Como anunciar no Facebook: guia completo para começar
- Facebook Ads é a plataforma de anúncios online do Facebook para criar campanhas e divulgar sua marca ou seus produtos com base nos seus objetivos e no seu público-alvo;
- Para anunciar no Facebook Ads, você precisa ter uma página comercial ativa na rede social e configurar suas campanhas por meio do Gerenciador de Negócios. Depois, é só começar a anunciar escolhendo seu público, seu orçamento e o formato dos anúncios.
- Ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível fazer a integração com o Pixel do Facebook, que vai rastrear as interações dos usuários com o site.
Anunciar nas redes sociais é uma forma de conseguir resultados mais positivos em vendas. Nesse sentido, saber como anunciar no Facebook é fundamental para impulsionar o crescimento de negócios de pequeno a grande porte.
Há quem diga que o Facebook está morto, mas ele ainda está entre as redes sociais mais usadas no mundo. Sendo dados do DateReportal, o Facebook é a plataforma com maior número de usuários ativos mensais.
Por essa razão, ficar de olho no potencial da plataforma e conhecer as suas principais funcionalidades podem auxiliar a sua empresa a atingir as pessoas certas e aumentar a receita do seu negócio.
Portanto, ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender como anunciar no Facebook, configurar o Facebook Ads e criar campanhas na ferramenta. Além disso, também vamos apresentar todos os tipos de anúncios disponíveis na rede social para que você possa decidir qual é o melhor de acordo com a sua necessidade.
O que é Facebook Ads?
Facebook Ads é a plataforma de anúncios online do Facebook. Com ela, você pode criar diversas campanhas para divulgar sua marca ou seus produtos com base nos seus objetivos e no seu público-alvo.
A ferramenta também permite que você crie anúncios em diversos formatos, como vídeos e carrossel de imagens, além de oferecer diversas formas de pagamento, como boleto e cartões de crédito.
💡Saiba mais: O que é Facebook
Como funciona o Facebook Ads?
Por meio do Facebook Ads, você pode criar, personalizar e acompanhar campanhas de anúncios na rede social. Tudo é feito por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, o local onde você administra seus conteúdos. Portanto, para investir em mídia paga, é necessário ativar a funcionalidade.
Além do Gerenciador de Anúncios, o Face Ads também conta com o Gerenciador de Negócios. É uma ferramenta que permite gerenciar várias páginas de negócios do Facebook que estejam ativas e contas de anúncios, bem como contas do Instagram e catálogos online, tudo em um só lugar.
💡 Saiba mais: Como o Creator Studio do Facebook pode ajudar na produção de conteúdo?
Como anunciar no Facebook?
Se você já tem uma página comercial no Facebook, o passo a passo de como anunciar na plataforma se torna mais fácil.
Nesse caso, você pode ir direto ao Gerenciador de Anúncios do Facebook e começar a configurar sua primeira campanha na plataforma para anunciar no Facebook Ads.
Por outro lado, se você ainda não configurou sua conta, o processo é um pouco mais longo, ainda que fácil.
💡 Saiba mais: Como fazer anúncios no Facebook usando o Hackr Ads?
📹 Veja também: Como anunciar no Facebook Ads ?
Então, vamos lá aprender a como anunciar no Facebook? 🚀
1. Crie sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
A primeira etapa do passo a passo de como anunciar no Facebook é configurar o seu Gerenciador de Negócios. É um processo simples e prático.
Para isso, você deve acessar a página da ferramenta, clicar em “Criar conta” e configurar os pontos-chave segundo o objetivo do seu negócio.
💡 Saiba mais: O que e para o que serve a biblioteca de anúncios?
2. Configure a conta de publicidade
O próximo passo é configurar uma conta de publicidade. Para fazer isso, você precisa clicar em “Criar uma nova conta de anúncios” e seguir as instruções indicadas no painel.
Agora que você já configurou o seu Gerenciador de Negócios, chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a criar o seu primeiro anúncio — e é isso que vamos te explicar nos próximos passos.
💡 Saiba mais: Como vender pelo Facebook?
3. Escolha o público ideal
Esse é um dos tipos de anúncio mais comuns disponíveis na ferramenta do Facebook Ads. Nesse caso, você consegue mostrar o seu anúncio para um grande número de pessoas, fazendo, assim, com que sua marca/seu negócio se torne mais reconhecido.
Após escolher o objetivo da campanha, você consegue definir uma série de pontos importantes para conseguir atingir o público ideal. São eles:
- Localização;
- Idade;
- Gênero;
- Idiomas;
- Direcionamento detalhado (quando você quer especificar algumas coisas).
Inclusive, quando você seleciona um público segmentado a partir de determinados interesses, é possível fazer um dark post, ou seja, um anúncio que aparece somente para um nicho específico. Esses anúncios são ideais para atingir diversos segmentos sem poluir sua timeline com publicações em excesso.
Como definir o meu público-alvo?
Escolher o público-alvo é uma parte fundamental para um bom desempenho do seu anúncio. Então, você precisa saber defini-lo, independentemente do tipo de campanha que você escolher.
💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
Para fazer isso, vá até a seção “Conjunto de anúncios”.
Nela você consegue definir o seu público-alvo a partir dos seguintes itens:
- Locais: aqui, você poderá segmentar seu público por país e cidade. Se você quer atingir apenas pessoas do Rio de Janeiro, por exemplo, basta selecionar “Brasil” e, na sequência, digitar o nome da cidade;
- Idade: defina a idade do seu público-alvo. Se você tiver ciência de que sua audiência é formada apenas por pessoas maiores de 18 anos, por exemplo, vale a pena restringir seu anúncio para que ele não apareça para menores de idade;
- Gênero: esse campo permitirá que você direcione o anúncio apenas para homens, somente para mulheres ou para ambos;
- Idiomas: nessa opção, você poderá filtrar se o seu anúncio será exibido para pessoas que falam apenas português, inglês ou qualquer outra língua. Vale lembrar, contudo, que muitos brasileiros utilizam o Facebook em outros idiomas, por isso não é aconselhado restringir o idioma da sua campanha;
- Interesses: o Facebook permite segmentar seu público de acordo com seus interesses, páginas curtidas etc. Por exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos, poderá filtrar o público por pessoas que gostam de esportes, times de futebol ou qualquer outra modalidade específica;
- Comportamentos: esse item permite que você segmente o público com base em coisas bem específicas, como o tipo de celular utilizado para acessar a plataforma, pessoas que viajam a trabalho etc. É possível alcançar qualquer tipo de pessoa com base em seu comportamento recente na rede social.
Após definir o público-alvo, falta bem pouco para você colocar sua campanha no ar e começar a anunciar pelo Facebook.
💡 Saiba mais: Tamanho de anúncios do Facebook: especificações e formatos
Ajustes da campanha
Ainda nessa seção, você precisará definir o nome da campanha, o nome do conjunto de anúncios e escolher o seu orçamento.
Mas, antes disso, vamos entender as diferenças entre os termos citados acima:
- Campanha: se refere a administração do post patrocinado que você está criando. Então, nesse caso, a campanha pode ter vários direcionamentos e objetivos;
- Conjunto de anúncios: se trata de um grupo de anúncios que compartilham os mesmos objetivos e metas;
- Anúncio: aqui é onde você define toda a parte visual da sua campanha. Por exemplo, a imagem que você vai utilizar, as frases de CTA, o texto da campanha, entre outros;
- Orçamento: isso se refere ao valor destinado à campanha que você está criando.
💡 Saiba mais: Como criar uma call to action (CTA) no Facebook
Entendido? Agora é só começar a ajustar a sua campanha e definir os tipos de orçamentos existentes. Confira alguns exemplos:
- Por dia: você poderá escolher um valor máximo para pagar diariamente e definir por quanto tempo esse anúncio ficará no ar. Exemplo: se você escolher pagar R$ 10 por dia, o Facebook vai exibir seu anúncio até que essa quantia seja atingida. Quando isso acontece, o anúncio é pausado e volta a ser exibido apenas no dia seguinte;
- Orçamento vitalício: nessa outra modalidade, você escolherá um valor fixo para um determinado período de tempo. O Facebook pegará essa quantia predefinida por você e dividirá o investimento pelo número de dias do anúncio. Exemplo: imagine que você definiu R$ 100 para pagar todo o anúncio. Nesse caso, sua campanha ficará no ar até você atingir esse valor.
💡 Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook?
Lances por anúncio
A seguir, é preciso definir o tipo de lance que você utilizará ao anunciar no Facebook. Veja as alternativas oferecidas pela ferramenta:
- Lance por envolvimento: o Facebook otimiza automaticamente sua campanha para gerar mais envolvimento com o post anunciado;
- Lance por alcance único diário: o anúncio será exibido uma única vez para cada usuário;
- Lance por impressão: você será cobrado a cada mil vezes que o seu anúncio aparecer na linha do tempo de alguém. Aqui, o Facebook também sugere de quanto deve ser o seu lance. Vale lembrar que você pode seguir a dica da ferramenta ou simplesmente ignorá-la e oferecer quanto quiser. No entanto, é recomendado ficar dentro da quantidade aconselhada.
Na seção “Anúncio”, você vai escolher onde quer que o seu anúncio apareça. Há quatro alternativas:
- No Feed de Notícias do desktop;
- No Feed de Notícias do celular;
- Na coluna da direita ou no Instagram, caso sua conta esteja conectada a essa rede social.
Última dica: antes de enviar seu pedido, é prudente revisá-lo e ver se está tudo certinho, ok?
Pronto, agora é só esperar sua campanha ser aprovada! 🥳
4. Promova a sua página
Com o nome de “Engajamento”, esse tipo de campanha estimulará o crescimento do seu perfil. Dependendo do investimento que você tiver disponível, o seu perfil comercial poderá se expandir rapidamente.
No entanto, há algo a se considerar na hora de investir no crescimento da sua página. Hoje, o Facebook tem limitado consideravelmente o alcance orgânico das páginas, visando a um maior investimento em postagens patrocinadas.
Então, se você está começando agora no Facebook Ads, talvez valha a pena construir uma pequena base apenas para gerar mais credibilidade em torno do seu negócio. Afinal, uma página comercial com 10 mil seguidores parece mais confiável do que uma com 300, certo?
Escolhendo esse objetivo, na seção “Conjunto de anúncios”, você também vai poder montar o público-alvo, definir o orçamento e o tipo de lance que será utilizado no anúncio. Esse processo é exatamente igual ao mostrado no item 1, com apenas alguns campos diferentes.
O mais legal dessa modalidade, porém, está na seção “Anúncio”. Você pode criar o mesmo anúncio com até seis imagens diferentes e também escolher o texto e o título que o acompanharão.
💡 Saiba mais: Facebook Business: o que é, para que serve e como utilizá-lo
5. Incentive os cliques em uma página
Nessa modalidade, você fará anúncios direcionando o usuário do Facebook para a URL desejada. Por exemplo, caso você queira enviar o usuário para o seu site, você pode colocar o link personalizado e enviar o consumidor para o site que você escolher.
💡Saiba mais: O que é URL parametrizada e por que é importante?
Por exemplo, imagine que a Nuvemshop faz um anúncio e quer enviar os usuários para a página de planos e preços. Nesse caso, é essa página que vamos escolher e deixaremos, para ajudar na taxa de clique, uma mensagem personalizada.
A estrutura de montagem do público, orçamento e tipo de lance é igual aos itens anteriores e, assim como o tipo de objetivo 2, este permite que você escolha várias fotos diferentes, um título e um texto. Legal, não é? 😊
O diferencial, nesse caso, é que você também poderá escolher uma call-to-action (ou “chamada para ação”, como “comprar agora” ou “saiba mais”) para linkar o site, além de um texto descritivo sobre a página que está sendo divulgada — o que pode aumentar consideravelmente os cliques na campanha.
Assim, você consegue levar mais informações para o seu público-alvo, aumentando as chances de que as pessoas se interessem pelo anúncio que você está veiculando.
💡Saiba mais: Call-to-action no Facebook: como criar e converter mais
6. Aumente as conversões no seu site
Essa modalidade necessita de um conhecimento um pouquinho mais avançado e é bem útil para negócios online.
Com a opção de “Conversões”, você poderá saber exatamente como foi o retorno de determinada campanha dentro do seu site, se ela gerou vendas, de quanto foram essas vendas, se novos cadastros foram criados, quantas vezes o produto foi adicionado ao carrinho etc.
Para isso, você precisará implementar um Pixel do Facebook na sua loja. Esse código ajudará a rede social a monitorar se determinada campanha está performando de acordo com seus objetivos ou se ela está performando mal.
O processo para instalar o Pixel é simples e demandará que você faça duas coisas simultaneamente. Primeiro, selecione o tipo de anúncio no Facebook e insira a URL que deseja promover (a página de um produto, por exemplo). Ao fazer isso, a ferramenta gerará um código HTML que deverá ser inserido na sua loja.
Nesse sentido, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível fazer a integração com o Pixel do Facebook, que irá rastrear as interações dos usuários com o site de vendas.
👉 Confira: Como criar e instalar o pixel do Facebook na Nuvemshop?
Após fazer isso, o Facebook vai te direcionar para a mesma página que você viu nos itens anteriores, bastando que você segmente seu público, monte um orçamento e escolha o tipo de lance.
7. Promova o download do seu aplicativo
Você tem um aplicativo e quer divulgá-lo para o seu público-alvo? Saber como o anunciar no Facebook pode ser vantajoso para você!
Para utilizá-lo e usufruir dos benefícios da opção de anúncio “Instalações do aplicativo”, basta selecionar a URL para download do seu aplicativo e colar na página de anúncios da plataforma. O restante do processo é idêntico aos itens anteriores.
8. Aumente o alcance da sua marca
Com os tipos de anúncio de “Alcance”, você consegue atingir o maior número possível de usuários, estejam eles perto ou longe da sua localização.
Esse tipo de anúncio é parecido com o de “Reconhecimento de marca”, uma vez que ambos têm o objetivo de veicular a campanha para um grande número de pessoas.
💡 Saiba mais: O que é marketing de performance e como adotá-lo?
9. Divulgue o catálogo de produtos do seu negócio
Se você quer divulgar o catálogo online do seu negócio e, de quebra, já conseguir realizar vendas por ali mesmo, o anúncio “Vendas do catálogo” pode ser uma boa opção.
Com essa alternativa, você consegue direcionar as pessoas para os produtos do seu estabelecimento e elas podem fazer as compras de maneira mais fácil e prática.
10. Gere visualizações em vídeos
Esse tipo de objetivo e anúncio é recomendado caso você tenha um vídeo publicitário ou mesmo institucional, porque ele consegue gerar mais impressões no vídeo.
Basicamente, ele atua de maneira parecida com o modelo de anúncio de “Reconhecimento de marca”, visto que busca mostrar o vídeo para o maior número de pessoas.
Fazendo os mesmos ajustes de público-alvo, orçamento, duração e criativo que citamos nos pontos anteriores, é possível patrocinar algo que reforce a identidade da sua marca e facilite a identificação por parte das pessoas.
💡 Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?
11. Tenha novos cadastros para o seu negócio
Essa modalidade tem como objetivo a geração de leads para o seu negócio (ou seja, fazer a prospecção de clientes para a sua loja virtual).
Assim, você tem a possibilidade de exibir o tipo de anúncio “Geração de cadastros” especialmente para contatos e pessoas que já conhecem seu empreendimento e que, teoricamente, são mais propensas a comprar.
Outro diferencial é a criação de um formulário de lead, com os campos necessários para que os interessados sejam registrados e você possa, posteriormente, desenvolver ações especiais para eles (como pacotes promocionais ou e-mail marketing).
12. Receba mensagens de clientes
Essa é uma boa alternativa para contas comerciais que querem aumentar o contato com o público da página. Por exemplo, imagine que você é um nutricionista e quer que mais pacientes comecem a se consultar com você.
Uma boa estratégia pode ser convidar as pessoas a entrarem em contato pelo messenger, o chat de conversas do Facebook, para marcar a consulta.
13. Gere tráfego para o seu estabelecimento
Por fim, se a sua intenção é gerar tráfego para a sua loja física, talvez essa seja a opção adequada para você.
Com a opção “Tráfego para o estabelecimento”, você pode compartilhar o endereço e convidar as pessoas a irem no seu ambiente físico, o que pode fazer com que as vendas aumentem e o seu negócio se torne mais conhecido na região, por exemplo.
Como gerenciar anúncios no Facebook Ads?
Gerenciar corretamente campanhas no Facebook pode fazer com que o seu anúncio tenha mais sucesso entre o público-alvo.
Depois de criar suas campanhas, você poderá gerenciá-las para acompanhar os resultados mais de perto.
Dentro da aba “Gerenciar anúncios”, você terá controle sobre todas as suas campanhas e saberá dados como métricas alcançadas de acordo com o tipo de objetivo escolhido.
Além disso, caso a campanha já tenha te dado um retorno necessário e você não veja mais necessidade de dar continuidade a ela, é possível desativá-la a qualquer momento.
Para obter ainda mais detalhes, clique dentro da campanha e acompanhe o quanto seu anúncio evoluiu dia a dia.
Por fim, na barra da esquerda do seu Gerenciador de Anúncios você terá acesso a relatórios personalizados sobre suas campanhas, além da possibilidade de alterar meios de pagamento, acompanhar os pixels instalados e outros dados importantes, como impressões, cliques e interações com o anúncio.
💡 Saiba mais: O que é e como funciona o Facebook Developers?
Por que é importante aprender a anunciar no Facebook?
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas pelos usuários. Tendo um público fiel na plataforma, que a utiliza todos os dias, os profissionais por trás da rede perceberam que existia um potencial de crescimento para empresas que investissem em anúncios pagos.
Nesse contexto, aprender como anunciar no Facebook não só possibilitará que você consiga atingir um público maior para os seus produtos e serviços, como também fará com que a plataforma olhe com bons olhos para o seu negócio.
Mas, como assim? 🧐
Hoje, o Facebook acredita que páginas que investem em anúncios pagos merecem mais benefícios. Ou seja, à medida que você vai anunciando, mais pessoas vão conhecendo o seu produto e você também pode ganhar créditos na plataforma, fazendo com que o crescimento da sua empresa seja ainda maior.
Além disso, existem outros benefícios importantes que podem ser decisivos para você aprender como anunciar no Facebook. São eles:
- Você consegue direcionar os anúncios exatamente para o seu público ideal;
- Existem tipos de anúncios adequados para a sua necessidade;
- Você define o seu próprio orçamento;
- Os anúncios no Facebook podem dar resultados rápidos e eficientes;
- Você tem acesso a dados e relatórios fundamentais sobre o seu anúncio;
- Os anúncios são fáceis de serem configurados;
- O Facebook permite que você encontre facilmente leads qualificados.
Se você quer conhecer outras estratégias para inserir no seu planejamento de marketing digital, nossa dica é que você baixe o nosso e-book:
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Curtiu o conteúdo? Então, coloque a mão na massa! Se você vende pela internet, focar seus esforços em aprender como anunciar no Facebook pode ser uma ótima alternativa para expandir o seu público e aumentar as vendas!
Definitivamente, começar a anunciar no Facebook pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e transformar a maneira como ele é visto pelos usuários!
Então, se o artigo te deu a motivação necessária para você começar a investir em anúncios patrocinados, que tal você adicionar um plus na sua estratégia e conquistar o seu lugar no mercado digital com uma loja virtual?
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