Como vender plantas pela internet? 8 dicas + espécies
- Abrir uma loja virtual para vender plantas é uma ótima ideia para aproveitar o crescimento desse mercado e eliminar barreiras geográficas para expandir seu negócio;
- Para prosperar nesse segmento, você deve selecionar plantas para vender de acordo com seu público-alvo, elaborar um plano de negócio e garantir imagens de qualidade dos produtos;
- Para começar a vender plantas, você pode criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e selecionar opções de frete personalizado para ter uma entrega eficiente e cuidadosa.
Talvez você tenha notado o aumento na procura por flores e folhagens para enfeitar os ambientes e trazer mais aconchego para os lares. Essa tendência foi impulsionada pela pandemia da Covid-19 e tornou o terreno fértil para quem deseja aprender como vender plantas pela internet.
Seja por meio de sementes, mudas ou mesmo arranjos naturais, as pessoas têm encontrado na jardinagem uma conexão forte com a natureza. Isso tem ajudado bastante aqueles que sofreram com o isolamento social e veem o ato de plantar como terapia.
Quer aproveitar esse crescente interesse e começar a ganhar dinheiro na internet? Então veja como vender plantas online e tenha uma loja virtual de sucesso! 🌿
Por que vender plantas pela internet?
O setor de jardinagem e floricultura foi bastante impulsionado pela pandemia e o consequente isolamento social. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), os primeiros meses de 2020 foram ruins, mas o aumento de pessoas em casa fez com que muitas delas encontrassem na jardinagem uma boa distração.
Além da venda de flores, sementes e plantas ornamentais, a procura por fertilizantes, vasos, equipamentos de poda e outros itens que fazem parte desse universo também aumentou. De acordo com o Diário do Comércio, a estimativa é que o setor cresça 12% sobre o resultado de 2021.
Está se perguntando se vender plantas dá dinheiro? Com esses dados, vemos que o cenário está bastante favorável para quem deseja começar um novo negócio na área.
Para entender a fundo os benefícios de vender pela internet e aprender como estruturar sua estratégia, baixe o material completo e gratuito:
Vender plantas online dá dinheiro?
Sim, o comércio de plantas é bastante lucrativo, seja para quem vai vender em loja física ou virtual.
Para decidir entre loja física ou virtual, é preciso avaliar as características de cada canal. Uma loja física permite contato próximo com o cliente e aumenta a confiança na hora da compra. Já a loja virtual elimina barreiras geográficas, sendo possível vender em todo o país e permite que as vendas aconteçam 24 horas, 7 dias por semana.
Além disso, o valor necessário para abrir uma loja física é bem maior do que o requerido para colocar seu e-commerce no ar. As maiores vantagens de ter uma loja virtual são:
- Maior alcance;
- Disponibilidade;
- Menor custo inicial;
- Divulgação e acompanhamento dos resultados com precisão.
Portanto, os lucros com as vendas dos itens não precisarão ser destinados para o aluguel de um ponto de venda, por exemplo. Você poderá reinvestir no seu negócio online e potencializar seus ganhos.
💡 Saiba mais:Como fazer mudas de suculentas para vender
Como vender plantas pela internet?
Agora que você já viu que é possível empreender do zero comercializando flores, sementes e folhagens online, chegou o momento de entender como começar a vender plantas pela internet e fazer da sua loja virtual um grande sucesso!
Pegue papel, caneta e vamos às dicas: 📝
1. Elabore um plano de negócios
O plano de negócios consiste em um documento que reúne tudo o que você precisa saber sobre a sua empresa — como o tipo de sociedade, sócios e investidores, capital de giro etc.
A organização é uma grande amiga de qualquer empreendedor, principalmente se considerarmos a quantidade de informações e processos que envolvem a gestão de uma empresa. Portanto, a criação do plano de negócios deve estar no topo da sua lista de prioridades, combinado?
💡 Saiba mais: Plano de negócios: como fazer o seu?
2. Defina seu nicho de atuação
Conhecer a sua audiência é um dos principais passos para conquistar as pessoas e, consequentemente, gerar vendas. Por isso, além de entender de que forma seu negócio supre as demandas de um nicho de mercado, é interessante conhecer quem é seu público-alvo.
Isso porque apenas entendendo quais são as necessidades do seu cliente e identificando os canais de venda em que você pode atingi-lo será possível levar a sua marca até ele. Caso contrário, você estaria trabalhando no escuro, colocando esforço em estratégias que talvez não tenham potencial de conversão, ou seja, não gerem vendas.
Portanto, para evitar esse tipo de situação, saiba quem é a sua audiência. Uma boa prática que pode ajudá-lo é criar uma persona — perfil semifictício do seu cliente ideal. Isso permitirá que você tenha maior previsibilidade sobre o comportamento do seu consumidor.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?
3. Entenda a concorrência
Acabamos de falar sobre a importância de conhecer o seu público e o seu nicho de mercado, certo? Mas não paramos por aí. Saber quem são seus concorrentes, como eles atuam e quais são suas fortalezas e fraquezas é extremamente enriquecedor para a sua estratégia.
Por isso, a análise de concorrência deve fazer parte da sua lista de tarefas. Uma vez que você entende como seus adversários se posicionam no mercado, fica mais fácil trabalhar no diferencial competitivo da sua marca e se destacar no setor.
💡 Saiba mais: Análise de mercado: como fazer uma para o seu negócio?
4. Encontre bons fornecedores
De nada adianta fazer todo um estudo para entender como vender plantas pela internet se os produtos não forem de qualidade, concorda? Então, uma saída para isso é escolher bons fornecedores.
Ter parceiros confiáveis é essencial não apenas para as vendas, mas também para fidelizar clientes. Além disso, comercializar uma planta doente ou pouco frondosa é ruim para a reputação da sua marca.
Por isso, escolha o que tiver a melhor oferta de preços, avalie o tempo de demora de entrega e, principalmente, a origem e qualidade dos itens. Apenas decida pelo fornecedor quando tiver certeza de que ele cumprirá com todos os requisitos combinados.
💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?
5. Crie um site
Nada melhor do que ter uma loja só sua para vender plantas pela internet, não é mesmo? Por mais que seja interessante anunciar seus produtos em outras plataformas, como marketplaces, por exemplo, sua estratégia fica restrita às regras do site. O ideal é ter seu próprio site de vendas integrado aos marketplaces.
💡 Saiba mais: Como fazer a integração com marketplace?
Esse site pode ser criado do zero, com a ajuda de um desenvolvedor, ou a partir da tecnologia de uma plataforma de e-commerce.
No caso de iniciantes, recomendamos a plataforma, pois sua tecnologia permite a criação da loja mesmo sem conhecimentos técnicos. Além disso, os custos da loja virtual são mais baixos e a integração com meios de pagamento e de envio é mais simples, podendo ser feita com apenas alguns cliques.
Com a Nuvemshop, por exemplo, você tem as seguintes vantagens:
- Receber pelos principais meios de pagamento do mercado, como Mercado Pago, PagSeguro, PicPay, Paypal etc.;
- Contar com o Nuvem Pago, serviço de pagamento exclusivo para clientes Nuvemshop;
- Integrar os meios de envio à sua loja virtual, como Mandaê, Correios, Frenet e Kangu;
- Aproveitar os mais de 30 modelos de layout personalizáveis para deixar sua página do jeito que você sempre sonhou;
- E muito mais!
Crie sua loja virtual gratuita e aproveite todas as vantagens da Nuvemshop!
6. Invista no marketing digital
Depois de montar sua loja de plantas, o próximo passo é atrair clientes para suas vendas decolarem. Um grande aliado nesse momento é o marketing digital, responsável por fazer com que você alcance mais pessoas e promova sua marca na internet.
Confira, a seguir, uma lista básica de ações que você pode colocar em prática:
- Crie campanhas de e-mail marketing para informar seus clientes sobre ofertas, promoções e descontos especiais;
- Divulgue sua loja nas redes sociais em que seu público está, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok;
- Use o marketing de conteúdo para atrair clientes com informações relevantes, como melhores práticas para cuidar das plantas, tirar mudas, hábitos de cada espécie etc.;
- Faça remarketing para exibir anúncios e ofertas aos consumidores que visitaram sua loja ou abandonaram o carrinho antes de fechar a compra;
- Utilize a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para otimizar seus conteúdos e ficar bem posicionado no Google quando seus clientes pesquisarem por palavras-chave relacionadas à sua loja.
💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio
📘 Confira o e-book: SEO para e-commerce: guia completo
7. Faça fotografias de qualidade
Para cadastrar suas plantas na loja virtual, é fundamental ter fotos de boa qualidade, mostrando todos os ângulos e detalhes dos itens. Além disso, é importante garantir que as imagens apresentem cores fiéis e estejam bem iluminadas.
Para isso, pode ser necessário que as fotos passem por algum tipo de edição básica — mas apenas para tornar a imagem mais próxima da realidade.
💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual?
Lembre-se de que o seu trabalho é facilitar a compra para o cliente, que não terá confiança para comprar caso esteja com dúvidas sobre as características dos produtos.
Desse modo, uma boa ideia é publicar imagens dos itens sobre fundo branco — conhecidas como fotos still — e com as mercadorias em uso por modelos. Assim, as pessoas poderão conhecer melhor o produto antes de comprá-lo.
📘 Confira o e-book: Como tirar fotos de produtos: 8 dicas para sua loja virtual
8. Tenha atenção aos modos de envio
Parte importante de como vender plantas pela internet é fazer o envio das mercadorias até os clientes. Para isso, é preciso ter atenção aos melhores métodos de envio — transportadora ou Correios.
Os Correios são a solução de envio mais utilizada por lojas virtuais. No entanto, antes de utilizar o serviço, é preciso se atentar a algumas regras antes de despachar as encomendas para os seus clientes. Afinal, existe uma lista de objetos proibidos pelos Correios, que contempla flores e plantas.
Portanto, para vender esses produtos pela internet, será necessário contratar uma transportadora específica para esse envio. Além disso, não se esqueça de caprichar na embalagem para e-commerce, pensando sempre em proteger as plantas e gerar uma boa primeira impressão.
Na Nuvemshop, você tem acesso a inúmeros meios de envio que conectam sua loja virtual às melhores transportadoras do Brasil. Além disso, tem a opção de configurar um frete personalizado na plataforma ou usar o aplicativo Frete Personalizado para escolher suas próprias formas de entrega.
👉 Confira: Como configurar um frete personalizado na minha Nuvemshop?
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Ideias de plantas para vender?
Agora, para ajudar você a ter ideias de plantas para vender na sua loja virtual, selecionamos as espécies mais procuradas pelas pessoas nos últimos tempos — seja pela versatilidade ou pela tendência de decoração.
Confira, a seguir, quais são as plantas da moda que não podem faltar no seu e-commerce:
Zamioculca
Fonte: Pinterest
A Zamioculca é uma planta de sombra, perfeita para quem mora em espaços que não recebem luz solar direta. É por esse motivo que ela é a primeira opção para decorar apartamentos, escritórios, shoppings etc.
Figueira-de-bengala
Fonte: Pinterest
Essa é uma planta muito popular em ambientes residenciais, abertos e iluminados. No entanto, ela tem despertado o interesse dos jardineiros de apartamento, já que é fácil de cuidar e se adapta bem aos diferentes ambientes.
Costela-de-adão
Fonte: Pinterest
A Costela-de-adão traz consigo tropicalidade e elegância. Queridinha dos designers de interiores e paisagistas, a planta virou sucesso na internet, estampando camisetas, cerâmicas, tapeçaria e diversos outros itens.
Monguba
Fonte: Pinterest
A Monguba foi eleita a planta da moda em 2020, principalmente porque promete trazer energias positivas para os lares e boa sorte para os donos. Já dá para imaginar o sucesso de vendas que ela tem gerado para quem vende plantas pela internet, não é mesmo?
Suculentas
Fonte: Pinterest
Elas são as queridinhas das pessoas que têm pouco espaço para cultivar plantas maiores. As suculentas são parentes dos cactos e podem ser encontradas em diferentes cores, tamanhos e formatos. Existem mais de 22 mil espécies catalogadas ao redor do mundo, ou seja, opção é o que não falta!
💡 Saiba mais: Como fazer mudas de suculentas para vender e lucrar alto
Flores ornamentais
Fonte: Pinterest
Nossa lista não é composta apenas de folhagens! As flores também são bastante procuradas para alegrar os ambientes e presentear pessoas queridas. Entre as mais vendidas estão: rosas, orquídeas, lírios, girassóis, crisântemos, kalanchoes, azaleias e begônias.
E aí, já sabe como vender plantas pela internet?
Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a estruturar seu negócio e começar a vender plantas pela internet. Como mencionamos, esse é um mercado em crescente ascensão, por isso, com bons produtos e uma plataforma eficiente você conseguirá concretizar ótimas vendas!
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