Como começar a vender no atacado: guia descomplicado para lojistas
- Venda por atacado significa comercializar mercadorias em grandes quantidades. Geralmente, essa modalidade acontece entre empresas e com um valor unitário menor do que o praticado pelo comércio de varejo;
- Para vender em atacado, primeiro, você precisa estabelecer o que vai vender e definir o seu público-alvo. Depois, é necessário escolher o melhor canal de vendas para o nicho escolhido. Então, é hora de organizar sua linha de produção e preparar um espaço para o armazenamento dos seus produtos. Não esqueça de precificar seus produtos corretamente, organizar seus gastos e, por fim, trabalhe a comunicação da sua marca com as melhores estratégias de marketing digital;
- Se você não tem começou um negócio de atacado, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, por exemplo, a plataforma de e-commerce permite a criação de uma seção para vendas em atacado em sua loja virtual para atrair outro tipo de público para o seu negócio.
Com toda a transformação digital que estamos presenciando, é comum encontrar empresas que desejam saber como vender no atacado. Seja por necessidade ou identificação com a modalidade, é certo que essa escolha pode agregar muito na geração de receita para o seu negócio.
Afinal, de acordo com dados divulgados pelo McKinsey & Company, a participação do B2B no e-commerce brasileiro depois da pandemia aumentou 62%.
Então, quer saber como vender pelo atacado online e prosperar com o negócio? Então, continue com a leitura deste artigo. Vamos lá?
O que é venda por atacado?
Venda por atacado significa comercializar mercadorias em grandes quantidades. Geralmente, essa modalidade acontece entre empresas e com um valor unitário menor do que o praticado pelo comércio de varejo.
Em outras palavras, nesse tipo de transação, uma empresa pode vender os seus produtos tanto para empresas varejistas, que revendem os itens para pessoas físicas, quanto diretamente para um cliente final. Ou seja, uma modalidade de vendas não exclui a outra.
Nesse sentido, marketplaces como o Aliexpress e a Amazon, permitem a venda de produtos em atacado.
Por outro lado, quando falamos de atacadistas no ambiente físico, podemos exemplificar com a Macro e o Atacadão, empresas brasileiras que atuam no setor alimentício.
💡 Saiba mais: Qual a diferença entre atacado e varejo?
Como vender no atacado?
Agora que você já conhece o conceito e considera que esse é o modelo de negócio ideal para você, veja algumas dicas de como vender por atacado. Confira:
1. Defina o seu público-alvo
Como em qualquer tipo de negócio, se você deseja começar a venda por atacado, é preciso definir o seu público-alvo, isto é, quais serão os clientes que vão comprar a sua solução.
Para isso, se você decidiu que o seu foco serão as vendas B2B, leve em consideração pontos como:
- Qual será o tamanho das empresas que você pretende atingir? (Pequena, média ou grande porte);
- Quais as regiões em que atuam?;
- Qual é o segmento de atuação? (Alimentício, têxtil, esportivo, informática etc);
- Qual o ticket médio de compra dessas empresas?
- Entre outros.
Agora, se você pretende vender no e-commerce B2C, trace a sua buyer persona. Se faça perguntas, como:
- Qual é a renda mínima desses consumidores?;
- O quanto eles estão dispostos a pagar por um produto?;
- Qual a região onde moram?;
- Qual é a média de idade?;
- Entre outros.
💡Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?
2. Estabeleça o que vai vender
Antes de definir um canal de vendas para iniciar a sua empresa de atacado, tenha definido o que vai vender.
Para isso, estude as principais tendências do mercado, assim você poderá concluir se há demanda para o tipo de produto que você está pretendendo comercializar.
Uma dica para isso é analisar a sua concorrência. Por exemplo, se você vende roupas online e está pensando em entrar para o segmento do atacado, faça um levantamento das principais lojas virtuais que atuam no mesmo ramo.
Descubra quais produtos são os mais populares, quais são os preços, como é o marketing de divulgação do negócio, entre outros.
💡Saiba mais: Produtos mais vendidos na internet em 2022: conheça os 27 principais
A partir daí, crie um diferencial competitivo para o seu negócio. Nesse sentido, você pode oferecer uma linha de produtos diferentes das que estão sendo exibidas pelos concorrentes, criar uma estratégia de frete grátis ou fazer uma promoção que chame a atenção, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que é gestão de vendas, como fazer e quais ferramentas usar?
3. Defina um canal de vendas
Existem duas maneiras de começar a vender no atacado: pela internet ou por uma loja física.
Caso você opte pela forma virtual, é possível começar no segmento vendendo por um marketplace ou criando uma loja virtual.
No caso da primeira opção, o marketplace funciona como uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores com diferentes ofertas. O Mercado Livre e a Shopee são exemplos de canais de venda desse segmento.
💡 Saiba mais: Como vender na Shopee e ter uma loja de sucesso?
Já com uma loja virtual, significa que você terá uma página de vendas exclusiva para vender por atacado. Nesse modelo de vendas, é possível expor os seus produtos com fotos e descrições detalhadas. Além disso, o layout do site pode ser ajustado de acordo com a paleta de cores da marca.
Se você é lojista da Nuvemshop, por exemplo, a plataforma de e-commerce permite a criação de uma seção para vendas em atacado em sua loja virtual para atrair outro tipo de público para o seu negócio. Veja como fazer isso de maneira simplificada:
👉 Confira guia: Como vender por por atacado na Nuvemshop?
💡Saiba mais: Nuvemshop b2b: como alcançar outras empresas com a plataforma
Caso você ainda não venda por e-commerce e acredita que essa seja a melhor solução para a sua empresa, que tal criar uma loja grátis na Nuvemshop? Assim você começa a vender por atacado e contar com um servidor estável, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano!
Por fim, se você optar pela venda física, procure uma região que tenha um bom fluxo de pessoas.
4. Organize a linha de produção e armazenamento dos produtos
Ao optar por vender por atacado, é preciso organizar o estoque e a linha de produção do seu negócio para o aumento da demanda.
Vamos supor que você venda camisetas online. É preciso entender e colocar na ponta do lápis todos os processos de criação de cada peça, desde a compra dos materiais até o uso das matérias-primas.
Tenha em mente a quantidade máxima que você consegue produzir para evitar problemas com atraso de entregas.
Com relação ao armazenamento das mercadorias, existem duas formas de gerenciar o processo. A primeira, mais tradicional, é criar um estoque físico de produtos.
Se você entender que esse é o modelo ideal para o seu negócio, temos um material gratuito que pode te ajudar na organização:
📈 Confira a planilha: Ferramenta de controle de estoque grátis no Excel
A segunda envolve trabalhar com dropshipping, ou seja, um modelo de operação de mercadorias sob demanda, com o processamento e envio de produtos por conta do fornecedor.
Avalie com cuidado os prós e os contras antes de decidir o modelo de negócios que deseja seguir!
💡Saiba mais: Vale a pena ter um e-commerce de dropshipping?
5. Precifique as mercadorias corretamente
A precificação dos produtos é um dos pontos-chave para ter sucesso com vendas por atacado. Para que você consiga fechar compras lucrativas, é necessário oferecer descontos significativos em seus produtos.
Nesse tipo de modalidade de venda, um negócio tende a lucrar mais pela quantidade de produtos vendidos a cada pedido do que pelo seu valor unitário.
Por isso, pense em oferecer descontos progressivos aos seus clientes.Isto é, quanto maior o número de unidades por pedido, maior a redução do preço da compra final.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, temos um material gratuito que pode te ajudar:
📈 Confira a planilha: Ferramenta grátis de precificação de produtos
6. Trabalhe a comunicação da sua marca
Se você está iniciando um negócio de vendas no atacado ou deseja migrar para o segmento, é preciso ter um cuidado com a comunicação da sua loja para dois públicos: o B2B, isto é, as empresas, e o B2C, o consumidor final.
E aí está a necessidade de ter um branding bem definido, isto é, uma estratégia de gestão da marca para que ela seja percebida e lembrada pelos clientes de forma positiva.
Por isso, certifique-se que os valores da sua empresa estejam alinhados em toda a comunicação que você faz com os vendedores e com o cliente final.
Uma dica para isso é criar um catálogo de produtos com a história da sua marca e todos os produtos que você vende em atacado.
Além disso, tire boas fotos de cada mercadoria e ofereça os detalhes de cada item (materiais, tamanhos, cores, preços, detalhes de descontos etc.).
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7. Tenha controle de todos os custos
Por fim, tenha em mente quais são todos os custos envolvidos em um negócio de atacado.
Como já comentamos brevemente, você precisa entender exatamente quanto custa a produção e o armazenamento de cada item, afinal, este é um valor que deve ser repassado para seus clientes a fim de garantir o lucro.
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Quais as vantagens de vender no atacado pela internet?
A seguir, conheça as principais vantagens de vender no atacado online:
1. Atrair mais clientes
Quando um negócio focado no varejo passa também a atender o mercado de atacado, ele consegue atrair mais clientes. Isso porque está lidando com dois públicos-alvo diferentes.
Isso tudo pode ajudar a manter as contas da empresa saudáveis, com a possibilidade de investir em outros setores do negócio.
2. Aumentar o lucro
Como vendas por atacado oferecem um ticket médio maior, assim como um volume de compra mais significativo, consequentemente a margem de lucro do negócio será aumentada. Tudo isso sem a necessidade de ter que investir mais na área de marketing.
3. Fidelizar os consumidores
Outra vantagem é a recorrência de compras no atacado. Geralmente, negócios ou pessoas que compram quantidades grandes de mercadorias atuam no segmento de revenda de produtos.
Isso significa que, caso os seus itens sejam de qualidade e a sua empresa cumpra com prazos de entrega, a demanda por esses itens pode ser constante, ocasionando na fidelização dos consumidores.
Tudo entendido sobre como vender no atacado?
Ao longo deste artigo, vimos as principais dicas de como vender no atacado. Antes de começar o negócio, lembre-se de definir o seu público-alvo, conhecer as tendências do mercado e estabelecer o que vai vender. Dessa forma, ficará mais fácil criar o diferencial competitivo da sua empresa.
E, se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer começar a vender atacado pela internet, te convidamos a criar uma loja grátis na Nuvemshop. É simples, intuitivo e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙