tipo de produto.
Então, a dica é procurar um marketplace que tenha um alto volume de visitantes e que faça sentido para o seu tipo de produto. Assim, fica mais fácil encontrar potenciais clientes.
🎥 Veja também: O que é marketplace? Vale a pena vender em marketplace?
📘 Confira o e-book: Comparativo de marketplaces: quais são os melhores?
💡 Saiba mais: Passo a passo completo de como vender na AMARO
2. Consulte as tarifas e serviços adicionais
A maioria dos marketplaces não cobra nenhum tipo de assinatura ou mensalidade do lojista. Entretanto, existe uma comissão sobre cada venda realizada na plataforma. Para vender na Netshoes, por exemplo, esse valor pode chegar a 20% do preço do produto.
Além disso, é comum que existam taxas por serviços adicionais que podem gerar gastos para o marketplace, como as transações de pagamento, por exemplo. Por isso, é importante ler atentamente o termo de uso do canal que você escolher para saber exatamente quais serão os seus custos e como precificar os produtos para ter um bom lucro.
3. Faça o cadastro na plataforma
Depois de escolher a plataforma ideal, é hora de fazer o cadastro. No geral, esse processo é realizado diretamente no site do parceiro. Algumas plataformas, como a Zattini, têm uma página específica para lojistas do marketplace, já outras, como a Dafiti, colocam a opção no rodapé do site principal.
A dica para quem quer aprender como vender em marketplace é já separar os principais documentos da sua empresa. Algumas plataformas vão exigir apenas o CNPJ da loja para o cadastro, mas outras podem solicitar informações como:
- Comprovante de Inscrição Estadual;
- Declaração do regime de tributação;
- Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS);
- Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos;
- Certidões Negativas de Débitos Tributários, Trabalhistas, Débitos Previdenciários;
- Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal;
- Contrato Social atualizado,
- Entre outros documentos.
A maioria desses documentos você retira pela internet gratuitamente, usando apenas o número do CNPJ. Para isso, acesse o site da SINTEGRA e o Portal da Fazenda.
4. Cadastre os seus produtos
Após fazer o cadastro se tornar oficialmente um seller (vendedor no marketplace), você já pode começar a vender, mas, para isso, é preciso fazer o cadastro dos produtos. Na maioria dos casos, existem duas formas de fazer isso: manualmente ou de forma automatizada.
Quando se escolhe o cadastro manual, é preciso registrar um produtos um a um, adicionando fotos, títulos e descrições para cada unidade. Se você tem um catálogo de produtos grande, essa pode não ser uma opção muito viável.
Mas, se você já tem uma loja virtual, pode exportar o catálogo de produtos em massa para o marketplace, o que torna o processo muito rápido e prático.
Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar uma loja virtual grátis por tempo ilimitado e fazer a integração com os maiores marketplaces do mercado por meio de aplicativos, como o ANYMARKET, o PluggTo e o HubNoov.
💡 Saiba mais: O que é o app ANYMARKET e como usar para integrar marketplaces?
5. Entenda como funciona o pagamento do cliente
Se você está buscando como vender em marketplace, já deve saber que, na maioria das opções, o pagamento acontece dentro da própria plataforma e só depois o lojista recebe o valor da venda, já descontada a taxa de comissão.
Entretanto, alguns permitem que você use um split de pagamentos, como o Pagar.me, que divide os recebíveis de maneira automática entre os envolvidos. Dessa forma, uma parte do dinheiro fica para a plataforma e outra vai para o vendedor já no ato da venda.
💡 Saiba mais: 7 principais meios de pagamento para e-commerce
6. Organize a logística de entrega
Na última etapa do passo a passo de como vender por marketplace, é importante que você esteja atento à logística de entrega quando receber um pedido. Em um marketplace, a separação e a entrega do produto são de sua responsabilidade.
Para vendas online, as formas de entrega mais comuns são os Correios ou uma transportadora.
Nos Correios, a principal vantagem é o alcance de entrega a todo território nacional. Já com uma transportadora, você não precisa se preocupar com a restrição de peso para os pacotes — diferentemente dos Correios, que têm o limite de 30 quilos.
💡 Saiba mais: 7 boas práticas de operações e logísticas para o seu negócio
7. Fique atento aos prazos de recebimento
Por fim, é preciso ficar atento ao prazo médio de recebimento pelas vendas feitas no marketplace. Isso porque, como vimos, na maioria dos casos é a própria plataforma quem recebe o dinheiro do cliente e, geralmente, esse valor não é repassado de imediato.
Na Dafiti, por exemplo, o lojista recebe o valor correspondente a todas as vendas sempre no último dia do mês. Já na Zattini, os pagamentos são feitos quinzenalmente, no dia 5 e no dia 20. Por isso, é importante consultar as condições de cada plataforma para se planejar financeiramente.
💡 Saiba mais:
- O que é antecipação de recebíveis, como funciona e vantagens
- Como fazer o planejamento financeiro da empresa?
É possível vender no marketplace sem ter um e-commerce?
Sim. Embora a maioria dos marketplaces peça um CNPJ, você não precisa, necessariamente, ter um e-commerce para vender nesse tipo de plataforma. No geral, basta ter algum tipo de catálogo online dos seus produtos.
Para vender em um marketplace, você só precisa dispor dos produtos e de tempo para gerenciar suas vendas e garantir o fluxo de entrega dos itens. Estes canais de venda irão te oferecer todo o suporte e estrutura que você precisa para vender.
Todavia, ter uma loja virtual pode trazer uma série de benefícios, como:
- Facilitar a importação de produtos para o catálogo;
- Vender sem intermediários, o que elimina os custos de comissão;
- Criar uma identidade para sua marca;
- Fidelizar clientes;
- Trabalhar com estratégias focadas em seu público-alvo;
- Aumentar sua visibilidade online etc.
Vender em um marketplace tem suas vantagens, mas, sem dúvidas, somar esta estratégia a um e-commerce próprio irá ampliar não só o alcance da sua empresa, como também pode aumentar significativamente suas vendas.
Ainda tem dúvidas? Então, conheça a história de uma lojista que começou no marketplace e alcançou o sucesso com sua loja virtual própria na Nuvemshop:
🚀 Conheça o case de sucesso: Ateliê Pontos e Fios: do marketplace à independência da loja virtual
Quais são as vantagens e desvantagens de vender em marketplace?
Vender em um marketplace pode ser a chave para aumentar as vendas do seu negócio. E, para aqueles que estão começando, é o pontapé inicial para uma trajetória de sucesso no mercado digital.
Porém, se você pretende investir em posicionamento de marca, o marketplace pode não ser o caminho ideal. Portanto, vamos conferir os prós e contras de vender em marketplace.
Vantagens de vender em marketplace
Estas são as principais vantagens de vender em um marketplace:
1. Infraestrutura
Se você procura por um lugar para expor e vender seus produtos sem a intenção de investir em uma superestrutura, o marketplace é a escolha certa. Estes canais oferecem todo o aparato para que você possa fazer a gestão das suas vendas de forma prática e intuitiva.
2. Visibilidade
Para novos negócios, o marketplace pode ser o canal ideal para dar projeção aos seus produtos no mercado digital. Para aqueles que já vendem online, apostar neste modelo também é bastante positivo.
Marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, recebem milhões de usuários. Com isso, as chances de seus produtos serem vistos e comprados são bem grandes.
💡 Saiba mais: O que é buy box e como ela ajuda a ter mais visibilidade nos marketplaces?
3. Aumento do ROI
Canais de venda, como marketplaces, demandam um baixo custo para o lojista. Isso porque, como vimos logo acima, a estrutura do site é administrada pela própria plataforma.
Com isso, os seus investimentos serão destinados ao estoque, taxas administrativas e eventuais custos com manutenção. Logo, o ROI (Return on Investment) — em tradução livre para o português, “Retorno sobre o Investimento” — será maior e mais rápido em relação a outros modelos de negócio.
💡 Saiba mais: Como fazer otimização para SEO em marketplaces?
Desvantagens de vender em marketplace
Por outro lado, vender em um marketplace também tem suas desvantagens. Confira:
1. Identidade da marca
Se você pretende criar uma identidade para sua marca para aproximar-se do público-alvo, o marketplace não é o canal ideal para o seu negócio. Neste modelo, o foco está nos produtos, e os lojistas não encontram espaço para investir na visibilidade da marca.
💡 Saiba mais: O que é branding e como aplicar em sua marca?
2. Taxas e comissões
Embora o investimento em infraestrutura seja baixo, os marketplaces podem aplicar tarifas de serviço e cobranças sobre vendas. Com isso, parte do seu lucro será destinado a esses custos previstos pela plataforma.
Neste caso, vale pesquisar bastante antes de escolher o canal para publicar os seus produtos. Assim, é possível equilibrar a sua receita e as despesas necessárias para vender nos marketplaces.
3. Estratégias limitadas
Grandes marketplaces, como o Mercado Livre e a B2W, por exemplo, dispõem de uma série de ferramentas para envio, pagamento omnichannel, publicidade etc. Porém, sabemos que, no e-commerce, existe leque de possibilidades ainda maior para ampliar o alcance de uma marca.
Dessa maneira, algumas estratégias de venda, marketing e engajamento acabam ficando de fora quando optamos vender por meio desse tipo de canal. Isso porque os marketplaces são um tanto quanto limitados quando o assunto é técnicas de vendas.
💡 Saiba mais: Como excluir uma loja na Shopee?
7 dicas para ter sucesso com as vendas em marketplace
Conforme vimos ao longo deste artigo, vender em marketplace não é uma estratégia complicada. Contudo, algumas boas práticas podem te ajudar a se destacar entre a concorrência e obter resultados mais positivos.
Então, separe o bloco de notas e venha comigo conhecer algumas dicas de como vender mais em marketplace. 📝
1. Defina a precificação dos produtos
Hoje, é muito fácil para o consumidor comparar valores e condições de cada loja antes de decidir qual produto comprar. Com tantas ofertas disponíveis, é preciso oferecer preços atrativos. Por isso, é de extrema importância pensar na precificação dos seus itens quando começar a vender em marketplaces.
Nesta etapa, é importante ter cuidado, já que, por mais que seja importante trabalhar com preços atraentes, o valor da venda precisa ser rentável para o seu negócio. Portanto, trabalhe com preços que sejam competitivos no mercado, mas que gerem um retorno positivo para o seu bolso.
💡 Saiba mais: Como fazer a precificação dos seus produtos?
📈 Confira planilha: Planilha de precificação
2. Crie promoções
Ainda falando sobre preços, criar promoções periodicamente é uma ótima estratégia para atrair a atenção dos clientes e gerar vendas. Aproveitando a dica anterior, tome cuidado ao diminuir o valor dos produtos, lembre-se de que descontos muito grandes podem te trazer prejuízos.
Se você sentir que determinados produtos não são elegíveis a descontos, tente criar promoções para o valor do frete. Normalmente, produtos com frete grátis, por exemplo, tendem a contribuir para a decisão de compra.
💡 Saiba mais: Como fazer uma boa promoção para e-commerce?
3. Ofereça as melhores condições de envio
As condições de envio do produto são fatores importantes para a compra, já que fretes muito caros ou com prazos de entrega extensos podem gerar desistência. Por isso, trabalhe com as opções mais vantajosas e práticas para você e seu consumidor.
Normalmente, os marketplaces oferecem soluções integradas de envio, mas, de qualquer forma, é importante entender como oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes.
💡 Saiba mais: O que é Lexos Hub e como usá-lo para acelerar as vendas?
4. Cultive uma boa reputação online
Um ponto crucial na decisão de compra está na reputação do lojista. Portanto, se você quer aprender como vender em marketplaces, saiba que é necessário oferecer a melhor experiência possível para garantir a satisfação do cliente e sua credibilidade como vendedor.
Os marketplaces reservam espaços para que clientes opinem sobre o produto, o processo de compra, o atendimento do lojista etc. Estas informações são públicas e podem ser acessadas por qualquer pessoa. Logo, é importante garantir que os visitantes encontrem comentários positivos, não é mesmo?
💡 Saiba mais: Como usar a prova social para ajudar nas vendas?
5. Ofereça um excelente atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é fundamental em qualquer empresa, pois garante a satisfação do consumidor e contribui para a construção de uma imagem positiva do negócio. E, como vimos no tópico anterior, manter uma boa reputação é importante para o negócio.
Nesse caso, algumas boas práticas que podem te ajudar são:
- Evitar responder perguntas e reclamações depois de vários dias;
- Sempre atender com cordialidade;
- Ser empático com as diferentes situações dos clientes;
- E oferecer um canal de contato bom suporte pós-venda.
Normalmente, os marketplaces dispõem de ferramentas internas para a comunicação com os consumidores. Portanto, é válido sempre ficar de olho nestas caixas de mensagens para garantir que nenhum cliente fique sem respostas.
💡 Saiba mais:
- 40 frases prontas para atendimento ao cliente
- 20 estratégias de atendimento ao cliente que você precisa conhecer
6. Tenha produtos em estoque
Evite anunciar produtos sem ter um estoque. Se o seu armazenamento for muito pequeno e se esgotar, sugerimos que você pause o anúncio na plataforma. Caso contrário, você pode perder relevância no algoritmo do marketplace para indicação de produtos.
💡 Saiba mais: O que é controle de estoque e como fazê-lo?
7. Invista na visibilidade dos produtos por meio de publicidade
A maioria dos canais de venda oferecem ferramentas de anúncios pagos que ajudam a potencializar o alcance dos itens nos resultados de busca. O Mercado Livre, por exemplo, tem o Mercado Ads, que é pré-integrado e pode ser utilizado por qualquer vendedor.
Outra ferramenta que pode ser útil e é bastante utilizada no e-commerce é o Google Shopping. Ele funciona como um comparador de preços online e aparece em uma aba específica nos resultados de pesquisa do Google.
No artigo abaixo você encontra mais informações sobre esta ferramenta que pode acrescentar muito à sua estratégia de venda:
💡 Saiba mais: O que é o Google Shopping?
Aprendeu como vender nos marketplaces?
Ampliar os canais de vendas é uma estratégia que pode te ajudar a potencializar os resultados do seu negócio. Por isso, esperamos que essas dicas sobre como vender em marketplace tenham tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
E, como vimos, ter um e-commerce pode fazer toda a diferença nesse sentido. Então9, que tal criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo? É rápido, fácil e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar a vender! 💙