Como vender no LinkedIn? 9 técnicas para ter sucesso

imagem de celular conectado no LinkedIn ilustra texto sobre como vender no LinkedIn
Pontos principais do artigo:
  • Usar o LinkedIn para vendas traz a oportunidade de se conectar com um público altamente qualificado e oferece ótimas ferramentas para geração de leads e prospecção;
  • Para saber como vender no LinkedIn, é importante que você tenha em mente que a base de toda interação na plataforma deve ser o relacionamento;
  • Para aumentar a sua presença online, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e ofereça seus produtos de forma profissional e integrada com as suas vendas nas redes sociais.

Saber como vender no LinkedIn é uma habilidade que muitos profissionais e empreendedores desejam ter. A rede social reúne público altamente qualificado, com maturidade suficiente para criar conexões fortes e duradouras com marcas e empresas.

Segundo dados recentes do LinkedIn, a empresa alcançou a marca de 1 bilhão de usuários espalhados por 200 países, demonstrando ser uma potência que só cresce, cheia de possibilidades comerciais.

Portanto, veja como usar o LinkedIn para vender, construir relacionamentos sólidos na plataforma e aumentar o alcance do seu negócio. Vamos lá? 💻

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Passo a passo para vender no LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais mais importantes para quem tem um negócio e deseja vender seus produtos e serviços, já que o foco dos usuários é totalmente voltado para o consumo de conteúdo relevante e criação de conexões importantes para suas carreiras ou empresas.

A plataforma reúne profissionais de todas as áreas do mercado e é um prato cheio para quem busca por segmentação e qualificação.

Sendo assim, confira a seguir como vender no LinkedIn por meio de alguns passos e cuidados básicos, aproveitando o melhor da rede de contatos:

1. Estabeleça o ICP

Antes de mais nada, é imprescindível que você defina o seu perfil de cliente ideal, também conhecido como ICP (do inglês, Ideal Customer Profile), uma vez que esse fator determinará a sua estratégia comercial.

O público no LinkedIn é criterioso e não se contenta com apresentações padrão ou generalistas. É preciso criar diferenciação e, para isso, é crucial entender quem são seus clientes e como gostariam de ser abordados.

Depois disso, é só entender qual é a técnica de vendas que se enquadra melhor para o seu público-alvo e adaptá-la à plataforma.

💡 Saiba mais: O que é vendarketing e como aplicar a estratégia?

2. Estude social selling

O social selling é a técnica com foco em vendas, que utiliza as redes sociais para interagir com prospects, criar relacionamento e promover interesse pelas marcas.

Sendo o LinkedIn uma rede social, antes mesmo que uma plataforma de interação profissional, espera-se que os vendedores sejam ativos nas discussões sobre os segmentos nos quais estão inseridos.

Isso fará com que você transmita confiança e seja um perfil de influência, aumentando as chances de consideração.

💡 Saiba mais: O que é gerenciamento de redes sociais e como traçar uma boa estratégia?

3. Crie um perfil interessante

Seus potenciais clientes querem saber quem você é e o que a sua empresa faz, pois só assim conseguirão avaliar a dimensão dos seus serviços.

Para isso, dedique-se a preencher o perfil na plataforma, inserindo não só o seu nome e cargo, mas também suas experiências profissionais, certificações e competências, a comunicação visual da sua empresa, entre outros.

Lembre-se que seu perfil será a vitrine do seu trabalho, então é essencial que ele seja atrativo e cause diferenciação. Até porque, há mais de 67 milhões de empresas listadas no LinkedIn, todas esperando por uma oportunidade de converter mais clientes.

💡 Saiba mais: O que é diferencial competitivo e como criar um para a sua loja virtual?

4. Conecte-se a clientes e fornecedores

Outra dica para fazer marketing no LinkedIn é se conectar com seus atuais clientes e fornecedores, ou aqueles com quem você já teve contato em algum momento. Eles serão uma prova social de que você tem respaldo e influência no meio em que atua, ajudando novos consumidores na decisão de compra.

Inclusive, se possível, peça recomendações para seus parceiros, a fim de exibir seus conhecimentos, conquistas e bom relacionamento interpessoal.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente? [dicas + exemplos de texto]

5. Produza conteúdo relevante

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a necessidade de produzir um bom conteúdo no LinkedIn, certo? Mas o que significa isso?

Basicamente, você precisa captar o interesse do seu público e discutir sobre assuntos pertinentes à sua área de atuação. Busque por tendências no setor, sobre dores e dificuldades comuns e discorra sobre esses temas, mostrando suas inclinações e experiência.

As pessoas apreciam perfis que demonstram personalidade e diferenciação, com conteúdos que sejam enriquecedores e provoquem reflexão.

Outra dica é enriquecer as postagens com mídias diversas, como fotos, vídeos, infográficos, por exemplo e, ao mesmo tempo, manter a periodicidade.

💡 Saiba mais: O que é community management, funções e como gerenciar conteúdo?

Dessa forma, a tendência é que o seu engajamento na plataforma aumente, fazendo com que as publicações tenham um alcance maior.

💡 Saiba mais: O que é marketing social e como implementá-lo nas empresas?

6. Utilize os filtros do LinkedIn e faça boas conexões

A ferramenta de filtro do LinkedIn é valiosa e permite encontrar mais rapidamente profissionais que realmente farão diferença para o seu negócio. Por meio dela, é possível direcionar a localização, a empresa ou o grau de conexão que deseja, por exemplo.

Assim, caso queira interagir com tomadores de decisão nas empresas ou mostrar-se relevante, basta fazer uma boa pesquisa e solicitar conexão de maneira personalizada.

7. Entre em grupos e interaja ativamente

Ainda no aspecto das buscas, também recomendamos que você procure por grupos de interesse — algo que talvez não seja uma prática tão comum para a maioria dos profissionais, mas que ajuda a conhecer novas pessoas do meio e trabalhar o networking.

Para que seja produtivo, obedeça as regras do grupo, entenda como é a dinâmica e frequência de participação e interaja com os participantes, tanto respondendo com comentários às publicações quanto propondo pautas de discussão.

Evite fazer propagandas ou abordagens agressivas, pois o objetivo da maior parte dos participantes dos grupos é fazer relacionamento e não necessariamente comprar algo.

Logo, uma postura demasiadamente comercial pode ser mal interpretada e minar o interesse de potenciais prospects.

💡 Saiba mais: O que é Linktree e como usar a ferramenta em redes sociais?

8. Utilize o Sales Navigator

O Sales Navigator é um recurso pago do LinkedIn, voltado para prospecção de clientes de forma avançada.

A ferramenta Lead Builder permite buscar por região, porte da empresa, setor ou cargos, bem como leads que seguem a sua empresa, profissionais mais ativos nos últimos 30 dias, filtros por palavras-chave, entre outras funcionalidades.

O Sales Navigator também ajuda a organizar a lista de leads, gerenciá-los e fazer a qualificação dos potenciais clientes. Paralelamente, oferece insights sobre vendas e status de leads, como mudanças de empresa, por exemplo.

Um recurso de consulta gratuita a todos os usuários, que também faz parte dessa estrutura poderosa, é o Social Selling Index, que mostra a pontuação social do seu perfil e em quais áreas você precisa melhorar para alcançar mais relevância na plataforma.

O plano de assinatura de entrada do Sales Navigator custa a partir de US$ 99 por mês, ou seja, aproximadamente R$ 505 mensais. Apesar de não ser um valor baixo, pode valer o investimento, já que melhora consideravelmente o nível de abordagem e a taxa de conversão de vendas.

9. Faça abordagens estratégicas

Por fim, de nada adianta se empenhar em conhecer os seus clientes e preferências, se a sua abordagem for incisiva demais.

Se você deseja saber como vender no LinkedIn, não tente vender já na primeira mensagem para os seus clientes. Em vez disso, avalie cada prospect e estude suas interações no LinkedIn para enviar uma mensagem personalizada e com foco em relacionamento. Afinal, lembre-se: vocês estão em uma rede social.

Nesse sentido, uma ótima dica é utilizar a extensão para o navegador Chrome chamada Crystal. Basicamente, a ferramenta utiliza inteligência artificial para mapear milhões de dados na plataforma e oferecer insights sobre perfis de interesse no LinkedIn. Por meio dela, é possível avaliar qual é a melhor maneira de abordar cada pessoa, por exemplo, individualizando a interação.

Ao segmentar as mensagens, você entende em que momento seus contatos estão na jornada de compra e, ao respeitar seu ritmo, você aumenta as chances de gerar interesse e ser recomendado para outros possíveis consumidores.

Tenha paciência, já que melhor do que fazer uma venda pontual, é vender com recorrência para leads que se identificam com a sua proposta de valor.

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Entendeu como vender no LinkedIn?

Usar o LinkedIn para vendas pode ser uma ótima estratégia, além de uma oportunidade de se conectar aos melhores profissionais do mercado. E não importa se você tem uma loja física ou virtual, marcar presença na rede é a nossa recomendação.

Caso você siga as nossas dicas e tenha perseverança, é muito provável que você se torne conhecido dentro do seu segmento, ganhe relevância e seu negócio se torne ainda mais atrativo para prospects e atuais clientes.

Todavia, se você busca por diferenciação e pela profissionalização da sua marca, não dá para vender apenas pelas redes sociais, não é mesmo? Sendo assim, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop, automatizando as vendas e centralizando as informações dos seus produtos em um só lugar?

Além de oferecer mais de 60 temas personalizáveis gratuitos, a plataforma parceira de mais de 130 mil clientes também faz integração com os melhores meios de pagamento e envio, bem como diversos aplicativos de marketing, venda e as ferramentas de vendas das redes sociais.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender no LinkedIn

Sim. O LinkedIn é uma ótima plataforma para geração de leads e conversão de vendas, visto que seus usuários estão preparados para consumir conteúdo relevante de marcas e empresas. Com a estratégia certa, a rede social tende a potencializar o alcance da marca e gerar conexões comerciais importantes.

Para divulgar um produto no LinkedIn, primeiramente, crie seu perfil e a página de empresa interessantes, que compartilhe conteúdo pertinente, periódico e relevante. Além disso, participe de grupos no seu segmento de atuação, interagindo constantemente com outros membros. A partir disso, você começará a ganhar credibilidade e a ter influência no meio, despertando o interesse do público por seus produtos e serviços.

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