Como vender pela internet com segurança? Dicas de expert

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Computador com livro, mouse e smartphone amarrados com uma corrente representam como vender pela internet com segurança.
Pontos principais do artigo:
  • Saber como vender online com segurança é importante para lojistas atraírem mais clientes e terem sucesso em suas vendas;
  • Vender com segurança pela internet envolve a proteção do domínio, certificado SSL, análise do site, uma boa plataforma de e-commerce, proteção do computador e autenticação de dois fatores;
  • Além disso, aprenda a proteger os dados dos seus clientes no nosso checklist de proteção de dados para e-commerce gratuito!

Nos últimos anos as vendas online têm se tornado cada vez mais comuns. Isso ocorre em decorrência da popularização da internet, que todos os dias se torna um espaço ainda mais democrático.

Uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apresentada pelo E-commerce Brasil, mostrou que o faturamento do e-commerce pode chegar a R$ 234,9 bilhões em 2025.

Sendo assim, a procura por adquirir produtos por meio da web é uma tendência que só deve crescer. Mas como vender pela internet com segurança?

Afinal, um pequeno deslize pode significar não apenas a perda de um cliente, mas a criação de uma má reputação entre os usuários.

Antes de começar, confira dicas essenciais de segurança no e-commerce:

E para se proteger, que tal baixar, gratuitamente, o checklist de proteção de dados para e-commerce? Aproveite!

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Agora, confira nove dicas importantes para quem deseja vender online com segurança e conquistar mais clientes:

1. Proteja o seu domínio

O primeiro passo para quem tem um domínio e deseja evitar fraudes é investir em proteção. Afinal, uma invasão de alguns minutos pode significar a perda de todo o trabalho construído até então.

Para que seu site esteja sempre protegido, na hora de fazer seu cadastro, escolha uma senha forte e confiável. Quanto maior e mais complexa, melhor. Ela deve ser uma combinação de:

  • Letras maiúsculas;
  • Letras minúsculas;
  • Números;
  • Símbolos.

Além disso, lembre-se que dados pessoais, como CPF e data de nascimento, são muito previsíveis e devem ser evitados.

Vale lembrar que a sua senha deve ser conhecida apenas por você e nunca deve ser anotada em papéis ou bilhetes que podem ser perdidos.

Antes de finalizar a sua sessão, sempre deslogue da sua conta, principalmente se o computador utilizado não for o seu. Funções de “salvar senha” para facilitar o acesso devem estar sempre desativadas.

Além disso, quando estiver logado, procure transitar apenas por sites confiáveis. Outra dica importante é sempre revisar os seus dados cadastrais. Caso perceba qualquer mínima alteração, faça uma mudança de senha imediatamente.

Sobre cuidado com senhas, Thiago Sarraf, especialista em e-commerce, orienta:

“Fortalecer a sua segurança é importante principalmente dentro da tua empresa, então cuidado com senhas óbvias e com o nível de informação que você passa para as pessoas.”

2. Tenha um certificado SSL

Certificado SSL é um mecanismo de criptografia que impede a interceptação das informações trocadas entre computadores. Ele garante a confidencialidade e integridade dos dados em um site.

Logo, todo e-commerce precisa ter um certificado SSL instalado. Com esse recurso, você protege as informações dos seus clientes e da sua empresa — em especial, dados financeiros como números de cartões de crédito.

Se você vende pela plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, o certificado de segurança SSL já está incluso nos planos e é possível ativar no seu domínio gratuitamente.

Além disso, a nossa Central de Atendimento conta com um tutorial específico com o passo a passo para ativação:

👉Confira: Como ativar o certificado de segurança SSL na Nuvemshop?

3. Analise seu site

Outra dica para vender pela internet com segurança é acessar a sua plataforma e observar bem se algum anúncio não permitido ou suspeito está aparecendo no site.

Isso é importante porque promoções ou descontos não autorizados por você também podem ser sinal de invasão. Nesses casos, o link da propaganda costuma direcionar diretamente para um domínio fraudulento, um golpe conhecido como phishing.

Para evitar essas situações, seu site deve contar com ferramentas de segurança, como antivírus, firewalls e sistemas de detecção de atividade suspeitas.

4. Escolha uma plataforma de vendas

Toda venda pela internet exige que você escolha uma ou mais plataformas de venda. Com uma pesquisa rápida online, você encontra diversas soluções em que pode anunciar os seus produtos e a negociação passa a ser tarifada mediante o fechamento da compra.

Plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, são alguns exemplos em que você pode vender as suas mercadorias de forma segura, uma vez que todos os dados cadastrais ficam protegidos de eventuais roubos e fraudes pelo sistema de segurança da própria ferramenta.

Nesse sentido, quem é lojista Nuvemshop e utiliza o Nuvem Pago, pode ficar tranquilo ao anunciar as suas vendas. A segurança é ponto-chave do meio de pagamento. No último quadrimestre de 2024, quase 92% dos lojistas não tiveram nenhum chargeback, ou seja, quando o vendedor envia o produto, mas tem a venda contestada pelo cliente junt à operadora de cartão e fica sem receber os valores.

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5. Fique atento a e-mails falsos

Os e-mails falsos são uma das formas mais comuns de aplicar golpes dentro da internet. Eles são enviados aos usuários e comumente aparecem pedindo atualização de dados bancários para cadastro ou falando sobre superpromoções imperdíveis.

Com o passar do tempo, os golpes foram aprimorados. Atualmente, o design dos e-mails fraudulentos imita impecavelmente o formato utilizado por grandes lojas do mercado. Cores e fontes são iguais, confundindo facilmente quem os recebe.

Uma boa dica para identificar quando um e-mail foi enviado como fraude é observar o endereço do link. Ele nunca será igual ao da loja verdadeira, mas pode ser bem parecido. Em um caso recente, um e-mail fraudulento que se passava pelas famosas Lojas Americanas, tinha como endereço do site “americana.com”, sem a letra “S” no final.

São esses pequenos detalhes que fazem a diferença e podem evitar que seus clientes caiam em um golpe de muitos reais.

Além disso, também é importante ressaltar que esses e-mails sempre tratam tudo com urgência. Argumentos como atualização de dados para não exclusão da conta são bem comuns e costumam enganar quase todos os usuários recebedores.

O especialista em e-commerce, Thiago Sarraf, também alerta sobre a importância de prestar atenção no endereço de e-mail:

“Um e-mail, por exemplo, ‘xxx123’ ou ‘xyz 89’ eu não preciso nem dizer que é uma tentativa de fraude. Geralmente os e-mails são cadastrados como @hotmail @gmail, onde você tem a opção de criar e-mails gratuitos então fique atento para descobrir possíveis fraudes.”

5. Proteja seu computador

Todos que usam um computador frequentemente já ouviram falar sobre os antivírus. Eles são muito importantes para manter a segurança da sua máquina e para te ajudar a não cair em fraudes.

No entanto, usuários que não fazem uso de seu aparelho para trabalho, costumam não dar tanta importância a esses programas. Isso porque eles costumam ser pagos, tendo um valor mensal ou anual.

Porém, para quem faz uso do computador para trabalho, contar com um antivírus forte e poderoso é indispensável. Apenas ele vai ser capaz de proteger e identificar rapidamente possíveis ameaças a seu domínio.

Depois de ter o antivírus instalado, é preciso ter ainda outras preocupações frequentes. Uma delas é fazer todas as atualizações solicitadas pelo sistema operacional.

Caso passe muito tempo sem que nenhuma seja sugerida, verifique nas configurações se o seu computador está rodando na versão mais recente fornecida pelo servidor.

Alguns sinais de que seu PC pode estar sofrendo com ameaças enviadas por malwares são a lentidão excessiva, travas constantes e problemas como reiniciar sozinho.

💡Saiba mais: O que é cyber security e como atuar na área?

6. Invista na segurança de seu acesso

Se, mesmo com todos os investimentos em proteger os seus dados cadastrais, acontecer um imprevisto com perda de senha, ainda existem medidas que podem ser tomadas.

Uma boa dica é adicionar uma pergunta de segurança. Escolha uma que seja de resposta fácil para você, mas que ninguém saiba identificar. Questões como o nome de sua primeira professora da escola são ótimas. Já a sua cor preferida ou número da sorte, que são fáceis de adivinhar, devem ser evitados.

Além disso, uma frase completa que contenha pontos e vírgulas não deve ser utilizada. Afinal, você mesmo pode esquecer dos detalhes que utilizou e não conseguir mais recuperar seu acesso.

Mas, caso perca o acesso, lembre-se do e-mail cadastrado para recuperação da senha. Dessa forma, mesmo que até o e-mail inicial tenha sido perdido, ainda há uma segunda opção para os novos dados cadastrais.

7. Tenha um canal de contato ativo com os seus clientes

Essa é uma das melhores dicas para te auxiliar a evitar fraudes e, principalmente, ajudar a proteger seus clientes delas. Isso porque, por meio de um canal de contato ativo, é possível comunicar rapidamente caso identifique uma atividade suspeita.

Além disso, nessa rede de contato, seus próprios clientes podem enviar perguntas sobre possíveis e-mails pedindo dados ou promoções relâmpagos. Assim, você pode responder diretamente e ainda avisar de maneira pública aos demais.

8. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação em dois fatores, ou 2FA, é um recurso extra de segurança digital em uma conta digital, que tem como objetivo confirmar a identidade do usuário.

Ao ativar o 2FA, é preciso oferecer um código para acessar o serviço em que você quer fazer login, evitando o acesso às contas mesmo quando a senha é vazada.

A chave para verificação pode ser enviada por SMS, PIN, uma segunda senha, respostas a perguntas secretas, token ou mesmo por biometria, como a digital ou leitor da íris.

Nesse sentido, depois que o usuário insere o login e a senha no site ou app que deseja acessar, o serviço de 2FA envia o código para a opção configurada com uma sequência numérica. Após digitar o respectivo dado fornecido no portal, o acesso à conta é concedido.

Se você vende pela Nuvemshop, por exemplo, a verificação em duas etapas é uma funcionalidade gratuita, disponível em todas as lojas da plataforma.

Ela combina dois fatores de segurança para acessar o painel administrador sempre que um acesso for realizado em um novo dispositivo ou navegador, deixando as suas transações seguras.

A Central de Atendimento conta com um tutorial específico em vídeo para orientar a ativação.

📹Veja também: Como ativar o 2FA na Nuvemshop?

Entendeu como vender pela internet com segurança?

Vender online com segurança em uma época em que tantas tentativas de fraudes acontecem é uma tarefa que exige cuidados. Muitos clientes ficam receosos com esse modelo de venda, seja por terem sofrido algum golpe ou por conhecer pessoas que já passaram por essa situação.

No entanto, colocando em prática as dicas acima, fica mais fácil transmitir segurança e credibilidade em sua loja online.

Caso você esteja desbravando o mundo do comércio eletrônico, que tal vender pela internet com a Nuvemshop? Você pode criar sua loja virtual grátis. É seguro, simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 😉

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vender pela internet com segurança

Vender pela internet com segurança envolve a proteção do domínio, ativação do certificado SSL, análise frequente do site, uma boa plataforma de e-commerce, proteção do computador, atenção a e-mails suspeitos, senhas fortes e autenticação de dois fatores.

Os sites indicados para vendas são Nuvemshop, Mercado Livre, Elo7, Magazine Luiza, Amazon, Americanas e Shopee.

Os golpes online mais comuns envolvem o uso do boleto falso, código Pix errado e WhatsApp clonado.

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