Como vender pelo Instagram: 18 estratégias de ouro

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Pontos principais do artigo:
  • Vender pelo Instagram requer uma estratégia bem definida e consistente, incluindo um perfil profissional e a utilização de ferramentas como o Instagram Shopping;
  • Criar conteúdo de qualidade é fundamental para atrair e engajar seguidores, incluindo fotos e vídeos de produtos, stories e reels criativos;
  • Ao criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop, você pode integrá-la e vender diretamente pelo Instagram de forma totalmente automática, sem perder tempo respondendo directs dos seus seguidores.

Atualmente, saber como vender pelo Instagram é quase um requisito básico para todas as lojas virtuais ou físicas. Isso porque há grandes chances de que o seu público-alvo esteja na rede social, que é uma das mais usadas no Brasil e no mundo.

Hoje, mais de 70% das marcas estão ativas no Instagram e, em 2024, 8 em cada 10 usuários seguem contas corporativas. Além disso, com a febre do marketing de influência, cerca de 61% dos usuários alegam já terem comprado produtos e contratado serviços por indicação de influencers, como aponta a Opinion Box.

Logo, os e-commerces descobriram o Instagram como um excelente aliado para o marketing digital, e é esse potencial que vamos te ensinar a aproveitar. Então, quer aprender como vender no Instagram? Confira as principais dicas a seguir!

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Por que vender no Instagram?

Apesar do crescimento de outras plataformas nos últimos anos, o Instagram é a rede social preferida da maior parte dos usuários, inclusive entre os mais jovens, de 16 a 34 anos. É o que mostra a pesquisa We Are Social 2024.

O mesmo estudo ainda aponta que o Brasil é o terceiro país no ranking daqueles em que as pessoas passam mais tempo por dia nas redes sociais, com impressionantes 3 horas e 42 minutos!

Dados da Opinion Box também indicam que, em 2024, nosso país conta com cerca de 99 milhões de pessoas com contas no Instagram — o que nos deixa atrás apenas dos Estados Unidos em número total de usuários. Esse mesmo estudo mostra que 82% dos usuários seguem marcas na rede social e 68% deles já compraram algo que viram na plataforma.

Se esses dados ainda não foram suficientes para te convencer do poder que o Instagram tem, saiba que, quando falamos de anúncios na rede, o cenário também é favorável. A pesquisa We Are Social comprova que o Brasil tem um alcance de usuários por meio das propagandas muito acima da média mundial: 78% contra 27% dos dados globais!

Nesse contexto, fica claro o tamanho da oportunidade de aprender como vender pelo Instagram, certo? Então, continue a leitura, porque agora vamos apresentar todas as dicas para você ter sucesso por lá!

Como vender pelo Instagram?

Cada rede tem suas particularidades. Por isso, é importante conhecê-las a fundo para saber o que funciona melhor em cada uma. Quando pensamos em como vender pelo Instagram, algumas estratégias funcionam bem. Então, confira a seguir as principais:

  1. Tenha um perfil comercial do Instagram;
  2. Capriche na bio;
  3. Publique fotos com boa qualidade;
  4. Crie legendas memoráveis;
  5. Use hashtags;
  6. Profissionalize sua marca;
  7. Crie anúncios pelo Instagram Ads;
  8. Use o Instagram Stories;
  9. Use o Instagram Shopping para vender mais;
  10. Conquiste seguidores do seu público-alvo;
  11. Planeje as suas publicações;
  12. Interaja com seguidores;
  13. Capriche no atendimento ao cliente via Direct;
  14. Invista em sorteios na plataforma;
  15. Crie promoções e descontos especiais para os seguidores;
  16. Use o Instagram Widget para adicionar os posts no site;
  17. Aproveite as integrações com os recursos da Meta;
  18. Faça parcerias com influenciadores digitais.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma delas para você aprender como vender pelo Instagram de forma mais assertiva. Confira!

🎥 Veja também: Como aumentar as vendas do Instagram?

1. Tenha um perfil comercial do Instagram

O Instagram comercial é uma versão da rede social que dispõe de recursos extras para atender às necessidades dos empreendedores. Dentre seus muitos benefícios, destacam-se o acesso a ferramentas como:

  • Instagram Ads (para anunciar seus posts e atingir o seu público-alvo com mais assertividade);
  • Instagram Shopping (para divulgar seus produtos e redirecionar os usuários da rede social à sua loja virtual);
  • Instagram Insights (plataforma com métricas para analisar as características dos seus seguidores, além do alcance e das impressões das publicações).

Assim, para começar o passo a passo de como vender no Instagram, antes de tudo, é essencial migrar o seu perfil pessoal para o empresarial ou criar um desse do zero. Também é possível recuperar sua conta do Instagram caso você não tenha mais acesso ao perfil.

💡 Saiba mais: O que é Instagram Business e como criar uma conta?

2. Capriche na bio

Depois do perfil criado, não se esqueça de preencher a bio do seu Instagram comercial. Nela, você pode inserir:

  • Foto do perfil (idealmente, o logo da sua marca);
  • Uma apresentação curta sobre o seu negócio;
  • O link da sua loja virtual, caso já tenha uma.

No entanto, vale ressaltar que o texto não deve ultrapassar 160 caracteres e nem pode conter emojis de ✅ para não remeter erroneamente a uma conta verificada, ok?

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio do Instagram?

E, se você ainda não tem um site de vendas, que tal montar uma loja virtual na Nuvemshop? Com um e-commerce, seus clientes do Instagram podem finalizar as compras no site, sem que você precise ficar respondendo cada mensagem individualmente. Assim, você consegue divulgar seu negócio na rede social e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca!

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3. Publique fotos com boa qualidade

O sucesso das empresas, não apenas no Instagram, mas nas redes sociais em geral, está totalmente relacionado ao branding. Em outras palavras, o poder de uma marca está em sua imagem e nas ideias associadas a ela.

Então, antes de começar a entender como vender pelo Instagram, você deve se perguntar: qual é o conceito que a sua loja quer transmitir no Instagram? Que sensação você deseja despertar nos seus clientes?

💡 Saiba mais: Como fazer promoção no Instagram?

Se os seus produtos estão relacionados à moda alternativa, por exemplo, suas fotos devem captar cenas deste universo underground na hora da estratégia visual de como vender roupas no Instagram. Já se a empresa é uma joalheria, você pode propagar um cotidiano mais elegante e sofisticado.

💡 Saiba mais: Como editar fotos no Instagram?

Para que suas fotos chamem a atenção do público e você consiga vender mais no Instagram:

  • Publique boas fotos dos seus produtos: invista tanto em imagens dos itens sozinhos, focando nos detalhes, quanto deles em uso, para transmitir todas as características das mercadorias aos seguidores;
  • Mostre todas as variações dos itens em suas publicações: caso seus produtos tenham mais de uma variação, lembre-se de mostrá-las em suas imagens, priorizando aquelas que você já sabe que são as queridinhas do público;
  • Capture cenas exclusivas para o seu Instagram: imagens dos produtos sendo feitos e embalados, por exemplo, são uma boa ideia de conteúdos de bastidores;
  • Capriche na iluminação: sempre que possível, fotografe à luz natural. Caso precise utilizar luz artificial, aposte em uma caixa de luz para imagens mais claras e neutras;
  • Explore sensações por meio das suas publicações: é interessante buscar a espontaneidade e explorar novos ângulos no Instagram;
  • Complemente com o filtro certo do Instagram: teste as opções oferecidas pela própria rede social para identificar a que melhor se adequa à sua marca.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos bonitas de produtos para Instagram? 13 dicas

4. Crie legendas memoráveis para as suas publicações no Instagram

Com a imagem devidamente escolhida e editada, vem a segunda parte do conteúdo para Instagram: sua descrição. Além da foto, que é o foco principal da postagem, a informação verbal também poderá dizer muito, te ajudando a vender mais no Instagram.

O campo da descrição da fotografia está disponível justamente para que você expresse o que não coube nela, como uma informação adicional ou um detalhe atrativo de que o seu perfil precisa. Nada melhor, portanto, do que aproveitar todo o potencial deste recurso para vender pelo Instagram!

Basicamente, podemos dividi-lo em duas partes: o texto em si e as hashtags. Veja como usar cada um deles:

Texto da legenda

Na hora de escrever sua legenda, tenha os seguintes cuidados:

  • Capriche no copy para vendas no Instagram, isto é, use esse espaço para criar textos persuasivos e envolventes sobre sua marca e seus produtos;
  • Tenha bom senso quanto ao tamanho da legenda — poucas pessoas têm paciência para ler textões;
  • Utilize uma linguagem parecida com a que o seu público usa;
  • Evite textos ambíguos e que possam ser mal interpretados. Na dúvida, peça para outra pessoa ler antes de fazer a publicação;
  • Edite o texto após a publicação caso tenha encontrado algum erro. Para isso, abra a sua foto e clique no símbolo com três pontos. Entre as opções disponíveis, estará “Editar”.

Print explicando como vender pelo Instagram

💡 Saiba mais: 20 textos prontos para divulgar sua loja virtual no Instagram

5. Use hashtags para vender mais pelo Instagram

Surgidas no Twitter, as hashtags fizeram tanto sucesso que hoje seu uso já está incluso em todas as redes sociais. São palavras-chave relacionadas ao assunto da publicação precedidas do símbolo “#”.

Para usar as hashtags de modo que elas te ajudem a vender no Instagram, preste atenção às dicas:

  • Apesar de o limite do Instagram ser de 30 por post, limite-se a 5 ou 6 hashtags no fim de cada legenda;
  • Use termos relacionados ao seu segmento de atuação, como #moda caso você tenha uma loja virtual de roupas, por exemplo;
  • Crie uma hashtag exclusiva da sua marca, para que os usuários publiquem fotos utilizando os produtos da sua loja.

💡 Saiba mais: Hashtags mais usadas no Instagram (lista com hashtags em alta)

Além dessas dicas, na hora de usar hashtags com o intuito de vender no Instagram, é importante saber que:

  • Caracteres especiais como “?” ou “&” não são aceitos pela plataforma;
  • O sistema não reconhece espaços entre as palavras da hashtag e, se você utilizá-los, será contabilizada apenas a primeira delas;
  • Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas;
  • Termos que fazem alusão à pornografia, violência e preconceito são banidos pelo Instagram, por isso, não os use, caso contrário, sua conta será penalizada.

💡 Saiba mais: Como aparecer no Explorar do Instagram? [guia + dicas]

6. Profissionalize sua marca

Por causa da enorme oportunidade que as vendas no Instagram apresentam, infelizmente, sabemos que a plataforma é usada por muitos golpistas. Por isso, para evitar a desconfiança do público e conquistar muitas vendas por lá, é necessário profissionalizar sua marca.

Nesse cenário, algumas ações podem ajudar nesse processo:

  • Use imagens originais e de boa qualidade;
  • Inclua informações de contato na sua bio;
  • Publique provas sociais entre suas publicações e nos seus Destaques do Instagram;
  • Tenha um site profissional.

Sobre o último ponto, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode criar cupons e promoções para conquistar consumidores.

Esses benefícios, inclusive, podem ser criados para direcionar quem já compra de você diretamente pelo Instagram a comprar no seu e-commerce. É possível, por exemplo, criar um cupom de 10% de desconto para a primeira compra no site. Interessante, não é mesmo?

Então, se você quer elevar sua marca ao próximo nível, crie sua loja grátis com a Nuvemshop! Em poucos minutos, você pode personalizar sua loja com as cores, o logotipo e a identidade visual da sua marca, criando conexão com o consumidor e uma relação de unificação dos seus canais de venda.

E, caso não tenha tanta experiência na configuração de um site do zero, você ainda pode contar com nossos Especialistas Nuvemshop, que estão prontos para ajudar seu negócio a decolar! 🚀

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7. Planeje suas publicações

Marca profissionalizada? Sua próxima missão é conquistar o público no Instagram. Especialmente para as empresas, algumas estratégias são fundamentais para ganhar visibilidade do perfil e, consequentemente, aumentar as vendas. Entre elas, estão a frequência e o horário das publicações.

Frequência das publicações do seu Instagram comercial

Nada de publicar a cada cinco minutos e encher o feed dos seus seguidores de fotos! Esta prática, conhecida na internet como flood, não é vista com bons olhos e pode incomodar os usuários a ponto de fazê-los pararem de seguir o seu perfil. Isso, indiretamente, vai influenciar no seu processo de vender pelo Instagram, fazendo com que você perca possíveis clientes.

Se quiser ajuda com isso, é só usar o nosso cronograma pronto de postagens para o Instagram:

📘 E-book grátis: Cronograma de postagens no Instagram

Melhores horários para vender no Instagram

Existem alguns dias e horários em que a quantidade de pessoas online é maior, o que potencializa o seu principal objetivo: vender pelo Instagram. Porém não há nenhuma fórmula mágica que atenda a todos os tipos de perfis.

Portanto, se você deseja aprender como ganhar dinheiro no Instagram, cabe a você testar a preferência dos seus consumidores: comece publicando em diferentes momentos e analise o engajamento de cada publicação pelo Instagram Insights.

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram

8. Conquiste seguidores do seu público-alvo no Instagram

Sempre levando em consideração o estilo de vida relacionado à sua marca, você deve procurar as pessoas que possam se identificar com ele. Para encontrá-las:

  • Peça que familiares e conhecidos sigam o seu perfil para gerar credibilidade;
  • Faça buscas de hashtags relacionadas ao segmento do seu negócio e siga as pessoas que publicam a partir dessas marcações;
  • Encontre também os seguidores dos seus concorrentes, que provavelmente já demonstram interesse em seu segmento e os siga;
  • Caso venda por outros canais, sugira seu perfil no Instagram para os seus próprios clientes logo após a compra, além de convidá-los a acompanhar as novidades e utilizar as hashtags exclusivas.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram

Além disso, seja seletivo: cada usuário pode seguir até 7.500 pessoas no Instagram. Ao atingir este número, será necessário deixar de seguir alguém. É preciso, portanto, acompanhar somente quem realmente responde às suas iniciativas.

Felizmente, não há limite para a quantidade de seguidores, o que significa que o sucesso da sua marca não estará comprometido e você pode acertar muito na hora de vender no Instagram.

💡 Saiba mais: Quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram?

9. Interaja com os seus seguidores

Ao invés de simplesmente esperar o público chegar ao seu perfil do Instagram, faça com que as pessoas notem a sua marca no cotidiano. Tendo em vista quais são os seus clientes em potencial, curta algumas fotos e deixe comentários eventuais, não se esquecendo de fazer isso também no perfil dos seus seguidores.

Além disso, lembre-se de responder os comentários e as dúvidas enviadas para o seu Instagram, afinal, seus clientes querem ser reconquistados a cada dia e a rede social também é um canal de atendimento ao cliente.

💡 Saiba mais: Como repostar no Instagram: reels, stories e publicações [+ dicas]

10. Capriche no atendimento ao cliente para vender via Direct no Instagram

Pensando no potencial de interação da rede social, saber como vender pelo Direct do Instagram, ou seja, as mensagens diretas da plataforma, também é fundamental. Nesse contexto, aproveitar esse momento de contato direto com o cliente por meio das DMs pode ser muito importante para o comércio.

Portanto, algumas dicas podem te ajudar a vender pelo Direct, como:

  • Responda todas as mensagens de maneira cordial;
  • Tente não demorar para responder;
  • Crie perguntas frequentes para evitar que os clientes fiquem sem resposta caso queiram saber algo que todo mundo pergunta sempre. Para isso, acesse “Configurações”> “Empresa” > “Perguntas Frequentes” e crie seu conteúdo;
  • Configure respostas rápidas, ativadas por atalhos no teclado, para agilizar suas conversas. No seu perfil comercial, vá em “Configurações”> “Empresa” > “Respostas salvas” e crie seus textos prontos;
  • Direcione o público para sua loja virtual para finalizar a compra ou compartilhe um link de pagamento quando a venda for concluída pela DM — uma opção, inclusive, é usar o do Nuvem Pago, que além de não cobrar tarifa por venda, ainda tem antifraude integrado. 😉

💡 Saiba mais: Como responder no Instagram?

Caso você tenha um e-commerce na Nuvemshop, tem acesso à funcionalidade do Teclado Nuvem. Por meio dele, você pode enviar links dos seus produtos para os clientes no Direct a partir de poucos cliques, de forma muito rápida e prática!

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11. Invista em sorteios no Instagram

Que tal agradar seus seguidores? Além de ser uma excelente abordagem para conquistá-los, criar sorteios também poderá aumentar a audiência do seu perfil. Como resultado, você consegue vender mais no Instagram.

Isso porque, ao sortear produtos, você pode definir como regra para participação que as pessoas sigam o seu perfil e marquem amigos na publicação oficial. Desse modo, mais pessoas passarão a acompanhar a sua conta e você conseguirá aumentar suas vendas no Instagram.

Além disso, você aumenta o engajamento em sua publicação e atrai pessoas realmente interessadas nos produtos que sua marca tem a oferecer. Todos saem ganhando com os sorteios no Instagram, não é mesmo?

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12. Faça parcerias com influenciadores digitais

Outra maneira de vender pelo Instagram é se aliar a influenciadores digitais que são referências no seu nicho. Inicialmente, pesquise essas pessoas, decida quais têm mais valores em comum com a sua marca e comece a interagir, seguindo e curtindo fotos.

Depois desse primeiro passo, fale com os influencers, entenda se a parceria é possível e de que maneira ela pode ser interessante para ambos os lados.

Se você não tiver muito capital para investir inicialmente, uma opção é buscar por microinfluenciadores. O pagamento geralmente pode ser feito em dinheiro, em produtos para teste ou com cupons personalizados que rendem uma porcentagem das vendas aos influenciadores.

💡 Saiba mais: Como bombar no Instagram?

13. Crie anúncios pelo Instagram Ads

Em 2015, a rede social passou a liberar anúncios pagos, que podem ser um bom modo de atingir ainda mais pessoas e vender pelo Instagram. Para aproveitar o recurso e fazer tráfego pago no Instagram, você primeiro precisa ter uma conta no Facebook Business vinculada a ele:

  1. Acesse o site Gerenciador de Negócios e crie sua conta;
  2. Depois do perfil pronto, clique em Configurações > Páginas, e adicione sua fanpage;
  3. Com isso concluído, acesse novamente Configurações, mas desta vez clique em Contas do Instagram;
  4. Preencha seu usuário e senha e pronto, o vínculo estará feito.

Agora sim, é só seguir os passos para anunciar no Instagram:

  1. Acesse o perfil do seu Facebook e clique no botão Criar anúncios;
  2. Escolha o objetivo da sua campanha focando nos resultados que deseja alcançar e, principalmente, no seu público-alvo;
  3. Na sequência, selecione a moeda e o fuso horário;
  4. Preencha os atributos do público que deseja atingir (localização, idade, gênero, idioma, preferências) — quanto mais específico, melhor;
  5. Em Plataforma, defina a rede social do anúncio (neste caso, o Instagram);
  6. Informe o orçamento e escolha o formato do anúncio;
  7. Por fim, coloque a campanha para rodar, preenchendo seu CPF (ou CNPJ), endereço e forma de pagamento.

Pode levar alguns minutos até que seu anúncio seja aprovado. Feito isso, ele irá ao ar no período determinado e você pode vender por meio do Instagram Ads.

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💡 Saiba mais: 10 métricas do Instagram para acompanhar

14. Use o Instagram Stories para se aproximar dos seus seguidores

Outro meio de divulgar a sua marca no Instagram é pelos Stories. Lá, você publica fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas (exceto quando utilizado o recurso Destaques, que explicaremos a seguir).

Além dos filtros e stickers de teste, bate-papo e pergunta, há diferentes funcionalidades disponíveis que farão o seu perfil mais interativo. São elas:

  • Mãos livres: permite gravar vídeos sem precisar manter o botão Play pressionado;
  • Música: possibilita a adição de uma trilha sonora em vídeos ou fotografias;
  • Boomerang: filmagem em repetição, como os GIFs;
  • Transmissão ao vivo: já popular no Facebook, Twitter e YouTube, as lives permitem capturar on-time;
  • Destaques: stories salvos que ficam em evidência no seu perfil. Com essa aplicação, seus posts não somem após 24 horas;
  • Close friends: mecanismo que viabiliza a criação de um grupo seleto de seguidores com os quais você pode compartilhar conteúdos exclusivos;
  • Inserção de links: além da chance de inseri-los na bio, isso também é possível no Stories;
  • Cenas (ou Reels): para combater o crescimento do aplicativo TikTok, o Instagram lançou mais esta funcionalidade em 2019. Por meio dela, o usuário pode criar vídeos de até 15 segundos com músicas do próprio catálogo da rede social.

Além disso, vale ficar sempre de olho, porque o Instagram lança muitos recursos voltados aos Stories e cada um deles pode complementar a estratégia da sua marca de um jeito diferente!

Compartilhar seus produtos e os bastidores do seu negócio (aposta também conhecida como storytelling no marketing de conteúdo) fará com que os seus seguidores se sintam parte do universo da sua marca.

💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?

15. Use o Instagram Shopping para vender mais

Com foco na perspectiva de mobile first, o Instagram Shopping liberou tags para fotos de contas comerciais. Essas etiquetas da loja no Instagram permitem marcar produtos com preços e hiperlinks que podem redirecionar seguidores ao site da sua marca. Incrível, não?

💡 Saiba mais: 9 dicas para aproveitar o Instagram no seu e-commerce

Como ativar a loja no Instagram?

Para vender no Instagram por meio dessa função, alguns pré-requisitos são necessários:

  • Ter uma conta comercial integrada a um catálogo do Facebook (administrado no Gerenciador de Negócios, pelo Facebook for Business);
  • Vender produtos (e não serviços);
  • Dispor de um site para linkar aos produtos, de preferência uma loja virtual;
  • Seguir as políticas do Instagram.

💡 Saiba mais: Como ativar o Instagram Shopping?

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16. Crie promoções e cupons de desconto especiais para o Instagram

Quem não gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Entre o seu público no Instagram, não é diferente. Por isso, criar promoções exclusivas para esse canal pode ajudar a diferenciar seu perfil da concorrência.

Você pode oferecer cupons de desconto especiais para quem visualizar determinados Stories ou posts da sua marca. Além disso, é possível divulgar promoções de queima de estoque ou em datas comemorativas, por exemplo.

Lembre-se apenas de que não adianta vender um monte por causa das ofertas e não fazer as contas para se certificar de que elas não trarão prejuízos para o seu negócio, ok? Nesse sentido, é ideal saber como calcular o preço de venda dos seus produtos.

🎥 Veja também: Como turbinar as publicações no Instagram?

17. Aproveite as integrações com os recursos da Meta

Com os recursos do Meta Business Suite, que permite gerenciar anúncios no Instagram e no Facebook, você pode criar campanhas sob medida para o seu negócio. De modo geral, o processo funciona assim:

  • Primeiro, você seleciona o público-alvo dos seus anúncios, escolhendo critérios de segmentação como dados demográficos, interesses, hobbies e localização;
  • Depois, você escolhe um objetivo para a sua campanha;
  • Então, você pode interagir com seus potenciais clientes por meio de uma grande variedade de formatos de anúncio, como vídeos, imagens, carrossel etc.;
  • Será preciso também definir um orçamento para sua campanha;
  • No final, seus clientes poderão clicar no anúncio para enviar uma mensagem diretamente para a sua empresa.

Com a integração Meta Ads Plugin, lojistas da Nuvemshop conseguem aliar sua loja virtual ao recurso de anúncios. Assim, por meio desse atalho exclusivo, é possível criar anúncios no Instagram facilmente!

18. Use o Instagram Widget para adicionar os posts no site

Caso já tenha um e-commerce, colocar o feed do Instagram na sua loja virtual pode ser uma forma de facilitar o acesso dos usuários à rede social.

Para isso, existe um aplicativo gratuito e de código aberto chamado WP Instagram Widget. Ele permite que você exiba as postagens do seu feed por meio de um widget simples, sem a necessidade de permitir o acesso à sua conta do Instagram.

Embora o plugin facilite a exibição do conteúdo do Instagram no seu site de vendas, ele não permite muitas customizações.

Como vender no automático no Instagram?

Já entendemos que o Instagram oferece um potencial enorme de vendas. No entanto, são vários detalhes a se atentar, então, ficar preso respondendo mensagens e enviando links de pagamento pode tirar o foco do que é mais importante na estratégia.

Então, surge a dúvida: como vender no automático no Instagram? 🤔

Por sorte, atualmente, existem diversas opções. Entre as principais, estão as ferramentas de automação e o site de vendas integrado ao Instagram. Confira:

Ferramentas de automação para Instagram

A automação para Instagram consiste no uso da tecnologia para executar tarefas repetitivas dentro da plataforma e liberar tempo do empreendedor para outras coisas.

Algumas das ações que podem ser automatizadas são:

  • Agendar publicações;
  • Responder comentários;
  • Criar mensagens automáticas;
  • Enviar mensagens de boas-vindas a novos seguidores;
  • Seguir novos usuários;
  • Encontrar público qualificado;
  • E muito mais.

Apesar dos benefícios, para contar com eles, é necessário usar algumas ferramentas externas. A depender do que você esteja buscando, existirão opções mais adequadas, como Perforgram ou Instazood, por exemplo.

É importante salientar também que quando pensamos em ferramentas de automação, no caso das vendas, algumas tarefas ainda precisarão ser efetuadas pelo empreendedor, como o envio de fotos e vídeos dos produtos e a geração dos links de pagamento a partir dos itens comprados pelo cliente.

💡 Saiba mais: O que é automação no Instagram e como fazer?

Site de vendas integrado ao Instagram

Mas como automatizar as vendas em si no Instagram? Nesse caso, a resposta é simples: criando uma loja virtual.

Como o e-commerce é um canal pensado especificamente para as vendas, por meio dele, o processo todo fica muito mais simples e automático. Veja uma situação hipotética em que a loja virtual simplificaria a vida do vendedor no Instagram:

  • Uma pessoa se interessa por um produto divulgado no seu perfil e envia uma DM querendo comprá-lo;
  • O vendedor envia o link desse produto no e-commerce (e, caso o cliente insista em comprar pelo Direct, ainda é possível oferecer um cupom de desconto válido apenas no site;
  • O cliente escolhe os produtos, coloca no carrinho de compras, paga e insere as informações para envio direto no site;
  • O vendedor tem acesso a todas essas informações para enviar a mercadoria sem ter precisado trocar várias mensagens com o comprador.

Simples, não é mesmo? E, ao integrar seu catálogo de produtos do e-commerce ao Instagram, fica muito mais fácil publicá-los e criar anúncios na rede social.

👉 Confira: Como integrar a sua Nuvemshop ao Facebook e Instagram Shopping?

Toda essa praticidade está disponível para os lojistas Nuvemshop. Você está a poucos cliques de conquistá-la também!

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Aprendeu como vender pelo Instagram?

Essas são as principais orientações para você que está pensando em divulgar a sua loja virtual e vender pelo Instagram. Resumindo: otimize seu perfil, capriche no conteúdo visual e verbal, organize suas publicações e alcance mais pessoas.

Dedicando-se a utilizar a rede de maneira completa e agregando valor ao público, você irá obter destaque, atrair novos consumidores e potencializar as vendas no Instagram. Como consequência, sua marca estará alinhada com o que é esperado dela e poderá encantar a todos com as ideias que surgirem.

Esperamos que estas dicas te ajudem a aprender como vender pelo Instagram com expertise. E, se você quer automatizar suas vendas e profissionalizar seu negócio, o que acha de criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É rápido, fácil e você pode integrar seu e-commerce com o Instagram Shopping. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como vender pelo Instagram

Primeiro, tenha um perfil comercial e capriche na sua bio. Então, invista em fotos de qualidade que demonstrem da melhor forma o seu produto para os clientes. Não esqueça de criar legendas interessantes para as suas publicações e de planejar as publicações com antecedência. Outra opção popular é investir no marketing de influência, fechando parcerias com influenciadores digitais.

A melhor forma de vender pelo Instagram é produzindo conteúdo de qualidade que engaje o seu público e integrando sua loja virtual. Disponibilizando de forma fácil um catálogo com os seus produtos, você aumenta as chances de vender na plataforma.

Para vender no Instagram sem ter um site, é  necessário efetuar as vendas por meio das mensagens diretas e enviar links de pagamento para os clientes concluírem a compra.

A melhor forma de vender no automático pelo Instagram é criar uma loja virtual e direcionar seu público da rede social para o e-commerce. Assim, eles compram com autonomia, sem que você precise ficar respondendo diversas mensagens. Para incentivá-los a isso, é possível oferecer cupons de desconto exclusivos.

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