Vale a pena vender na Americanas Marketplace? [guia + dicas]

Conteúdo criado por humano
Mulher pesquisando na internet como vender na Americanas
Pontos principais do artigo:
  • A Americanas é um dos maiores e mais renomados marketplaces do Brasil. Quando combinada com a sua loja virtual, ela pode aumentar significativamente as vendas do seu negócio;
  • Para anunciar na plataforma é necessário ter CNPJ ativo, realizar um pré-cadastro, aguardar a aprovação dos dados enviados e cadastrar os produtos;
  • Na Nuvemshop, você pode criar sua loja virtual grátis e integrá-la diretamente com o marketplace Americanas por meio dos aplicativos HubNoov, ANYMARKET ou Plugg.to.

Já se perguntou como vender na Americanas? Segundo uma pesquisa da empresa, 76,4% dos lojistas que atuam em marketplaces registram crescimento nas vendas. Isso mostra o grande potencial do canal de vendas para melhorar os resultados dos negócios online.

Então, se você é empreendedor e deseja expandir o alcance dos seus produtos, aprender como vender na Americanas pode ser um bom começo. Afinal, estamos falando de um dos maiores marketplaces do Brasil, com milhões de acessos mensais.

Quer saber mais sobre como vender no marketplace da Americanas? Ao longo deste artigo, vamos conhecer mais sobre a plataforma e as suas vantagens e desvantagens.

Antes de começar, economize tempo criando uma loja virtual grátis na Nuvemshop e conectando seu site de vendas no marketplace da Americanas. Com os aplicativos HubNoov, ANYMARKET ou Plugg.to, você pode importar seu catálogo de produtos diretamente para a Americanas. Aproveite!

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O que é Americanas?

Americanas é um marketplace que faz parte do grupo Americanas Marketplace desde 2021, antes disso, o conglomerado chamava-se B2W marketplace. Ele é considerado um dos maiores grupos varejistas do Brasil e foi fundado em 1929 pelo austríaco Max Landesmann como uma loja de departamentos. Entretanto, há alguns anos, começou a operação online como um marketplace.

A plataforma funciona como um mediador entre vendedores e compradores. Devido ao alto reconhecimento da marca, é muito procurada por lojistas de vários segmentos. É possível anunciar diversos produtos, como eletrodomésticos, livros, decoração, brinquedos, eletrônicos e mais.

Quem pode vender na Americanas?

Para vender na Americanas, você precisa se enquadrar em uma das categorias que listamos abaixo:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • ME (Micro Empresa);
  • Distribuidores;
  • Indústrias;
  • Lojas virtuais;
  • Lojas físicas.

O que é necessário para vender na Americanas?

Depois de verificar que se enquadra em uma das categorias acima, para prosseguir com o cadastro, é necessário cumprir alguns requisitos. Confira:

  • Ter um CNPJ ativo e sem restrições;
  • Ter um CNAE cadastrado no setor varejista;
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica (Nfe) via Sintegra;
  • Para MEI, emitir Nota Fiscal Avulsa (Nfa) pela Receita Federal;
  • Possuir e-CNPJ para assinaturas digitais;
  • Ter um contrato social com um montante mínimo de R$ 1.000;
  • Possuir conta corrente vinculada ao CNPJ;
  • Emitir Certificado Negativo de Débitos (CND) para comprovar que não existem dívidas no seu CNPJ.

💡Saiba mais: O que é formalização de empresa e como regularizar meu negócio?

Como vender na Americanas Marketplace?

Agora que você já sabe o que é a Americanas e que vender na plataforma é um bom negócio para aumentar o faturamento da sua empresa, vamos ao passo a passo sobre como começar a vender no marketplace. Confira:

Pré-cadastro

  1. Acesse o site da Americanas Marketplace e clique em “Quero vender”:
    Captura de tela página inicial do cadastro para vender na Americanas Marketplace
  2. Preencha os dados solicitados para realizar o pré-cadastro e clique em “Enviar”:Captura de tela página de pré cadastro para vender na Americanas Marketplace
  3. Feito isso, a plataforma vai analisar os dados preenchidos. Normalmente, esse processo leva 24 horas;
  4. Você vai receber, por e-mail, a aprovação e junto disso o login e senha para acessar a plataforma.

Cadastro de produtos

Depois de ter o cadastro aprovado na plataforma, para começar a vender, você precisa acessar o Portal da Americanas usando o login e senha recebido no passo anterior.

Nesta etapa, é necessário realizar o cadastro dos produtos. O marketplace possibilita que esse cadastro seja feito de duas formas: manualmente ou em massa.

Se você tem poucos itens, pode optar pelo cadastro manual e preencher todas as informações dos produtos um a um.

Agora, com muitos produtos no catálogo, o ideal é cadastrar de forma automatizada via planilha CSV. ou integração com ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais, em português) e hubs de integração, como HubNoov, ANYMARKET e Plugg.to.

Se você já vende online pela Nuvemshop, o processo fica ainda mais fácil! Com os aplicativos citados, é possível importar automaticamente seu catálogo completo, incluindo preços, estoque e descrições. Assim, você economiza tempo e evita erros no cadastro.

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Em dúvida sobre como vender na Americanas de maneira simples? Confira o vídeo abaixo com dicas exclusivas:

Vale a pena vender na Americanas Marketplace?

Se chegou até aqui, deve estar se perguntando se vale a pena vender na Americanas, certo? Para te ajudar nessa decisão, trouxemos as vantagens e desvantagens de vender neste marketplace:

Vantagens de vender na Americanas

Primeiro, vamos listar os principais benefícios de realizar vendas na Americanas Marketplace. Conheça as principais para decidir se essa é uma boa estratégia para sua empresa:

Alto tráfego

A primeira vantagem de vender na Americanas, com certeza, é o alto número de pessoas que acessam o site. Por mais que tenha sofrido quedas nos últimos anos por conta da recuperação judicial, de acordo com o Similarweb, ainda são quase 14 milhões de acessos mensais. Todos esses acessos geram tráfego, evidenciando que há um alto volume de clientes ativos, ou seja, há grande chance de chegarem aos seus produtos.

Com a popularização dos marketplaces, vender por esses canais se tornou uma estratégia adotada por muitas empresas que buscam expandir suas vendas. Claudio Dias, CEO da Magis5, resume a importância dessa abordagem:

"Os marketplaces representam mais de 75% das vendas online. É muito mais fácil começar vendendo em um marketplace, criar uma estratégia e depois usar todo esse poder para levar a audiência para outros canais, como o seu site."

Claudio Dias
Claudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

Forma de entrega

O marketplace conta com o Americanas Entrega Padrão e Americanas Entrega Full, soluções logísticas para produtos comprados na plataforma que facilita o envio dos produtos. Com o serviço, os lojistas podem optar por entregar os pacotes em agências dos Correios, da Americanas ou solicitar a coleta diretamente na loja.

Para que os produtos possam ser enviados com a Americanas Entrega, os pacotes precisam cumprir alguns requisitos:

  • Custar até R$ 10 mil;
  • Dimensões: até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento (C);
  • Soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm;
  • Peso máximo deve ser 30 kg.

Variedade de formas de pagamento

A Americanas oferece diversas opções de pagamento, o que garante flexibilidade na hora da compra e aumenta as chances de conversão. As principais são:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Pix;
  • Vale-presente Americanas;
  • Cashback Ame Digital;
  • Ame Flash via QR Code.

Desvantagens de vender na Americanas

Apesar de tantas vantagens, não podemos deixar de citar os pontos negativos de vender na Americanas:

Incertezas quanto ao futuro da empresa

Em primeiro lugar, é importante destacar o momento da Americanas como empresa. A atual situação é de recuperação judicial, seu recente desempenho financeiro é negativo e há incerteza em relação ao seu futuro, cuja previsão de término da recuperação é para o ano de 2026.

Nesse cenário, iniciar vendas no marketplace da empresa nesse momento apresenta desvantagens significativas para novos vendedores.

Os riscos de potenciais atrasos em pagamentos, instabilidade da plataforma, redução no tráfego de consumidores e danos à reputação são fatores importantes a serem considerados.

Dada a disponibilidade de marketplaces e plataformas de e-commerce mais estáveis e confiáveis no mercado brasileiro, como a Nuvemshop, novos vendedores devem calcular os riscos e benefícios antes de optar pelo marketplace da Americanas. É importante considerar alternativas e canais complementares que ofereçam maior segurança e potencial de crescimento a longo prazo.

Necessidade de CNPJ

Como falamos anteriormente, para vender na Americanas é necessário ter CNPJ. O que pode ser um fator impeditivo para quem está começando um negócio e ainda não possui esse registro.

Em outros canais de vendas, como uma loja virtual própria na Nuvemshop, é possível abrir seu negócio sem a necessidade de CNPJ.

💡Saiba mais: Como abrir uma empresa em 13 passos

Alta concorrência

Como vimos, qualquer empresa que cumpra os requisitos pode anunciar seus produtos na Americanas. Sendo assim, existe uma alta competitividade, ou seja, várias lojas oferecem os mesmos produtos.

Então, é necessário fazer uma análise da concorrência e verificar se realmente vale a pena competir com as demais lojas.

No guia gratuito você encontra dicas completas e um passo a passo de como vender em marketplaces e ter sucesso:

Guia para vender em marketplace

Sem identidade visual da marca

Ao vender pela Americanas, não é possível criar uma página apenas para a sua loja com a identidade visual da marca. Dessa forma, os produtos são comprados com o nome Americanas e dificilmente um cliente vai procurar a sua loja para realizar uma nova compra.

Claudio Dias também aproveita a palestra para explicar sobre a diferença entre a construção da marca no marketplace e no e-commerce próprio:

"O cliente que compra de você no marketplace não vai voltar para comprar de você de novo, diferente do de um de um site próprio, que vai comprar e voltar para comprar de novo. Então, esse acho que é o grande erro: não entender que o cliente do marketplace não é cliente de vocês."

Claudio Dias
Claudio Dias
CEO da Magis5 e especialista em marketplaces

Quanto custa vender na Americanas Marketplace?

Não existe investimento inicial para começar a vender na Americanas. O cadastro na plataforma e o anúncio dos produtos é gratuito.

Entretanto, ao começar a vender existem taxas. É cobrada uma comissão entre 12% e 16% sobre o valor do item e esse valor é calculado de forma personalizada de acordo com o departamento de venda. Em caso de dúvidas sobre as categorias, é possível conferir informações detalhadas na tabela de Regras sobre a Americanas.

Além disso, a porcentagem de comissão pode ter variações dependendo do tipo de contrato estabelecido entre o parceiro e a plataforma.

Sabendo disso, se optar por vender na Americanas, fique atento no momento de precificar os seus produtos. Pense em maneiras de incluir as taxas no preço final, de forma que não prejudique a sua margem de lucro e nem o consumidor.

Entenda como definir o preço ideal dos produtos na planilha gratuita de precificação desenvolvida pela Nuvemshop:

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação

Já sabe como vender na Americanas?

Esperamos que este conteúdo tenha te ensinado como vender na Americanas e aumentar as vendas da sua loja. O marketplace oferece diversas vantagens, mas é importante analisar se realmente vale a pena para o seu negócio. Lembre-se de que é necessário possuir CNPJ e aguardar a análise realizada pela Americanas.

Agora, se você quer começar a vender online com o seu próprio site, é só criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop! É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender na Americanas

Sim, é preciso emitir nota fiscal para todas as vendas realizadas.

Os motivos podem ser variados. Para descobrir basta enviar um e-mail para cadastro.loja@b2wdigital com o seu CNPJ e explicar o ocorrido.

Por enquanto, só é possível vender produtos físicos.

O pagamento é realizado quinzenalmente ou semanalmente na conta corrente cadastrada pelo lojista. Para pagamentos quinzenais, os valores são depositados nos dias 1 e 15 de cada mês, ou no próximo dia útil. Já o repasse semanal é feito mediante adesão e acarreta um pagamento adicional de 1% sobre sua taxa de comissão. A data para receber começa a ser contada depois que o pedido for entregue para a transportadora.

As desvantagens de vender na Americanas incluem incertezas relacionadas ao momento da empresa, o alto valor das taxas cobradas pela plataforma, a grande concorrência entre os vendedores e a dificuldade de se destacar em meio a um grande volume de produtos.

As vantagens de vender na Americanas incluem a visibilidade da plataforma, o grande volume de vendas e o grande número de clientes cadastrados na plataforma.

Após se cadastrar, você pode inserir seus produtos por meio de uma plataforma de integração ou manualmente.

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