Qual o melhor comparador de preço? 11 opções do mercado em 2024
- Comparadores de preços são ferramentas que divulgam e comparam os preços de um mesmo produto em diferentes sites de venda;
- Alguns exemplos de comparadores populares são: Google Shopping, Buscapé, Zoom, JáCotei e Bondfaro;
- Ferramentas como Buscapé e Zoom oferecem um histórico de compras eficiente, enquanto o JáCotei tem um programa de fidelidade e o Promobit é feito com sugestões dos usuários, por exemplo.
Entre as diferentes maneiras de vender pela internet, os sites comparadores de preços se apresentam como mais um canal de vendas interessante.
Ainda que sejam bem diferentes de um sistema de vendas diretas, como as lojas virtuais e os marketplaces, eles agregam anúncios de vários e-commerces, realizando uma triagem entre as lojas e as ofertas disponíveis na internet.
Por isso, essa pode ser uma opção interessante para o seu negócio, uma vez que muitos consumidores costumam consultar os sites comparadores de preço antes de realizar uma compra online.
Neste artigo, vamos conhecer as ferramentas disponíveis, além de entender como elas funcionam e como podem agregar mais valor à sua estratégia de vendas. Papel e caneta em mãos? Então, vamos lá! 📝
O que são comparadores de preços?
Comparadores de preços são ferramentas que divulgam e comparam os preços de um mesmo produto em diferentes sites de venda. Ou seja, soluções como Google Shopping, Buscapé e Bondfaro facilitam a vida do consumidor no momento de encontrar a melhor oferta para realizar uma compra online.
Para os lojistas, a principal vantagem está em alcançar uma grande quantidade de visitantes que já estão dispostos a comprar e, por isso, buscam bons preços por meio desses sites. Isso facilita o seu processo de prospecção, fazendo com que você pague por usuários mais qualificados e com boas chances de conversão em vendas.
É importante destacar que os comparadores de preços servem como um canal para divulgar ofertas e, em nenhum momento, se responsabilizam pela segurança das vendas. Portanto, é o próprio lojista quem deve se empenhar em mostrar confiança para o seu cliente por meio de preços razoáveis e meios de pagamento seguros.
Vale reforçar também que é muito importante ter uma estratégia objetiva para que o valor aplicado nos comparadores de preço ofereça um bom retorno sobre investimento (ROI). Portanto, crie uma boa campanha e acompanhe os resultados de cliques, vendas e custo para adquirir cada cliente.
Como funcionam os comparadores de preço?
Para os consumidores, os comparadores de preços funcionam de uma forma bem simples. Basta acessar o site e pesquisar o item desejado. A partir daí, a própria ferramenta irá pesquisar aquele produto em várias lojas diferentes e apresentar uma lista com os preços encontrados para o usuário.
Agora, se você é lojista e quer ter o seu e-commerce divulgado pelos comparadores de preço, existem algumas diretrizes que precisam ser seguidas. Normalmente, esses sites disponibilizam planos para lojas virtuais que querem aparecer por lá ou oferecem a opção de pagamento por clique. Nesse último caso, você só pagará se alguém clicar na sua oferta e for direcionado para a sua loja.
Existem ainda lojas físicas que divulgam seus produtos em comparadores de preços e sinalizam que o item deve ser retirado presencialmente. Mas, nesse caso, é preciso ter um catálogo online com os produtos especificados e o estoque sempre atualizado.
De qualquer forma, a maioria dos sites comparadores de preço exigem que você monte a sua loja virtual para que possa cadastrar seus produtos por meio delas. A única exceção a essa regra é o Buscapé, no qual não é preciso ter um e-commerce próprio. Ou seja, você pode cadastrar o seu produto diretamente por lá e realizar seu negócio.
Nesse sentido, cada plataforma também exige que certas regras sejam respeitadas. No geral, o anúncio do produto deve corresponder ao site ao qual o cliente será direcionado, a descrição da mercadoria deve ser objetiva e você nunca poderá incluir dados como o custo de frete, endereço e contatos telefônicos.
Além disso, na sua loja virtual, você deverá prezar pela segurança dos seus clientes, por um layout responsivo e pela boa qualidade das fotos dos seus produtos.
Por que divulgar produtos em um comparador de preços?
Depois de entender o que são os comparadores de preços e como essas ferramentas funcionam, tanto para os consumidores quanto para os lojistas, chegou o momento de conhecer os motivos pelos quais você deve aliar essa estratégia à sua loja virtual.
Continue a leitura! 🧐
Encontrar clientes que acessam os comparadores de preços
Como já citamos, fazer uma busca em sites comparadores de preço é uma prática bem comum entre os consumidores que têm o costume de comprar online. Portanto, nesses canais, você tem grandes chances de encontrar possíveis compradores qualificados e que já estejam no estágio de decisão da jornada de compra.
Conhecer melhor a sua concorrência
Outro motivo pelo qual você deve utilizar os comparadores de preços é para conhecer e fazer a análise dos seus concorrentes. Assim, você conseguirá avaliar os produtos que eles oferecem e também os valores que são praticados no mercado. Isso te dará uma visão maior sobre as oportunidades existentes para o seu negócio.
Otimizar sua estratégia de precificação de produtos
Por fim, mas não menos importante, essa visibilidade sobre a concorrência também permite que você ajuste a sua estratégia de precificação de produtos.
Isso não significa que você irá baixar automaticamente seus preços só porque existem itens mais em conta sendo vendidos. Na verdade, isso permitirá que você reavalie o equilíbrio entre o valor agregado das suas mercadorias, suas despesas gerais e o lucro do seu negócio, podendo, então, oferecer melhores condições aos seus clientes.
Quais são os melhores comparadores de preço do mercado?
Confira, neste tópico, quais são os 11 melhores comparadores de preço do mercado:
1. Google Shopping
Por estar integrado ao buscador mais conhecido da internet, aparecer no Google Shopping faz com que a sua loja possa ser vista por muitos usuários. Além disso, por meio do Google Ads, você pode criar campanhas específicas para esse formato de divulgação. Nesses casos, os anúncios serão exibidos de acordo com a relevância e qualidade dos mesmos.
💡 Saiba mais: O que é Google Shopping e como usá-lo?
2. Buscapé
Um dos comparadores de preços mais populares da internet — que também funciona como marketplace —, o Buscapé permite que você encontre ofertas dos mais variados tipos de produtos. Para o usuário, a grande vantagem é a possibilidade de filtrar os resultados com base no preço máximo que ele deseja pagar, além de poder receber alertas para acompanhar a variação de determinado item.
Dentro da ferramenta, o lojista também pode criar anúncios, cuja modalidade de pagamento é o custo por clique (CPC).
3. Zoom
Ter seu e-commerce aparecendo nos resultados de buscas do Zoom garante mais confiança e credibilidade ao seu negócio. Isso porque este comparador de preços é conhecido por selecionar resultados apenas entre lojas que tenham boa reputação no mercado. Ou seja, é um grande aliado para os consumidores que querem fugir dos golpes.
Outra funcionalidade interessante da ferramenta é o histórico de preços de um mesmo produto, que apresenta as altas e baixas em determinado período para auxiliar o cliente a fazer a compra no momento mais oportuno.
4. JáCotei
O JáCotei é mais uma opção de comparador de preços para consumidores que querem encontrar as melhores ofertas e para os lojistas que querem dar mais visibilidade aos seus produtos. O grande diferencial dessa ferramenta é o programa de fidelidade no qual o cliente acumula pontos em todas as compras que podem ser trocados por milhas aéreas.
5. EscolhaSegura
O EscolhaSegura é uma extensão do Google Chrome que pode ser instalada no seu navegador web. Essa solução, além de testar cupons de descontos, encontra as lojas mais baratas para que o consumidor faça as suas compras online.
6. Bondfaro
O Bondfaro é mais um comparador de preços que faz parte do grupo Buscapé e tem seu foco na procura de ofertas de produtos, mostrando ao consumidor os menores preços com comentários e análises feitas por outros usuários.
7. Shopping UOL
Com uma interface mais simples e intuitiva do que as opções anteriores, o Shopping UOL é mais um comparador de preços no qual o usuário pode buscar pelas melhores ofertas de um produto específico em diferentes lojas virtuais.
8. Compare TechTudo
Um comparador de preços mais focado em produtos tecnológicos, o Compare TechTudo traz os melhores preços de smartphones, notebooks, computadores, tablets etc, além de descrições muito detalhadas sobre cada um desses produtos. Isso pode auxiliar (e muito) na decisão de compra dos clientes.
9. Promobit
O Promobit é um dos comparadores de preços mais diferenciados que você vai encontrar no mercado. Isso porque, além de mostrar diferentes ofertas de um mesmo produto, ele funciona de maneira colaborativa, onde os próprios usuários compartilham os menores preços que vão encontrando pela web.
Para garantir que os preços sejam reais e os sites confiáveis, uma equipe interna faz a moderação e a publicação dos itens no catálogo online.
10. Confie Aqui
O Confie Aqui é o comparador de preços do Reclame Aqui, e pode ser acessado diretamente no site ou como uma extensão no Google Chrome. Por isso, além de mostrar as diferentes ofertas, a ferramenta ainda disponibiliza a reputação das lojas perante seus consumidores, auxiliando ainda mais na decisão de compra e na diminuição das fraudes.
Outras funcionalidades são a ativação de alertas e a consulta do histórico de preços de cada item.
11. Comparaí
O Comparaí é um buscador que promete mostrar sempre o menor preço e fazer uma seleção de lojas virtual confiáveis para o consumidor. Além disso, o site também leva em consideração a qualidade do atendimento ao cliente para selecionar suas ofertas.
Achou o melhor buscador de preços?
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre comparadores de preços? Esperamos que você saia daqui pronto para adotar essa estratégia nas vendas da sua loja virtual!
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